- Autores: Jolanda Kouters
- Sinônimos de nomes: Ardendo 174
- Ano de aprovação: 2011
- Termos de amadurecimento: maturação precoce
- O período da germinação à colheita: 40-45 dias
- Descrição da planta: compacto
- Sai: grande, verde com manchas de média intensidade, médio dissecado
- Forma de fruta: em maturação técnica clavate
- Cor de fruta: verde claro com padrão de pontos
- Cor da polpa: luz verde
Poucas pessoas sabem que a simples abobrinha que pode ser vista em qualquer local vem, na verdade, do México. Mas ele se enraizou perfeitamente em nossa terra, em nosso clima. E isso é facilitado pelas conquistas da criação moderna. O híbrido holandês Ardendo merece atenção. Este tipo compacto e espesso de abobrinha é capaz de dar frutos em grandes quantidades em quase qualquer clima.
História de criação
A famosa empresa agrícola holandesa Enza Zaden cria híbridos e variedades de hortaliças desde 1938. A autora da abobrinha Ardendo é Jolanda Kouters. Em 2008, foi apresentado um pedido de admissão e, após os ensaios de variedades conduzidos em 2011, uma variedade híbrida chamada Ardendo 174 (Ardendo 174) foi incluída nas listas do registo estadual e autorizada para cultivo na região do Cáucaso do Norte.
Descrição da variedade
Abobrinha Ardendo é um híbrido de frutos brancos de alto rendimento com excelentes qualidades. Tem uma excelente apresentação. Esses fatores, assim como a frutificação a longo prazo, garantem a popularidade da cultura. Ele também tem uma alta resistência à maioria das doenças, bem como uma resistência significativa ao estresse.
Características do aparecimento de plantas e frutos
Ardendo é uma planta arbustiva pequena e compacta. A folhagem é grande, as placas verdes com dissecação média apresentam manchas visíveis.
Os frutos de abobrinha em fase de maturação técnica apresentam formato em clavícula, são levemente nervurados, coloridos em tons verdes claros, nota-se um padrão em forma de pontos na superfície. A abobrinha tem comprimento e diâmetro médios. O peso médio de cada fruta é de 500 a 600 gramas e o comprimento é de 17 a 19 centímetros.
Objetivo e gosto
Os frutos Ardendo são caracterizados por uma polpa verde clara e o seu sabor é considerado excelente. A composição da fruta contém:
- matéria seca - 5,0-5,1%;
- açúcar total - 2,7-2,9%.
As sementes dentro do fruto são de tamanho médio, de formato elíptico, de cor creme. O produto é utilizado na cozinha caseira, em todos os tipos de processamento e também fresco.
Termos de amadurecimento
Híbridos Ardendo de maturação precoce podem surgir em 40-45 dias, se você contar desde a germinação até a colheita. O híbrido frutifica por muito tempo.
Produção
A produção de frutos da abobrinha Ardendo varia em função da região de cultivo e das características climáticas, variando de 497 a 1452 c / ha. Ao mesmo tempo, o rendimento de 1 metro quadrado é de 5 a 14 kg.
Crescendo e cuidando
As abobrinhas da variedade híbrida descrita toleram tanto altas quanto baixas temperaturas igualmente. A cultura descrita é exigente para rega, posterior soltura, bem como cobertura. Você deve aderir ao padrão de aterrissagem de 60 x 60 centímetros.
Na primavera, é possível usar abrigos de filme. A melhor época de semeadura é maio. No verão, você pode plantar a variedade híbrida em canteiros abertos. Com o método de mudas, as sementes são plantadas em abril.Além disso, as mudas cultivadas são transferidas para canteiros abertos no início de junho, quando 2-4 folhas são formadas.
Como já mencionado, a rega deve ser regular e abundante, principalmente na fase de frutificação. Despeje um líquido quente sob a raiz. Se necessário, as plantas precisam ser batidas. Com um grande crescimento do arbusto, é necessário retirar folhas grandes para criar um influxo de luz solar, bem como de nutrientes para os ovários.
É necessário colher 1-2 vezes por semana, o que ajuda na formação e no desenvolvimento de todos os novos ovários.
Resistência a doenças e pragas
A variedade híbrida Ardendo é resistente a muitas doenças das plantações de abóbora, tais como:
- oídio;
- míldio;
- vírus do mosaico do melão;
- vírus do mosaico amarelo.
No entanto, não devemos esquecer a prevenção da cultura. Portanto, durante a estação de crescimento, a planta deve ser tratada com remédios populares como:
- infusão de folhas de alho;
- soro de leite.