A que distância plantar abobrinha?
A Abobrinha é uma das hortaliças mais valiosas e possui grande quantidade de vitaminas, sabor agradável e facilidade de manutenção. Devido ao fato de que esta cultura de hortaliças é ativamente usada no processo de cozimento, muitos jardineiros novatos escolhem exatamente abobrinhas para o plantio.
Para obter uma colheita rica, é necessário conhecer as regras básicas para o preparo das sementes, as peculiaridades do cultivo em campo aberto e em casa de vegetação, e também escolher a variedade certa de maneira correta.
Padrões de plantio ao ar livre
O sucesso do cultivo desta hortaliça em campo aberto depende principalmente da qualidade do trabalho preliminar realizado. Além disso, é necessário selecionar corretamente o esquema mais ideal com o qual a abobrinha pode crescer e receber uma quantidade suficiente de luz solar. Os mais populares são dois padrões de aterrissagem. São esquemas de cabelos compridos e arbustos. É necessário ajustar a distância entre os arbustos em função da variedade da cultura utilizada. Se forem abobrinhas do mato, é permitido usar um esquema de 60x60 ou 70x70.
No entanto, é possível aderir a tal esquema apenas se o processo de cultivo ocorrer em forma de mudas. É necessário semear em campo aberto à taxa máxima. Se a casa de verão não pode se orgulhar de uma grande quantidade de espaço livre, para economizar espaço, você pode usar esquemas mais compactos, mas definitivamente deve amarrar os cordões de abobrinha.
A melhor opção é plantar abobrinha em formato de tabuleiro de xadrez, para evitar o emaranhamento dos cílios e dar a cada fruta a quantidade de luz solar necessária para o crescimento.
Como plantar em estufa?
A principal vantagem do cultivo de abobrinha em casa de vegetação é a capacidade de colheita antecipada. Em primeiro lugar, é necessário realizar um trabalho preparatório, equipando uma estufa de película. Além do mais, você pode usar uma estufa de policarbonato comum, famosa por sua confiabilidade e durabilidade. O principal parâmetro que garante o sucesso é a largura das camas. Se o cultivo ocorrer no inverno em regiões com clima frio, será necessário elevar a estufa acima do solo ou instalá-la em uma pequena fundação. Graças a isso, será possível garantir um microclima ótimo dentro da estufa, o que é muito importante para o crescimento normal da cultura. A temperatura do ar durante o dia dentro da estufa deve ser de cerca de 23 graus, e o solo nunca deve esfriar abaixo de 20 graus.
Os residentes de verão são aconselhados a usar terra solta para o cultivo de abobrinha, que tem acidez mínima. Imediatamente antes do plantio, é imprescindível o uso de fertilizantes minerais e cinzas, que fornecem à futura safra a quantidade necessária de oligoelementos úteis. Também vale a pena usar meios especiais que irão prevenir a multiplicação de patógenos que podem se manifestar em uma estufa. A principal vantagem da estufa é que a abobrinha pode ser cultivada aqui durante todo o ano. O mais ideal é o método de mudas, que permite atingir o rendimento máximo com o mínimo de esforço. Para obter sua primeira colheita no início da primavera, as sementes devem ser plantadas no final de janeiro.Deve-se notar que o cultivo por sementes em casa de vegetação só pode ser realizado se for necessário obter uma colheita no outono.
Um dos pontos mais importantes é escolher o padrão de plantio ideal. Visto que no cultivo de abobrinha em casa de vegetação geralmente se escolhem variedades arbustivas, a distância entre os buracos deve ser de no mínimo 70 cm e a largura das fileiras de no mínimo 80 cm. O plantio mais vantajoso é paralelo, pois permite que cada fruta cresça sem perturbar os outros.
Para garantir a polinização natural da cultura em estufa, será necessário abrir as aberturas. Além disso, é melhor processar as hortaliças com xarope de açúcar, o que atrairá vários insetos para cá. Se a colheita está planejada para ser obtida no início da primavera, a polinização deve ser realizada manualmente.
Um dos momentos mais difíceis do processo de cultivo da abobrinha em casa de vegetação é a proteção da cultura de diversos microorganismos nocivos. O principal problema é que em condições fechadas esses microrganismos podem se multiplicar rapidamente, por isso é necessário estar atento ao estado da abobrinha e tomar as medidas necessárias a tempo. Se forem encontrados oídio ou outros microrganismos nocivos semelhantes, é necessário proceder imediatamente ao tratamento com uma solução de iodo ou meio especializado que pode ser encontrado em qualquer loja de subúrbio.
As características de irrigação também são importantes para o crescimento da cultura. É necessário regar a cultura exclusivamente pela raiz todas as semanas, e a água não deve ser fria. A temperatura ideal da água é de 20 graus. A rega deve ser feita de forma que o líquido não entre nas folhas ou flores dos frutos, para não causar apodrecimento futuro.
Se você não fornecer à abobrinha a quantidade necessária de água, o sabor da fruta se deteriorará e a polpa começará a ter um gosto amargo. É necessário parar de regar as plantas uma semana antes da colheita. Desta vez, será o bastante para as folhas da planta aparecerem, mas o fruto em si não se estragou. Durante a floração da abobrinha na estufa, é melhor fertilizar o solo com uma composição complexa que inclua compostos orgânicos e minerais.
Após o aparecimento dos primeiros frutos, vale imediatamente a pena fazer o tempero de cobertura em forma de fósforo e potássio, que fornecerá à cultura a quantidade necessária de oligoelementos úteis para o crescimento.
Plantio levando em consideração a variedade
Sua variedade é de grande importância no processo de cultivo da abobrinha. É com base nela que as condições ideais para o plantio devem ser selecionadas. Entre as variedades de cultivo mais populares estão as seguintes.
- "Aeronauta". É uma variedade do arbusto conhecida por sua resistência a várias doenças. Os frutos são oblongos, de cor verde, e o rendimento máximo pode ultrapassar 7 kg por metro quadrado. Graças a isso, esta variedade pode ser plantada tanto em campo aberto como em casa de vegetação.
- "Cavili". É uma variedade de alto rendimento que se distingue pela maturidade precoce e boa frequência de frutificação. Além disso, possui resistência a várias doenças. Muitas vezes, "Kavili" é usado para cultivo em condições de estufa.
- Iskander. Esta variedade só é indicada para cultivo ao ar livre, podendo dar frutos até à primeira geada. Se você plantar corretamente, então de um metro quadrado da horta poderá colher cerca de 15 kg de frutas.
- Gribovsky. Esta é uma variedade de meia temporada com rendimentos médios. Os frutos são leves, têm um tamanho grande e uma casca densa. Muitas vezes, essas abobrinhas são escolhidas para armazenamento durante o inverno. A capacidade de resistir a quase todas as doenças e pragas torna esta variedade uma excelente escolha para cultivo em estufa e plantio ao ar livre.
Assim, a abobrinha é uma excelente cultura vegetal para o plantio tanto em casa de vegetação quanto em campo aberto. Eles são bastante despretensiosos no cuidado, o que simplifica muito o processo de plantio e cultivo e permite que até mesmo um residente de verão iniciante possa lidar com isso.
O comentário foi enviado com sucesso.