Trituradores de ramos: características e tipos

Trituradores de ramos: características e tipos
  1. Peculiaridades
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Tipos e suas características
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher?
  6. Possíveis malfuncionamentos

A área suburbana deve ser constantemente mantida em ordem, limpando-a de folhas caídas, arbustos e galhos desnecessários. Um triturador de jardim é considerado um bom ajudante nisso. Permite retirar de forma rápida e sem agredir o meio ambiente os resíduos do jardim, libertando a área das pilhas de lixo e conferindo-lhe um aspecto bem cuidado.

Peculiaridades

O triturador de galhos e galhos de árvores é um dispositivo exclusivo que se destina a limpar a casa após a poda de arbustos, trepadeiras e copas de plantas. O dispositivo é especialmente insubstituível na primavera e no outono, quando o quintal começa a ficar cheio de detritos de jardim. Esses montes ocupam muito espaço, estragam o paisagismo e são difíceis de transportar. Nesse caso, você pode limpar o local com a ajuda de um triturador. Ele tem maior potência e lida facilmente com a moagem de resíduos de plantas em uma pequena massa, após a qual é enviado para descarte. Além disso, os galhos desfiados podem ser usados ​​como combustível ou cobertura morta.

As principais vantagens deste dispositivo incluem:

  • compacidade;
  • transporte conveniente;
  • sistema de moagem poderoso;
  • consumo econômico de energia;
  • preço aceitável.

Hoje, os fabricantes produzem trituradores de vários modelos, que diferem na forma de partida e nas características de design. Independentemente das características técnicas, essas unidades podem ser utilizadas não só para o processamento de grandes ramos, mas também de folhas caídas, tocos secos, erva velha e vegetais ou frutos demasiado maduros.

O corte é executado usando acessórios especiais de faca, que são acionados por um motor. O helicóptero está equipado com motor elétrico, gasolina ou bateria. As estruturas mais poderosas são consideradas com um motor a gasolina. Já os elétricos e a bateria são leves e móveis.

Dispositivo e princípio de operação

O triturador de galhos e galhos para jardim é muito popular entre muitos proprietários de chalés de verão, pois permite limpar a área de detritos de jardim de maneira rápida e eficiente. Este dispositivo possui um design simples, consistindo nos seguintes elementos principais:

  • dispositivo receptor;
  • bunker;
  • facas.

Por sua estrutura, a unidade se assemelha a um moedor de carne: primeiro, a matéria-prima entra na tremonha, depois segue para o disco de acionamento, onde as facas fazem a trituração. Nesse caso, as peças de corte podem ser diferentes dependendo das características do projeto do triturador. Em alguns modelos, um disco de metal é instalado ao qual as facas são fixadas - eles geralmente são projetados para processar pequenos galhos e caules de grama. Em outras modificações, um cortador com engrenagens pode ficar dentro do bloco - ele rapidamente tritura galhos secos de qualquer espécie de árvore e arbusto. Também estão à venda dispositivos universais nos quais facas e um cortador estão presentes ao mesmo tempo.

Além disso, o projeto é complementado com um dispositivo de rosca e bobinas, que desempenham um papel importante, uma vez que são responsáveis ​​pelo funcionamento do tambor fresador. Dependendo do tipo de moagem na unidade, dois modos são definidos: corte com rotação lenta do cortador e corte rápido com facas.O princípio de operação no primeiro caso é baseado na colisão da madeira com facas em uma baixa velocidade de rotação dos cortadores (40–90 rpm). Com este tipo de processamento, não se cria inércia e não é liberada energia cinética, portanto, para aumentar o coeficiente de transmissão, é instalada adicionalmente uma caixa de engrenagens entre o motor e a fresa. Ele converte baixo torque do motor e alto rpm em baixo rpm e alto torque de fresamento.

Já o segundo modo, proporciona retificação quando o disco gira a uma velocidade de 3 mil rpm. Como resultado, quando uma árvore entra em contato com elementos cortantes, uma grande quantidade de energia é liberada, o que é suficiente para cortar galhos e galhos grandes.

O processo de moagem depende não só do tamanho dos ramos, mas também do seu teor de umidade. Portanto, não é recomendável usar a unidade para processar galhos recém-cortados de uma árvore. Eles contêm folhas que podem envolver as facas e entupir os orifícios do disco giratório, retardando o funcionamento da unidade.

Tipos e suas características

Recentemente, os fabricantes têm fornecido ao mercado diversos tipos de retalhadoras de ramos, com desenho e características técnicas diferenciadas. Portanto, antes de comprar este ou aquele modelo do produto, é necessário determinar com antecedência sua finalidade e a quantidade de trabalho planejada. Todas as unidades são divididas em duas categorias.

  • Para processamento de ramos. Esses dispositivos são produzidos exclusivamente para limpar a área do jardim de resíduos de madeira. Podem lidar facilmente mesmo com o corte de ramos com um diâmetro de 7 cm. No entanto, esses modelos não são adequados para cortar videiras e relva. A unidade permite lidar com o corte de madeira graças a um sistema de facas exclusivo e um motor potente. Faça a distinção entre motores domésticos e industriais. O primeiro tipo é projetado para operação simples, possui um corpo móvel. Os fabricantes costumam produzir o segundo tipo como rotativo ou com turbina, o que aumenta sua produtividade.
  • Para processamento de caules e ramos de plantas. Essas modificações são distinguidas por grandes facas colocadas nos planos horizontal e vertical da estrutura. Esses mecanismos são versáteis e mais caros, mas podem ser instalados em um minitrator. Além disso, uma trituradora montada ou rebocada pode ser conectada a um trator de passeio, o que torna sua operação conveniente.

As unidades também diferem no princípio de operação. O picador pode ser mecânico (manual sem motor) ou equipado com uma usina especial na forma de um motor elétrico, diesel ou a gasolina. Cada um desses tipos tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  • Mecânico. É caracterizada por uma estrutura simples, boa qualidade e preço razoável. Adequado para triturar ramos e vinhas. A desvantagem do design é considerada baixo desempenho. E também ao processar resíduos de jardim, o proprietário do local precisa fazer esforços físicos consideráveis.
  • Elétrico. Esta é a unidade mais comum e fácil de usar. Ao trabalhar com ele, não há necessidade de se distrair verificando a presença de combustível no tanque. O triturador do acessório não faz barulho, é fácil de operar, é colocado em funcionamento ao toque de um botão. Esses dispositivos não requerem manutenção intensiva, mas em comparação com os modelos a gasolina, eles são inferiores em muitos aspectos em termos de potência. Trituradores elétricos não podem lidar com galhos grossos e dependem de uma fonte de energia. Qualquer queda de tensão na rede pode danificá-los.
  • Moagem de gasolina e diesel. Esses dispositivos são equipados com usinas de energia de dois tempos, também há modificações de quatro tempos. Eles são fáceis de manter. As principais vantagens da tecnologia incluem um motor potente, que permite serrar ramos de até 7 cm de diâmetro.Além disso, esses trituradores podem ser usados ​​em qualquer lugar do local, pois são independentes da fonte de alimentação. Quanto às desvantagens, os trituradores de gasolina e diesel são pesados, barulhentos, caros e exigem certos custos para a compra de óleo de motor e combustível.

Avaliação das melhores modelos

Apesar de o mercado ser representado por uma seleção chique de desfibradores de ramos, nem todos os seus modelos podem agradar com alta qualidade e longa vida útil. Portanto, antes de adquirir esta instalação, é necessário levar em consideração não apenas seus indicadores técnicos, mas também análises dos fabricantes. Os modelos das seguintes marcas têm se mostrado bem.

  • Bosch AXT Rapid 2000. Esta unidade corta perfeitamente ramos secos e recém-cortados. As configurações de fábrica prevêem o esmagamento de ramos grandes, portanto, para trabalhar com pequenos talos e cipós, deve-se alterar as configurações de forma independente, configurando o ajuste até o fim. A potência do chopper é 1800 W. O desenho do modelo conta com uma broca e uma faca, que corta grosseiramente ramos com diâmetro de até 45 mm. A única desvantagem dessa técnica é seu alto preço.
  • Viking GE 250. Esta modificação tem recebido muitas críticas positivas, pois é "onívora" e faz um excelente trabalho não só de cortar ramos grandes, mas também de podar amoras, framboesas, cones, milho, folhas secas e caules de flores. O triturador converte rapidamente os detritos do jardim em finos. As facas da unidade são afiadas e cortadas suavemente até ficarem cegas, enquanto novos cortadores só podem ser adquiridos em centros de serviço.
  • "Bison ZIE-40-2500". O dispositivo é caracterizado pela alta potência e é adequado para picar até ramos frescos, pois corta a madeira em pequenas lascas com um diâmetro de 2-3 cm. A principal vantagem do equipamento é o baixo nível de ruído durante o funcionamento, que não ultrapassa 99 dB. Além disso, o equipamento inclui uma bolsa especial que permite a coleta confortável das frações trituradas. A desvantagem do modelo é que não pode ser usado para triturar o lanço. A folhagem verde e os caules das plantas podem envolver os cortadores e entupir a grade inferior.
  • Makita. O fabricante forneceu um potente motor a gasolina no design, graças ao qual o dispositivo corta rapidamente ramos de até 3,5 cm de espessura.Ao processar elementos de ramificação, seu desempenho é significativamente reduzido. E também por causa do alto preço, nem todo jardineiro pode comprar este aparelho.
  • Arpal AM-120E. Este triturador possui duas tremonhas receptoras, separadas para folhagem e galhos grandes. A técnica é caracterizada por alta qualidade e longa vida útil. O desenho é equipado com dois discos nos quais são colocadas três facas (uma com lâmina reta e as outras duas com lâmina em forma de L e triangular). O dispositivo corta facilmente árvores jovens e galhos grandes.

Uma versão mais barata de trituradores como Champion, AL-KO Easy Crush МН 2800, Patriot PT SB 100 E, "Arpal", "Iveta", CMI 2400, Tornado e Salamandra Home pode complementar a análise de modelos populares. As modificações anteriores permitem limpar áreas de ramos de bétula, cereja, framboesa, maçã, ameixa e irgi. Eles também lidam facilmente com a moagem de folhas secas e copas de plantas.

Como escolher?

Uma vez que cada modelo de desfibrador de ramos tem seus prós e contras, é importante estudar cuidadosamente as principais características e realizar uma análise detalhada de todos os indicadores antes de comprá-lo. Obviamente, atenção especial deve ser dada aos parâmetros básicos dos dispositivos.

  • Potência e volume da madeira processada. Os eletrodomésticos têm uma potência de até 1,5 kW e pesam até 20 kg. Normalmente são produzidos com motor elétrico e equipados com mecanismo de faca que permite cortar ramos com diâmetro não superior a 25 mm. Esses dispositivos só podem ser adquiridos para chalés de verão onde crescem pequenas árvores.Se o terreno tiver mais de 40 acres e não for plantado apenas com árvores, mas também com arbustos, é melhor dar preferência a modelos profissionais. Seu peso chega a 50 kg e sua potência pode ultrapassar 5 kW.
  • Tipo do motor. As unidades com motor elétrico são mais baratas, funcionam silenciosamente, mas dependem da fonte de energia e têm baixa potência. Dispositivos movidos por um motor a diesel ou a gasolina são mais móveis, permitindo que você processe resíduos de jardim em qualquer lugar do local. Eles têm alta produtividade, mas são caros e inconvenientes durante o transporte devido ao seu grande peso. Para pequenas casas de verão, a escolha pode ser interrompida em um moedor com uma potência de motor de 3-4 kW.
  • Tipo de corte. Os dispositivos, que incluem um disco com facas posicionadas radicalmente, são fáceis de operar e baratos. Recomenda-se comprá-los para cortar grama e galhos pequenos, pois não cortam lenha maior. Além disso, os especialistas recomendam dar preferência às modificações nas quais as facas são colocadas em ângulo. As trituradoras com trituradora sem-fim também são consideradas modelos simples, pois são vendidas a um preço acessível e cortam galhos com diâmetro de até 4 cm. Porém, a trituração da grama pode apresentar problemas devido ao enrolamento das hastes. Para áreas grandes, os dispositivos com um cortador de múltiplas facas são adequados - seu desempenho diminui apenas quando as facas estão cegas.
  • Altura do chopper. Deve ser confortável e ajustável para a altura do usuário.
  • Dimensões e peso. Caso as obras no local sejam realizadas por veranistas e mulheres idosas, é necessário adquirir modelos compactos e leves. Além disso, a localização das alças de transporte desempenha um papel importante. Se eles estiverem muito baixos acima do solo, será inconveniente mover o dispositivo.
  • A presença de uma viseira protetora. Essa adição ao design ajudará a proteger o usuário de chips voando.
  • O material do qual o corpo é feito. As estruturas de plástico são caracterizadas pelo baixo peso, mas são inferiores às de metal em resistência e durabilidade.
  • Características de ruído. Ao trabalhar com unidades em que o nível de ruído excede 80 dB, você precisará usar fones de ouvido especiais. Via de regra, os retalhadores fazem muito barulho, equipamentos com motor a diesel ou a gasolina.
  • A presença de um movimento reverso. Este indicador é importante, pois o reverso desempenha uma função de proteção e os bloqueios funcionam se os ramos estiverem localizados incorretamente.
  • Largura da roda. Rodas estreitas e pequenas podem rebocar em solo solto.
  • Ajuste do tamanho e velocidade das frações de moagem. Graças a esta função, você pode definir o modo de corte desejado e cortar galhos de forma eficiente.

Possíveis malfuncionamentos

A trituradora de jardim consolidou-se como uma excelente auxiliar na casa de veraneio, o que lhe permite limpar a tempo a área de montes de ramos cortados, dando-lhe um aspecto estético. Este dispositivo é simples de usar e, sujeito a todas as regras de funcionamento, tem uma longa duração, mas, como qualquer outra técnica, é caracterizado por mau funcionamento. Na maioria das vezes, ao usar uma trituradora, você pode encontrar os seguintes problemas.

  • O motor não dá partida. A razão para isso é um fusível com defeito, ele deve ser substituído por um novo. Além disso, o cabo de alimentação do dispositivo pode estar danificado ou a tampa não está posicionada corretamente. Neste caso, é necessário limpar a alça aparafusada e, se o mau funcionamento não for eliminado, o equipamento requer diagnóstico no centro de serviço. Em unidades a gasolina e diesel, verifique o nível de combustível e óleo adicionalmente.
  • O motor desliga sozinho. Esse problema é visto com mais frequência em modelos elétricos. Esta função de proteção é acionada se o motor estiver sobrecarregado ou as lâminas estiverem bloqueadas.Os dispositivos de corte devem ser limpos e o motor deve esfriar, após o que ele continuará a funcionar.
  • O triturador não puxa os galhos. Um recipiente de coleta cheio demais é a causa do mau funcionamento e deve ser esvaziado.
  • Desempenho insuficiente. Via de regra, isso é observado quando as facas estão cegas. Os dispositivos de corte devem ser substituídos por peças novas.

Ao identificar outros tipos de avarias, é melhor confiar num especialista e não efectuar reparações por conta própria. Para evitar danos, o triturador deve ser armazenado em local seco e usado apenas para o fim a que se destina. Deve ser lembrado que cargas elevadas de longo prazo ou excedendo os valores permitidos destroem rapidamente o motor.

Você pode aprender mais sobre destruidores de galhos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário