Como fazer germinar sementes de abobrinha rapidamente?
O plantio de sementes germinadas de abobrinha apresenta vantagens inegáveis sobre a semeadura a seco. Quais são as vantagens e de que forma você pode germinar as sementes antes de enviá-las para o solo, contaremos em nosso artigo.
A necessidade de um procedimento
É possível plantar sementes não germinadas em terreno aberto, mas o resultado das mudas será completamente diferente - os brotos aparecerão mais tarde e de forma desigual. Os benefícios do plantio de sementes incubadas são os seguintes.
- As mudas aparecem mais rápido, 7-15 dias antes do que do material de plantio seco. Para que as sementes germinem rapidamente, o ar deve estar quente e o solo úmido. É difícil concordar com o clima, mas é perfeitamente possível criar tais condições em casa.
- Durante a germinação doméstica, todo o processo é facilmente controlado: as sementes frágeis são removidas e as desenvolvidas são deixadas.
- Além disso, esse método permite verificar a germinação, há casos em que o material é totalmente inviável. Se for de alta qualidade, então chocará no quarto dia, mas se isso não acontecer mesmo em 7-8 dias, então você terá que ir comprar outras sementes. Plantando material de plantio seco diretamente em campo aberto, ficamos sabendo muito mais tarde do seu fracasso e perdemos muito tempo, pois a germinação no solo é mais duradoura.
Você pode germinar sementes com antecedência para diferentes fins: antes de plantar mudas ou prepará-las para semear em um canteiro de jardim.
Preparação
Para que a colheita futura seja bem-sucedida, os jardineiros realizam a preparação obrigatória das sementes. O tratamento do material de plantio é igualmente necessário para a semeadura a seco e para a germinação preliminar. Para aumentar a vitalidade e acelerar o processo de crescimento da abobrinha, certas ações são realizadas com as sementes.
- Eles são calibrados, amostras pequenas e danificadas são peneiradas, deixando um material maior e de qualidade superior.
- Depois de embeber as sementes em uma solução fraca de manganês por 40 minutos, elas destroem as bactérias patogênicas e desinfetam o material.
- Ficar na geladeira por vários dias antes do plantio ajudará a endurecer as sementes. Para fazer isso, eles são embrulhados em um pano úmido.
- Eles despertam o material com o contraste das temperaturas. Primeiro, é mantido em água quente (50 graus) por várias horas e, em seguida, imerso em um líquido frio por vários minutos.
- Para a germinação ativa, você pode usar estimulantes de crescimento como Energen, NV-101, Zircon, Epin. O processamento deve ser realizado de acordo com as instruções que acompanham cada medicamento específico.
- Nitrophoska ajudará a alimentar as sementes se você segurá-las durante a noite em uma solução previamente diluída.
Qualquer um dos métodos acima o ajudará a obter os melhores resultados - basta escolher o que você gosta na lista.
Métodos de germinação
Para que as sementes germinem rapidamente no solo, elas precisam germinar corretamente. Isso deve ser feito uma semana antes do plantio ao ar livre. Em contraste com o método de semeadura no jardim em casa, podemos criar as condições ideais para acelerar o processo de bicagem. Para isso é necessário fornecer:
- temperatura ambiente na faixa de 16-25 graus;
- alta umidade;
- suprimento de ar fresco;
- nenhum obstáculo para a saída da raiz da semente.
Existem várias formas de germinar o material de plantio: na serragem, na mistura de solo, com pano úmido, no húmus e até com papel higiênico. Vamos considerar cada opção separadamente.
Em serragem
Você pode pegar serragem de diferentes tipos de árvores, mas é melhor usar coníferas. Eles contêm substâncias anti-sépticas que ajudam a desinfetar as sementes. O crescimento em serragem pequena é mais confortável, eles absorvem bem a umidade e lentamente a dão para as raízes nascidas. Não deve retirar o material após o processamento de compensado e aglomerado, pois contém elementos de cola.
Existem muitas maneiras de germinar sementes em resíduos de madeira.
- A serragem fresca é colocada em uma caixa, as sementes são espalhadas na superfície em intervalos de 2 cm. Em seguida, o material de plantio é borrifado com uma pequena camada de serragem e umedecido com água com adição de ácido bórico e solução de potássio. A caixa é instalada em local aquecido e certifique-se de que o conteúdo esteja sempre úmido, para isso, utiliza-se um borrifador com líquido quente.
- Ao usar serragem podre, eles devem ser tratados com uma solução de manganêspara matar fungos e patógenos. Para isso, são deixados por um dia em um recipiente fechado com orifícios no fundo, por onde o excesso de permanganato de potássio flui gradativamente. Depois disso, a serragem é bem misturada e utilizada para a germinação das sementes. Resíduos de madeira maduros acumulam calor mais fraco do que os frescos, em outras manifestações, a diferença não é observada.
- Maneira quente. A serragem fresca é colocada em uma caixa e despejada com água fervente até ficar completamente molhada. Em seguida, as sementes são plantadas no material quente e polvilhadas com serragem. O material de plantio não sofre com a alta temperatura, e devido a este método, a germinação é ativada no 2º dia.
As sementes germinadas são facilmente removidas da serragem, não grudam, como nos métodos com pano. O mergulho é tolerado sem estresse. A abobrinha é colhida 2 semanas antes do plantio com sementes secas.
Na mistura de solo
Uma mistura de solo é a terra do seu próprio jardim, combinada com vários aditivos: fertilizantes minerais, turfa, areia, serragem, húmus. Em uma pequena camada desse solo, colocada em qualquer recipiente, as sementes preparadas são germinadas. Para isso, basta umedecer bem o solo, espalhar o material de plantio na superfície e aprofundar cada semente em 1–2 mm com um lápis.
Em uma mistura de solo, você só consegue bicar as sementes e depois transplantá-las para um campo aberto, ou pode sair e trazê-las ao estado de mudas. Em qualquer caso, o solo com aditivos forma um caroço ao redor da raiz, e torna-se problemático remover o broto. Um pedaço de terra não se formará se areia e serragem forem introduzidos na mistura de solo: eles não colam o solo.
Ao mesmo tempo, o último retém bem a umidade e o primeiro fornece acesso de ar às raízes.
No tecido
A germinação de sementes de abobrinha em tecido é a maneira favorita dos residentes de verão. O material de plantio é preparado directamente no apartamento e ao mesmo tempo que não tem sujidade, ocupa pouco espaço, o aspecto estético da cozinha não se estraga.
O algoritmo de ações para germinação é o seguinte.
- Coloque um pedaço de pano úmido no fundo de um prato ou tigela comum.
- Espalhe as sementes sobre ele, tentando fazer isso uniformemente.
- Cubra a parte superior com outro pedaço de pano e umedeça bem. É indesejável que as sementes nadem na água, mas a umidade deve estar constantemente presente. A água deve ser usada parada ou bem, sem cloro.
- Coloque o prato em um local aquecido (20-30 graus).
- As sementes brotarão em 2-3 dias. Todo esse tempo, é necessário garantir que o tecido esteja úmido, caso contrário o material de plantio vai secar e não eclodir.
Para acelerar o processo de germinação e uma boa colheita no futuro, vários preparados nutricionais e anti-sépticos são adicionados à água:
- estimulantes de crescimento;
- solução de nitrophoska;
- permanganato de potássio;
- peróxido de hidrogênio.
As sementes colhidas devem ser imediatamente transferidas para copos ou recipientes para mudas. E você pode plantar em terreno aberto se o tempo já estiver quente.É importante não expor demais o material de plantio, caso contrário ele começará a crescer através do tecido e, ao serem retiradas, as raízes se quebrarão e não será mais possível plantar as sementes.
Em papel higiênico
Germinar sementes com papel higiênico é mais seguro do que usar um lenço úmido. Se você errar, as raízes não crescerão no papel, como acontece com o tecido.
O papel macio que se decompõe na água cria todas as condições para bicadas do material de plantio: mantém uma temperatura amena e a umidade necessária. E não é tudo - devido à presença de celulose com a presença de polissacarídeos em sua composição, as sementes recebem certos fertilizantes orgânicos.
Agora vamos falar sobre as diferentes maneiras de germinar usando papel higiênico.
Opção número 1 - sementes em um copo de plástico transparente
Para este método, o filme de celofane é cortado na largura do papel higiênico e aproximadamente 40 cm de comprimento, o papel é colocado sobre as tiras do filme, umedecido com um borrifador e as sementes são espalhadas sobre a superfície. As tiras são enroladas em um rolo com o papel para dentro.
É necessário monitorar o volume dos produtos caseiros, caso contrário não entrará no vidro. A água é despejada no fundo do recipiente, em altura - não mais que 3 cm, sua presença deve ser monitorada várias vezes ao dia.
É melhor que as sementes sejam embrulhadas mais perto do topo do rolo - será difícil para elas romperem a estrutura por baixo.
Opção número 2 - sementes em um prato
De 6 a 7 camadas de papel higiênico são colocadas sobre um prato, umedecidas e as sementes são espalhadas a curta distância, mas para que não interfiram umas nas outras. De cima, o prato é apertado com filme plástico ou coberto com polietileno, o que permitirá que a umidade não evapore muito rapidamente. A estrutura é enviada para um local quente (25-30 graus). Se o papel começar a secar, é necessário retirar a película e umedecer as sementes.
Opção número 3 - sementes em uma garrafa de plástico
A garrafa de plástico transparente é cortada ao meio em todo o seu comprimento. Pegue uma das metades e coloque papel higiênico nela, com 8 a 10 tiras de espessura. Em seguida, o papel é abundantemente umedecido e as sementes são espalhadas sobre ele. Toda a estrutura é embalada em um saco de celofane e fechada. Um produto tão caseiro pode demorar mais tempo sem adicionar água, pois mantém a umidade devido à condensação.
Dicas úteis
Para aqueles que estão interessados em cultivar abobrinhas, selecionamos uma série de dicas úteis de jardineiros experientes. Suas recomendações ajudarão a preparar as sementes germinando antes do plantio em terreno aberto.
- O melhor é mergulhar as sementes em água bem aquecida ou derretida: ela retém todos os nutrientes e não contém cloro.
- Você precisa comprar material de plantio de fornecedores confiáveis, caso contrário, pode se tornar inviável, não importa como seja germinado.
- Encher de água durante a imersão é tão prejudicial para as sementes quanto secar completamente a cama. A umidade não deve se projetar acima da superfície em mais de 1–2 mm.
- Alguns jardineiros mantêm as sementes em um saco bem fechado por 10 horas antes de embeber. Este método cria um efeito estufa que ajuda a amolecer a densa crosta da semente.
- O material de plantio pode ser considerado pronto para a semeadura se a raiz tiver 0,5–1 cm de comprimento (não mais). As peças muito compridas podem ferir e quebrar durante a semeadura.
- A semeadura de sementes nascidas é realizada apenas em solo abundantemente umedecido.
As abobrinhas não são caprichosas, suas sementes quase sempre brotam, mas se você as ajudar a chocar, a cultura vai crescer mais rápido, e se o material de plantio for bem processado antes da germinação, você pode ter uma colheita farta e saudável no futuro.
O comentário foi enviado com sucesso.