Como plantar abobrinha?
Abobrinha é uma cultura de abóbora. Lugar de origem - América do Sul e México, as abobrinhas também eram cultivadas pelas tribos ostecas, usando apenas sementes para a alimentação. No início do século XV, esses vegetais chegaram à Europa, onde eram usados apenas para fins decorativos e não eram consumidos. Apenas dois séculos depois, os italianos começaram a comer pequenas frutas verdes. Na Rússia, a abobrinha apareceu apenas no início do século XIX.
Agora é uma cultura anual bastante comum em todo o mundo. A abobrinha tem nuances próprias na hora do plantio e do crescimento. A planta é bastante despretensiosa, mas requer atenção e cuidados. Produz uma boa colheita durante todo o verão.
Cronometragem
A abobrinha dá seus primeiros frutos 60-70 dias após o plantio, portanto, em condições climáticas favoráveis com longo verão, as sementes podem ser plantadas diretamente em campo aberto quando a temperatura do ar atinge 15 ° C. As abobrinhas frutificam durante todo o período de calor e, com os devidos cuidados, trazem uma rica colheita. Portanto, é importante semear a safra logo que as condições permitirem. O plantio precoce é possível em mudas. É usado até mesmo nas regiões do sul e na região de Moscou para obter uma primeira colheita antecipada. A abobrinha é uma cultura termofílica. Eles começam a crescer bem a + 18–20 ° C, e o melhor de tudo, quando o ar aquece até + 25 ° C. Portanto, as mudas devem ser plantadas em campo aberto no início do verão, em junho (principalmente nas regiões da Sibéria e Extremo Oriente).
Demora cerca de um mês para crescer as mudas (até cerca de 35 dias). O tempo de semeadura pode ser calculado de forma independente com base nisso. Por exemplo, na região de Moscou, o ar esquenta bastante em meados de maio, o que significa que a semeadura deve ser feita no início de abril. Então, haverá tempo suficiente para a formação de mudas fortes e viáveis. Nesse período (abril-maio), os jardineiros já estão se mudando para chalés de verão, onde começam a cultivar arbustos em casa. Ao longo do caminho, jardineiros experientes preparam o solo, canteiros e estufas para a temporada de verão.
Dias favoráveis para o plantio de mudas em campo aberto são aqueles em que o solo aquece até + 10-12 ° C e não se esperam mais quedas noturnas de temperatura. Se houver ameaça de sua diminuição, recomenda-se a construção de uma estufa temporária de esquadrias de madeira ou arcos de arame e polietileno. Durante o dia, a estrutura pode ser retirada para ventilação e devolvida novamente à noite. Desta forma, você pode proteger as plantas jovens do congelamento e da morte.
Segundo a crença popular, as abobrinhas começam a ser plantadas com sementes no solo quando a cereja floresce.
Melhores predecessores
Para obter uma colheita rica, os jardineiros devem definitivamente seguir o princípio da rotação de culturas em sua área. De acordo com ele, não é recomendado cultivar os mesmos vegetais ou variedades relacionadas em um local por mais de 2 anos consecutivos. Ou seja, a abobrinha não deve ser plantada após a colheita da abóbora e do melão.
Plantar abobrinha é melhor depois de:
- leguminosas;
- batatas;
- cenouras;
- beterraba;
- Lucas.
Depois da cebola e do alho, a abobrinha crescerá e frutificará bem, não será atingida por pragas e doenças. O vegetal vai se sentir bem nos canteiros após as plantas de estufa (mostarda, aveia). A abobrinha não deve ser plantada após outras culturas de abóbora (pepino, abóbora, abóbora) devido ao alto risco de ser danificada por bactérias, pragas e doenças que poderiam permanecer no solo da última safra. Além disso, vegetais de famílias aparentadas requerem os mesmos microelementos para crescer.Eles esgotam o solo sugando as substâncias necessárias. Portanto, a abobrinha vai crescer mal e dar uma colheita insuficiente. O desembarque no mesmo local só pode ser feito após 3 anos.
Recomenda-se plantar beterraba, nabo ou rabanete nas proximidades da abobrinha. Você pode plantar ervas como manjericão ou cebolinha.
Preparação
A abobrinha é uma cultura despretensiosa quando cultivada ao ar livre. A planta renderá um pequeno rendimento mesmo sob condições desfavoráveis e manutenção mínima. Mas para que o número de vegetais agrade, você ainda deve se preparar para o cultivo de uma safra, descobrir as regras de semeadura e as condições necessárias. Não vai demorar muito tempo e esforço se tudo for feito corretamente e em tempo hábil. Parte da preparação pode ser feita no outono e o restante na primavera.
Um lugar
A abobrinha é uma cultura termofílica. Precisa de um lugar bem iluminado. Um local para o plantio de abobrinha é escolhido protegido do vento e das correntes de ar. Não vale a pena plantar abobrinha na sombra, onde não há luz natural suficiente e o solo não esquenta durante o dia. Nas regiões do sul, onde o sol é abundante, é melhor plantar a cultura parcialmente à sombra, perto das árvores. Isso vai manter a umidade o dia todo, as folhas não vão queimar sob os raios escaldantes.
O canteiro deve ser largo para que as plantas tenham espaço suficiente para a correta formação do sistema radicular. Os recessos são feitos sob cada arbusto para facilitar a rega. A água não se espalhará por todo o canteiro e as plantas receberão umidade suficiente. Abobrinhas crescem em uma pilha de compostagem em uma área bem iluminada. A semeadura ou o plantio de mudas ali podem ser realizados uma semana antes do que em campo aberto. Uma cama quente irá gerar calor e aquecer o solo.
O solo
Com uma abordagem séria aos negócios, o solo deve ser preparado no outono. A cama deve ser desenterrada adicionando húmus ou composto semi-apodrecido. Os superfosfatos são frequentemente adicionados. Na primavera, o solo é escavado novamente e, se desejado, é adicionado fertilizante especial (nitrato de amônio ou sal de potássio). O solo deve estar solto. Se o solo for argiloso e pesado, adicione turfa, composto ou cinza de madeira. O canteiro deve aquecer bem ao sol.
Se a alimentação foi realizada no outono e na primavera, então, durante o período de crescimento, os fertilizantes não serão mais necessários. A falta de nutrientes será imediatamente perceptível: os frutos irão desacelerar no crescimento e os arbustos irão parar de crescer uma massa verde. Em seguida, a alimentação pode ser feita várias vezes a cada 12-15 dias.
Ainda assim, você não deve abusar das formulações de nutrientes, mesmo as orgânicas. As plantas são capazes de acumular o excesso de nitrogênio e convertê-lo em nitratos e nitritos, que entram no fruto. A abobrinha de vegetais saudáveis se transforma em produtos nocivos.
Tecnologia e esquema de pouso
No plantio de abobrinha, deve-se observar o espaçamento entre as plantas. Um arbusto deve ter cerca de 1 sq. m de terra. Não existe uma regra estrita para o padrão de pouso. Pode ser colocada em quadrados de 50 x 50 cm ou retângulos de 40 x 60 cm.O principal é que cada planta tenha espaço suficiente para o crescimento e a formação de um sistema radicular forte. Em solo solto e bem fertilizado, a abóbora é plantada em covas separadas da maneira usual. São feitos com cerca de 20-30 cm de profundidade, não sendo necessário enterrar profundamente as plantas. As mudas devem ser plantadas corretamente, mantendo um torrão de terra e enchendo o buraco de forma que fique um pouco abaixo do nível do jardim. Após o plantio, as mudas devem ser regadas em abundância. Você pode adicionar turfa, húmus ou serragem podre por cima.
Os jardineiros usam um dos três padrões de plantio de abobrinha.
- Fita, quando as plantas são plantadas em uma linha a uma distância de 50–70 cm uma da outra, e cerca de 1 metro é deixado entre as linhas. As plantas de canteiros vizinhos são plantadas uma em frente à outra. Este arranjo é adequado para grandes hortas.
- Xadrez. Parece uma fita, apenas as plantas de linhas adjacentes são plantadas em um padrão quadriculado.Este plantio permite que você economize um espaço precioso no local, você pode deixar cerca de 50-60 cm entre as linhas.
- Quadrado aninhado, quando os arbustos são colocados nos cantos de quadrados imaginários com lados de 50-70 cm. Em um pequeno terreno, um desses quadrados é suficiente, com bom cuidado será suficiente para uma boa colheita.
A cultura adora muito a umidade, por isso ela deve ser regada em abundância. O solo não deve secar completamente e a formação de caroços de terra. Sem a rega adequada, os frutos se tornam letárgicos, a folhagem seca e a planta pode morrer como resultado. O solo sob os arbustos deve ser sempre moderadamente úmido, principalmente durante o período de frutificação. Em seguida, a quantidade de rega deve ser aumentada. Mas você não precisa regar o solo - a planta vai começar a apodrecer. Em regiões com climas adversos, a abobrinha pode ser cultivada em estufas, colhendo-se do início do verão ao outono. Em dias quentes de sol, a estufa deve ser aberta e ventilada. Certifique-se de que as folhas, brotos e frutos não entrem em contato com o filme, e também não condensem sobre eles, caso contrário a planta começará a apodrecer.
Também existem formas inusitadas de cultivo de abobrinha, quando os arbustos são plantados em barris, cubas ou sacos de terra. Este método é denominado portátil. Os arbustos plantados separadamente podem ser movidos pelo local ou estufa, escolhendo os locais de maior sucesso para o seu crescimento e formação de ovários e frutos. A capacidade deve ser de pelo menos 5 litros de volume para que haja espaço suficiente para um grande sistema radicular da cultura.
Este método de plantio tem uma desvantagem significativa - é uma formação não natural do sistema radicular devido à falta de espaço. Em condições naturais, desenvolve-se horizontalmente na abobrinha e superficialmente. Em tonéis e barris, as raízes devem ser profundas e formar um sistema vertical. A planta sofre e se desenvolve mal, os ovários não se formam tão ativamente.
Outra desvantagem deste método é o material do recipiente para cultivo. O metal e o plástico não permitem a passagem do ar, o solo nesses recipientes não está saturado de oxigênio e rapidamente se torna pesado e denso. Para este método, é melhor escolher sacos grandes ou cubas de madeira.
Semeando sementes
As sementes de abobrinha podem ser plantadas diretamente em campo aberto ou em caixas de mudas em casa. Alguns jardineiros aconselham primeiro a germiná-los em gaze úmida ou outro tecido e só depois plantá-los no solo. É melhor usar recipientes separados como caixas de mudas imediatamente para evitar o processo de mergulho. Um recipiente para uma planta deve conter cerca de 300 gramas de solo; a abobrinha tem um grande sistema radicular.
O solo para a semeadura deve ser solto e nutritivo, é preferível adquirir opções prontas em lojas especializadas. Se, no entanto, decidir preparar você mesmo a mistura, adicione húmus ou esterco (terra e húmus em partes iguais) e turfa (meia parte) à terra usual do local. Também é aconselhável adicionar cinzas de madeira. É melhor preparar o solo para as mudas no outono e guardar no frio, por isso é desinfetado: todos os patógenos vão morrer de frio. O solo é trazido para dentro da casa com antecedência para que se aqueça completamente, e os cristais de gelo derretam, durante um processo semelhante eles soltam o solo e o amolecem.
As sementes são primeiro desinfetadas em uma solução fraca de permanganato de potássio ou peróxido de hidrogênio. Em seguida, lavado com água corrente e seco à temperatura ambiente. As sementes estão prontas para semear. Alguns jardineiros pré-aquecem e embebem as sementes. Para aquecer a bolsa com o material é colocado na bateria. Isso melhora a taxa de germinação. Após o aquecimento, as sementes são embebidas em água morna. Após 1–2 dias, eles incham. Depois disso, você pode jogar fora as sementes vazias e inalteradas - elas não germinarão. Após a imersão, devem ser semeados imediatamente ou deixados para germinar em fralda ou caracol.
Em terreno aberto ou em estufa, as sementes são semeadas com 3-4 cm de profundidade, sem compactar a camada superior. A rega geralmente é feita antes da semeadura. É aconselhável colocar várias sementes em uma cova. Após a germinação, deixe os mais fortes. Para as mudas caseiras, as sementes são semeadas até 0,5 cm de profundidade, depois são regadas e deixadas em local aquecido e bem iluminado. As sementes das plantações de abóbora são colocadas com o nariz afilado para cima, brotos aparecem a partir daí. Se as sementes forem colocadas incorretamente, a planta gastará mais tempo e energia.
Os primeiros tiros aparecerão em 4-8 dias. Tudo depende da temperatura do ar e do solo, da umidade e do local de semeadura:
- em casa, as mudas podem ser vistas nos dias 4 a 5;
- na semeadura a céu aberto, os primeiros brotos são esperados para o dia 7;
- na estufa - por 5-6 dias.
Se as mudas não apareceram no dia 10, provavelmente as sementes estavam inutilizáveis ou o solo ficou frio, e como resultado as mudas morreram. Neste caso, a semeadura deve ser repetida com outras sementes ou germinando-as previamente em pano úmido.
Plantinha
As mudas são plantadas em terreno aberto ou em estufa quando o solo aquece até 10-12 ° C e a temperatura do ar durante o dia não cai abaixo de + 15 ° C... Os arbustos devem ser plantados com muito cuidado para não prejudicar o sistema radicular. As abobrinhas não gostam muito de transplantar, por isso não mergulham durante o cultivo. O plantio é realizado 30-35 dias após os primeiros brotos, quando 3 folhas se formaram nos arbustos. As mudas são enterradas até as folhas do cotilédone.
Se houver possibilidade de quedas bruscas na temperatura noturna ou geada, cubra as mudas com papel alumínio. Garrafas, latas e outros recipientes vazios também podem ser usados. Cada arbusto está escondido sob eles separadamente.
É melhor plantar mudas de manhã ou à noite, em tempo nublado. Assim as mudas serão mais bem aceitas e mais fáceis de transferir a mudança de local.
O que você pode colocar no buraco?
Se o solo não estiver solto o suficiente e não for fertilizado há muito tempo, então, ao plantar nas covas, você pode adicionar um pouco de composto, húmus ou turfa. Às vezes, também se adiciona cinza de madeira, pois contém muitos oligoelementos que amam a abobrinha. Alguns jardineiros aconselham colocar uma colher cheia da mistura de fertilizantes, independentemente da qualidade do solo. Isso é feito diretamente na hora do plantio das mudas.
Jardineiros experientes preparam os buracos com antecedência, cerca de uma semana antes do plantio. As covas têm 35–40 cm de profundidade e o mesmo diâmetro. Os fertilizantes orgânicos são colocados na parte inferior:
- estrume;
- topos triturados de outras plantas ou ervas daninhas;
- excrementos de frango;
- resíduos orgânicos de cozinha;
- serragem.
Depois disso, os buracos são cobertos com terra e turfa e cobertos com papel alumínio. Em uma semana, a matéria orgânica apodrecerá e se assentará. Superfosfato ou cinza de madeira podem ser adicionados antes do plantio. Misture o solo com composto e preencha os buracos com mudas. Depois disso, é bom tirar as camas.
O comentário foi enviado com sucesso.