Plantando abobrinha em terreno aberto

Contente
  1. Cronometragem
  2. Onde é melhor plantar?
  3. Preparação do canteiro
  4. Como preparar o material de plantio?
  5. Como plantar corretamente?
  6. Cuidados de acompanhamento

A abobrinha é um vegetal popular entre os residentes de verão russos, a partir do qual o famoso caviar de abobrinha e muitos outros deliciosos pratos dietéticos são preparados. Mas antes de mimar a si e aos seus entes queridos com panquecas de abóbora e caçarolas, você precisa descobrir como cultivar esse vegetal da maneira adequada. Este artigo se concentrará no plantio de abobrinhas em terreno aberto.

Cronometragem

A pátria dessas frutas de dar água na boca é o quente México. Portanto, o plantio de abobrinhas em campo aberto deve ser feito em uma época em que o período de geada já passou definitivamente. Nas regiões quentes do sul, você pode fazer isso na primavera, em meados de abril, e nos Urais, na Sibéria e na faixa do meio - no final de maio ou junho. Para maior precisão, muitos residentes de verão preferem calcular dias favoráveis ​​para a semeadura de acordo com o calendário lunar.

Este método não é científico, mas é bastante eficaz e foi testado por muitas gerações.

A abobrinha amadurece rapidamente: a primeira safra pode ser colhida de 1 a 1,5 meses após o plantio de mudas ou sementes. Com os devidos cuidados, a planta frutifica por muito tempo, até outubro. As últimas abobrinhas são retiradas da horta pouco antes do início do frio.

Onde é melhor plantar?

A área de cultivo de abobrinha deve ser aberta e ensolarada. Com luz insuficiente, a floração diminui e os frutos ficam muito pequenos - apenas 2-3 centímetros de comprimento.

Além disso, ao escolher um local para a abobrinha, é importante levar em consideração o princípio da rotação de culturas. Esta planta tem um sistema radicular poderoso que retira muitos nutrientes do solo, por isso a abóbora não deve ser plantada no mesmo local várias vezes seguidas. A abobrinha se sente mais confortável em áreas onde tomates, repolho, berinjela, batata, alho, cebola ou leguminosas cresceram no ano passado. Mas no lugar onde havia pepinos, abóboras, melancias e melões, é melhor plantar outra coisa.

Preparação do canteiro

Canteiros de abobrinha são preparados desde o outono... Primeiro, você precisa libertar o solo dos restos de plantas anteriores. Após 7 a 10 dias, o solo é cavado a uma profundidade de 20 a 30 cm para saturá-lo com oxigênio e destruir as ervas daninhas. Nesse caso, os torrões de terra devem ser deixados intactos. Em seguida, você precisa fertilizar os canteiros futuros. Para isso, fertilizantes orgânicos (composto, esterco, fezes de frango) são usados ​​em combinação com fertilizantes minerais: sulfato de potássio, superfosfatos. Cinzas de madeira também servem. Ele contém dezenas de elementos químicos úteis para as plantas, incluindo potássio, cálcio, fósforo, sódio e silício.

A abobrinha, como todas as plantas da família da abóbora, adora solos férteis com acidez neutra. Se o terreno no local for muito ácido, é necessário nivelá-lo com cal, distribuindo 200-400 g de cal por 1 metro quadrado.

No entanto, cal e orgânicos não podem ser usados ​​juntos. Nesse caso, é melhor fertilizar na primavera.

Com o início do calor, a terra é escavada até um quarto da profundidade da escavação de outono e fertilizantes orgânicos e minerais são novamente aplicados. Formando os canteiros, eles formam cristas de 20-30 cm de altura e um metro de largura. Os lados norte das cristas devem ser íngremes e os do sul devem ser suaves, para que os canteiros sejam mais bem aquecidos ao sol.

Como a abobrinha é uma cultura do sul, é mais eficiente cultivá-la em canteiros isolados. Para fazer essa cama com suas próprias mãos, você precisa cavar um sulco de 30-40 cm de comprimento, enchê-lo com composto e preenchê-lo com terra com uma lâmina em cima.Se a região estiver fria, você pode isolar adicionalmente cada cova de plantio. Para isso, é preciso cavar buracos com 30 cm de profundidade, preenchê-los com restos de plantas, cobri-los com terra, formando montículos de 15 cm, e fazer buracos no topo dos montes.

Como preparar o material de plantio?

O primeiro passo é desinfetar as sementes, principalmente se forem coletadas sozinhas. Para isso, as sementes são embebidas em solução saturada de permanganato de potássio a 1% por 20 minutos, depois lavadas e colocadas em gaze ou algodão úmido morno.

Assim que as sementes incham, elas são congeladas a uma temperatura de 0 graus por dois dias, após os quais são aquecidas ao sol por uma semana. Em seguida, germinar em gaze. Depois de bicar a raiz, as sementes são transplantadas para pequenos recipientes para mudas ou, se a temperatura externa for suficientemente quente (+12 e acima), são colocadas imediatamente em terreno aberto.

É melhor usar potes de turfa. São feitos de material biodegradável ecologicamente correto, de forma que as plantas podem ser transplantadas para o jardim diretamente na xícara, sem medo de danificar as delicadas raízes durante o transporte.

Você pode comprar terra para vasos de mudas na loja ou pode prepará-la você mesmo. Para fazer isso, você precisa pegar 1 parte de serragem, 2 partes de cinza e composto, bem como 6 partes de turfa, misturar bem e fertilizar com nitrato de amônio e sulfato de potássio. O solo é previamente desinfetado com permanganato de potássio ou calcinado no forno. Antes de plantar as sementes, ela deve estar levemente morna, solta e bem hidratada.

Como plantar corretamente?

Recomenda-se plantar material de plantio no solo em dias nublados, de manhã cedo ou ao entardecer, próximo ao pôr do sol. Isso pode ser feito de duas maneiras: por sementes ou mudas. Cada método tem suas próprias regras e características.

Sementes

O plantio de sementes é realizado apenas quando os primeiros 10 centímetros do solo aquecem até +13, e a temperatura à noite ficará acima de +7... Para conservar o calor, pode-se cobrir os canteiros com fibra de fibra ou fazer uma mini-estufa para cada buraco de uma garrafa de plástico cortada.

Se o solo no local estiver úmido o suficiente, as sementes são semeadas não muito profundamente, 3-4 centímetros, e se normal, então colocadas a uma profundidade de pelo menos 7 cm. A distância entre os plantios deve ser de cerca de 50 cm... Coloque duas sementes em um buraco. Assim que a primeira folha aparece, o broto mais frágil é removido.

Mudas

Uma semana antes do transplante, as mudas são endurecidas. Para isso, durante o dia, vasos com mudas são levados ao ar livre, a partir de 1 a 2 horas e aumentando gradativamente o tempo da “caminhada”. As mudas são fertilizadas duas vezes: no início do desenvolvimento e 5-6 dias antes de irem para o jardim. Para fazer isso, use uma solução de esterco (1:15) ou formulações adquiridas como "Kemira Lux".

A colheita das mudas é feita diretamente com a terra do recipiente. Neste caso, a distância entre as mudas deve ser um pouco maior do que no caso das sementes - 60-70 cm.

É necessário transplantar os brotos em solo úmido, solto e bem fertilizado até uma profundidade de 5-6 cm. Após o transplante, o solo é nivelado sob a raiz, regado e coberto com serragem ou feno. Para evitar a perda de calor, as mudas devem ser cobertas com papel alumínio.

Os residentes de verão iniciantes costumam ter problemas como mudas crescidas demais. Você pode corrigir esse descuido dobrando cuidadosamente o caule em um laço e polvilhando-o por cima com uma camada de terra. Ou então, os buracos são cavados um pouco mais fundo do que o normal e os brotos são imersos no solo até as folhas do cotilédone em um ângulo de 45 graus.

Cuidados de acompanhamento

As abobrinhas são plantas despretensiosas. Tudo o que eles precisam é de água quente e rega regular e moderada. No entanto, seu cultivo inclui várias sutilezas.

A rega após o plantio de sementes / mudas em terreno aberto deve ser realizada apenas com água morna (pelo menos 22 graus). Caso contrário, os ovários do caule começarão a apodrecer. Regue a planta pela raiz, evitando a humidade nas folhas.Antes da floração, rega-se uma vez por semana, durante a frutificação - duas a três vezes por semana.

É preciso soltar o solo onde a abobrinha cresce com muito cuidado, pois a cultura da abóbora tem raízes extremamente delicadas que ficam rente à superfície.

A complexidade também está no fato de o solo ser coberto pelos brotos da planta. Esse problema pode ser evitado cobrindo o solo em tempo hábil com uma mistura de turfa, serragem e húmus.

Para fornecer aos arbustos acesso ao sol, as folhas inferiores maiores são removidas de tempos em tempos. Além disso, assim que começam a aparecer as primeiras inflorescências, a abobrinha é pinçada, ou seja, a parte superior dos brotos é retirada. Isso é feito para que, após a retirada do ponto de crescimento, a planta comece a formar novos brotos fortes e traga mais colheita.

É impossível cultivar frutos grandes, bonitos e saudáveis ​​sem uma alimentação adequada. A primeira alimentação é realizada duas semanas após o plantio do material no solo. Isso é feito com as preparações "Effecton" ou "Agrícola". A segunda alimentação é realizada no início da floração com uma solução de esterco de vaca ou Forward.

E, finalmente, pela terceira vez, as abobrinhas são alimentadas com o preparado "Bud" ou com o fertilizante húmico líquido "Peter Pit" durante o período de frutificação ativa. Toda a fertilização é realizada após a rega.

Para atrair insetos polinizadores, a abobrinha pode ser borrifada com água doce. Plantar capuchinhas, calêndulas e malmequeres ao lado dos canteiros é uma boa ideia. Além de atrair abelhas, essas flores também repelem pragas. Você também pode substituir flores por ervas aromáticas: hortelã, erva-cidreira, borago.

Plantar abobrinha em campo aberto tem suas próprias dificuldades. Erros neste assunto podem não apenas reduzir a quantidade da colheita, mas também arruiná-la completamente. Mas se você ouvir as recomendações dos especialistas e saber como semear, como plantar mudas e cuidar das plantas, então até um iniciante dará conta do trabalho.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário