Como embeber sementes de abobrinha?

Como embeber sementes de abobrinha?
  1. Por que você precisa de molho?
  2. Preparação
  3. Métodos de imersão
  4. Dicas úteis
  5. Possíveis problemas

A abobrinha pode ser freqüentemente vista nos canteiros do jardim e nas casas de verão. Um vegetal saboroso e saudável é apreciado pelos jardineiros, pois não requer cuidados intensivos e frutifica rapidamente. Mesmo o mais experiente residente de verão poderá desfrutar de uma boa colheita. Mas, para obter bons brotos, é necessário preparar as sementes adequadamente.

Por que você precisa de molho?

Claro, se você vai usar sementes adquiridas, então nenhuma manipulação adicional será necessária antes mesmo do plantio no solo: a semente, via de regra, é submetida ao processamento necessário no empreendimento. No entanto, deve-se esperar que nem todas as sementes germinem, e a qualidade dos frutos de uma variedade desconhecida é impossível de prever. Se você está preparando sua semente, então vale a pena o trabalho. E também deve-se deixar de molho as sementes compradas, se já estiverem há muito tempo e secarem um pouco (as sementes de abobrinha costumam estar bem conservadas). Um procedimento de embebição realizado corretamente será definitivamente útil para a germinação de sementes para mudas.

  • As mudas serão mais fortes e amigáveis.
  • A imersão é um procedimento estimulante, pois amolece a casca dura da semente e acelera significativamente o tempo de sua germinação.
  • As chances de uma colheita rica aumentarão se você usar substâncias que ativam e estimulam o crescimento das plantas. Para enriquecer as sementes com os elementos necessários, utilizam-se preparações comerciais prontas e remédios populares.

Além disso, com a ajuda da imersão, você verificará a germinação da semente e as amostras de qualidade da planta.

Preparação

A preparação para o procedimento ocorre em várias etapas.

  • O primeiro passo é selecionar sementes saudáveis. Eles devem ser grandes e densos. Eles não devem ter manchas amarelas, lugares mofados, nenhum dano mecânico. Sementes com sinais de doenças ou danos são jogadas fora, pois não darão bons brotos. A etapa de classificação é chamada de dimensionamento.
  • Muitos jardineiros recomendam não pular a etapa de aquecimento das sementes. Eles são dobrados em sacos de papel ou sacos de tecido e colocados perto de um radiador ou outra fonte de calor, em locais onde o sol é forte. Quanto mais alta a temperatura, menor é o tempo de aquecimento. No entanto, deve-se ter em mente que esta fase dura muito tempo (pelo menos 2 semanas, e alguns jardineiros falam em 2 meses), por isso o preparo das sementes para a semeadura deve ser feito com antecedência.
  • A desinfecção é igualmente importante. É melhor usar permanganato de potássio comum, a partir do qual uma solução rosa não muito saturada é preparada. A estreptomicina, que é fácil de obter na farmácia, também é boa. O inóculo é mantido na solução por cerca de 0,5 hora, após o qual é lavado com água limpa. A desinfecção reduz o risco de doenças fúngicas em futuras mudas.

Métodos de imersão

Depois de concluir as etapas preparatórias, você pode prosseguir diretamente para a imersão. Para submeter o procedimento a sementes adequadas e para ter certeza de sua qualidade, é recomendável testá-las para germinação. Isso pode ser feito rapidamente. Despeje água morna no recipiente e despeje as sementes nele, mexendo um pouco. Depois de 7 a 10 minutos, quando absorvem umidade, dá para ver o resultado. Amostras adequadas para processamento posterior irão afundar e as inutilizáveis ​​irão flutuar para cima.

A preparação para o procedimento subsequente não leva muito tempo. Se você embeber as sementes de abobrinha corretamente, elas eclodirão em alguns dias. Jardineiros experientes sabem que as sementes germinadas germinam de forma rápida e amigável.

Você precisa preparar um recipiente largo e raso e cobri-lo com um guardanapo ou gaze dobrada em várias camadas. O tecido deve ser pré-umedecido. As sementes são colocadas sobre ele e cobertas com outro guardanapo. Em seguida, o líquido é derramado de forma que mal cubra o tecido. O recipiente é colocado em local seco e quente. Quando os brotos aparecem, as sementes podem ser plantadas no solo. Se, por algum motivo, os brotos não aparecerem por muito tempo, após 2 dias o líquido deve ser trocado por fresco.

É melhor usar água purificada ou descongelada para imersão, mas água fervida comum também é bastante adequada. Muitas vezes, em vez de água, outros líquidos ou soluções são usados ​​para acelerar a germinação.

Os estimulantes podem ser produtos químicos e caseiros.

Em preparações químicas

Existem vários produtos populares disponíveis no mercado que são fáceis de adquirir em lojas especializadas. A droga "Epin-extra" está em alta demanda, na vida cotidiana é chamada de "Epin". É um estimulante de crescimento para as plantas.

Um epibrassinolido criado artificialmente é introduzido no produto como o ingrediente ativo principal. Sua ação é semelhante à do hormônio vegetal natural brassinolida. Estimula a germinação das sementes, aumenta as forças protetoras de futuros brotos de fatores adversos e aumenta a produtividade. Você deve saber que algumas gotas do produto são suficientes para meio copo de água. É o suficiente para embeber as sementes em Epin por 6 horas.

Os jardineiros estão familiarizados com a droga "Zircon", que é usada em diferentes estágios de cultivo. Sua dosagem também é pequena, leva 15 horas para embeber a semente na solução. "Zircão" não tem um efeito prejudicial sobre os microrganismos nocivos, mas serve para estimular a imunidade das plantas, fortalecer seu sistema radicular.

Em remédios populares

Os remédios populares não são menos populares. Talvez sejam menos eficazes do que produtos químicos, mas muitos jardineiros os usam devido às suas propriedades suaves. DFreqüentemente, as sementes são embebidas em peróxido de hidrogênio. Ele desinfeta bem o material de plantio, neutraliza microorganismos prejudiciais. A cultura melhora a imunidade, torna-se mais resistente às infecções que mais tarde podem ser encontradas pelas plantas no jardim.

Para preparar a solução, tome 1 colher de sopa de peróxido a 3% e dilua em um copo de água. Para tornar o processo mais eficaz, as sementes podem ser previamente mantidas em água limpa morna por meia hora. São mantidos em água oxigenada por 10-12 horas, depois são lavados e secos um pouco.

As sementes podem ser tratadas com peróxido de hidrogênio antes do plantio direto no solo. Neste caso, as sementes são mantidas em solução não diluída por 20-30 minutos.

O mesmo procedimento pode ser realizado em permanganato de potássio. Para isso, é preparada uma solução saturada rosa. A vantagem do procedimento é que ao mesmo tempo é possível verificar a germinação, pois as sementes danificadas não afundam. Aqueles que surgiram, você simplesmente remove da superfície da solução.

Você deveria saber disso O permanganato de potássio ajuda a fortalecer a imunidade da cultura a muitas doenças, mas não será capaz de prevenir infecções de origem bacteriana. Além disso, não aumentará a germinação das sementes.

Muitas vezes, são usados ​​outros produtos que estimulam a germinação das sementes. Por exemplo, cinzas, suco de batata, mel de abelha. O suco de Aloe mostra bons resultados ao embeber sementes armazenadas há muito tempo. Não só estimula o crescimento, mas também desinfeta.

Várias folhas de babosa lavadas são esmagadas até obter uma consistência líquida e diluídas em água na proporção de 1 para 1. Após algumas horas, o inóculo é colocado no líquido e deixado por cerca de um dia.Vale ressaltar que após imersão nessa solução, as sementes não precisam ser lavadas.

Dicas úteis

Há uma série de diretrizes a serem seguidas ao embeber suas sementes.

  • Não há necessidade de embeber as sementes uma a uma em produtos diferentes, o procedimento com um produto é suficiente.
  • Não faça uma solução muito concentrada, as instruções de preparação indicam a quantidade ideal do produto. E também não exceda o tempo de exposição especificado do produto.
  • Quando as sementes eclodirem, o procedimento pode ser interrompido e as sementes são plantadas no solo.

Possíveis problemas

Ao cultivar abobrinha, o jardineiro pode enfrentar alguns problemas. O mais comum é que mesmo as sementes preparadas não germinam. Os motivos podem variar. Por exemplo, o tempo de semeadura de mudas ou no solo não é observado, a temperatura e as condições climáticas não são levadas em consideração. O plantio de uma cultura que ame o calor pode ser feito quando não houver mais a ameaça de geadas recorrentes e o solo estiver aquecido até + 12 ° C.

Às vezes acontece que as sementes da colheita do ano passado não eclodem, grandes, densas e sem estragos. Provavelmente, as condições de armazenamento não foram atendidas: eles estavam em um recipiente muito fechado, que não recebia ar. Ou as sementes foram tiradas de uma fruta que não atingiu um nível adequado de maturidade. E também podem estar mal preparados para armazenamento, mal secos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário