Segredos do cultivo de abobrinha na varanda
É possível cultivar abobrinha na varanda - sim. E para isso não são necessárias ferramentas especiais, um sério reaparelhamento da varanda e enormes custos de mão-de-obra. Mas vale a pena falar sobre o que é necessário em detalhes.
Seleção de variedade
Talvez seja por aqui que vale a pena começar. Existem muitas variedades e tipos de abobrinha, e alguns deles são projetados apenas para o cultivo em recipientes, em condições tão apertadas como uma varanda. Se você não quiser se envolver em polinização artificial, você precisa tomar híbridos partenocárpicos de um período de maturação precoce (por exemplo, "Kavili F1" ou "Azhur F1"). Mas esse é o padrão, externamente, a abobrinha vai crescer normal, não vai te surpreender particularmente, embora nem todo mundo precise dela em princípio. Mas se quiser cultivar abóbora, que lembra muito a melancia, pode experimentar as variedades "Orange F1" ou "Tondo di Piacenza".
Variedades autopolinizadas são a melhor opção, mas o dono da varanda nem sempre encontra uma variedade que tenha essa característica. E se você não quiser mudar sua escolha, terá que aprender a polinização artificial.
Nos fóruns dos amantes da horticultura doméstica, você pode encontrar líderes entre as variedades de abobrinha. E no topo certamente estará "Zebra", "Anchor", "Tsukesha", "Belogor", "Roller", "Aeronaut". Já se estabeleceram precisamente como variedades de balcão, exigentes, com rendimento previsto.
Preparação
Existe um plano detalhado de cultivo de abobrinha e você deve segui-lo passo a passo.
Capacidade
As abobrinhas têm um sistema de raízes bastante poderoso, então um pequeno recipiente para cultivo definitivamente não funcionará. As sementes devem ser plantadas em pelo menos uma garrafa de cinco litros de água, e então as mudas devem ser transplantadas para um recipiente ainda mais.
Como preparar recipientes para abobrinha de varanda:
-
pegue um balde ou garrafa de plástico;
-
use uma chave de fenda para fazer vários orifícios para drenagem;
-
lave o recipiente com sabão em pó;
-
processo com solução de manganês;
-
use o prato velho como bandeja.
Esta é a forma mais fácil, cómoda, rápida e económica.
O solo
As abobrinhas gostam de crescer em solos soltos, nutritivos e não ácidos. Se você não quiser fazer o substrato sozinho, pode comprá-lo em uma loja de jardinagem (a referência é solo para melões e cabaças). O solo deve ser derramado com água fervente. Mas também pode aquecer no forno.
Uma receita caseira para criar um substrato ideal se parece com esta:
-
Misture 2 partes de húmus com 1 parte de areia e 1 parte de relva;
-
adicione 3 colheres de sopa de cinzas (isto é 5 litros), 1⁄2 litro de serragem, 1 colher de sopa de cal viva;
-
a mistura de barro é levada ao forno por meia hora, a uma temperatura de 80 graus;
-
adicionar (para os mesmos 5 l) 2 g de nitrato de amônio, 2,5 g de fertilizante de potássio e 4 g de superfosfato;
-
sementes germinadas são colocadas no solo resfriado.
Um grande erro (infelizmente, não tão raro) será colocar estrume fresco em um recipiente: a folhagem crescerá abundantemente e, ao contrário, haverá poucos ovários.
Sementes
Como em muitos outros casos, as sementes da planta são primeiro aquecidas em uma bateria, 10-12 horas devem ser suficientes.
O que fazer com as sementes a seguir:
-
mergulhe-os por 10 minutos em uma solução morna de manganês - isso é necessário para a desinfecção;
-
em seguida, as sementes são colocadas em lenços umedecidos (devem ser umedecidos para que as sementes não flutuem na água);
-
tudo isso é colocado em um saco, enviado para um local aquecido com temperatura de 20-25 graus até a germinação;
-
se o guardanapo secar, você pode umedecê-lo novamente;
-
é necessário esperar a germinação das sementes por 2-3 dias.
Se tudo isso der certo, é hora de começar a plantar mudas.
Como cultivar mudas?
O método da muda é muito conveniente, especialmente em um apartamento. O cultivo de mudas requer pequenos recipientes, como copos plásticos e pequenos vasos do mesmo tipo. O solo que ficará nos vasos está descrito acima. Aliás, para que as mudas sejam mais fortes e de melhor qualidade, é melhor colocar fertilizantes minerais no solo - 5 g de nitrato, 5 g de sal de potássio, 10 g de superfosfatos.
As sementes são plantadas de acordo com o princípio: uma semente - um vaso. Após o pouso, o terreno deve ser bem regado e enviado para um local aquecido. Após 3-4 dias, os brotos podem ser esperados. Para endurecer as mudas, ela precisa criar condições severas de frio, ou seja, crescer em casa a uma temperatura de +18. Isso é necessário para que os caules da planta não se estiquem. E também as mudas precisam de uma boa iluminação. E deve ser regado duas vezes por semana e com água extremamente quente. Quando as mudas têm 3-3,5 semanas de idade, elas podem ser plantadas em um local permanente.
Transferir
É melhor replantar a abobrinha à noite, pois é menos estressante para as plantas. As mudas devem ser retiradas dos copos diretamente do solo. Dois buracos são cavados em uma caixa, recipiente ou outro recipiente selecionado, se for decidido crescer em vasos - um.
Antes que a abobrinha vá para o buraco, você precisa colocar um pouco de cinza de madeira lá. Você precisa enterrar as mudas até as folhas dos cotilédones.
Cuidados de acompanhamento
Em geral, é melhor plantar a abobrinha na varanda quando a geada tiver acabado definitivamente. Se a varanda for envidraçada, você também pode forçar eventos - providencie um pouso 2 semanas antes. Se o espaço for totalmente aquecido, a abobrinha pode ser cultivada mesmo no inverno.
Este é o tipo de cuidado de que você precisa para o cultivo de abobrinha em casa.
-
Se houver iluminação suficiente, a cultura não precisa ser iluminada. Mas se a estação estiver nublada, ou o verão, por exemplo, estiver chuvoso como nunca antes, as lâmpadas fluorescentes (200 watts por quadrado) não vão interferir. Mas se, ao contrário, faz muito sol, a abobrinha terá que ser sombreada.
-
A alimentação de plantas deve ser organizada de forma sistemática - esta é uma solução de verbasco (proporções 1 a 5), excrementos de frango (1 a 10), mas você tem que escolher uma coisa. Mais frequentemente do que três vezes por mês, não vale a pena alimentar a cultura da varanda. A matéria orgânica pode alternar com fertilizantes minerais.
-
As abobrinhas devem ser regadas muito, regularmente, sem esquecer o horário. Mas apenas na raiz, caso contrário as queimaduras das folhas não podem ser evitadas. Ao regar, você precisa se concentrar no seguinte: se os 4-5 cm do topo do solo estiverem secos, é hora de umedecer. E é necessário regar profundamente para que a água possa sair do recipiente pelos orifícios de drenagem.
-
A poda sanitária é outro ponto importante que os iniciantes podem esquecer. As folhas e caules muitas vezes morrem e devem ser removidos. Mas com a poda, é melhor não frequentar, porque os caules saram mal e as portas de entrada de doenças abrem-se instantaneamente.
Rastrear a umidade na varanda é uma boa medida de cuidado, pois esse indicador é muito importante para as abobrinhas. Você precisa pegar um copo normal, encher com água e mandar para o freezer por meia hora. Pegue-o e traga-o para a varanda. Se as gotas já secaram nas paredes do vidro após 10 minutos, o ar está seco, a umidade não é superior a 40%. Se as gotas escorrem pelas paredes, a umidade é de cerca de 85%. Se o vidro estiver embaçado, gotas nas paredes são a umidade ideal para a abobrinha.
Doenças e pragas
Parece que na varanda ou no peitoril da janela a planta não tem nada a temer, mas não é assim. O pulgão do melão, uma praga particularmente cruel, por exemplo, hiberna no solo. Se você esquecer de derramar água fervente, as larvas vão acordar na primavera e o pulgão vai "curar" nas folhas. Isso será perceptível pela folha torcida, formação pegajosa sobre ela e a morte subsequente, quase inevitável.
A única maneira de combater os afídeos do melão é remover todas as folhas afetadas, borrifar a cultura com uma solução de refrigerante (2 colheres de chá de refrigerante por 200 ml de água).
E para evitar o problema, você pode plantar alho e cebola em um recipiente com abobrinha, eles espantam as pragas.
É ainda mais difícil lidar com tripes, que geralmente entram em casa com plantas de interior de floristas. Os tripes adoram o suco dos brotos jovens e deixam manchas marrons nas folhas das abobrinhas. Naturalmente, não há ajuda aqui - trate a planta com produtos químicos ou simplesmente jogue fora a abobrinha já afetada. Dos medicamentos, o "Agravertin" e seus análogos costumam ser eficazes. A planta deverá ser processada com luvas e apenas com as janelas abertas.
Você também pode ter que lutar contra um ácaro-aranha, que entra facilmente em casa em pelos de animais ou mesmo nas roupas dos donos. Normalmente, pelo desabrochar da teia de aranha nas folhas da abobrinha, a doença é imediatamente perceptível. A planta precisará ser tratada com água e sabão. Para prevenir um ataque, o solo é coberto com cinza de madeira em uma camada de meio centímetro. Não devemos esquecer de soltar o solo depois de regar.
Dentre as doenças, o oídio pode atacar as abobrinhas domésticas ("Fitosporina" ajuda). O míldio requer o processamento da planta com infusão de alho, mas primeiro, todas as partes afetadas devem ser removidas. A antracnose (ou cabeça de cobre) também é perigosa, e se manifesta como manchas acastanhadas e uma borda na folhagem, a doença gradualmente se desloca para o tronco da abóbora. Depois de remover as partes doentes, a abóbora pode ser tratada com Fitosporin e Gamair, provavelmente em 2 etapas após 4 dias.
Para não transferir doenças para a planta de uma casa, para cuidar dela, é preciso trabalhar apenas com as mãos limpas, lavadas com sabão. Alguns produtores ainda limpam as mãos com algodão embebido em álcool.
Colheita
E mesmo aqui existem sutilezas. Por exemplo, se o caviar for cozido de abobrinha, ele será removido 9 a 10 dias após o ovário ter desbotado. O fruto com casca ainda mole, sem sementes perceptíveis, é cortado com faca afiada em ângulo reto. Se a abobrinha for coletada para armazenamento, depois de 3 semanas (ou quase 3 semanas) após a floração, o vegetal é colhido manualmente.
Para estimular a taxa normal de rendimento, a abobrinha deve ser removida uma vez a cada 5 dias, pelo menos. Se você perder o momento da coleta oportuna, os ovários jovens simplesmente secarão e cairão.
Para fazer uma boa colheita na varanda, às vezes você só precisa de um bom solo e várias garrafas grandes de plástico ou recipientes do mesmo tipo. Bem, e tempo, é claro, sem ele de forma alguma. Mas sem chalés de verão e hortas, um produto dietético saudável estará na mesa durante a temporada (e às vezes durante todo o ano).
O comentário foi enviado com sucesso.