- Ano de aprovação: 1986
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- O período da germinação à colheita: 51 dias
- Descrição da planta: sem filmagens
- Sai: pentagonal, grande, dissecado, verde escuro
- Forma de fruta: cilíndrico, correndo em direção ao talo
- Cor de fruta: verde escuro, salpicado, verde claro
- Cor da polpa: Branco
- Polpa (consistência): suculento, denso, crocante, macio
- Peso da fruta, kg: 0,89
De todas as espécies de abobrinhas existentes, Tsukesha assume posições de liderança tanto em rendimento quanto em grau de utilidade para o corpo humano. Essas abobrinhas contêm uma quantidade significativa de oligoelementos. Além disso, eles têm uma qualidade de conservação fenomenal e, em seus cuidados, são claramente despretensiosos.
História de criação
Tsukesha surgiu como resultado da cooperação entre especialistas nacionais e ucranianos. Incluída no Registro do Estado em 1986 como cultura para cultivo em estufas e em solos abertos. Cultivado nas regiões Central, Médio Volga e Extremo Oriente.
Descrição da variedade
Esta variedade de maturação precoce pertence à família das abobrinhas e é cultivada de forma produtiva em locais com condições climáticas moderadas. A cultura é extremamente compacta e adequada para pequenas casas de veraneio.
Os frutos da cultura são mais macios que os da abobrinha comum. Podem ser consumidos mesmo crus, pois são facilmente absorvidos sem estimular reações alérgicas. Contêm uma quantidade significativa de vitaminas e minerais, sendo um produto dietético reconhecido.
As vantagens da cultura incluem:
- nível de rendimento muito alto;
- amadurecimento precoce;
- um alto grau de maciez de consistência;
- compactação de arbustos;
- versatilidade no uso, transportabilidade e qualidade de conservação a longo prazo (até 7 meses).
Desvantagens:
- exatidão para irrigação regular e boa iluminação;
- alto nível de sensibilidade a transplantes.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Os arbustos da cultura são pequenos, fracamente ramificados, com um caule principal curto, não possuem cílios laterais. Os caules no solo não se espalham, ocupando pouco espaço. As folhas são verde-escuras, cinco dedos, grandes, fortemente dissecadas. Nas folhas, há padrões que consistem em manchas acinzentadas típicas. As lâminas das folhas são ásperas. As flores são grandes, brilhantes, com tons de açafrão. As flores bissexuais são formadas em um arbusto, então não há problemas com a polinização.
Os frutos crescem com uma cor verde escura intensa e pequenas manchas verdes claras que aparecem à medida que amadurecem. A casca é lustrosa, fina, mas firme. Abobrinha de configuração cilíndrica correta, afilando-se em direção ao caule. Eles têm cerca de 40 cm de comprimento, até 12 cm de diâmetro e pesam até 0,89 kg. No entanto, já podem ser retirados quando atingem um comprimento de 12-15 cm e um peso de cerca de 200 G. As sementes são pequenas e macias. A consistência é suculenta, sonora crocante, de cor branca, capaz de manter a sua forma sem se transformar em mingau durante a fervura e estufagem. O processo de frutificação é amigável.
Objetivo e gosto
Os frutos da cultura são de uso universal, têm excelentes propriedades gustativas.
Termos de amadurecimento
A cultura tem maturação precoce, o tempo desde a germinação até a colheita dos frutos é de 51 dias. A frutificação é sincrônica e abundante.
Produção
O rendimento médio é de 11,0-12,0 kg / sq. m.
Crescendo e cuidando
Os jardineiros observam a exatidão da cultura para uma irrigação competente e sistemática. Além disso, a cultura tem uma atitude negativa em relação ao ressecamento do solo, principalmente durante o período de floração e durante a formação e amadurecimento dos frutos. Com a falta de iluminação, o rendimento cai sensivelmente. A abóbora é extremamente negativa sobre o transplante. O esquema de plantio padrão é de 70x70 cm e deve ser plantado após as raízes, tomates, cebolas e leguminosas.
Para o plantio de safras, utiliza-se tanto o método de mudas quanto a semeadura por sementes. O último método é mais lucrativo, uma vez que a cultura está amadurecendo precocemente. O solo para o plantio é preparado com antecedência. Para este propósito, turfa e estrume (1: 1) são introduzidos durante a escavação na primavera. Em seguida, adicione solo nutriente (camada de até 30 cm), que é derramado com água quente e coberto com um filme. Após cerca de 24 horas, quando o solo aquece até + 15 ° C, começa a semeadura.
A semeadura das mudas é realizada em abril, em taças de turfa. As mudas plantadas nos canteiros são cobertas por um tempo com um pano não tecido. Eles removem o abrigo após a adaptação total dos arbustos às novas condições. Jardineiros experientes observam que as abobrinhas cultivadas pelo método de mudas são armazenadas de maneira pior do que aquelas cultivadas com sementes plantadas diretamente nos canteiros.
As sementes são semeadas em solos abertos de 25 de maio a 10 de junho. Para isso, são feitos furos de até 3 cm de profundidade. As sementes colocadas são cobertas com solo solto, irrigadas e uma lona de filme é instalada na plantação. Elimine-o após a emergência de brotos e estabilização de clima quente.
A cultura requer 1 alimentação por temporada. Durante o período de floração, os arbustos são irrigados (sob as raízes) com matéria orgânica líquida (1 kg de esterco por 10 litros de água), que é mantida previamente por 24 horas. Quando ocorre o primeiro ovário, as abobrinhas são retiradas quando atingem 15 cm, e os frutos subsequentes começam a amadurecer mais rapidamente e atingir tamanhos grandes.
Requisitos de solo
Em geral, a cultura é despretensiosa em relação ao substrato. Para mudas, uma composição universal adquirida é bastante adequada para ela. Mas você mesmo pode preparar o substrato, misturando húmus, grama nutritiva, massa de serragem podre e lascas de turfa (2: 2: 1: 1). O substrato deve ser desinfetado. A planta percebe negativamente solos ácidos.
Resistência a doenças e pragas
Os insetos nocivos praticamente não se demoram nos arbustos. As doenças típicas da abobrinha aparecem exclusivamente durante as epidemias.
Uma cultura pode estar exposta a doenças por culpa dos jardineiros ou em caso de infestações de pragas:
- com o constante alagamento do solo e irrigação com água fria, aparece a podridão, é tratada com fungicidas;
- em caso de invasão de lagartas ou pulgões, os arbustos devem ser tratados com infusões, inclusive cinza de madeira com pó de dente ou decocção de pimenta;
- quando ocorre a bacteriose, os arbustos são borrifados com uma solução de líquido bordalês.
A desvantagem comum a todos os tipos de abobrinha é sua predisposição à infecção de podridão radicular. O primeiro sinal dessa patologia é o aparecimento de fissuras nos caules e raízes nuas. Para eliminar a doença, as raízes abertas das plantas são cobertas com solo seco de gramado tratado com cinzas.