Tudo que você precisa saber sobre abobrinha

Contente
  1. descrição geral
  2. História de origem
  3. Variedades populares
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Colheita
  7. Possíveis problemas de crescimento

Os jardineiros modernos cultivam em seus lotes mais do que uma ampla variedade de hortaliças. Ao mesmo tempo, muitos iniciantes tentam aprender tudo o que há para saber sobre a abobrinha e sua criação. Estamos a falar de um vegetal saudável e saboroso que contém vitaminas e oligoelementos úteis. Hoje, as propriedades únicas desses vegetais são usadas na preparação de dietas infantis, dietéticas e médicas, bem como na cosmetologia moderna.

descrição geral

A Abobrinha é uma planta anual pertencente à família Abóbora e à classe Dicotiledônea. Você pode distingui-la da abóbora, que é seu parente mais próximo, por sua maturidade precoce e multiplicidade. Além disso, a estrutura dos arbustos, flores e os próprios frutos variam em certa medida. Isso é especialmente verdadeiro para os híbridos modernos. É importante notar que todas as variedades varietais da cultura descrita são muito exigentes nas condições de temperatura. Portanto, as sementes de abobrinha não germinarão se o termômetro cair abaixo de +14 graus. Ao mesmo tempo, para um crescimento ativo e pleno desenvolvimento, deve ser de pelo menos +25 graus.

A abobrinha pertence ao arbusto e às trepadeiras perenes (em climas temperados é cultivada como planta anual). Os principais recursos incluem os seguintes parâmetros e características.

  • Haste poderosa que pode ser ereta ou rasteira.
  • Grandes placas de folhas de 5 lóbulos com pecíolos maciços e pessários semelhantes a espinhos.
  • Sistema radicular poderoso, desenvolvido e com máxima atividade.
  • Flores bastante grandes, em forma de sino e amarelas brilhantes, são masculinas e femininas.
  • Os frutos são de forma cilíndrica (às vezes oval). Na maioria das vezes, eles são alongados, mas em alguns casos podem ser arredondados. Dependendo da variedade, a cor varia em uma faixa bastante ampla.
  • A polpa é branca e cremosa. Na fase de maturação técnica, é tenro, mas mais próximo dos testículos será mais grosso, também ligeiramente adocicado ou completamente sem açúcar.
  • As sementes são cremosas e possuem bordas laterais.

Sabe-se que a abobrinha é um produto muito útil, e as características únicas dos frutos se devem à sua composição química. Inclui potássio (pelo menos 250 mg para cada 100 g), bem como sódio, cálcio, cobre, ferro, magnésio e fósforo. Além disso, estamos falando de um complexo de ácidos orgânicos e vitaminas. Não se esqueça que as frutas são ricas em pectinas e minerais. Dado o baixo teor de proteínas, a abobrinha pode ser considerada um produto dietético, em que cada quilo não ultrapassa 270 calorias.

História de origem

A cultura descrita surgiu na Europa, e depois na Rússia, chegando da América do Sul (enquanto a abobrinha também cresce bem no Centro e no Norte). Cristóvão Colombo os trouxe sob o disfarce de uma das variedades interessantes de abóbora no século XV. A propósito, na América, de onde vem a planta, eles foram usados ​​anteriormente como um produto alimentar popular por muitos séculos. Vale ressaltar que por 3 séculos a planta descrita foi cultivada em jardins botânicos italianos e foi considerada uma representante ornamental da flora. E só no século 18 começou a ser cultivada como produto alimentício.

O aparecimento do parente da abóbora em questão no território da Rússia caiu no século 19, e pela primeira vez ele chegou da Grécia e da Turquia. A propósito, traduzido do turco "kabak" significa "abóbora". Inicialmente, uma espécie exclusivamente de frutificação branca foi cultivada. Variedades com frutas amarelas, verdes, bem como listradas e salpicadas, que há muito são cultivadas por fazendeiros italianos, surgiram na nossa região não faz muito tempo. A abobrinha era amplamente usada na Rússia apenas algumas décadas atrás. Suas principais vantagens, em comparação com o parente de frutificação branca, incluem o alto rendimento, bem como a compactação dos arbustos.

Variedades populares

Hoje, você encontra mais do que uma grande variedade de abobrinhas à venda (em sementes, mudas e frutas). E estamos falando sobre as seguintes variedades varietais de representantes da grande família da abóbora:

  • clássico com frutos brancos;
  • abobrinha multicolorida;
  • formas híbridas da categoria F1, caracterizadas pela uniformidade das próprias abobrinhas e produtividade recorde.

As variedades de frutos brancos mais populares incluem as seguintes opções.

  • "Cisne Branco" - uma espécie precoce com alto rendimento. Além disso, a boa qualidade de conservação e a capacidade de transporte dos vegetais devem ser classificadas entre as vantagens óbvias.
  • "Âncora" - variedade de abobrinha bem madura, com casca e polpa de cor amarela clara. A principal característica é o aumento do teor de caroteno. Este tipo é recomendado por especialistas no contexto da alimentação e alimentação infantil. Paralelamente, vale a pena focar no tempo de armazenamento e na boa transportabilidade da fruta.
  • "Videoclipe" - variedade de maturação ultra precoce, caracterizada por maior resistência a baixas temperaturas.
  • "Gribovskie 37" - uma variedade varietal popular de abobrinha. O principal diferencial são os frutos cilíndricos verde-claros, usados ​​com sucesso para conservação.

Híbridos comuns de frutos brancos.

  • "Nemchinovsky F1" - uma variedade de alto rendimento, compacta e com frutos de até 1,7 kg.
  • "Belogor F1" - variedade que foi uma das primeiras cultivadas por criadores domésticos. Pertence à categoria de maturação precoce e é caracterizada por propriedades como maior resistência a infecções e resistência ao frio.

De acordo com as estatísticas atuais, inúmeras análises e análises, as seguintes variedades são os tipos mais comuns de abobrinha que são cultivados pelos produtores de vegetais hoje.

  • Astoria - variedade de alto rendimento, que se distingue pelos frutos cilíndricos verde-escuros e alongados.
  • "Zebra" - variedade precoce de abobrinha, que apresenta frutos verdes claros com listras escuras pronunciadas e é caracterizada por alta resistência ao frio. O peso da abobrinha chega a 0,9 kg.
  • "Aeronauta" - variedade de cor verde escura a frutos com pequenas manchas claras. As características incluem a ausência de uma borda espinhosa nos pecíolos e nas próprias lâminas das folhas. Também é importante notar que a planta é despretensiosa para o solo.

Formas híbridas populares de abobrinha.

  • "Lembrança" - uma variedade varietal de alto rendimento, de maturação precoce, com frutos ovais de tamanho médio, de cor cremosa esverdeada com listras escuras borradas.
  • "Golda F1" - uma espécie produtiva com abobrinha dourada, pertencente à categoria de maturação precoce.
  • "Copa Ouro" - uma espécie de abobrinha, que se distingue pelo poder dos arbustos. Vale destacar o sabor marcante da fruta em todas as fases de maturação. Um ponto igualmente importante é manter a qualidade.

Vale a pena prestar atenção a uma variedade de abobrinha relativamente jovem, chamada "Tsukesha". Uma de suas vantagens claras é que ele é igualmente bem cultivado tanto nas regiões de terra preta quanto na zona de terra não preta. O fruto é cilíndrico e com casca lisa. A variedade se destaca pelas cores interessantes.O fruto verde escuro com padrão pontilhado tem uma polpa branca, áspera, mas bastante tenra.

Estas abobrinhas são caracterizadas por longa vida útil e maior resistência ao apodrecimento... Segundo as avaliações, o sabor da polpa permite comer os frutos frescos. Claro, estamos falando das primeiras frutas, enquanto as abobrinhas maiores e mais tardias serão bons ingredientes em vários pratos.

Aterrissagem

Para as mudas, as sementes são plantadas de meados de março a meados do último mês da primavera. É possível transferir o crescimento jovem para um terreno aberto em 25-30 dias (na maioria das vezes cai no final de maio - início de junho).

É importante levar em consideração as características climáticas e as condições meteorológicas de uma determinada região.

A safra de vegetais descrita hoje é cultivada tanto por mudas quanto pelo plantio de sementes diretamente no solo em um local permanente. No primeiro caso, é recomendado o uso de potes de turfa ou outros recipientes separados para cada unidade. A mistura de solo para mudas inclui:

  • serragem - 1 parte;
  • terreno gramado - 2 partes;
  • húmus - 2 partes;
  • turfa - 6 partes.

Os potes são enchidos com terra e derramados com água quente ou uma solução de permanganato de potássio a 0,5%. As sementes são enterradas 2 a 3 cm, de modo que a raiz que brota seja direcionada para baixo. A transferência para um terreno aberto é realizada após 2-3 folhas aparecerem nos brotos. O site deve bem iluminado e bem protegido do vento... Levando em consideração o tamanho dos arbustos adultos, os intervalos entre os buracos e as fileiras devem ser de 1 e 1-1,5 metros, respectivamente. A hora e as condições ideais para o pouso são de manhã cedo e tempo nublado.

Cuidado

Após o surgimento dos primeiros brotos ou plantio de mudas em campo aberto, você deverá cuidar das plantas de acordo com o esquema padrão. A lista de práticas agrotécnicas obrigatórias inclui:

  • rega oportuna;
  • afrouxando o solo;
  • curativo superior;
  • capina.

Na fase de formação de 4-5 folhas, o caule deve ser aterrado. De maneira semelhante, o desenvolvimento de elementos adicionais (laterais) do sistema radicular é estimulado.

É necessário o afrouxamento regular do solo com pouca profundidade e a retirada de ervas daninhas até o momento de fechamento das placas foliares. Um ponto igualmente importante é garantir o livre acesso para insetos polinizadores. Para isso, é recomendável retirar algumas folhas do meio. Em alguns casos, para ativar a frutificação, o caule principal é pinçado nos processos laterais.

Rega

Deve-se notar que nas regiões da faixa do meio, a irrigação não é utilizada para o cultivo industrial da abobrinha. No entanto, uma prolongada falta de umidade afeta negativamente o volume e a qualidade da colheita. Recomenda-se aos jardineiros que regem regularmente (pelo menos uma vez por semana) a cultura com água morna. Isso é mais importante após o plantio de mudas, bem como para as fases de floração ativa e formação de ovários.

A melhor época para irrigação é a segunda metade do dia. As condições climáticas serão um fator igualmente importante. Durante a floração e frutificação, especialmente no calor, a rega deve ser abundante. O principal aqui é que o solo está saturado de umidade a uma profundidade suficiente. Os arbustos de abobrinha devem ser regados estritamente pela raiz. O consumo médio de água é de 5 litros por unidade de plantio antes da floração e até 10 litros durante a frutificação.

Top curativo

A chave para obter uma colheita abundante e de alta qualidade será a fertilização oportuna e competente. Jardineiros experientes aconselham a alimentação semanal de vegetais em desenvolvimento ativo com o segundo número da mistura de Meatlider, cuja composição é a seguinte:

  • nitrophoska - 6 kg;
  • ureia - 1 kg;
  • sulfato de potássio e magnésio - 1 kg cada;
  • ácidos bórico e molibdico - 15 g cada

Existe também uma fertilização alternativa em duas etapas. A primeira cobertura deve ser feita antes do início da fase de floração. O consumo da mistura de nutrientes é de 1 litro por arbusto de abobrinha, e inclui:

  • água purificada - 10 l;
  • superfosfato - de 40 a 50 g;
  • nitrato de potássio - de 20 a 30 g;
  • sulfato de amônio - 25 g.

A segunda etapa é realizada antes do início da fase de frutificação. Nesse caso, você precisará de uma solução, cujos componentes são:

  • água - 10 l;
  • nitrato de potássio - 40-50 g;
  • superfosfato - 40-50 g.

A mistura é introduzida na proporção de 1,5 litros por planta. Além disso, a abobrinha pode ser alimentada com soluções de excrementos de pássaros (1:20) e verbasco (1:10), cujo consumo é de 2 litros por arbusto na primeira e de 4 litros - na segunda alimentação.

Colheita

As primeiras abobrinhas totalmente maduras são removidas após 35-45 dias, a partir do momento em que os animais jovens são plantados em campo aberto. Essas frutas são utilizadas no preparo de uma grande variedade de pratos, bem como nos preparativos para o inverno. Se estamos falando sobre o armazenamento a longo prazo de vegetais frescos, então, durante a colheita, os frutos devem ser separados do arbusto junto com o caule.

Em seguida, recomenda-se embrulhar cada abobrinha em um saco ou filme plástico com orifícios pré-fabricados para ventilação.

Possíveis problemas de crescimento

Infelizmente, quando cultivadas em campo aberto e em casa de vegetação, as abobrinhas são suscetíveis a uma série de doenças e ataques de insetos nocivos. Assim, por exemplo, as plantas cultivadas sob o filme e em estufas são frequentemente atacadas por ácaros, e suas mudas são atacadas por uma mosca de broto. Além disso, junto com todas as culturas relacionadas à abóbora, a abobrinha sofre de parasitas como o pulgão-do-melão e a mosca-branca.

Se falamos sobre doenças, na maioria das vezes os jardineiros têm que lidar com:

  • antracnose;
  • podridão (principalmente branca);
  • oídio.

É importante lembrar que uma das principais características da cultura descrita é seu histórico de maturidade precoce. Com base nisso, o uso de produtos químicos para combater infecções e pragas é altamente indesejável.

A lista de medidas preventivas eficazes inclui:

  • escavação profunda do local, que é realizada no outono;
  • alternância constante de plantas cultivadas;
  • destruição oportuna de indivíduos afetados, bem como restos de plantas.

Quando se trata de estufas e estufas, é altamente recomendado controlar a temperatura, uma vez que quedas bruscas nos indicadores são inaceitáveis. Paralelamente, é importante repor e desinfetar o solo periodicamente. A semente também deve ser processada.

Dada a indesejabilidade do uso da química, os produtores modernos de vegetais usam com sucesso remédios populares comprovados. E, neste caso, estamos falando de uma solução de sabão, bem como infusões de topos de tomate, alho e casca de cebola. Em casos extremos, um único tratamento da abobrinha com inseticidas e o uso de substâncias como oxicloreto de cobre e enxofre coloidal são permitidos. É importante levar em consideração que nos referimos a um ataque massivo de insetos nocivos nos primeiros estágios de desenvolvimento da planta. Paralelamente, podemos falar de preparações aprovadas destinadas ao combate ao bolor cinzento, ao oídio e ao oídio, entre outros fungos.

Para obter informações sobre como obter muitas abobrinhas de um arbusto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário