Por que as abobrinhas apodrecem e o que fazer?

Contente
  1. Motivos principais
  2. Erros de irrigação
  3. Problemas de nutrientes
  4. Tratamento de doenças
  5. Medidas de prevenção

Freqüentemente, os jardineiros precisam buscar respostas para as questões de por que as abobrinhas apodrecem em diferentes estágios de desenvolvimento da planta e do fruto, bem como o que fazer em tais situações e como isso pode ser evitado. A queda de inflorescências e ovários, mesmo os primeiros, via de regra, não preocupa os horticultores experientes, já que a cultura em questão é fértil. Mas se estamos falando especificamente sobre decadência, é altamente recomendável controlar a situação e tomar certas medidas eficazes em tempo hábil. Caso contrário, pode haver problemas com a colheita, mesmo para uma verdura tão fácil de cultivar como a abobrinha.

Como mostra a prática, na maioria das vezes a origem dos problemas em consideração são as violações das regras elementares da tecnologia agrícola.

Motivos principais

Se for descoberto que as abobrinhas jovens apodrecem nos arbustos no campo aberto ou em uma estufa, é necessário determinar imediatamente a causa desse fenômeno e eliminá-lo. Ao mesmo tempo, remédios populares e preparações modernas são usados ​​com sucesso na luta pela colheita. Antes de mais nada, vale esclarecer que vamos falar da cultura do melão, ou melhor, das variedades arbustivas de sementes de abóbora. Esta planta adora luz solar e calor, bem como irrigação rara. A abobrinha é despretensiosa, porém, o descumprimento das normas individuais de cultivo e cuidado pode levar a sérias consequências negativas.

Diante do fato de que os ovários de abobrinha no jardim secam e caem, ou os frutos crescem lentamente, tornam-se macios, é importante descobrir a origem de tais problemas. Existem dois tipos de decomposição.

  • A derrota dos futuros fetos no palco quando estão apenas amarrados, assim como abobrinhas jovens.

  • Transformação de já formados e vegetais quase maduros.

Como mostra a prática, os ovários e as abobrinhas que já cresceram muitas vezes ficam amarelos e apodrecem pelos motivos mais comuns a seguir.

  • A escolha errada de um local para plantar uma cultura. Neste caso, queremos dizer, em primeiro lugar, a sombra dos leitos, bem como a proximidade das águas subterrâneas.

  • O não cumprimento das regras de rotação de culturas... Não vale a pena esperar uma colheita rica e de alta qualidade se você plantar abobrinha depois de abóboras, melancias, melões, abóboras e pepinos.
  • Inconsistência na composição do solo. É importante lembrar aqui que a cultura de melão descrita prefere um alto teor de matéria orgânica no solo. Ao mesmo tempo, um excesso de nitrogênio no solo pode levar à ativação do crescimento foliar, o que ocasionará uma deterioração na iluminação das saídas pelos raios solares e na circulação de ar no plantio. Isso geralmente resulta no apodrecimento das frutas quando se cultiva a abobrinha em campo aberto.
  • Densidade de estocagem excessiva. Se os arbustos do jardim estiverem muito próximos uns dos outros, a falta de espaço e a ventilação insuficiente são inevitáveis. Tudo isso, na esmagadora maioria dos casos, leva a consequências extremamente negativas, incluindo o apodrecimento de abobrinhas jovens.
  • Violação das regras de tecnologia agrícola na área de irrigação de safras... Em primeiro lugar, você deve se lembrar que as abobrinhas reagem muito negativamente à água fria. Além disso, a planta não tolera rega freqüente usando o princípio da chamada aspersão.

As duas regras principais são que esta safra de melão teme tanto a falta de umidade quanto o seu excesso.

  • Alimentação incorreta. A taxa de desenvolvimento de mudas de medula é reduzida significativamente quando há deficiência de microelementos no solo. E, acima de tudo, estamos falando de iodo e boro. O resultado pode ser a cessação do crescimento dos frutos com sua subsequente deterioração.
  • Ataques de doenças e pragas. É importante levar em consideração que, muitas vezes, como resultado de erros cometidos pelos jardineiros no processo de cuidar da safra de melão em questão, as plantas ficam infectadas com doenças fúngicas bastante perigosas. São eles que levam à decomposição de várias partes da abobrinha, incluindo os ovários, as pontas e todo o corpo da fruta. As pragas também se tornam a razão de problemas semelhantes.

Se, após a morte da flor, as pequenas abobrinhas começarem a amarelar, apodrecer e cair, os motivos podem incluir, entre outras coisas, polinização de baixa qualidade ou totalmente ausente. Esses fenômenos ocorrem com mais frequência nos seguintes casos.

  • Na ausência das próprias abelhas e de outros insetos benéficos durante o período de polinização. Muitas vezes, esse fenômeno é o resultado de intempéries prolongadas, devido ao qual a polinização das flores da abóbora não ocorre. Como resultado, os ovários se tornam inviáveis ​​e inevitavelmente caem.

  • Devido a problemas com polinização artificial... Nesse caso, há erros grosseiros de jardineiros que não identificaram o problema em tempo hábil e não tiveram tempo de fazer nada para corrigir a situação.

Além de tudo isso, vale a pena incluir a falta de umidade tanto do solo quanto do ar na lista de causas tópicas de apodrecimento da abobrinha. Naturalmente, isso é mais importante para o cultivo de safras fora das condições de estufa, onde você pode criar o microclima necessário. Devido à presença de placas foliares bastante grandes, grande quantidade de umidade evapora pela planta, cujo déficit causa má polinização, além de retardar o desenvolvimento da planta e a formação de frutos jovens.

É importante lembrar que a eficácia de todas as medidas tomadas para eliminar as causas da cárie e suas consequências depende diretamente da oportunidade e da exatidão do diagnóstico. Uma abordagem integrada para resolver o problema não será menos importante.

Erros de irrigação

Diante da deficiência de umidade ou do excesso de umidade, é necessário otimizar imediatamente o regime de recuperação.

  1. Em caso de solo excessivamente seco, é urgente regar os canteiros. A abobrinha requer irrigação abundante. Ao mesmo tempo, o consumo de água chega a 20 litros por arbusto, e o intervalo entre as regas é de 5 a 7 dias, levando-se em consideração as condições climáticas e as características climáticas da região.
  2. Levando em consideração o desenvolvimento do sistema radicular da cultura do melão, o solo deve ser umedecido com pelo menos 40 cm de profundidade.

  3. É altamente indesejável regar as plantas com mais frequência do que nas datas indicadas., uma vez que o excesso de umidade afeta negativamente a safra futura.

  4. Agricultores experientes aconselham não se empolgar com a aspersão ao cultivar abobrinhaque reagem negativamente à entrada de água nas flores, folhas e frutos.

  5. Regar é importante o mais cuidadosamente possível, tentando não borrar o substrato.

  6. Para eliminar as consequências do excesso de umidade, deve-se soltar imediatamente o solo do jardim, o que por si só acelerará bastante o processo de evaporação... A capina é realizada em paralelo, o que melhora a circulação do ar, na qual o teor de umidade também diminui. Aliás, a remoção de ervas daninhas favorece o acesso do ar às raízes das plantas.

Muitos horticultores profissionais praticam com sucesso o método de alternar a chamada irrigação seca e úmida. Essa abordagem para cuidar da abobrinha é relevante quando o solo está alagado. Essa tecnologia possui vários recursos.

  • A parte seca da terra (crosta) formada diretamente sob o arbusto após a irrigação é cuidadosamente afrouxada por 3-4 cm... Como resultado de tais manipulações, os capilares são destruídos e a evaporação da umidade é reduzida pelo menos à metade.

  • Levando em consideração que a zona de distribuição de umidade se estende de 1 a 1,3 metros a partir do caule do arbusto, ele também precisa ser processado.

Arejar as plantações é parte integrante de uma irrigação eficaz e correta. Para isso, é necessário excluir o seu espessamento, deixando pelo menos 0,5 m entre os arbustos, neste caso o espaçamento entre linhas deve ser de 1 a 1,2 m.

Problemas de nutrientes

Um dos fatores-chave, dos quais depende diretamente o desenvolvimento das plantas e a qualidade da colheita, são controle da composição do solo e fertilização balanceada. O crescimento excessivo do arbusto, acompanhado do aumento da massa verde, é um sinal claro de excesso de matéria orgânica. Nessas situações, recomenda-se a retirada parcial das placas foliares, deixando-se os pecíolos de 5 a 8 cm de comprimento necessários ao posterior desenvolvimento da planta.

Os horticultores experientes sabem que as abobrinhas são especialmente sensíveis à deficiência de boro no solo. Para compensar isso, a pulverização é necessária solução de ácido bórico, cozinhou à taxa de 1 g de substância por 10 litros de água... Paralelamente, a massa vegetativa das plantas é tratada iodo solução. Para isso, tanto a tintura de álcool quanto o iodeto de potássio (0,02%) na quantidade de 30 gotas para cada 10 litros de água são adequados.

Se você teve que enfrentar a falta de macro e microelementos no solo, uma desaceleração no crescimento dos arbustos, bem como um pequeno número de ovários em formação, se tornarão sinais claros. Nessas situações, será necessária uma alimentação extraordinária do sistema radicular dos arbustos com complexos minerais.

Mas é importante levar em consideração que muitas vezes a origem dos problemas descritos é a violação das regras de rotação de culturas.

O cultivo de abóboras nos mesmos canteiros é permitido quando o solo é restaurado com o plantio de siderados. Como resultado, o substrato é purificado e enriquecido com nutrientes. Os predecessores de abobrinha recomendados incluem tomates, raízes e ervas picantes. Os profissionais aconselham a colocação de plantações de melão do nordeste dos canteiros de batata.

Tratamento de doenças

Os ataques de patógenos muitas vezes levam ao apodrecimento dos ovários e da abóbora jovem. Nessas situações, é importante conhecer as causas das infestações de pragas e como eliminar seus resultados. Não é nenhum segredo que prevenir uma doença é muito mais fácil do que curá-la. Assim, por exemplo, o aparecimento de manchas brancas e deprimidas nas folhas e frutos indica um incômodo como o oídio. O desenvolvimento deste fungo são as consequências:

  • flutuações bruscas de temperatura;

  • alta umidade do ar e do solo;

  • uso para irrigação com água fria;

  • excesso de nitrogênio no solo.

Os medicamentos modernos ajudarão a superar de forma rápida e eficaz esta doença, cuja lista inclui Topázio, Fundazol, bem como Ridomil e Tiovit. Ao mesmo tempo, a adição de nitrato e ureia, se houver, é interrompida. Para desenvolver imunidade a esta doença, são recomendados suplementos moderados de potássio e fósforo.

Além do oídio, ao cultivar a abobrinha, os horticultores precisam lidar com:

  • podridão apical, que se manifesta na forma de manchas escuras nas folhas e feridas marrons nos próprios frutos;

  • bacteriose apical, cujos sinais são amarelecimento da parte superior dos ovários e a formação de pontos pretos;

  • molde cinza, determinada pela tonalidade marrom dos ovários, que perdem a elasticidade.

Remédios eficazes contra as doenças listadas são Ridomil Ouro e Topázio. Mas é importante lembrar que, muitas vezes, para eliminar o foco da microflora patogênica, os arbustos afetados são destruídos.

Medidas de prevenção

Uma medida eficaz para evitar o apodrecimento futuro da abobrinha é o correto preparo preliminar do solo e do material de plantio. Ao mesmo tempo, é importante prestar bastante atenção às mudas, retirando o excesso de crescimento e as manifestações da floração em tempo hábil.

Como mostra a prática, muitas vezes a morte das frutas e das próprias plantas é consequência da desatenção do horticultor.

Os profissionais aconselham focando na escolha certa das variedades de abobrinha mais resistentes ao apodrecimento. A lista de tais tipos inclui:

  • "Esmeralda madura precoce";

  • "Aral F1";

  • "Videoclipe";

  • Iskander F1;

  • "Amarelo-frutado".

A melhor opção seriam os híbridos, cuja principal característica é a resistência à maioria das doenças e pragas.

Mas, em qualquer caso, não se deve esquecer as medidas preventivas. Assim, por exemplo, recomenda-se retirar as folhas inferiores. Eles são cortados cuidadosamente com uma ferramenta afiada e processada, deixando os talos de 3-4 cm .A propósito, no dia seguinte deve-se borrifar com uma solução de verde brilhante (1 colher de chá para cada 10 litros de água).

Para garantir a proteção da cultura da degradação, vale a pena prestar atenção aos seguintes pontos importantes.

  • Se as lâminas das folhas superiores estão fechadas, a qualidade da polinização se deteriora. Retirar algumas folhas ajudará a resolver o problema (é importante não esquecer de deixar os pecíolos). Ao mesmo tempo, é garantida a penetração dos raios solares no centro de plantio, que seca o oídio.

  • Corte as folhas, bem como os frutos afetados removidos dos arbustos é imperativo destruir fora das camas.
  • Pulverizar plantas com água de alho ajuda a prevenir danos por fungos... Para preparar uma solução de trabalho, você precisará de 3-4 cabeças de um vegetal picante. São picados finamente e embebidos em 10 litros de água. Se as preparações químicas modernas se tornarem uma alternativa aos remédios populares, elas devem ser usadas estritamente de acordo com as instruções do fabricante, o que evitará queimaduras.
  • É importante lembrar sobre o aumento da resistência dos híbridos à microflora patogênica, levando, inclusive à decadência.
  • É necessário para repor a deficiência de iodo em tempo hábil.
  • Atenção especial deve ser dada à rega, que deve ser rara, mas abundante.... Em condições climáticas normais durante os meses de verão, as plantas são irrigadas uma vez por semana. Foi comprovado por muitos anos de prática que a irrigação por gotejamento é a melhor opção. A principal vantagem dessa tecnologia é o umedecimento uniforme do sistema radicular e a exclusão da entrada de água nas folhas e caules.
  • O afrouxamento do solo é parte integrante das medidas agrotécnicas. E também é necessário cobrir as camas com serragem ou palha.
  • A presença de plantas melíferas perto dos canteiros de abóboras atrai efetivamente as abelhas. Se necessário, é necessário aplicar a polinização manual atempadamente.

Os insetos nocivos são capazes de provocar danos aos ovários e frutas. Por exemplo, as pontas das abobrinhas costumam começar a apodrecer devido às lesmas. Você pode espantar essas pragas semeando mostarda, sálvia, lavanda, bem como pimenta amarga e alho nas proximidades.

Além de tudo isso, é importante prestar atenção à colheita oportuna. Caso contrário, os frutos amadurecerão e se deteriorarão.

E também absorvem uma parte impressionante dos nutrientes necessários para a formação de outras abobrinhas e aumentam a produtividade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário