Como fazer abobrinha?
É muito fácil cultivar abobrinha em seu quintal. A cultura vegetal é despretensiosa. Mas, para obter uma boa colheita, o jardineiro precisa aprender a fazer os arbustos de maneira adequada.
A necessidade de um procedimento
Primeiro você precisa entender porque, em geral, esse procedimento é necessário.
-
Maior rendimento. Em primeiro lugar, esse procedimento é feito para que as plantas frutifiquem bem. Depois de retirar o excesso de folhagem e cílios, o arbusto põe toda a sua energia na formação dos ovários e no desenvolvimento dos frutos maduros. Além disso, após a formação do arbusto, as plantas não fazem sombra umas às outras. Portanto, os insetos polinizadores obtêm acesso às flores e os ovários estão constantemente expostos à luz solar.
-
Proteção contra doenças. Se o arbusto não estiver muito espesso, a abobrinha doerá com muito menos frequência. Afinal, a maioria das doenças fúngicas se desenvolve em condições de alta umidade. Retirando as folhas de baixo e levantando os frutos do chão, evita-se que apodreçam. É muito importante lembrar isso ao cultivar todas as plantas da família da abóbora.
-
Simplificação da jardinagem. Para que a abobrinha cresça e se desenvolva bem, os canteiros devem ser capinados e regados regularmente. Se os arbustos parecerem limpos e compactos, isso simplificará muito o processo de cuidar deles. Além disso, a colheita desses canteiros também será muito mais fácil. Você não precisa procurá-los sob uma camada de folhagem densa ou limpá-los da sujeira.
Para não prejudicar as plantas durante a formação dos arbustos, é necessário seguir algumas regras simples.
-
Realize o trabalho em tempo hábil. É necessário formar os arbustos em uma idade em que ainda são jovens. Nesse caso, eles toleram melhor todos esses procedimentos. Se o jardineiro trabalhar com plantas mais velhas, seus cílios frágeis podem ser danificados. É melhor envolver-se na formação de arbustos à noite ou com tempo nublado. Se estiver calor lá fora durante o procedimento, as plantas vão tolerar muito pior.
-
Use as ferramentas certas. Recomenda-se colher a folhagem e os rebentos finos com as mãos. Cílios mais grossos podem ser aparados com tesouras de jardim ou tesouras de poda. Os instrumentos devem ser afiados e pré-desinfetados. Nesse caso, o jardineiro não prejudicará as plantas.
-
Alimente as plantas após a poda. Para acelerar a formação de novos ovários, a abobrinha deve ser alimentada. É melhor usar fertilizantes orgânicos para esse propósito. Alguns jardineiros adicionam nitrofosfato à solução. Depois de alimentar a planta, também é importante regá-la em abundância. Isso permite que os nutrientes cheguem às raízes das plantas mais rapidamente.
-
Processamento de arbustos. Se muitas folhas e caules foram removidos durante a formação do arbusto, polvilhe as plantas com cinza de madeira limpa. Isso irá acelerar significativamente o processo de recuperação. Ao cultivar a abobrinha, as cinzas secas também podem ser usadas para a nutrição das plantas.
Usando essas regras simples, você pode cultivar abobrinha em qualquer condição.
Formação de variedades arbustivas e autopolinizadas
A maioria dos jardineiros prefere plantar seus canteiros com uma simples abóbora. Os arbustos maduros são compactos e não ocupam muito espaço. Essas plantas não precisam de procedimentos como beliscar ou beliscar.
Os frutos dessas plantas são formados no caule central. A formação de novos ovários é estimulada pela colheita oportuna de frutas maduras. É melhor colher as abobrinhas a cada 3-5 dias.Se o jardineiro beliscar essas plantas, ele apenas as enfraquecerá.
Você precisa formar os arbustos à medida que crescem. Se ocuparem muito espaço, o jardineiro pode cortar as folhas grandes. As folhas de baixo só devem ser retiradas se o verão for bastante chuvoso. Em tempo seco, algumas folhas ainda devem ser deixadas. Isso manterá o solo úmido por mais tempo. Além disso, o solo não superaquece.
Como beliscar abobrinha trepadeira?
Essa abobrinha tem esse nome devido ao fato de que seus cílios podem atingir de 2 a 2,5 metros de altura. Para evitar que as variedades trepadeiras formem muitos brotos, as plantas devem ser pinçadas em tempo hábil. Este procedimento permite tornar o arbusto menos denso.
Para isso, parte da haste principal é removida. Como resultado, cada arbusto não deve ter mais de 70 centímetros. Vale a pena realizar este procedimento depois que 6-8 folhas maduras aparecerem no caule.
Depois que as flores aparecem no chicote, você precisa inspecionar as plantas novamente. Neste momento, as flores masculinas geralmente são formadas no ramo central. Eles podem ser reconhecidos por seu caule fino. As flores femininas podem ser localizadas tanto no ramo central como nos laterais. Seu pedúnculo está engrossado. Depois de examinar o broto central, você deve remover imediatamente todas as flores estéreis. Então você precisa apertar o topo novamente. Isso irá acelerar a formação de ovários crescidos.
Para evitar que os arbustos trepadeiras ocupem muito espaço, é necessário cortar o excesso de folhagem dos brotos laterais. Mas se, ao plantar plantas, o jardineiro aderisse a um certo esquema e colocasse as plantas a uma distância de 70-90 centímetros, os canteiros não seriam muito densos.
A abobrinha escalada pode ser adicionalmente amarrada à treliça. Desta forma, você pode consertar tanto arbustos que crescem em terreno aberto quanto plantas em uma estufa.
As instruções passo a passo para amarrar as abobrinhas são muito simples. O suporte é instalado a uma curta distância das mudas cultivadas. À medida que os cílios se formam, eles são cuidadosamente guiados em direção à treliça. No futuro, a planta simplesmente se agarrará ao suporte e se estenderá para cima.
Ao cultivar abobrinha em uma treliça, é importante coletar os frutos maduros em tempo hábil. Os próprios suportes devem ser feitos de materiais duráveis. Caso contrário, ele simplesmente se quebrará com o peso total da fruta. Normalmente, suportes de metal ou largas treliças de madeira são usados para esse fim.
Dicas úteis
Dicas simples ajudarão a simplificar o cuidado da abobrinha para um jardineiro iniciante.
-
As flores e folhagens cortadas não devem ser destruídas. As inflorescências de abobrinha, assim como suas frutas, são comestíveis. São adicionados a saladas, sopas e também usados para recheios ou fritos. Brotos verdes e folhagens podem ser enviados para a fossa de compostagem. Nesse caso, servirão de excelente alimentação para outras plantas. O principal é que as plantas não sejam danificadas por doenças.
-
As folhas devem ser cortadas o mais próximo possível do caule. Caso contrário, os resíduos podem começar a apodrecer.
-
Deve-se prestar atenção especial à poda dos arbustos, se as plantas estiverem doentes. Todas as folhas afetadas por doenças ou pragas devem ser removidas. O mesmo deve ser feito com folhagem seca. Esses resíduos vegetais são queimados ou simplesmente retirados do local.
-
Se não for possível amarrar a abobrinha ao suporte, o solo sob os arbustos deve ser coberto com serragem. Isso ajudará a proteger a fruta contra o apodrecimento, bem como contra ataques de várias pragas.
O cuidado adequado com as plantas e a formação oportuna de arbustos ajudarão o jardineiro a cultivar em seu sítio, de fato, abobrinhas grandes e suculentas.
O comentário foi enviado com sucesso.