Como fazer um cortador de madeira DIY?
Depois de limpar a área do jardim, há galhos, raízes e outros restos de plantas suficientes. Trituradores especiais fazem o melhor com isso, mas comprar um modelo como esse em uma loja exige uma quantidade significativa. Um bom proprietário deve fazer a unidade por conta própria com elementos improvisados.
Características de modelos caseiros
Qualquer trituradora (caseira e comprada) deve ser composto de vários componentes básicos:
- uma estrutura de aço na qual todos os componentes são fixados;
- motor elétrico ou a gasolina;
- mecanismo de corte;
- invólucro de proteção;
- engrenagem principal.
Além disso, você não pode prescindir de alguns recipientes: o lixo processado será colocado no primeiro e os chips resultantes serão armazenados no segundo. Os modelos caseiros diferem no mecanismo de corte e o resto dos elementos são iguais (apenas com tamanhos diferentes). Os ramos podem ser estilhaçados com 20 ou 30 serras circulares equipadas com dentes de carboneto. Então, pode ser uma combinação de facas de aço carbono afiadas presas ao eixo. O lixo será colocado em ângulo reto e picado com facas, sendo de 2 a 6 peças.
A próxima versão do triturador pode ser chamada de triturador de disco, no qual os ramos são colocados em um ângulo de 30 a 45 graus. Neste caso, as facas são montadas em um círculo de aço fixado ao eixo. Em variações mais complexas, existem dois eixos girando em sincronia. As facas convergem em um ponto e esmagam os resíduos. Neste caso, a madeira deve ser dobrada em ângulos retos. As serras circulares são recomendadas para produzir aparas de madeira em miniatura a partir de resíduos de maneira rápida e fácil. Um agregado como uma junta é relevante ao processar ramos finos para obter uma fração maior. Finalmente, um britador de disco é adequado para cortar ramos com mais de 5 centímetros de diâmetro.
Materiais e ferramentas
A maioria dos componentes do triturador pode ser selecionada a partir de suprimentos domésticos. Por exemplo, o quadro é perfeitamente montado a partir de cantos de metal, canal e tubos. O motor elétrico, via de regra, é comprado ou retirado de um minitrator. A fresa utilizada deve necessariamente ter dentes grandes e as serras circulares devem ter um diâmetro de 100 a 200 milímetros. Se o trabalho for com o eixo, então as engrenagens são adquiridas no valor de um par de peças, o mesmo se aplica à polia, assim como ao próprio eixo - devem ser duas. As facas podem ser feitas de molas de carro, se você tiver uma fresadora.
A partir das ferramentas, vale a pena preparar um perfurador, chaves, uma retificadora, bem como um dispositivo de solda e um conjunto de fixadores.
Como fazer um helicóptero com as próprias mãos?
Para fazer seu próprio chopper para doar, você precisará seguir um esquema bem elaborado. Em primeiro lugar, é determinado o projeto ideal, que pode diferir, por exemplo, dependendo do tamanho dos resíduos - sejam pequenos galhos ou grandes pedaços de madeira. A escolha do projeto depende das necessidades do mestre e do tipo de resíduo que ele deve processar. Claro, os desenhos são feitos nesta fase.
Você deve escolher o motor, decidindo se será elétrico ou a gasolina. O motor a gasolina é mais potente e adequado para o processamento de madeira grande.Por não estar preso a uma tomada, é fácil de transportar pelo local, mas o próprio aparelho é bastante pesado. O motor elétrico é mais fraco e sua função depende diretamente do comprimento do cabo. No entanto, as vantagens do dispositivo incluem seu baixo peso. As peças que necessitam de torno para sua fabricação são feitas por profissionais, e as demais são simplesmente selecionadas a partir dos materiais disponíveis na fazenda.
Nenhum triturador pode viver sem uma moldura. É mais conveniente fazer de canos e cantos. A altura da estrutura deve ser selecionada dependendo da altura da pessoa que usará o dispositivo com mais frequência. A largura recomendada é de 500 milímetros e pode ter qualquer comprimento. A rigidez necessária da estrutura pode ser dada se uma travessa for montada entre os postes. Por fim, os especialistas recomendam adicionar rodas e uma alça ao dispositivo, o que trará comodidade à operação.
Após a montagem da estrutura, o acionamento, as peças de corte e o acionamento por correia serão instalados. Finalmente, uma caixa de proteção e recipientes para resíduos e serragem resultante são montados. A propósito, o acionamento por correia é considerado o mais acessível e seguro de usar. Se a correia escorregar durante o trabalho intensivo, isso acontecerá sem quaisquer consequências negativas.
A potência da unidade determinará a espessura das peças de madeira podem ser processadas. A potência recomendada do motor varia de 2,5 a 3,5 quilowatts. Se o triturador for montado para processar grama e nós, uma unidade com capacidade de 1,5 quilowatts também é adequada. O processamento de ramos com diâmetro de 2 centímetros pode ser feito com um motor cuja potência varia de 1,3 a 1,5 quilowatts. Esse motor pode ser removido de um aspirador de pó, trituradora ou mesmo de uma furadeira.
O lixo, cuja espessura chega a 4 centímetros, requer o uso de um motor com potência da ordem de 3 a 4 quilowatts. O dispositivo pode ser retirado de uma circular, neste caso recomenda-se emprestar uma moldura desta. Se a espessura dos galhos chegar a 15 centímetros, o processamento deve ser feito com um motor mínimo de 6 quilowatts. O desempenho do motor a gasolina varia de 5 a 6 cavalos de potência, o que é típico para dispositivos retirados de blocos de motores ou minitratores. Não há necessidade de potência excessivamente alta na fabricação de um triturador.
Além disso, é importante garantir que o eixo da lâmina gire a 1.500 rpm. Aliás, no caso de uma unidade com facas de corte, você pode contar com o desenho do eixo de corte para a junta. Teremos que, no entanto, alterar os diâmetros dos eixos pressionando os rolamentos. A largura da seção de trabalho pode ser reduzida para 100 milímetros.
Para criar uma retificadora de disco, você precisará de um motor, tubos, uma folha de metal, com espessura de 5 milímetros, uma furadeira e chaves inglesas. É melhor escolher facas compradas em aço temperado, cuja confecção é difícil por conta própria devido à necessidade de usar uma forja. Neste caso, um tubo pode ser usado como suporte. Um disco de 40 centímetros de diâmetro é formado a partir do metal, nele são feitos orifícios para o fuste e as facas. Em seguida, o disco é montado no eixo e conectado ao motor. Na fase final, é instalado o compartimento de ramais.
Ramos grossos poderosos só podem ser processados com um triturador de dois eixos. Sua criação começa com o fato de que os eixos centrados no valor de dois são montados em uma moldura colocada verticalmente. Cada eixo deve ser equipado com facas removíveis. O número de facas determina o quão pequenos são os cavacos. Um aparelho de fabricação própria será capaz de moer ramos de até 8 centímetros de espessura.
A fabricação de uma trituradora também é possível a partir de eletrodomésticos já obsoletos. O único requisito neste caso é a presença de um motor em funcionamento, que é complementado com as peças necessárias. A presença de um moedor de trabalho simplificará muito essa tarefa. Basta pegar um recipiente grande e fazer um furo por baixo por onde passa o eixo do moedor. A faca é montada no topo e cuidadosamente fixada. É importante que durante a operação a lâmina de corte não toque as paredes do recipiente que está sendo usado. O corte de galhos deve ser executado na velocidade mínima da máquina búlgara.
O triturador de nó e grama tem suas próprias especificações. Em vez de dentes poderosos, um dispositivo semelhante a um triturador de repolho é suficiente. A própria estrutura de corte pode ser colocada em um balde, ou em uma panela velha, ou em uma caixa soldada em chapa de aço. Peças de sistemas de ventilação também são adequadas para isso. Esse triturador será leve e muito fácil de carregar.
Da maquina de lavar
É bastante conveniente criar uma unidade de eixo único a partir de uma máquina de lavar velha. Nesse caso, o primeiro passo é desmontar o ativador, e o eixo do motor é equipado com uma faca. É importante que o tamanho da unidade de corte seja menor que o diâmetro do tanque. Um orifício é feito na parte inferior do dispositivo, através do qual os chips cairão no invólucro conectado. O princípio de funcionamento de um aparelho feito em casa lembra um pouco um aparelho para moer grãos de café.
De serras circulares
O triturador mais simples é feito de serras circulares. Para criá-lo, é necessário adquirir de 20 a 25 serras circulares equipadas com pontas de ligas duras. As facas são montadas em um eixo, e entre elas são fixadas arruelas, cujo diâmetro é igual a alguns centímetros. A espessura deste último está na faixa de 7 a 10 milímetros. O comprimento da lâmina de corte, neste caso, será igual a 8 centímetros. É importante que os dentes dos discos adjacentes estejam diagonalmente em relação uns aos outros, mas em nenhum caso em linha reta. Depois que o dispositivo de corte com rolamentos é fixado na estrutura, você pode montar o motor, esticar a corrente e fazer um recipiente no qual os galhos serão dobrados.
A estrutura é montada a partir de um canto e tubos ou canal, e um suporte especial para um motor elétrico é feito abaixo. Vale a pena cuidar da sua mobilidade para, se necessário, ajustar o estado da correia de transmissão. Nas travessas, suportes para os rolamentos de esferas são feitos para fixar o eixo. É imprescindível garantir o paralelismo dos eixos do motor e do próprio eixo. O recipiente onde será feita a moagem direta dos galhos deve ser feito de um material durável que não sofra quando pedaços de madeira cortem suas paredes.
Os especialistas recomendam que você pense adicionalmente na placa de suporte sobre a qual os ramos irão repousar durante o procedimento. Esta faca passiva deve ser transformada para poder produzir cavacos de diferentes tamanhos. Por exemplo, grandes pedaços de resíduos podem ser usados para aquecer um fogão e pequenos pedaços podem ser adicionados ao composto. Aliás, ao passar galhos de árvores frutíferas pelo triturador, é recomendável não misturá-los com outros resíduos. Variedades de frutas caroço e pomóideas também são processadas separadamente. O resultado são vários combustíveis excelentes para o fumeiro que diferem em seu aroma.
Não devemos esquecer a capacidade onde os ramos serão colocados. Um pré-requisito é que a profundidade do encaixe exceda o comprimento da mão da pessoa que o usa. Se esta peça for feita da maneira certa, ela não apenas protege a pessoa contra danos, mas também permite que você jogue lixo em um ângulo reto.
Do trator de passeio
Para transformar um velho trator de passeio em um cortador, além da parte principal, serão necessárias facas, uma haste de uma plaina elétrica, um canal e um rolamento, além de um material laminado. A obra será executada com a utilização de uma soldadora, um martelo com esmerilhadeira, uma furadeira e um molho de chaves. Um canal é usado como base, sobre o qual o eixo, a polia e a lâmina de corte são montados. Em seguida, um bunker de metal é acoplado ao triturador para recebimento de resíduos, tudo é fixado no trator de passeio.
Para obter informações sobre como fazer um cortador de madeira faça você mesmo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.