Como plantar abobrinha em terreno aberto com sementes?
Muitos jardineiros cultivam abobrinhas. São vegetais saudáveis e saborosos, com os quais se pode preparar uma grande variedade de pratos. Existem muitas maneiras de cultivar esta cultura. No artigo de hoje, aprenderemos como plantar abobrinha em campo aberto com sementes de acordo com todas as regras.
Tâmaras de semeadura
Se estiver planejado o plantio de abobrinhas saudáveis e de alta qualidade na área local, é importante respeitar as datas de semeadura ideais. É importante considerar que os vegetais em questão, como quaisquer sementes de abóbora, são muito termofílicos. Eles não são projetados para solos frios e podem ser gravemente afetados pelo retorno das geadas da primavera. Por esta razão, o momento do plantio em canteiros abertos depende principalmente da temperatura do ar. Dada a termofilicidade das abobrinhas, é aconselhável plantá-las em solo aberto somente depois que os dias quentes estiverem "firmemente" estabelecidos, não haverá a menor ameaça de chegada de geadas.
Ao mesmo tempo, a camada de solo no local deve ser suficientemente aquecida - não inferior a 12 graus Celsius. Para esses parâmetros, o solo deve ser aquecido até a profundidade de pelo menos 8 cm. Na zona central do país, assim como na região de Moscou, um momento confortável para o plantio chega por volta do final de maio - início de junho . Se falamos das regiões do sul, então aqui a cultura pode semear antes das datas indicadas. Nas regiões do norte, os vegetais são plantados posteriormente.
Em qualquer caso, não é recomendável ter pressa para semear mudas nos canteiros. Faz sentido esperar uma semana ou uma semana e meia para ter 100% de certeza de que as mudas não sofrerão.
Onde você pode plantar?
O plantio planejado de sementes de abobrinha deve ser realizado em locais adequados. Além disso, as áreas abertas e suficientemente iluminadas no local são as mais adequadas. As áreas não devem ser sombreadas por edifícios ou cercas circundantes. A sombra excessiva não deve ser criada por árvores muito densas. Além disso, a zona de pouso não deve ser soprada por ventos excessivamente gelados. É importante garantir que o solo de plantio tenha um nível ideal de maciez. A terra deve absorver livremente o líquido, mas não retê-lo.
É permitido escolher o plantio em territórios onde o residente de verão já havia cultivado outras safras, como batata, legumes, cebola, tomate, cenoura e assim por diante. As plantações de abóboras cultivadas anteriormente são proibidas. Além disso, ao escolher um bom local para o plantio de abobrinhas, é preciso levar em consideração o bairro que os espera. Não é altamente recomendável plantar a cultura em questão ao lado de pepinos ou abóboras, pois eles podem ser facilmente polinizados. Vizinhança com melões e melancias, que apresentam as mesmas exigências nutricionais, é indesejável.
Além disso, essas plantas são suscetíveis às mesmas doenças que a abóbora.
Preparação
Se a data de plantio corresponder aos meses permitidos no calendário e for selecionada uma praça adequada na área local, é possível proceder às medidas preparatórias necessárias. O residente de verão precisará preparar adequadamente o solo e o material de plantio para o plantio. São etapas muito importantes do trabalho agrotécnico, não podem ser negligenciadas em nenhum caso.
O solo
É preciso levar em consideração o fato de que a terra para a abobrinha deve ser preparada com antecedência. É melhor fazer isso no outono.O solo deve ser escavado com cuidado. Ao mesmo tempo, a profundidade da escavação deve ser de pelo menos 30 cm. Paralelamente, o residente de verão deve aplicar fertilizantes minerais adequados, além de matéria orgânica de alta qualidade, a cada metro quadrado dos canteiros.
Vamos considerar qual cobertura de cobertura será ideal para diferentes tipos de solo.
- Para solo preto, a seguinte mistura é adequada: 2 kg de serragem, 30 g de superfosfato, 60 g de cinza.
- Em loams você pode usar uma cobertura composta de 2 kg de turfa, serragem e húmus. Também vale a pena fazer 1 colher de sopa. eu. cinzas e superfosfato.
- Em terra arenosa uma mistura de 4 kg de húmus, turfa, serragem, 30 g de superfosfato e cinzas criará raízes bem.
- Quando se trata de turfeiras, então é aconselhável introduzir uma combinação de 2 kg de composto ou húmus, 2 colheres de sopa. eu. cinzas, 1 colher de chá. superfosfato e fosfato de potássio.
Após a aplicação dos componentes fertilizantes, o terreno no local selecionado deve ser nivelado com um ancinho. Além disso, o solo deve ser regado com uma solução composta de fertilizantes complexos. As misturas de Agricola-2 ou Rosa são adequadas. A preparação da camada de solo no território não deve ser apenas outono. Um procedimento correto de primavera também é necessário, envolvendo a introdução de componentes fertilizantes nos canteiros. Para isso, na primavera, a terra é desenterrada e, em seguida, cada metro quadrado é enriquecido com 15 g de nitrato.
Se o solo no local alocado for excessivamente ácido, deve-se aplicar calagem adicional com cinza ou cal. A dosagem de tais misturas de fertilizantes depende diretamente do nível de acidez, portanto é necessário calcular a dosagem com base neste importante parâmetro.
Material de plantio
Antes de plantar as sementes de abobrinha, é extremamente importante preparar adequadamente não só o solo do local, mas também a própria semente. É necessário iniciar os procedimentos preparatórios com a escolha de sementes saudáveis e de alta qualidade. É possível adquirir sementes da variedade ou híbrido selecionado em loja especializada, ou pode-se coletá-las de frutas cultivadas por conta própria no site.
Boas sementes de abobrinha podem permanecer viáveis facilmente por 5-8 anos, mas ainda precisam ser verificadas quanto à germinação antes do plantio. Isso deve ser feito em líquido salgado. Ao mesmo tempo, as mudas devem ser desinfetadas. Para fazer isso, eles devem ser embebidos em uma solução rosa claro de permanganato de potássio. As sementes que flutuarem deverão ser removidas imediatamente e, para o restante, será necessário preparar misturas especiais.
- Quase qualquer formulação pode ser preparada para estimular o crescimento da semente. Cópias de "Humate", "Zircon", "Epin", "Ecosila", "Kornevin" servirão. Nessas misturas, as mudas devem ser mantidas por cerca de 20 minutos.
- Também é permitido o uso de uma solução à base de 1 colher de sopa. eu. cinzas dissolvidas em 1 litro de líquido quente... Em tal mistura, as sementes geralmente são suficientes para sair por 1-2 dias.
Quando o procedimento para embeber as sementes de abobrinha estiver concluído, elas precisarão ser removidas de todas as misturas, enxaguadas com um líquido limpo e, em seguida, embrulhadas em um pedaço de pano umedecido. Essas ações estimularão a germinação das sementes. Neste formulário, eles devem ser deixados por 3-4 dias. Nesse caso, a temperatura do ar deve ser de 22 a 25 graus Celsius. As mudas estarão totalmente preparadas para o plantio no jardim assim que suas pequenas raízes atingirem 1/3 do comprimento das próprias sementes.
Também faz sentido pré-endurecer mudas de vegetais. Esses procedimentos devem ser executados estritamente de acordo com as regras. Para isso, as sementes da cultura devem, alternadamente, ser mantidas em temperatura ambiente, bem como na prateleira inferior da geladeira por 12 horas. Você precisa fazer isso por vários dias seguidos.
Tecnologia de pouso
O plantio de sementes de abobrinha deve ser feito de acordo com um determinado esquema e tecnologia. Vamos entender as principais características da implementação passo a passo dessas obras em campo aberto.
- O terreno nos canteiros deve primeiro ser nivelado... A melhor maneira de fazer isso é usar um ancinho simples.
- Mais no solo, é necessário fazer o aprofundamento... Além disso, eles devem estar a uma distância de 50 cm um do outro. Nos espaçamentos entre linhas, devem ser mantidos espaços de pelo menos 70 cm, sendo fortemente desencorajado deixar distâncias mais modestas, pois se os arbustos forem muito densos, as plantas não conseguem se desenvolver normalmente.
- Alguns moradores de verão acreditam que esquemas de plantio de mudas de abobrinha, de acordo com o qual nas linhas é necessário deixar até 1 m, e nos corredores - 1,5 m, será mais correto.
- Os entalhes para o plantio de abobrinhas devem ser feitos com profundidade não superior a 4 cm, quando se trata de terras pesadas e argilosas. Se o solo for arenoso, então aqui você pode fazer buracos com uma profundidade de até 7 cm. Em cada um desses buracos, você deve adicionar um punhado de húmus e cinzas. Esses componentes são misturados com o solo, após o que 1-2 sementes devem ser colocadas no centro. Os últimos são regados com um líquido quente e terra é borrifada em cima.
- Assim que as mudas de abobrinha germinarem, apenas 1 planta precisará ser deixada na cova... Todo o resto terá de ser removido ou cuidadosamente desenterrado e transplantado para outro local do local.
Semear abobrinha no canteiro é fácil, o principal é manter as distâncias exigidas, usar fertilizantes adequados.
Como cuidar?
Abobrinhas recém-plantadas e germinadas requerem necessariamente cuidados adequados. O residente de verão precisará regar regularmente e em tempo hábil, alimentar as plantas e soltar o solo. Regar a abobrinha é recomendado à noite ou pela manhã. Água morna é melhor para isso. A rega não é permitida a meio do dia de plantio, porque a água irá evaporar rapidamente, deixando as culturas e a mistura de solo secas.
Nos primeiros dias após o surgimento das mudas, o plantio deverá ser regado diariamente, com água em pequenas porções. Assim que os vegetais crescem tanto que as folhas dos arbustos vizinhos começam a se fechar, o esquema de irrigação é alterado. Além disso, eles precisam ser regados diariamente apenas em climas quentes e em climas frios - a cada 1-2 dias. Recomenda-se que a abobrinha seja alimentada principalmente com compostos orgânicos. Antes da formação das primeiras flores, 2-3 curativos devem ser feitos na forma de infusões de verbasco fresco ou ervas daninhas. Para obter um efeito mais brilhante, as misturas minerais e orgânicas podem ser alternadas.
Assim que os ovários estiverem formados, a abobrinha precisará ser fertilizada com outra mistura. Para prepará-lo, você precisará combinar um balde com 100% de pasta, 200 g de cinzas e 15 g de superfosfato. Esses componentes devem ser bem misturados e, em seguida, despeje 1 litro sob cada bucha. O curativo foliar também pode ser usado. Realizam-se durante a cura geral da fruta por meio de produtos "Bud" ou "Rossa".
É aconselhável fazer afrouxamento após cada rega perfeita da safra. Com isso, os rizomas recebem mais oxigênio. Ao mesmo tempo, todas as ervas daninhas devem ser removidas tanto sob os arbustos quanto nos corredores... Caso contrário, as ervas daninhas irão afogar os vegetais, tirando-lhes todo o alimento necessário. A polinização artificial da abobrinha também vale a pena.
Uma técnica agrotécnica semelhante é necessária se o tempo chuvoso ou frio for estabelecido no quintal e não houver abelhas. Para fazer isso, pegue com muito cuidado uma flor masculina, na qual não haja ovários. As pétalas são removidas dele, após o que elas tocam suavemente o meio das flores femininas.
As plantas podem precisar de tratamento para protegê-las de todos os tipos de doenças e insetos... O primeiro tratamento deve ser feito assim que as mudas de abobrinha completarem uma semana de idade. Eles devem ser pulverizados com uma mistura de oxicloreto de cobre. Para o próximo processamento, deve-se preparar uma mistura de líquido bordalês a 1%. Em vez disso, as preparações de Topsin ou Baleiton são adequadas.Vale a pena aplicar esses componentes na fase de desenvolvimento da folhagem.
As plantas em questão atraem muitas vezes vários parasitas e insetos, causando-lhes danos muito graves. O residente de verão precisa lidar com esses problemas de maneira correta e em tempo hábil, para não ficar sem uma safra saudável e de boa qualidade. Para que as moscas brancas e pulgões perigosos evitem plantas úteis ao lado, você pode usar os seguintes meios eficazes:
- Aktara;
- Metafos;
- "Decis";
- "Comandante";
- Fosfamida.
É necessário usar qualquer um dos fundos listados estritamente de acordo com as instruções. Este último, via de regra, é indicado na embalagem da marca junto com o produto. A experimentação com preparações tão fortes é fortemente desencorajada - isso pode prejudicar seriamente as plantações de vegetais nos canteiros.
O comentário foi enviado com sucesso.