Por que as folhas de abobrinha ficam amarelas e o que fazer?
Os residentes de verão que cultivam abobrinhas em seu local geralmente enfrentam problemas como o amarelecimento das folhas, que pode ocorrer tanto em plantas jovens quanto adultas. Por causa do que tal problema pode surgir e o que fazer com ele, nós o contaremos em detalhes neste artigo.
Causas de mudas amareladas
Muitas vezes, os moradores do verão se deparam com problemas como o amarelecimento das folhas de pequenas abobrinhas, ou seja, de mudas. Isso é especialmente observado em plantas jovens no jardim, que foram plantadas em terreno aberto recentemente.
A primeira razão pela qual este problema pode ser causado é o plantio precoce, devido ao qual a planta pode simplesmente não ter calor suficiente. Por causa disso, o processo de fotossíntese pode ser interrompido na abobrinha, a clorofila começará a se formar muito mais lentamente e a própria planta começará a amarelar. Para não enfrentar tal problema, é necessário respeitar rigorosamente as datas de plantio - as abobrinhas, via de regra, são recomendadas para o plantio no final da primavera ou início do verão.
Se durante este período não for observado tempo quente, recomenda-se cobrir as plantas com agrofibra ou instalar para elas uma estufa.
A falta de rega também pode afetar muito as abobrinhas recém-plantadas em terreno aberto. Normalmente, a planta começa a irrigar alguns dias após o plantio, mas se estiver quente lá fora, o solo é umedecido um pouco mais cedo. Deve-se ter em mente que é necessário regar as plantas pequenas com água morna, caso contrário, pode começar a se desenvolver uma doença fúngica.
Não se esqueça do afrouxamento, que deve ser realizado junto com a rega. Se o solo não estiver solto, o sistema radicular da planta não terá acesso ao oxigênio, o que fará com que a clorose se desenvolva, o que levará ao aparecimento de manchas amarelas nas folhas.
Grande atenção deve ser dada às mudas cultivadas no peitoril da janela. Quando a planta brota os primeiros brotos, o regime de temperatura deve ser rigorosamente observado. A temperatura ótima para as plantas jovens que acabaram de emergir é de 16 a 20 graus - essa temperatura é necessária para que os caules não comecem a se esticar para fora da planta.
As mudas também podem ficar cobertas de manchas amarelas devido à iluminação insuficiente. Para o crescimento total, as plantas jovens requerem 14 horas de luz do dia. Se a luz solar natural não for possível, será necessário instalar lâmpadas fluorescentes.
Um plantio denso também pode causar esse tipo de problema de muda. A explicação é simples: plantas plantadas muito próximas umas das outras criarão sombra e bloquearão o acesso à luz. Para evitar que isso aconteça, deve-se observar uma certa distância entre as plantas.
Freqüentemente, a deficiência dos nutrientes de que precisam também se reflete na condição das mudas jovens. Isso se explica pelo fato de que há uma quantidade limitada de solo no vaso onde são cultivadas e, portanto, simplesmente não há para onde levar tudo o que é necessário para o plantio crescer. A falta de nitrogênio é especialmente evidente nas plantas jovens, responsáveis pelo pleno crescimento e desenvolvimento da abóbora, pois auxilia na síntese protéica, contribuindo assim para o curso normal do processo de fotossíntese. Na falta desse elemento, as folhas das mudas ficam amarelas e murcham.Não é difícil resolver esse problema, basta alimentar as plantas com compostos especiais - por exemplo, nitrato de amônio ou uréia.
Freqüentemente, as mudas jovens também são afetadas por insetos nocivos - em particular, ácaros-aranha ou pulgões. Eles sugam o suco das plantas, o que afeta significativamente o estado da abóbora, e não da melhor maneira. Como as mudas não apresentam imunidade tão forte quanto em plantas adultas e maduras, recomenda-se o uso de preparações químicas, por exemplo, como Iskra ou Actellic, para combater insetos parasitas.
Por que as folhas das plantas adultas ficam amarelas?
A folhagem de plantas já maduras e maduras também pode começar a amarelar. Ao mesmo tempo, você notará que a abobrinha cresce mal e também seca ou ondula. Muitas vezes, isso pode ser causado por cuidados inadequados.
Portanto, a abobrinha pode não ter umidade, e é por isso que ela fica amarela e seca - isso fica especialmente ativo no calor. Para eliminar este problema, é necessário não só regar as plantas, mas também ajustar o regime de aplicação da água.
Porém, lembre-se que o excesso de umidade também não beneficia a abobrinha, pois pode levar ao apodrecimento do sistema radicular.
A acidez muito alta do solo também pode causar amarelecimento nas plantas adultas - geralmente, este é o solo, cujo nível de pH chega a 5,5. Devido ao aumento da acidez, as plantas não serão capazes de absorver os nutrientes, o que levará ao amarelecimento e ressecamento da parte verde da abóbora. Para eliminar este problema, deve-se adicionar cal ou cinza de madeira ao solo.
Vários tipos de doenças também causam grandes danos à abobrinha. Um deles é o míldio, que é ativado em condições de alta umidade. Se a abobrinha estiver doente, suas folhas são cobertas por um grande número de pontos amarelos, que posteriormente ficam marrons. Depois disso, a chapa metálica começa a secar, torce e cai ou se esfarela. Com o tempo, a doença se espalha para todo o arbusto de abóbora. Para tratar esta doença, é necessário tratar as plantações com uma solução a base de enxofre. E para evitar a ocorrência da doença, as mudas devem ser tratadas com uma solução não concentrada do líquido bordalês.
O Fusarium também pode causar muitos problemas a uma planta. Esta é uma doença infecciosa que afeta principalmente a parte inferior da abóbora, ou seja, o sistema radicular, e depois muda para os vasos. A folhagem da abobrinha doente começa a amarelar e enrolar e, após alguns dias, a planta morre completamente. O tratamento dessas plantas é impossível, elas devem ser retiradas do local para que a doença não se espalhe para plantações sãs. E para evitar a ocorrência de murcha de fusarium, é preciso observar a rotação de culturas, não se esquecer das regras da tecnologia agrícola e usar apenas sementes comprovadas para o plantio.
Ele planta melões e cabaças, que incluem abobrinha e mosaico de pepino. Geralmente é transmitido por insetos parasitas. A presença da doença é evidenciada pelas placas foliares, que são recobertas por manchas de mosaico de tonalidade amarela ou esbranquiçada. As próprias folhas começam a girar nas bordas, o arbusto começa a desacelerar no crescimento, se desenvolve mal e seus frutos não podem amadurecer. Será inútil tratar a planta afetada. A abóbora doente terá de ser eliminada para que a doença não se espalhe para plantações saudáveis, e então será necessário lidar com os portadores do vírus - os parasitas.
Se falamos de insetos parasitas, então na maioria das vezes as plantações adultas são afetadas pelo pulgão. Este pequeno inseto é preto, verde ou de cor clara e seu tamanho é pouco maior que alguns milímetros, mas pode causar enormes danos à medula vegetal. Essa praga se instala no verso das placas de folhas - olhando sob a folha, você pode ver uma colônia inteira de pequenos insetos.Os pulgões sugam o suco da planta, o que causa um enfraquecimento de sua imunidade, e também espalha vírus e fungos perigosos, deixando melada pegajosa nas folhas, que as formigas adoram.
Normalmente, em locais onde os pulgões se congregam, pode-se observar um grande número de formigas: elas se alimentam de melada, que secreta pulgões ao se alimentar e, portanto, costuma proteger esse parasita. São eles, aliás, que costumam trazer pulgões ao local.
Para combater a praga, você pode usar soluções preparadas de acordo com receitas populares. Especialmente eficazes entre eles são as infusões de alho e cebola, bem como a infusão à base de dente-de-leão e cinzas. No entanto, essas misturas só são adequadas se o parasita não teve tempo para se reproduzir. Em outros casos, é melhor usar mais eficaz, mas ao mesmo tempo, preparações tóxicas de produção industrial - Tanrek e Fitoverm são perfeitos. Ao utilizar este tipo de fundos, recomendamos que você leia atentamente as instruções, bem como siga rigorosamente as regras de segurança.
Da mesma forma, você pode combater o ácaro-aranha, que também se alimenta de sucos de plantas. É muito difícil perceber esta praga devido ao seu tamanho microscópico. Na aparência, esse ácaro se assemelha a um pequeno ponto que se move ao longo da planta. Aparece principalmente nas plantações que não são adequadamente regadas. Ao mesmo tempo, uma teia de aranha pode ser vista na planta após o aparecimento da praga, e as folhas da abóbora ficarão amarelas e secas.
Medidas de prevenção
As medidas preventivas ajudam a proteger as colheitas de um grande número de problemas.
Primeiro você precisa seguir as regras de rotação de culturas. As plantas não devem ser plantadas em terreno aberto muito cedo, pois isso pode fazer com que enfraqueçam ou nem cresçam.
Tanto as mudas quanto as plantações adultas precisam ser examinadas com cuidado. Dessa forma, você pode identificar o problema - por exemplo, detectar erros de manutenção - e corrigi-lo a tempo.
Não se esqueça de molhar a planta e fazer fertilizantes - o estado da abóbora, o sabor de seus frutos, bem como a imunidade de todo o mato, dependem muito disso.
Elimine as ervas daninhas sem falhar, pois elas são portadoras de parasitas, que, por sua vez, prejudicam as plantações e, muitas vezes, as infectam com diversas doenças perigosas.
Lembre-se de remover as folhas velhas da área. Os fungos costumam estar escondidos sob eles, assim como parasitas junto com as larvas. Lá eles sobrevivem calmamente à estação fria e tornam-se mais ativos quando as condições favoráveis são estabelecidas para eles.
Não se esqueça da desinfecção das ferramentas de jardim. Se você ignorar isso, pode espalhar a doença por todo o jardim, infectando não só a abobrinha, mas também outras culturas.
Vale a pena dedicar tempo aos tratamentos preventivos que ajudam a prevenir a ocorrência de parasitas e todo tipo de doenças. Para esses tratamentos, você pode usar remédios populares e produtos químicos.
O comentário foi enviado com sucesso.