Como distinguir mudas de abóbora de abóboras?

Contente
  1. Como distinguir mudas?
  2. Como as folhas diferem em mudas adultas?
  3. Outras maneiras de determinar

Abobrinha e abóbora são culturas de jardim populares que são membros da mesma família - a abóbora. A estreita relação dessas culturas causa uma forte semelhança externa entre seus brotos e plantas maduras. Ao mesmo tempo, mesmo na fase de cultivo de mudas e transplantação para terreno aberto, o jardineiro pode detectar uma série de diferenças entre essas culturas. O que eles são?

Como distinguir mudas?

Muitos anos de experiência de muitos jardineiros mostram que o cultivo de abóbora e abóbora pelo método de mudas permite que você obtenha uma colheita muito mais rápida do que semear em terreno aberto. Normalmente, neste caso, os representantes da família Pumpkin podem ser obtidos 2 a 3 semanas antes do previsto. Depois de semear as sementes em vasos ou estufa aquecida, os primeiros brotos de ambas as safras aparecem quase simultaneamente - após cerca de 5-6 dias. Em alguns casos, as primeiras sementes de abóbora são capazes de germinar muito mais rápido do que as aboborinhas - aproximadamente 3-4 dias após a semeadura.

Com um exame visual cuidadoso dos brotos de abobrinha, pode-se notar que:

  • as folhas cotiledonares têm uma forma elíptica ligeiramente alongada;
  • a cor das folhas e do caule é verde pálido, uniforme, sem nervuras visíveis de cor mais pálida ou mais escura;
  • a superfície das folhas é delicada, lisa ao tato, coberta por uma película azulada quase transparente;
  • haste - lisa, translúcida, relativamente fina e alongada para cima.

Além disso, à inspeção visual e ao toque, as placas das folhas cotiledonares da abobrinha revelam-se bastante finas e a própria muda parece frágil e fraca em comparação com as mudas de abóbora.

Por sua vez, ao examinar mudas de abóbora, você pode ver que:

  • suas folhas cotiledonares são maiores do que as de uma abóbora;
  • os folhetos são expandidos na parte central e apresentam formato arredondado;
  • a cor das folhas e do caule é verde intenso (pode haver veios finos de tonalidade mais clara);
  • o caule é forte, curto, parece mais espesso e mais poderoso do que o de uma abóbora.

Os brotos de abóbora e abóbora também podem ser reconhecidos na fase de formação da primeira folha verdadeira. Os períodos de seu aparecimento em ambas as safras também coincidem aproximadamente, no entanto, ao cultivar algumas variedades de abóboras, as folhas reais podem se formar 2-4 dias mais rápido do que na abóbora. Na abobrinha, a primeira folha verdadeira é ligeiramente diferente da cor das folhas do cotilédone, com bordas ligeiramente serrilhadas ou entalhadas. A forma e o tamanho da folha geralmente dependem das características varietais da planta.

A primeira folha verdadeira que se forma nas mudas de abóbora tem uma cor mais escura em comparação com as folhas dos cotilédones. Em comparação com a abobrinha, na maioria das vezes ela tem um tamanho maior e um formato bastante simples - arredondado, em forma de xícara ou em forma de coração. Os sinais adicionais que permitem identificar as mudas de abóbora são um relevo pronunciado na superfície das suas folhas reais, a sua carnosidade, densidade e rigidez pronunciadas.

Como as folhas diferem em mudas adultas?

As mudas adultas de representantes da família da abóbora são consideradas com a idade de 25-30 dias. Neste estágio de desenvolvimento, as plantas crescidas e maduras já têm 2-3 folhas verdadeiras, têm um caule espesso e um sistema radicular bem ramificado. As folhas de uma muda adulta de abobrinha, dependendo das características varietais, podem ter um verde herbáceo uniforme e uma cor original manchada. As manchas nas folhas de mudas de abóbora adulta geralmente têm uma cor prateada-azulada e um formato intrincado. A forma das próprias folhas costuma ser de cinco dedos, recortada e, na opinião de muitos jardineiros experientes, mais incomum do que a de uma abóbora. Ao toque, parecem aveludados, sem espinhos e bastante macios.

A cor das folhas de uma muda de abóbora adulta é verde esmeralda, uniforme (em algumas variedades, as folhas podem ter uma cor manchada). A superfície é gofrada, áspera e mais áspera ao toque do que a da abobrinha. Os pecíolos são verdes claros, mais curtos, carnudos e mais grossos em comparação com a abóbora. Deve-se observar que, na maioria das variedades de abobrinha, as mudas adultas apresentam folhas localizadas em uma roseta nos pecíolos, que se precipitam para cima. Nas abóboras, eles estão mais próximos da superfície da terra, e os próprios pecíolos têm uma forma curva e ligeiramente rasteira. Com um estudo cuidadoso das mudas adultas de abóbora, também se pode encontrar na sua roseta os rudimentos dos futuros cílios, nos quais se formarão ovários e, consequentemente, frutos no futuro.

Nas abobrinhas, cujas variedades formam chicotes, os rudimentos destas últimas são formados, via de regra, mais tarde do que nas abóboras e, em algumas variedades, nem aparecem. Deve-se notar que os chicotes das abobrinhas varietais são mais frágeis e mais finos do que os da abóbora.

Outra característica das variedades de abobrinha trepadeira que vale a pena observar é a incapacidade de se enraizar localmente no solo. Os chicotes de abóbora, por outro lado, estão muito dispostos a criar raízes no ponto em que seus galhos tocam a superfície da terra.

Outras maneiras de determinar

Ao cultivar mudas de abóbora e abóbora em copos plásticos transparentes, muitas vezes você pode distinguir uma cultura da outra examinando cuidadosamente seu sistema radicular, que pode ser visto em boa luz. Então, em mudas jovens de abóbora, as raízes serão caracterizadas por forte ramificação, vigor e espessura perceptível. Em uma abóbora, por outro lado, o sistema radicular parecerá mais frágil, mais fino, menos ramificado em comparação com uma abóbora.

Entre outras diferenças entre abobrinhas e abóboras, algumas características estruturais e a localização de suas flores devem ser observadas. Durante o período de floração, na maioria das abobrinhas varietais, os botões se formam perto do centro do arbusto (roseta), enquanto na abóbora eles geralmente se localizam sequencialmente ao longo dos cílios. A cor das flores em ambas as safras, via de regra, é quase sempre a mesma, variando do laranja brilhante ao amarelo claro. A forma das flores pode ser alongada, em forma de fuso, em forma de vela, elíptica compacta. Distinguir a abóbora adulta das abóboras também permite a forma dos seus ovários, que aparecem no final da floração. Na abobrinha, o ovário geralmente é fusiforme, enquanto nos ovários de abóbora é esférico ou ovóide (nas variedades de noz-moscada, é em forma de garrafa ou alongado).

Outra característica que distingue uma cultura de outra é sua taxa de crescimento. Após o surgimento das mudas, as mudas jovens de abóbora estão aumentando ativamente a massa verde, superando neste aspecto as mudas de abóbora.

Além disso, com o desenvolvimento de ambas as lavouras e a formação de seus arbustos, as diferenças tornam-se cada vez mais evidentes, pois a abóbora, com folhagem intensa, começa a ultrapassar a abóbora tanto em altura quanto em diâmetro da parte aérea.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário