Como distinguir mudas de abobrinha de pepino?
Nos mercados de horticultura, é comum que os compradores cometam erros com mudas, comprando pepinos em vez de abobrinhas e vice-versa. A popularidade de tais erros é explicada pelo fato de que não é fácil distinguir imediatamente as mudas. Portanto, vale a pena considerar com mais detalhes em que bases você pode distinguir culturas.
Diferenças visuais
Abobrinha é uma cultura trazida do México para a Rússia. Como o pepino, ele pertence à família das abóboras e é apenas uma das espécies. Entre os jardineiros, a abobrinha é valorizada por:
- facilidade de atendimento;
- imunidade forte;
- resistência à geada;
- altas taxas de rendimento.
Antes de visitar lojas ou mercados de jardinagem, você deve estudar cuidadosamente, se não as próprias mudas, então as imagens dos dois tipos de vegetais para reconhecer a diferença entre eles e aprender a distingui-los por parâmetros visuais. Características do inóculo de abobrinha:
- a forma das sementes é oval, ligeiramente alongada;
- o comprimento máximo de uma semente é 2 cm;
- cor - branco, em raros casos de creme.
Os frutos da abóbora têm formato oblongo, que se assemelha a um pepino, por isso as culturas costumam ser confundidas. Mas, na verdade, distinguir entre abobrinha e pepino não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Deve-se prestar atenção a algumas das nuances.
- Forma de folha... Na abobrinha, os pratos parecem predominantemente redondos e também são caracterizados por pontas pontiagudas. Nos pepinos, ao contrário, as folhas são mais alongadas e a forma é oblonga. Suas extremidades não são pontiagudas, mas arredondadas.
- Tamanhos de mudas. Na abóbora, as mudas são maiores e diferem em hastes espessas que tiveram tempo de se formar durante o período de crescimento.
- Espessura e tipo de chapas... No pepino, as folhas são quase sempre finas, têm um leve brilho e ausência de dobras, o que não quer dizer da abobrinha. Neste último, as dobras são claramente visíveis nas placas das folhas.
Não é difícil reconhecer o tipo de mudas, mesmo por sinais externos. Mas se houver dúvidas sobre a veracidade da decisão tomada, você pode usar outras formas para identificar a cultura desejada.
Cheiro
Curiosamente, você pode distinguir entre abobrinha e pepino pelo aroma que exalam as folhas. Para entender que tipo de lojas de jardinagem de mudas oferecem, você deve:
- arranque suavemente uma folha de cada arbusto;
- Esfregue as placas nas palmas das mãos;
- farejar.
As folhas de abobrinha emitem um odor específico, quase impossível de confundir com qualquer coisa. Mas as mudas de pepino não se manifestam de forma alguma, sem emitir praticamente nenhum aroma. Como você pode ver, mesmo por sinais visuais e olfativos, já será possível encontrar a diferença entre as duas culturas. No entanto, há casos em que mesmo esses critérios de seleção não são suficientes.
Qual é a diferença entre as mudas?
Existem várias outras maneiras de ajudá-lo a reconhecer mudas de abobrinha e não confundi-las com mudas de pepino. Para destacar a primeira safra das demais, os jardineiros recomendam levar em consideração algumas dicas.
- É melhor comprar sementes de abobrinha em lojas especializadas de jardinagem ou em viveiros de sementes.onde profissionais preservam as propriedades das plantas e ajudam a determinar o tipo certo de mudas na hora. A principal vantagem dessas fazendas é a alta qualidade e pureza das mudas, cujas características atendem aos padrões estabelecidos.
- Sementes colhidas e secas da safra anterior devem ser imediatamente distribuídas em embalagens separadas e assinadas... Ao mesmo tempo, vale também a pena indicar a data da coleta, para que depois não haja dúvidas.
- A abobrinha se desenvolve ativamente durante todo o período de crescimento, inclusive na floração. Os pepinos, ao contrário, diminuem gradualmente a velocidade de 7 a 9 semanas, dando toda a sua força à formação dos frutos.
- Nas mudas de abobrinha, os caules são densos, grossos e púberes... Nos pepinos, o caule é mais fraco, pois a planta é caracterizada por folhas fortes e grandes.
Curiosamente, ambas as culturas têm os mesmos requisitos de plantio, cultivo e cultivo. As sementes são semeadas com as mesmas tecnologias, ambas as hortaliças não gostam de coexistir com grandes safras de caules altos e folhagem volumosa, capazes de bloquear o sol. O plantio de abobrinhas e pepinos também ocorre quase no mesmo período, quando o clima quente se instala na rua.
Finalmente, mesmo solo e fertilizantes são necessários para ambas as culturas durante a estação de crescimento. Não é surpreendente que as plantas sejam frequentemente plantadas nas proximidades, muitas vezes confundindo as sementes. Os métodos listados serão uma excelente dica para qualquer jardineiro e ajudarão a determinar imediatamente o tipo de mudas e escolher a cultura certa para o plantio em um talhão ou estufa. Se não foi possível distinguir as mudas em tempo hábil e as safras foram misturadas, não se preocupe.
Os jardineiros garantem que você pode deixar as coisas como estão e ainda ter uma colheita abundante. No entanto, no próximo ano é melhor comprar novo material de plantio.
O comentário foi enviado com sucesso.