- Autores: Tekhanovich G.A.
- Ano de aprovação: 1997
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- O período da germinação à colheita: 43-62 dias
- Descrição da planta: compacto
- Sai: grande, verde, pentagonal, médio e fortemente dissecado
- Forma de fruta: cilíndrico, afinando em direção ao pedúnculo
- Cor de fruta: o fundo é amarelo, com uma densa malha laranja mesclando-se com o fundo principal
- Cor da polpa: creme e amarelo claro
- Polpa (consistência): denso
A variedade de abobrinha Zheltoplodny pertence ao criador G.A.Tehanovich. Desde 1997, quando foi aprovada para uso, essa variedade chamou imediatamente a atenção de muitos jardineiros. Eles observam qualidades positivas da abobrinha, como maturação precoce, sabor delicado e maravilhoso e boa produção.
Descrição da variedade
Abobrinha é um tipo de abobrinha. A variedade é destinada ao cultivo em campo aberto. É recomendado para fins gastronômicos, bem como para processamento tecnológico. É caracterizada pela preservação a longo prazo das qualidades comerciais. A variedade frutifica com sucesso nas regiões central e da Sibéria e até mesmo no Extremo Oriente.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Abobrinha variedade Amarela-frutada parece uma planta arbustiva compacta e poderosa. As folhas são grandes, pentagonais, de cor verde, de forma média e fortemente dissecada. Eles estão localizados bem acima da superfície do solo.
Os frutos desta cultura são caracterizados por uma forma cilíndrica com algum estreitamento em direção ao pedúnculo. A massa de uma abobrinha chega a 0,7-1,8 kg. Os frutos são de cor amarela, sobre o fundo com densa malha laranja, fundindo-se com a cor principal. A superfície é lisa e ligeiramente nervurada, com uma pele fina. As sementes têm formato oval, cor creme, lisas, com casca.
Objetivo e gosto
Esta variedade é caracterizada por polpa amarela clara e cremosa. As abobrinhas são famosas por seu bom e excelente sabor, alto teor de caroteno. A quantidade de matéria seca é de apenas 5% e a de açúcares é de 2,5%. A variedade é ideal para todos os tipos de processamento, podendo ser utilizada in natura. Os frutos têm boa qualidade de conservação sem perda de apresentação e sabor.
Termos de amadurecimento
A abobrinha Zheltoplodny é uma cultura de amadurecimento precoce. O período da germinação à colheita é de apenas 43-62 dias. O amadurecimento ocorre de forma amigável e abundante.
Produção
O fruto amarelo pertence às variedades de abobrinha de alto rendimento. Por via de regra, 20-30 frutos crescem em um arbusto. As taxas de rendimento médio são 306-781 c / ha. O rendimento máximo pode chegar a 1244 kg / ha.
Crescendo e cuidando
Para cultivar abobrinhas desta variedade com sucesso, é necessário levar em consideração que eles preferem solo argiloso médio fértil. O local de pouso deve ser bem aquecido pelos raios solares. No caso das mudas, a sementeira, via de regra, é no mês de abril. Em terreno aberto, as sementes ou mudas prontas são plantadas no final de maio - início de junho a uma profundidade de 3-5 cm. O esquema de plantio recomendado é 70x70 cm.
O de fruta amarela precisa de rega abundante e soltura completa do solo. Ele responde bem à fertilização orgânica. Você também deve se lembrar de remover as ervas daninhas ao redor da abóbora em tempo hábil.
Resistência a doenças e pragas
A fruta amarela tem boa imunidade a doenças como a antracnose e a podridão das frutas. Mas muitas vezes essa cultura é afetada pelo oídio. As folhas das plantas doentes parecem ter sido polvilhadas com farinha. Após alguns dias, as manchas brancas tornam-se marrons e as folhas morrem, pois o sol não penetra nelas e, portanto, as substâncias necessárias. Você deve estar ciente de que a doença pode ser transportada pelo vento e pela água para outras plantas.
Na maioria das vezes, os fatores que causam o aparecimento do fungo viral do oídio incluem chuva ou clima quente; ele também pode persistir no solo se plantas doentes já tiverem crescido nele. Para prevenir, a abobrinha pode ser tratada com soluções de refrigerante, cinza, permanganato de potássio, iodo e soro de leite. Em caso de doença de gravidade moderada, o tratamento com produtos químicos é recomendado, por exemplo, "Fitosporin", "Fundazol", "Topázio". As frutas após esses procedimentos não podem ser consumidas antes de uma semana após a última pulverização. Abobrinhas fortemente afetadas devem ser arrancadas e queimadas, e o solo em que cresceram deve ser bem cavado para que os esporos do fungo fiquem na superfície.