Como propagar o viburnum?
Viburnum é um arbusto ou pequena árvore perene, especialmente apreciado pelos jardineiros por suas propriedades medicinais. Viburnum é usado para preparar bebidas e compotas, recheios de tortas. Todos os tipos de doenças são tratados com sucesso com cascas, folhas, flores e frutos silvestres. O viburno decorativo tornou esta cultura uma habitante favorita dos jardins, deliciando-se com a bela folhagem, formato de arbusto exuberante, inflorescências brancas como a neve ou rosa pálido. Ela é despretensiosa, por isso não é difícil fazê-la crescer.
A propagação do Viburnum pode ser feita por sementes (sementes) ou por métodos vegetativos: estacas, estratificação, brotos de raiz, divisão do arbusto. Os métodos mais produtivos são vegetativos. Ao utilizá-las, as plantas mantêm todas as características de sua variedade com 100% de sobrevivência. As mudas começam a dar frutos já no segundo ano. Mas cada um dos tipos de reprodução tem seus lados positivos e negativos.
Características de estacas
O corte é a melhor técnica agrícola para preservar as características varietais e decorativas inerentes à planta-mãe. Uma característica do método de enxertia é a obtenção de um número ilimitado de espécimes de plantio, mas isso está associado a uma alta intensidade de trabalho. Na enxertia, utilizam-se estacas já lignificadas de inverno ou verdes de verão. Cada tipo de preparo de mudas tem aspectos positivos.
A maneira mais fácil é propagar mudas de inverno. Adequado para a colheita de brotos anuais de 20 cm, cortados do mato nos meses de inverno. Você pode distinguir uma criança de um ano por um tom mais claro da casca.
Para conservar as mudas preparadas até a primavera, elas são pré-embebidas em água por várias horas. Em seguida, embrulhados em papel alumínio, ficam perfeitamente preservados até serem transplantados na prateleira inferior da geladeira.
O transplante para o solo é feito na primavera, quando aquece bem. Eles são plantados em fileiras. Termine o processo de plantio soltando o solo ao redor das mudas e regando. Isso é feito regularmente, até que os brotos já enraizados sejam transplantados no início do outono.
Existe outra técnica quando as estacas são embebidas por vários dias e depois plantadas nas estacas. O solo é umedecido e coberto com polietileno. Um mês depois, o sistema radicular crescerá e, no outono, as mudas estarão prontas para o plantio em solo aberto.
Uma técnica agrícola mais comum é o plantio de viburnum no verão com mudas, colhida no corte de arbustos perenes já desbotados, uma vez que estacas verdes elásticas apresentam a melhor taxa de sobrevivência. De um ramo jovem, são cortados pedaços de 15 centímetros, com duas folhas superiores previamente cortadas ao meio. Isso ajudará a reduzir a evaporação da umidade.
As mudas ficam algum tempo embebidas em estimulador de crescimento e plantadas em pequenas estufas. Cubra com papel alumínio de cima. As estacas que soltam raízes são gradualmente endurecidas, dando acesso ao ar livre, abrindo regularmente o filme antes de removê-lo completamente.
Na primavera, sem retirar o pedaço de terra do recipiente, os brotos são movidos para o canteiro para crescer. Depois disso, eles são transplantados para um local permanente. Os arbustos jovens cultivados a partir de mudas só florescem depois de alguns anos.
Crescendo a partir de sementes
Os produtores experientes não aconselham o plantio de variedades ornamentais com sementes. Nessas mudas, as características varietais não são reproduzidas. Portanto, é possível obter material de plantio de alta qualidade com as características varietais da planta-mãe durante a reprodução apenas por métodos vegetativos. Caso contrário, as espécies varietais crescerão com frutos amargos e pequenos. Apenas variedades não híbridas de viburnum podem ser plantadas a partir de mudas cultivadas a partir de sementes.
As sementes retêm sua capacidade de germinação por até 2 anos, mas germinam mal. Eles podem ser semeados na primavera e no outono. Se você semear sementes recém-colhidas diretamente no solo no final do outono, o processo de germinação será longo, pois a semente só começará a germinar depois de 18 meses. Este é um método simples que não requer preparação e esforço especial.
É necessário semear na superfície do solo sementes bem maduras, à sombra de arbustos, árvores, edifícios, porque aqui é melhor retida a umidade. O canteiro deve ser protegido até a germinação e enraizamento das mudas. Portanto, você não pode nem mesmo eliminar. A fim de evitar danos aos rebentos subterrâneos de viburnum e prevenir a morte de rebentos devido à seca, é melhor aplicar uma cobertura morta no local. A muda começará a se desenvolver apenas na primavera, no segundo ano de plantio, e só então terá brotação.
É possível atingir a germinação precoce adicionando uma pequena quantidade de areia úmida às sementes e mantendo essa mistura por várias semanas, primeiro em temperatura ambiente em casa e depois no refrigerador.
As sementes assim guardadas e lançadas em abril brotarão nesta primavera. Mas um arbusto de mudas poderá florescer depois de 5 anos.
Outros métodos de criação
Camadas
A estratificação vertical é uma maneira fácil de propagar o viburnum. No outono, nos arbustos selecionados, os brotos inferiores com vários botões são encurtados e cada um deles é cortado pela metade.
Na próxima primavera, novos brotos de 15 centímetros se formarão a partir dos botões existentes, que estão novamente meio-spud. No outono, eles já formarão raízes. Eles são cortados do velho arbusto e plantados no solo para crescer até a próxima estação. E na próxima primavera eles já estão determinados em campo aberto para um lugar permanente.
O Viburnum tem a capacidade de formar raízes adicionais nos brotos. Essa habilidade é usada ao escolher um método de reprodução por camadas horizontais, em que os brotos são dobrados para trás, fixados com clipes de papel ou lanças e umedecidos. Quando brotos com uma altura de 13 cm crescem a partir dos botões, eles aumentam em um terço. Com o crescimento, os brotos também aumentam a altura do amontoado quase até a altura dos brotos. No outono, as mudas são desenterradas, separadas da velha planta-mãe e divididas em arbustos independentes, e então plantadas no solo.
Se a planta for a única, ela é propagada em estufas usando o método de camadas de ar. Este método bastante trabalhoso consiste em arrastar o rebento com arame e cobri-lo com musgo esfagno. O broto é umedecido diariamente, tratado com estimulante de crescimento e envolto em filme plástico. Assim que o sistema radicular é formado, as estacas são cortadas de uma única cópia e plantadas separadamente.
O arbusto de onde a camada de ar é retirada não está danificado. E as estacas anuais resultantes têm boas raízes, por isso se desenvolvem e crescem rapidamente.
Rebentos de raiz
A maneira mais rápida de propagar um arbusto é por meio de brotos de raiz. No final da primavera, as bases dos brotos devem ser apertadas com arame macio. Isso irá acelerar significativamente a formação de suas raízes. Em seguida, eles são batidos com húmus. Durante o verão, o amontoado é realizado cerca de 3 vezes, de modo que o montículo esteja pelo menos 20 cm antes do outono. No período subseqüente da primavera, os brotos são separados do arbusto-mãe e plantados como uma planta independente.
Ao dividir o arbusto
Essa técnica é usada para transplantar uma planta ou uma espécie muito valiosa. A vantagem é a baixa intensidade de trabalho e a desvantagem é o número limitado de mudas obtidas. Este método permite obter na primavera ou no outono, ao dividir um arbusto jovem, não mais do que 3 plantas filhas com parte própria das raízes e vários botões de crescimento para renovação.
É possível aplicar o método apenas antes que os botões da planta inchem.
Mais cuidados
O cuidado adequado com ele ajudará a desenvolver um viburno exuberante com excelente frutificação de uma muda. O pleno desenvolvimento será garantido por umidade e fertilização suficientes, bem como por medidas preventivas contra doenças e pragas. E no futuro - poda regular.
O arbusto é higrófilo. No verão, à noite, as mudas precisam de muita rega. E quanto mais velhos eles são, mais água será necessária.
Um arbusto adulto pode passar sem se alimentar. Porém, para o melhor desenvolvimento da muda e aumentar a produtividade futura, é necessário utilizá-los. Aconselha-se realizar o acabamento com cobertura morta com serragem.
Antes de as folhas florescerem, os fertilizantes de nitrogênio da primavera são aplicados. Nos meses de verão - qualquer complexo mineral. No outono, na preparação para o inverno, o arbusto é fertilizado com uma mistura de fósforo e potássio. A alimentação no outono seguinte com solução de estrume ou fertilizante de potássio-fósforo é realizada 2 anos após a criação, durante a rega ou ao cavar o solo.
Os rebentos devem ser protegidos de pragas: pulgões, escaravelhos, mariposa e bainha em forma de vírgula. Se necessário, as plantas devem ser tratadas com inseticidas antes do surgimento dos botões. O uso de plantas inseticidas é perfeito: azeda, dente-de-leão, absinto amargo.
Em clima de alta umidade, os brotos jovens podem ser atacados por um fungo. Existem vários tipos de podridão, manchas e oídio. Pulverizar com fungicidas ajudará. Você pode processar mudas com remédios populares ao longo da temporada. Por exemplo, soluções de sabão doméstico e de alcatrão com adição de refrigerante, tabaco, cinzas. Em caso de danos graves, as mudas são tratadas com uma mistura bordalesa.
As medidas preventivas consistem na retirada regular de ervas daninhas, afrouxamento da cobertura do solo e da zona radicular das mudas.
Para obter informações sobre como propagar o viburnum por meio de estacas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.