- Autores: Tarakanov G.I., Rakipova V.A., Gusev A.M., Novikova T.V., Andrievskaya S.A., Yanatiev V.P.
- Ano de aprovação: 2008
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- O período da germinação à colheita: 40-50 dias
- Descrição da planta: ramificação fraca, compacto
- Sai: médio, verde, dissecado
- Forma de fruta: cilíndrico
- Cor de fruta: verde escuro com manchas verdes
- Cor da polpa: luz
- Polpa (consistência): denso, macio, um pouco doce, suculento
A abobrinha italiana há muito deixou de ser um fenômeno puramente estrangeiro, apesar do nome. Os criadores domésticos também estão desenvolvendo ativamente novas variedades de abobrinha listrada. Uma das variedades mais interessantes e já comprovadas é a Zebra.
Descrição da variedade
Zebra é um arbusto de medula de abobrinha fracamente ramificada. Difere na simplicidade da tecnologia agrícola, atividade e sabor delicado. A variedade foi criada na Rússia, incluída no Registro do Estado em 2008.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O arbusto é compacto, mas se espalha, forte, muito perceptível. O cílio principal é curto, a planta cede em 1-2 cílios laterais, que também não crescem muito. As folhas são de tamanho médio, verdes, com recortes profundos ao longo da margem, vistosos. Os pecíolos são longos.
Os frutos são cilíndricos, estreitos, com pequenas costelas, verde-escuros com listras verdes claras ao longo das costelas. Comprimento do fruto - de 12 a 30 cm, diâmetro - 10 cm, expandindo ligeiramente para o final. A parte verde escura é recoberta de manchas mais claras de diversos tamanhos, o que faz com que a pele não pareça apenas listrada, mas também pintada. Peso da fruta - de 900 gramas a 1,1 kg. Ao ganhar massa, a abobrinha tende a crescer em comprimento ao invés de largura, não bronzear, a polpa permanece tão macia quanto. As sementes são de tamanho médio, de cor branca. A pele é elástica, forte, a abobrinha tolera bem o transporte. Manter a qualidade é de 2 semanas a 4 meses.
Objetivo e gosto
O sabor é maravilhoso, leve, fresco, agradável. A polpa é firme e macia. A abobrinha é versátil, indicada para pratos frescos, para todos os tipos de processamento culinário. É cozido, frito, congelado, seco e enlatado para o inverno, em conserva e com caviar de vegetais preparado a partir dele.
Termos de amadurecimento
A variedade tem maturação precoce. Os frutos podem ser removidos 40-50 dias após o surgimento dos brotos em massa.
Produção
O rendimento é excelente, até 699-744 c / ha, quase o dobro do Gribovskie 37 padrão. De 1 sq. m retire de 9 a 15 kg de frutas, dependendo do cuidado. Você pode obter cerca de 30 frutas por arbusto por temporada. O momento da colheita dos últimos frutos depende da região. Na Rússia central, a abobrinha é obtida até o final de setembro, quando fica frio demais para os arbustos.
Regiões em crescimento
A variedade é recomendada para crescer na Região Central da Terra Negra. No entanto, os jardineiros domésticos não se limitam. Em pilhas ou camas quentes, a abobrinha consegue dar frutos bem em qualquer região da Federação Russa.
Crescendo e cuidando
Zebra é um representante típico da cultura. As abobrinhas adoram lugares abertos e ensolarados, amplos, uma temperatura até quente, toleram quedas de temperatura de até + 5 ° C, adoram regar abundantemente e se alimentar de matéria orgânica. Até um iniciante pode lidar com a tecnologia agrícola:
- a semeadura em solo aquecido a + 13-15 ° C geralmente é realizada no final de maio;
- capinar e afrouxar, regar conforme necessário, inspeção;
- assim que aparece a terceira folha real, as mudas são alimentadas com solução de verbasco (1 litro para cada 10 litros de água, 1 litro de solução para cada arbusto);
- após 2 semanas, as abobrinhas começam a florescer e são alimentadas pela segunda vez com um fertilizante mineral complexo com maior teor de fósforo e potássio;
- continue a regar abundantemente se o tempo estiver seco;
- os primeiros frutos são colhidos após outras 2 semanas, mas você pode colhê-los um pouco mais cedo;
- gaste mais 1 fertilizando com fertilizante mineral à vontade.
A rega é feita apenas com água morna, de preferência de manhã cedo. O solo deve estar pelo menos 30-40 cm úmido. Para 1 sq. m, 10 litros de água são necessários, após a formação dos ovários, eles são regados com mais abundância - 20 litros por 1 sq. m. Se o jardineiro não tiver a capacidade de regar conforme necessário, o solo é coberto com uma camada de húmus ou serragem por 2 cm.
Em verões temperados com chuvas frequentes, a abobrinha pode crescer bem sem regar, basta regar apenas as mudas jovens. No verão seco, regado diariamente. A frequência média de rega em tempo normal com chuvas periódicas é de uma vez por semana. Se o tempo estiver muito úmido, convém colocar um dossel sobre a abobrinha.
A cultivar dispensa modelagem, corte de flores ou desbaste de folhas. Os pecíolos são longos, as placas das folhas não se fecham, os insetos sempre têm acesso às flores.
Frutos médios são levados para armazenamento, não pequenos e não crescidos demais. Essas frutas emitem um som abafado quando batidas. A pele deve estar intacta, sem danos ou arranhões. Você não pode lavar. É seco em local bem iluminado por 10 horas, a seguir armazenado em local seco e moderadamente quente com umidade do ar de 50% e temperatura do ar de + 18-20 ° C. Nessas condições, as abobrinhas Zebra não mudam suas propriedades por 6 semanas.
Requisitos de solo
Abobrinha gosta de solo neutro solto, bem drenado e altamente nutritivo. Solos ácidos são necessariamente desoxidados pela adição de farinha de dolomita, giz, cal hidratada ou cinza de madeira. O solo é abundantemente aromatizado com composto, já que a abóbora adora solos oleosos.
Eles gostam muito de altos cumes de abobrinhas de camadas de gravetos, grama e solo de jardim. Uma mistura de nutrientes de esterco seco, cascas de ovo e cinzas é despejada nos poços. Esses montes não requerem soltura, remoção de ervas daninhas e alimentação, as plantas obtêm tudo o que precisam com os resíduos em decomposição. De vez em quando, montes são totalmente derramados com água morna, e é aí que termina o cuidado com a planta. Tudo o que resta é colher regularmente.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente ao oídio e praticamente não é afetada por pragas. No verão, com a alternância de fortes chuvas e secas, qualquer abobrinha fica mais suscetível a doenças bacterianas. Como medida preventiva, as plantas são pulverizadas e o solo é derramado com infusão de "Fitosporina" e / ou cinza. Com cuidado especial ao cultivar esta abobrinha, você deve abordar o preparo do solo. Solo solto e respirável seca mais rápido, mesmo em clima úmido.
Visão geral da revisão
A variedade é apreciada por todos que tentaram plantá-la. Muito despretensioso e animado.Os frutos crescem rapidamente, a abobrinha fica bem em sombra parcial. A produtividade é altamente dependente das condições. Com coleta rara e rega ocasional, 2-3 abobrinhas grandes são removidas do arbusto. Se você colher na hora certa, regar e alimentar abundantemente, poderá obter dezenas de frutas com polpa macia. Há reclamações sobre a germinação das sementes, mas isso sempre se deve ao frio excessivo na época do plantio. Os jardineiros domésticos não gostam de mandar abobrinhas para armazenamento, eles preferem vegetais frescos ou em conserva, então a qualidade de conservação da variedade Zebra não pode ser avaliada de acordo com as avaliações. A variedade interessa a quem procura uma abobrinha particularmente fecunda, saborosa e despretensiosa.