Tudo sobre mudas de abobrinha
Abobrinha é um vegetal popular cultivado por muitos jardineiros. A sua manutenção é despretensiosa e adequada para a preparação de muitos pratos. Para que os frutos desta planta tenham tempo de amadurecer antes do início do frio, as plantas já cultivadas são plantadas em campo aberto nas regiões frias.
Com o que se parece?
Mudas de abobrinha geralmente aparecem 3-6 dias após o plantio das sementes no solo. A folhagem que pode ser vista nesta época é em forma de grãos de abóbora. Nos primeiros dias, as mudas parecem muito claras. Neste momento, parece a muitos jardineiros que as plantas estão muito fracas, o que significa que não vão conseguir crescer e ficar mais fortes. Mas, sob os raios do sol, as mudas rapidamente ficam verdes.
Os rebentos jovens são muito semelhantes às mudas de abóbora. Isso não é surpreendente, porque essas plantas pertencem à mesma espécie. No futuro, as folhas mudam um pouco de formato e as próprias mudas são arrancadas.
Crescente
É muito simples cultivar mudas de abobrinha em casa. Dicas simples de pessoas mais experientes ajudarão os jardineiros novatos com isso.
Preparação
Primeiro você precisa preparar sementes, solo e recipientes nos quais as mudas verdes serão cultivadas. Existem várias maneiras de plantar sementes de abobrinha.
-
Em contêineres. Muitos jardineiros preferem esse método porque semear as sementes em um recipiente grande é mais conveniente do que em xícaras pequenas. Além disso, é mais fácil transportar de um lugar para outro. A única desvantagem desse tipo de plantio é que as plantas precisam de uma colheita. Após duas semanas, as mudas são cuidadosamente retiradas do solo e transplantadas para vasos separados. Ao mesmo tempo, os jardineiros se livram das mudas fracas.
- Recipientes individuais... Para não colher, as plantas podem ser plantadas em xícaras, vasos ou contêineres especiais de turfa. Alguns jardineiros até usam potes de iogurte ou suco vazios para plantar plantas. Se você cultivar mudas dessa maneira, elas serão menos danificadas.
- Caracóis de papel. Outra maneira incomum de cultivar sementes de abóbora é usando caracóis de papel. Para isso, você pode usar um saco plástico e uma camada de papel higiênico. Eles são cortados em tiras de 10 centímetros de largura e empilhados uns sobre os outros. Depois disso, a superfície do papel é borrifada com água morna de um borrifador. As sementes são espalhadas sobre uma base úmida. Em seguida, a base preparada é torcida firmemente e enviada para um recipiente com água. Após as primeiras folhas da planta aparecerem na superfície do “caracol”, é necessário mergulhar. Isso geralmente acontece após 3-5 dias.
Com antecedência, você precisa preparar um solo nutritivo. Você pode comprar mistura de solo em uma loja de jardinagem ou prepará-la você mesmo. Para preparar o solo, a turfa deve ser misturada com húmus e nutrientes do solo na proporção de 2: 1: 1.
Também vale a pena adicionar uma pequena quantidade de serragem seca a esta mistura. Depois disso, é importante desinfetá-lo. Para fazer isso, ele deve ser derramado com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Depois disso, você precisa decidir sobre uma variedade adequada. Jardineiros novatos devem prestar atenção às variedades que são populares na Rússia e no exterior.
-
"Aeronauta". É uma planta arbustiva compacta. Seus frutos são suaves. Eles são de cor verde escuro. A superfície da fruta é coberta por pontos claros. Esta variedade tem alto rendimento. É por isso que a planta é muito popular entre os jardineiros.Você pode cultivar essa abobrinha tanto em campo aberto quanto em estufas.
- "Branco". A maioria dos jardineiros ama essa variedade por sua despretensão. Os frutos que aparecem nos arbustos amadurecem muito rapidamente. Eles são de forma oval e de cor clara. Eles podem ser usados para preparar refeições frescas ou conservar.
- "Amarelo frutado"... Esta é uma das primeiras variedades de abobrinha. As plantas produzem frutos cilíndricos amarelos. Eles têm um sabor agradável. Eles também são ricos em caroteno. Portanto, eles são freqüentemente introduzidos na dieta das crianças.
- "Preto bonito". Os arbustos de abóbora para adultos são de tamanho compacto. Eles podem crescer em quase todas as condições. Os frutos se destacam pela cor escura, quase preta. Ao mesmo tempo, sua carne é branca e muito macia. Você pode usar essas frutas tanto para preservação quanto para preparar deliciosos pratos de verão.
- "Kavili"... É uma das primeiras variedades híbridas de medula óssea. Seus frutos são retos, verdes claros. A polpa dessas abobrinhas é muito macia. Essas abóboras são altamente resistentes às doenças mais comuns.
As sementes para a semeadura também precisam ser preparadas de maneira adequada. Este processo consiste em várias etapas principais.
-
Calibration... Em primeiro lugar, você precisa inspecionar o material de plantio e selecionar as sementes que parecem saudáveis. Não semeie grãos danificados. Eles não vão brotar de qualquer maneira. Não deve haver manchas escuras ou traços de mofo ou podridão na superfície da semente. Os grãos saudáveis devem ser colocados em um copo de salmoura. As sementes que flutuam também devem ser jogadas fora. Os grãos que ficam no fundo devem ser bem enxaguados em água corrente e depois secos.
-
Absorver... Para fazer os grãos germinarem mais rápido, as sementes são embebidas em soluções estimulantes. Você pode comprar algo adequado em qualquer loja de jardinagem. Sob a influência de tais drogas, a pele forte das sementes de abóbora amolece. Portanto, os brotos aparecem muito mais rápido.
-
Germinação... Outra boa maneira de acelerar o crescimento das sementes é germiná-las em um pano úmido ou gaze. Normalmente, eles são deixados lá por 1-3 dias. Nesse momento, eles devem estar em uma sala quente.
Raízes brancas aparecem nas sementes nascidas. Tendo as notado, as plantas podem ser plantadas no solo.
Se as sementes compradas forem usadas para o plantio, elas não precisam de preparação adicional. Os pacotes indicam que já foram pré-processados.
Aterrissagem
Você não deve ter pressa em plantar sementes de abobrinha. Se forem semeadas muito cedo, as mudas crescerão cedo e terão tempo de enfraquecer antes de serem transplantadas para o local. Na região central da Rússia e na região de Moscou, o plantio de sementes geralmente é feito em maio ou abril. Nas regiões do norte, esses termos são ligeiramente alterados. Eles começam a preparar as mudas lá na segunda quinzena de maio. Na hora de escolher a época ideal para o plantio das sementes, vale lembrar que devem se passar pelo menos 20 dias antes que as mudas sejam plantadas a céu aberto.
As sementes podem ser plantadas em vasos de turfa imediatamente. Mas os copos ou recipientes devem ser pré-tratados com uma solução de permanganato de potássio... Além disso, vale a pena fazer pequenos orifícios na parte inferior. Em seguida, os recipientes precisam ser preenchidos com terra. Depois disso, você pode plantar sementes no solo.
Você precisa fazer uma pequena depressão no solo. Um grão germinado é colocado nele. Se as sementes não germinaram previamente, duas sementes são colocadas em cada recipiente. Não é necessário enterrá-los muito no solo. Isso fará com que germinem por muito tempo. Tendo coberto as sementes com uma fina camada de solo, o recipiente deve ser coberto com uma película transparente. Isso irá acelerar bastante o processo de germinação das sementes.
Mudas de abobrinha podem suportar temperaturas de até 25 graus. Normalmente, nas condições certas, as mudas aparecem em poucos dias.
Após a germinação, os recipientes devem ser movidos para um local bem iluminado. Normalmente, as mudas em copos ou vasos são deixadas no parapeito da janela.
Rega
Mudas de abobrinha são muito hidratantes. Para cultivar plantas saudáveis, as mudas jovens precisam ser regadas regularmente. Apenas água quente é usada para isso. Eles derramam pela raiz. Se a temperatura da água for muito baixa, as raízes das plantas podem apodrecer. Não vale a pena molhar demais as plantas. Isso também pode levar à podridão das raízes.
Top curativo
Como as mudas jovens estão se desenvolvendo ativamente, elas precisam de uma grande quantidade de nutrientes para o desenvolvimento normal. Portanto, as mudas certamente devem ser alimentadas. Faça isso duas vezes.
Pela primeira vez, os fertilizantes são aplicados ao solo depois que os primeiros brotos aparecem. Neste momento, você pode processar as plantações com matéria orgânica. Para fazer isso, o verbasco é criado em uma proporção de 1 para 10. A solução resultante é regada com verduras jovens. Este método de alimentação tem uma desvantagem significativa. Por muito tempo, um odor desagradável emana dos recipientes com mudas. Portanto, quem cultiva abobrinha em apartamento ou casa deve substituir os fertilizantes orgânicos por outros comprados.
Para fazer isso, você pode usar uma ferramenta chamada "Efeito". Vale a pena alimentar as mudas após regá-las com água morna.
Após mais 10 dias, as mudas são alimentadas uma segunda vez. Nesta fase, você pode usar fertilizantes minerais. No intervalo entre as mamadas, os recipientes devem ser tratados com qualquer estimulante de crescimento. Se você alimentar as mudas corretamente, elas crescerão saudáveis e fortes.
Pouso em terreno aberto
Antes de plantar plantas em terreno aberto, as plantas são endurecidas. Isso deve ser feito da maneira usual. Recipientes com rebentos jovens são simplesmente levados para a rua por vários dias. No início, as mudas ficam lá por muito pouco tempo. No futuro, a quantidade de tempo gasto ao ar livre aumentará.
O plantio da abobrinha deve ser feito de manhã ou à noite. Os dias nublados são os melhores para este procedimento. O processo de plantio consiste em várias etapas.
-
Para começar, pequenos orifícios são feitos em solo escavado solto. Eles devem estar localizados a uma distância razoavelmente grande um do outro.
-
Em cada uma delas é colocada uma muda.... Se as plantas forem cultivadas em vasos de turfa, elas podem ser enterradas no solo junto com as mudas. Esses recipientes se decompõem rapidamente. Portanto, eles não interferem no desenvolvimento da raiz.
-
Apoiando o caule da planta, suas raízes devem ser cuidadosamente cobertas com terra.... Em seguida, o solo precisa ser levemente socado. Não enterre muito as raízes da planta. Se você plantar mudas de abóbora em uma profundidade maior, elas se desenvolverão mais lentamente.
-
Em seguida, a planta precisa ser bem regada. Cerca de um litro de água é derramado sob uma planta. Se o solo na área for pobre, você também pode adicionar uma pequena quantidade de cobertura. É melhor usar uma mistura de fertilizantes orgânicos e minerais.
Para que as plantas se desenvolvam bem, elas precisam ser plantadas no lado ensolarado do local. Além disso, cada muda deve ter espaço livre suficiente para o desenvolvimento, pois à medida que amadurecem os arbustos vão crescer fortemente. É benéfico plantar abobrinha ao lado de viburno, ameixa ou groselha. Nesse caso, é importante garantir que as plantas não sombreiem as mudas jovens.
Na hora de escolher um local para o plantio de abobrinha, também vale a pena considerar quais serão seus "vizinhos".
Como regra, as mudas jovens são colocadas ao lado de repolho, batata ou tomate. Você também pode plantar salsa perto da horta.
Após o plantio em terreno aberto, as mudas também precisam de cuidados adicionais. Você deve prestar atenção aos procedimentos a seguir.
-
Rega... Mudas transplantadas para um local de crescimento permanente devem ser regadas regularmente. Você precisa derramar água pela raiz. É importante garantir que a terra não seja lavada. O sistema radicular deve ser sempre coberto com uma camada de solo. Durante o período de frutificação das plantas, é recomendável aumentar a frequência de rega. Nesse caso, a abobrinha ficará grande e saborosa.
-
Capina... Para evitar a formação de uma crosta seca no solo, as plantas devem ser removidas e removidas regularmente. Se o solo for claro e arejado, a umidade e os nutrientes fluirão para as plantas mais rapidamente. O processo de capina também remove todas as ervas daninhas que interferem no desenvolvimento normal da abóbora. Duas ou três vezes por temporada, os arbustos devem ser batidos. Isso é feito pela primeira vez depois que 5 folhas inteiras aparecem na planta.
-
Top curativo... Para fertilizar a abobrinha, geralmente é usado fertilizante orgânico. O chá de ervas é mais adequado para esse propósito. Para sua preparação, o barril é preenchido com verduras por um terço. Depois disso, é despejado com água morna. O recipiente com ervas é deixado em local aquecido por uma semana. Durante este tempo, seu conteúdo é mexido regularmente. Alimentar as plantas cultivadas a partir de mudas com esses produtos permite que você obtenha uma rica colheita de frutas saborosas.
-
Tratamento de camas... Para proteger as abobrinhas jovens de pragas e doenças diversas, uma semana após o transplante das mudas, os canteiros são tratados com mistura de Karbofos e Bordeaux. Este procedimento não prejudica a cultura de forma alguma.
Se você fizer tudo certo, depois de algumas semanas, frutos grandes e com polpa saborosa aparecerão nos arbustos.
Possíveis problemas
No processo de cultivo de mudas de medula, os jardineiros costumam enfrentar vários problemas.
-
As mudas estão crescendo. As mudas que cresceram demais tornam-se pálidas e fracas. Isso geralmente acontece quando a sala está muito escura. Portanto, é recomendável deixar as mudas em uma sala bem iluminada. O aumento da temperatura do ar também pode provocar uma rápida retirada das mudas. Se as mudas forem dramaticamente alongadas, elas devem ser transferidas para um local fresco. Isso beneficiará as mudas jovens.
-
Mudas florescem antes do tempo... Se as sementes foram plantadas muito cedo, as mudas podem florescer no momento em que são plantadas. Primeiro, pequenos botões verdes aparecerão neles. Então as flores desabrocharão. Se isso ainda acontecer, as mudas terão que ser plantadas no jardim em um futuro próximo. Recomenda-se cortar flores antes de plantar. Alguns dias após o plantio, as mudas se adaptam às novas condições e florescem novamente.
-
As mudas ficam amarelas e murcham... Isso geralmente é devido à falta de nitrogênio no solo. Alimentar a planta com uréia ajudará a corrigir essa situação. Em alguns casos, as folhas das mudas jovens ficam amarelas devido à irrigação inadequada. Portanto, é necessário regar as plantas com bastante frequência, não usando água muito fria para isso.
-
A morte de mudas após o plantio no local... Na maioria das vezes, isso se deve ao fato de que as plantas foram transplantadas muito cedo. Mudas de abobrinha não resistem ao frio. Se os verdes estiverem congelados, será impossível salvá-los. As folhas das abobrinhas jovens ficam brancas, as próprias mudas caem no chão. Depois de um curto período, todas as mudas morrem.
Usando essas dicas simples, qualquer jardineiro pode cultivar mudas de abobrinha.
O comentário foi enviado com sucesso.