- Autores: Sakata
- Sinônimos de nomes: Suha
- Ano de aprovação: 2009
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- O período da germinação à colheita: 35-37 dias
- Descrição da planta: compacto
- Sai: pequeno, verde com manchas de média intensidade, fortemente dissecado
- Forma de fruta: em maturação técnica cilíndrica
- Cor de fruta: verde claro, com manchas esbranquiçadas ocasionais
- Polpa (consistência): denso, macio, suculento médio
Escolhendo uma variedade de abobrinha para plantar no cume do jardim, muitos horticultores preferem os híbridos, por serem mais resistentes, se adaptam rapidamente às condições climáticas, raramente adoecem e frutificam bem. Um exemplo notável disso é o híbrido precoce Sukha da seleção japonesa.
História de criação
A abobrinha Sukha é um híbrido de primeira geração criado por criadores da empresa japonesa Sakata Vegetables Europe S. A. S. em 2006. A safra de hortaliças foi inserida no Cadastro Estadual de aprovadas para uso em 2009. O vegetal é dividido em zonas na região do Cáucaso do Norte. Você pode cultivar abobrinha tanto no jardim quanto em casa de vegetação.
Descrição da variedade
A seleção de vegetais japoneses é uma planta compacta do tipo arbusto. O arbusto tem ramificações fracas, caules poderosos, espessamento moderado com folhas pequenas de cor esmeralda clara. Uma característica distintiva da planta é a presença de pequenas manchas nas placas foliares, bem como uma forte dissecção das pontas das folhas. Durante o período de floração, grandes flores amarelas pálidas de forma padrão aparecem nos arbustos.
Características do aparecimento de plantas e frutos
O híbrido pertence às variedades de frutos médios. Os espécimes amadurecem da mesma forma e alinhados. O peso médio de uma abóbora varia entre 300-700 gramas. Um vegetal encurtado cresce - o comprimento mal chega a 14-15 cm e o diâmetro é de cerca de 4-6 cm. A forma da abobrinha lembra um cilindro regular. O espécime maturado apresenta uma cor verde claro uniforme, que pode ser diluída com manchas esbranquiçadas borradas. A casca do vegetal é fina e tenra, com superfície lisa e brilhante, onde as costelas são ligeiramente visíveis.
As abobrinhas colhidas podem ser facilmente transportadas e também podem ser armazenadas por muito tempo em um ambiente fresco e seco, onde a temperatura é de + 5 ... 10 graus. Durante o armazenamento, as frutas não devem entrar em contato próximo umas com as outras.
Objetivo e gosto
Apesar de Suha ser um híbrido, a abobrinha tem um gosto excelente. A polpa amarelo claro é caracterizada por uma consistência moderadamente firme, macia, de médio prazo, sem vazios e aguada. As sementes na polpa são de tamanho médio em pequenas quantidades, não duras. O sabor do vegetal é harmonioso, delicado e agradável. A concentração de componentes secos na polpa é de cerca de 5%, e a concentração de açúcares é de até 2,5%.
As frutas maduras são muito utilizadas na culinária - as abobrinhas são fritas, recheadas, adicionadas a diversos pratos quentes, e também congeladas e enlatadas. Esse tipo é ótimo para processamento em saladas e caviar.
Termos de amadurecimento
Suha representa uma categoria de espécies de maturação precoce. A estação de crescimento dura menos de 40 dias - 35-37 dias. Os vegetais amadurecem juntos. A frutificação pode ser observada durante todo o período de verão - quanto mais freqüentemente os frutos são colhidos, mais novos são criados. Não é recomendável deixar a abobrinha amadurecer demais, pois ela fica mais seca e dura.De acordo com os produtores de vegetais, os espécimes ligeiramente verdes são mais saborosos - tenros e suculentos.
Produção
O híbrido é de alto rendimento. Se você cuidar adequadamente da safra plantada, poderá obter uma média de 408-1235 centners por hectare. Cerca de 35 kg de espécimes nivelados são coletados em 1 m2 de plantações.
Crescendo e cuidando
A cultura é cultivada principalmente pelo método de sementes. O plantio é realizado do final de abril até a primeira semana de junho. O regime de temperatura ideal é considerado + 14 ... 18 graus. O plantio recomendado é um esquema de 60x60 cm. As sementes são colocadas a uma profundidade de 3-6 cm. As sementes germinadas podem ser colocadas em um buraco em 2 unidades, e não germinadas em 3-4 pedaços. Após o plantio, as cristas são regadas abundantemente com água morna.
Se o frio for possível após a semeadura, você pode cobrir o canteiro com abobrinha plantada com agrofibra ou polietileno, que protegem e aceleram a germinação.
A tecnologia agrícola das hortaliças consiste em medidas básicas - irrigação regular (a cada 4-7 dias, dependendo do clima), cobertura 4 vezes durante a estação de crescimento (a hortaliça prefere complexos minerais), remoção de ervas daninhas espaçamentos entre linhas, afrouxamento, prevenção de vírus e infestações de pragas.
Requisitos de solo
A abobrinha, como a maioria das hortaliças da família do melão, prefere solos leves, soltos, nutritivos e respiráveis com baixa acidez. A melhor opção seria solo argiloso ou arenoso.
Condições climáticas exigidas
O híbrido é dono de boa resistência ao estresse, portanto tolera facilmente as oscilações de temperatura, que não se refletem na formação dos ovários. A hortaliça é plantada em uma área livre de ervas daninhas, bem iluminada pelo sol, e também possui uma barreira contra correntes de ar e rajadas de vento.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente a muitas doenças (oídio, bacteriose, antracnose). As pragas mais perigosas que atacam os arbustos são: tripes, ácaros e pulgões. O cumprimento correto das regras de cuidado ajudará a evitar doenças.