- Ano de aprovação: 2002
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- O período da germinação à colheita: 40-42 dias
- Descrição da planta: com entrenós curtos
- Sai: pequeno a médio, verde escuro, fortemente dividido, com manchas
- Forma de fruta: cilíndrico
- Cor de fruta: esbranquiçado com manchas difusas
- Cor da polpa: branco ou verde claro
- Polpa (consistência): tenro, suculento
- Peso da fruta, kg: 0,32
As abobrinhas se diferenciam pela despretensão e facilidade no cuidado. Eles toleram bem secas moderadas e geadas leves. A variedade Cavili é uma das mais populares entre os residentes no verão devido às suas excelentes características e excelentes dados externos.
História de criação
Zucchini Cavili é uma seleção híbrida criada na Holanda. O criador foi a empresa de criação Nunhems. A cultura chegou ao território da Rússia no final dos anos 2000 e, em 2002, depois de passar em todos os testes, foi inscrita no Registro Estadual e aprovada para uso.
Descrição da variedade
A variedade Cavili é adequada para cultivo interno e externo. A cultura pertence ao grupo das plantas partenocárpicas. Isso significa que as flores da planta são bissexuais e autopolinizadas. Essa característica é uma grande vantagem, pois a abobrinha começa a formar ovários muito cedo, antes que todos os insetos iniciem seu trabalho ativo.
O vencimento precoce é apontado entre os aspectos positivos. Os arbustos de abobrinha são muito pequenos, por isso não ocupam muito espaço no jardim. O rendimento da safra é alto, já que a variedade tem frutificação de longo prazo.
Os residentes de verão observam que a abobrinha tem boa imunidade a várias doenças fúngicas. Com a devida adesão aos padrões agrotécnicos, a variedade será resistente ao ataque de pragas.
Segundo muitos jardineiros, uma grande desvantagem da variedade Kavili é que a cultura não pode ser cultivada sozinha, pois as sementes são de tipo híbrido e estão vazias por dentro. Portanto, o cultivo subsequente deles é impossível.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Por tipo de planta, a variedade pertence a grupos de arbustos. Os entrenós são curtos. Os arbustos são pequenos, de tamanho compacto. O sistema radicular está localizado próximo à superfície do solo, ocupando muito espaço, ainda mais do que o topo do arbusto. Isso deve ser lembrado ao escolher um esquema de assentos.
As folhas são verde-escuras, de tamanho pequeno a médio. Uma mancha esbranquiçada está presente na superfície e as bordas são fortemente dissecadas. E também a lâmina foliar tem uma pubescência espinhosa.
A sépala é pequena, com espinhos. Os botões são alongados e de cor laranja. As flores são grandes e murcham completamente após um dia.
Os frutos são de tamanho médio e formato cilíndrico. Com aproximadamente 16-22 cm de comprimento O peso médio de uma fruta é de 250-320 gramas. Mas às vezes os frutos maiores, pesando até 450-500 g, também amadurecem. Normalmente, isso acontece se houver apenas 1-2 abobrinhas nos arbustos.
A casca é fina, esbranquiçada, com uma mancha verde difusa. A superfície é lisa, sem amassados ou nervuras.
A polpa é branca ou verde-clara, muito macia e de textura suculenta.
Um número médio de sementes é formado no interior. Eles são de forma elíptica e brancos.
Objetivo e gosto
A abobrinha Kavili tem um propósito universal. Portanto, pode ser usado para preparar primeiro e segundo cursos. Durante o tratamento térmico, a polpa não transborda e não se transforma em mingau. E também as frutas são enlatadas, congeladas e utilizadas para o preparo do caviar.
Abobrinha tem um gosto ótimo. Observa-se que as frutas são ricas em vitaminas dos grupos mais essenciais.A polpa também contém minerais e biotinas.
Termos de amadurecimento
Abobrinha Kavili pertence às variedades de maturação precoce, também é chamada de cultura ultra-precoce. Leva apenas 40-42 dias desde a germinação até a colheita. O amadurecimento é amigável e a frutificação é prolongada.
Produção
Os residentes de verão observam altos rendimentos, especialmente se você cuidar bem da plantação. Em canteiros abertos, você pode remover uma média de 4,6 kg de abobrinha de 1 m2, e em estufas ou estufas cobertas - até 7 a 9 kg de 1 m2.
Regiões em crescimento
Segundo os criadores, a abobrinha pode ser cultivada em qualquer solo e em qualquer região. Mas, na maioria das vezes, os melhores indicadores são registrados nas seguintes regiões:
TsCHO;
Central;
Médio Volga;
Nizhnevolzhsky;
Ural;
Northwestern;
West Siberian;
Do Extremo Oriente.
Crescendo e cuidando
A abobrinha Cavili pode ser cultivada de duas maneiras. Mas todos os termos do trabalho subsequente dependerão diretamente disso.
Em regiões quentes com um clima ameno e agradável, onde o solo aquece muito rapidamente após o tempo frio, pode-se semear em solo pré-tratado. Esse trabalho deve ser realizado no início de maio, desde que a temperatura do solo se aqueça até + 15 ° C.
As sementes podem ser germinadas um pouco antes. A germinação deve começar no final de abril ou início de maio. Depois que as mudas tiverem 2-4 folhas fortes, a muda pode ser transplantada para um local permanente.
É melhor escolher um esquema de plantio de 60x60 cm, assumindo que não haverá mais de 3 arbustos por 1 m2.
É melhor escolher um local para o plantio de abobrinha com antecedência. Deve ter as seguintes qualidades:
esteja bem iluminado;
tenha proteção contra os ventos;
a superfície do solo deve ser plana.
Os cuidados subsequentes da colheita devem incluir os seguintes pontos agrotécnicos.
A rega é realizada com moderação. Em nenhum caso deve formar-se humidade nas camas. Antes da fase de frutificação ativa, os arbustos devem ser regados uma vez por semana. 10 litros são consumidos por 1 m2. Após a formação dos ovários, a irrigação é realizada a cada 2-4 dias, e 15 litros cairão em 1 m2.
O afrouxamento é realizado a cada 2-4 dias. O procedimento pode ser combinado com rega ou realizado após a chuva. O afrouxamento vale a pena com cuidado. Junto aos arbustos, a profundidade não deve ultrapassar 5 cm, e entre as filas pode ir mais fundo até 15 cm.
Você pode aplicar cobertura morta à vontade. A cobertura morta ajudará a umidade a permanecer no solo um pouco mais. Mas com o regime de irrigação, vale a pena considerar a cobertura morta e, antes do procedimento, verificar a profundidade da secura da terra.
Se a área selecionada não estiver suficientemente iluminada pelo sol, os arbustos devem ser um pouco ralados para que os frutos recebam a luz solar.
Para as abobrinhas, bastam 3 molhos por temporada. O primeiro - durante a formação dos botões, depois na época da floração e após o ovário do fruto. A cobertura é aplicada após a rega para evitar queimaduras nas raízes.
Resistência a doenças e pragas
Na maioria das vezes, infecções fúngicas aparecem devido ao fato de que os cuidados adequados com a cultura não foram seguidos.
A peronosporose é uma doença comum da abóbora. Manchas brancas arredondadas aparecem nas folhas. Com o tempo, eles podem começar a escurecer e ocupar mais espaço. Depois que as copas começam a se desintegrar, apenas os cortes permanecem. Na luta contra o fungo, você pode usar uma suspensão de "Tsineb" ou "Oksikhom".
A antracnose aparece nas partes aéreas da abóbora. Manchas impressas na superfície da fruta são de cor rosa pálido. Mais tarde, manchas amarelo-acastanhadas serão visíveis nas folhas. A placa da folha começará a rachar, enrolar e morrer. Você pode lutar contra isso com líquido Bordeaux ou suspensão Hom.
O ácaro-aranha suga o suco dos arbustos. Pode ser combatido com as drogas "Iskra", "Confidor" e "Phosbecid".