O que você pode plantar ao lado da abobrinha?

Contente
  1. Compatibilidade pepino
  2. Você pode plantar tomates?
  3. Compatibilidade com outras culturas
  4. O que não pode ser plantado no mesmo jardim com abobrinha?

Muitos jardineiros gostam de plantar abobrinhas: durante a temporada, você pode cozinhar vários pratos com uma verdura, além de preparar os preparativos para o inverno. Em princípio a cultura é amigável, no jardim dá-se bem com muitas outras plantas, mas existem algumas nuances quando se plantam juntas.

No artigo, falaremos sobre a compatibilidade da abobrinha com pepinos, tomates e outros vegetais. Você aprenderá o que pode ser plantado próximo a um representante da família da abóbora, e o que não é recomendado, pois a colheita e o sabor da fruta dependem da vizinhança correta.

Compatibilidade pepino

Esses vegetais são praticamente os mesmos:

  • amo solo fértil;
  • eles precisam de rega regular;
  • ambas as safras requerem reposição constante de elementos úteis.

As sementes das lavouras passam pelos mesmos estágios de preparação antes da semeadura: são mantidas em solução com estimulador de crescimento. As mudas são cultivadas a partir deles ou são imediatamente semeadas em terreno aberto. O início da estação de crescimento para essas culturas ocorre simultaneamente.

Pepinos amam o calor, eles são plantados quando o solo aquece até mais 13-15 graus. Que brotos de pepino, que mudas de abóboras têm medo de baixas temperaturas, e ao ar livre, na primavera, é melhor cobri-las. A proteção pode ser criada a partir de um invólucro de plástico comum, tendo previamente colocado barras de metal ou plástico nas camas.

Essa semelhança em muitos aspectos dá razão para acreditar que pepinos com abobrinha se dão bem perto deles, que são vizinhos maravilhosos. Mas ainda assim, em uma área aberta, eles são plantados longe um do outro.

E há razões para isso.

  • Ambas as culturas pertencem à família da abóbora e são polinizadas cruzadas. Assim, por estarem por perto, podem receber pólen umas das outras: ou o vento vai soprá-lo, ou as abelhas em suas patas vão transferir o pólen de um vegetal para a flor de um vizinho. Como resultado, um híbrido é formado, mas suas propriedades exclusivas aparecerão apenas na próxima geração. Nesse ínterim, os brotos estão fracos, os frutos serão pequenos e fisgados.
  • As abobrinhas com seus rizomas desenvolvidos, que se espalham amplamente pelo solo, suprimem as lavouras vizinhas, limitando-as, antes de tudo, na nutrição.... Os pepinos têm raízes superficiais, que precisam constantemente de um ambiente úmido e de oxigênio. Assim, os arbustos de abóbora simplesmente oprimem os brotos de pepino.
  • Flores femininas de uma superabundância de pólen geram frutos errados: a sua apresentação deteriora-se, o sabor não é do mesmo nível e o rendimento, por conseguinte, não é tão elevado.

Jardineiros experientes, em condições de falta de terra, separam canteiros de pepino da plantação de abóbora com feijão. Ao plantar feijão entre plantas relacionadas, eles bloqueiam o espaço, como resultado do qual não há mistura de pólen.

Se houver falta de espaço na horta, você ainda pode cercar o espaço com uma tira de milho ou plantar um girassol entre a abobrinha e os canteiros de pepino.

Mas em condições de estufas, abobrinhas e pepinos são melhores amigos do que em campo aberto.... Normalmente, híbridos de variedades partenocárpicas são plantados em estufas, capazes de se polinizarem por conta própria.

O único ponto que deve ser levado em consideração: regar cada vegetal separadamente (por conveniência, é melhor dividir as plantações em zonas). O fato é que os pés de pepino não têm medo da umidade nas folhas, e as abobrinhas têm medo disso.

Você pode plantar tomates?

Sobre a vizinhança dos tomates e das abobrinhas no jardim, os jardineiros têm opiniões diferentes.Dado que estes vegetais são representantes de famílias diferentes e não têm pragas comuns, porque não plantar lado a lado?

Mas os tomates precisam de solo solto, muito sol e umidade constante. Dependendo das características da variedade, os brotos de tomate se estendem para cima ou arbustos na largura - é óbvio que os arbustos de abobrinha ficarão apertados no mesmo canteiro que eles.

Ambas as culturas são amantes da liberdade, precisam de espaço, muita luz e boa comida. Jardineiros experientes não plantam esses vegetais diretamente no mesmo canteiro, mas um pouco mais longe.

Compatibilidade com outras culturas

Abobrinhas amam água e comida, então as plantas que amam a umidade serão boas vizinhas para elas, mas com apetite moderado... Esses companheiros podem ser cenouras, beterrabas. Mas para que as folhas da abóbora não afoguem as raízes e as verduras, é melhor plantá-las em canteiros vizinhos, não em um.

E berinjelas podem crescer nas proximidades. É bom plantar verduras e legumes cedo (rabanete, endro, espinafre, cebola na pena e outros) junto com as abobrinhas, que costumam render já em meados de junho, e a cultura da abóbora fica para se cuidar no local.

É importante entender que a abobrinha é uma planta parecida com o cipó, portanto, no plantio ao lado, por exemplo, de morango, framboesa ou uva, esse fato deve ser levado em consideração.

Vamos considerar mais detalhadamente a vizinhança com algumas culturas.

Repolho

A couve (e as suas diferentes variedades) e a abobrinha não se oprimem, podem muito bem conviver, crescendo a pouca distância uma da outra. Essas culturas podem ser chamadas de companheiras, pois possuem excelente compatibilidade. Na rotação de culturas, as mesmas plantas são importantes para eles: tanto o repolho quanto a abobrinha crescem bem depois da cebola, dos cereais, do adubo verde.

O trabalho preparatório antes de plantar esses vegetais é o mesmo:

  • escavando o solo;
  • remoção de ervas daninhas do local;
  • fertilização do solo.

Os seguintes elementos são introduzidos no local de futuros pousos:

  • matéria orgânica na forma de composto ou esterco podre (até 6 kg por metro quadrado);
  • superfosfatos (2 colheres de sopa por metro quadrado);
  • ureia (20 g por metro quadrado).

Todos os componentes acima são bem absorvidos por ambas as culturas.... Basta regar 2 vezes por semana para dar-lhes a humidade necessária. O processo de cobertura morta ajudará a manter o solo hidratado por mais tempo.

Esses vegetais podem ser plantados até mesmo no espaço de um canteiro. Variedades compactas de abobrinha espessa - uma opção adequada para a vizinhança com variedades de repolho branco... Em geral, a vizinhança com este produto borsch é apreciada não só pelas plantações de abóbora, mas também por outras hortaliças.

Se você ainda rodeia o repolho com malmequeres ou calêndulas, para que essas flores de cheiro forte espantem as pragas, não há preço para tal companhia.

Abóbora

Por ser uma cultura aparentada, a abóbora poderá se dar bem com a abobrinha na mesma horta. Além disso, será mais fácil cuidar deles, pois a tecnologia agrícola para o cultivo dessas hortaliças é a mesma. Mas lembre-se de que ambas as plantas competirão por comida e água.

Para um crescimento ativo, tanto a abobrinha quanto a abóbora precisam de muitos nutrientes, portanto, tendo-as plantado nas proximidades, você terá que regar muito e abundantemente os vegetais, além de fertilizar. Você deve ter medo da polinização cruzada? Especialistas na área de agricultura garantem que as propriedades híbridas só aparecerão no ano que vem, se forem colhidas sementes desses frutos.

Portanto, se você não coleta as sementes você mesmo, mas compra de fornecedores confiáveis, sinta-se à vontade para plantar essas safras próximas, criar as condições necessárias para elas por completo e desfrutar de seus frutos.

Abóbora

A abóbora, assim como a abobrinha, também são da família da abóbora. Eles são usados ​​com mais frequência na conservação. A cultura adora uma estrutura de solo fértil argiloso, calor e umidade.

As estações de cultivo de abóbora e abóbora não coincidem, as primeiras variedades de abóbora produzirão uma safra somente após 50 dias.Se a safra não for colhida a tempo, a casca ficará áspera.

As técnicas agrícolas e os principais pontos de cultivo dessas hortaliças são semelhantes, portanto, a princípio, seus plantios podem ser colocados lado a lado. No final da primavera - início do verão, essas safras podem ser plantadas no jardim. Os melhores lugares para isso são onde haja muito sol e haja proteção do vento.

Você pode primeiro cultivar mudas ou pode semear as sementes diretamente em terreno aberto. Se as variedades estão subindo, então o buraco é feito não 70x70 (como de costume), mas 70x90 cm. A semente é enterrada a uma distância de 3 a 5 cm, e a muda brotam - até os cotilédones.

Ao mesmo tempo, é aconselhável colocar uma solução de manganês no orifício para fins preventivos. Não há necessidade de engrossar o plantio de abóbora. Primeiro, porque os dois vegetais estão espalhando as safras. Em segundo lugar, pode provocar a ocorrência de infecções fúngicas. Bem, e em terceiro lugar, menos nutrientes serão necessários para cada arbusto.

Essas verduras aparentadas não precisam de rega diária: é bom tirar as camas uma vez a cada 6-7 dias, para evitar a podridão das flores e frutos emergentes, a água deve ser direcionada diretamente sob as raízes.

Tanto a abobrinha como a abóbora irão deliciar-se com uma excelente colheita, se as alimentar a tempo e com fartura. Eles assimilam perfeitamente a matéria orgânica e os complexos minerais. Portanto, antes da floração, regue as plantas com uma solução de verbasco na proporção de 1: 10 para água (excrementos de galinha também são adequados).

Quando as flores aparecem, adiciona-se potássio e superfosfatos (1 colher de sopa da composição é diluída em 10 litros de água). Pelo menos 1 litro de fertilizante é derramado sob cada arbusto.

E ainda, ao plantar juntos, tenha em mente que a polinização cruzada de safras pode ocorrer, como resultado da formação de híbridos.... Suas propriedades (em sabor, forma, cor, etc.) serão perceptíveis apenas na próxima temporada, quando as sementes selecionadas forem plantadas.

Alguns jardineiros, para obter híbridos, especialmente plantam plantações de abóbora, canteiros de abóbora e fileiras de abóboras em uma área, organizando os plantios um após o outro. Além disso, é muito conveniente regar todas as plantações de uma vez por meio de um sistema especial de irrigação por gotejamento.

Cebola

Esta cultura é cultivada em todas as hortas, porque as cebolas estão cheias de substâncias úteis. E a própria planta é despretensiosa, resistente ao mau tempo e a várias doenças. Ele também se sente bem perto de abobrinhas - plantações conjuntas são permitidas.

Essa vizinhança pode ser chamada de benéfica: cebolas, espalhando fitoncidas, protegendo contra várias pragas e infecções. De acordo com os padrões agrotécnicos, abobrinha e cebola podem ser regadas, alimentadas e capinadas ao mesmo tempo.

Crescendo, a abobrinha pode sombrear a massa verde da cebola, mas geralmente quando os arbustos de abobrinha se desenvolvem intensamente, as penas da cebola já estão fortes o suficiente e não tem medo dos efeitos colaterais. A única desvantagem dessa parceria é o oídio, que afeta as duas safras.

Mas se as medidas preventivas forem tomadas em tempo hábil - para tratar as plantações com fungicidas, fertilizar o solo com compostos de fósforo-potássio e colocar as plantas de acordo com os requisitos agrotécnicos, você pode evitar a infecção do oídio.

Ervilhas

As leguminosas são consideradas ótimas vizinhas de abobrinha, e até saudáveis. Tanto o feijão como a ervilha, como outros representantes desta família, são "fornecedores" incansáveis ​​de nitrogênio para a abobrinha (e este é o principal elemento de que a abobrinha precisa para se desenvolver).

Milho

A cultura da espiga é uma parceira lucrativa da abobrinha. O milho não vai competir com seu vizinho por umidade e nutrientes, mesmo crescendo, não vai sombrear os arbustos de abóbora. Ele sempre substituirá seu "ombro" - servirá de suporte para uma abobrinha crespa.

Além disso, as fileiras de milho proporcionarão às mudas jovens de abóbora proteção confiável contra correntes de ar e vento. Muitas pessoas tentam plantar abobrinha especificamente na plantação de milho, mas neste caso é aconselhável ainda escolher variedades de milho menores.

O que não pode ser plantado no mesmo jardim com abobrinha?

Batatas não são boas companhias para as abobrinhas.... Em primeiro lugar, essa cultura da erva-moura é muito voraz: ela precisa de muitos componentes minerais, que está pronta para tirar de seus vizinhos. Em segundo lugar, não permitirá que a abobrinha espalhe suas antenas, o que limitará o representante da família da abóbora em desenvolvimento e frutificação.

Não é recomendável plantar melancias e melões ao lado da abobrinha. Alguns jardineiros, que já têm experiência em tal bairro, afirmam que, nesse caso, melões e cabaças são saborosos e ralos. Os frutos também podem mudar de forma ou cor como resultado da polinização cruzada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário