Como fazer uma trituradora de jardim DIY?
No arsenal dos jardineiros e jardineiros modernos, existem muitos dispositivos diferentes que simplificam os procedimentos para cuidar do local. Esses dispositivos incluem um triturador (ou triturador). Essas coisas diferem em sua estrutura e funcionalidade. Graças a uma trituradora de alta qualidade, será possível triturar galhos, folhas e até pequenos troncos de árvores sem problemas. O triturador pode ser feito à mão. Hoje vamos analisar em detalhes como isso deve ser feito de acordo com todas as regras.
Elementos estruturais básicos
Antes de proceder à fabricação independente de um triturador bom e produtivo, é necessário considerar em detalhes quais são os principais componentes estruturais que o compõem. Apesar do fato de que o desenho de tal dispositivo pode parecer muito complicado para muitos, na verdade, sua estrutura é simples e direta.
O corpo da destruidora de jardim está principalmente fixado sobre um suporte, representado por rodas ou pés estáveis, que facilitam o transporte do móvel. Visto de fora, esse design se parece com um carrinho com uma alça. Na parte interna do corpo existe um mecanismo especial movido a gasolina ou eletricidade, além do próprio sistema de moagem.
Com base no conhecimento de todos os elementos da estrutura indicada, é possível considerar por qual princípio ela funciona.
- No eixo do motor elétrico está acoplada uma fresa com facas, através da qual o lixo do jardim é triturado.
- O acionamento opera com o envolvimento de uma correia e um dispositivo do tipo de transmissão.
- Todo o lixo acumulado é encaminhado para o compartimento onde fica o lixo acumulado. Lá eles são retificados pelo sistema de elemento de corte mencionado anteriormente.
- A madeira picada que sai do recipiente do dispositivo é frequentemente usada pelos jardineiros como um bom composto.
Qual motor você deve escolher?
Como mencionado acima, uma trituradora de jardim eficiente pode ser construída sem problemas por conta própria. É muito importante escolher o motor certo para um produto tão caseiro. Na maioria das vezes, esses dispositivos contêm motores elétricos ou a gasolina. Claro, cada uma dessas opções tem seus próprios pontos fortes e fracos, que devem ser levados em consideração ao escolhê-los.
Dispositivos equipados com motor de combustão interna são mais convenientes de usar, pois para seu funcionamento não deve haver fonte de eletricidade por perto. No entanto, essas cópias são mais caras do que as elétricas e seu dispositivo é mais complexo. Portanto, muitos usuários preferem motores elétricos. Eles são mais baratos e mais simples em design e têm um tamanho mais modesto.
Maior espessura de membro cortado que um triturador de galhos pode destruir, está em proporção direta com o motor elétrico nele fixado, bem como com as características das facas disponíveis.
- Assim, aparelhos em que haja motor de até 1,5 kW podem lixar varas com diâmetro de até 20 mm sem problemas. Essas opções são ótimas para trabalhos de intensidade relativamente baixa.
- Se no triturador for instalado um motor cuja potência é de 3 a 4 kW, essa unidade será capaz de triturar ramos cuja espessura chega a 40 mm.
- Já os motores mais potentes e eficientes, com potência superior a 4 kW, são utilizados para triturar entulhos de madeira com diâmetro de 7 a 15 cm.
Para criar uma máquina eficiente e de alta qualidade para triturar entulho de jardim, é permitido recorrer à instalação de motores elétricos de uma máquina de lavar, trituradora ou outro dispositivo semelhante.
Se você deseja fazer uma trituradora que se destine a uma quantidade impressionante de trabalho, então é aconselhável dar preferência a motores elétricos mais potentes, cuja potência seja de pelo menos 4 kW. Se você não deseja instalar um motor elétrico e prefere as opções a gasolina, então uma unidade com capacidade de 5 a 6 litros será suficiente. com.
Materiais e ferramentas
Antes de começar a trabalhar na criação de uma trituradora de jardim, você precisa estocar todas as ferramentas e materiais necessários. Para realizar esse trabalho, você precisará dos seguintes componentes importantes:
- serras circulares - de 15 a 25 pcs .;
- motor - geralmente elétrico ou a gasolina é escolhido, a escolha da potência deve vir dos objetivos que você atribui ao futuro dispositivo;
- grampo de cabelo (ou haste) m20, e para ele arruelas e porcas;
- uma polia (uma polia de um gerador VAZ é adequada), bem como uma correia bastante densa;
- rolamentos;
- tubos de metal - resultará deles construir uma estrutura forte e confiável;
- metal em folhas para a construção de um bunker (tanque onde ficará o lixo);
- arruelas de plástico - aprox. 14-24 peças arruelas de plástico - aprox. 14-24 peças.
Como fazer isso sozinho?
Se você comprou todos os materiais necessários e com eles as ferramentas adequadas, pode prosseguir com segurança para fazer uma trituradora de jardim. Claro, você precisará preparar um desenho detalhado com antecedência. Indique nele todos os parâmetros dimensionais do futuro projeto, marque a localização de todas as peças presentes no dispositivo. Não negligencie esta etapa - com um desenho corretamente elaborado, será mais fácil fazer uma trituradora confiável de alta qualidade.
Existem várias opções para trituradores de jardim. Eles diferem em seu design e são montados de maneiras diferentes. Vamos considerar várias maneiras de fazê-los.
Faca
Se você quiser fazer um triturador bastante simples e barato, você deve fazer um com um disco com facas fixadas nele. Além disso, o design deste dispositivo deve incluir uma estrutura e um contêiner de carregamento. É perfeitamente possível moer o disco e as facas por conta própria ou fazer um pedido com um torneiro experiente. Alguns usuários compram todos os itens necessários em lojas de varejo especializadas. No papel de um propulsor, um motor de um cultivador é bastante adequado. A estrutura da armação e a tremonha podem ser soldadas independentemente.
Com base em quantas facas são usadas e como são colocadas, a fração da cobertura morta resultante pode variar. Abaixo está um dispositivo típico para tal triturador. A ordem de trabalho será a seguinte.
- Primeiro você precisa comprar, pedir ou preparar um disco com facas por conta própria. O ângulo de afiação deste último deve estar entre 35 e 45 graus. A base das facas deve ter orifícios para os parafusos necessários para prender à parte do disco.
- Defina suas facas corretamente. Prenda-os usando batentes e parafusos.
- Agora você pode continuar a cozinhar a estrutura do triturador. Considere os fixadores e outros componentes durante este trabalho.
- Em seguida, será possível empurrar o disco para o eixo de acionamento. Proteja-o conscienciosamente.
- Em seguida, a tremonha de alimentação e a tremonha de recebimento (se necessário) para a massa processada devem ser soldadas.
- Finalmente, todas as peças de trabalho precisarão ser presas com segurança ao quadro.
A estrutura com todos os componentes fixados a ela pode ser montada sobre rodas. Então, todo o dispositivo se tornará móvel - ele pode ser facilmente movido pelo site.
Da maquina de lavar
Um bom triturador é obtido se você fizer isso em uma máquina de lavar. Hoje, muitos DIYers estão se voltando para essa experimentação técnica. Para realizar todo o trabalho, você precisará preparar a carroceria e o motor da máquina, uma serra velha, uma caçamba e outros componentes farão, bem como acessórios / ferramentas necessárias para proteger a estrutura. Nesse caso, você precisará realizar o seguinte trabalho.
- Faça um furo lateral no corpo da velha máquina de lavar. Será necessário sair do material já processado e triturado.
- No fundo do recipiente, usando uma luva especial, é necessário fixar com segurança as facas. Freqüentemente, são feitos de peças separadas de uma serra antiga - uma solução muito simples e econômica.
- Como um motor, você pode usar uma unidade existente que estava anteriormente presente em eletrodomésticos.
- A tremonha de recebimento de matéria-prima triturada deverá ser fixada no orifício lateral feito nas primeiras etapas.
Como você pode ver, a execução desses trabalhos é muito simples e direta. Isso não leva muito tempo e materiais caros.
De uma serra circular
Uma boa retificadora também pode ser feita com uma ferramenta tão conhecida como uma serra circular. Dispositivos em que uma base circular está presente são altamente eficientes. Se você está planejando construir uma trituradora, então você definitivamente precisará trocar os discos padrão originalmente instalados no eixo de corte. Em seguida, você precisará anexar um recipiente para receber o material reciclado.
Você também pode fazer um picador de serras circulares. Para fazer isso, você precisará encomendar um eixo de um torneiro experiente, no qual os discos serão colocados no futuro. Claro, você terá que comprar as próprias partes do disco. Ao montar essa unidade, você precisará levar em consideração algumas das nuances:
- os discos devem ser enfiados no eixo de forma que não sejam fixados firmemente, mas por meio de arruelas de 7 a 10 mm;
- os dentes dos discos adjacentes não devem estar localizados na mesma linha - eles devem ser fixados de forma caótica ou diagonal.
De um avião
Muitos do-it-yourselfers fazem trituradores confiáveis e práticos a partir de peças específicas da plaina. Existem muitas opções de execução usando esta ferramenta. Vamos considerar um deles.
Em combinação com elementos de um avião elétrico, pode ser usado um trator de passeio. Em uma única combinação, surge uma máquina bastante poderosa e produtiva. Para montá-lo, você precisará de:
- Facas de plaina elétricas;
- trator de passeio;
- polia;
- eixo;
- canal;
- rolamentos;
- canal;
- metal em folhas (3 mm);
- parafusos;
- arruelas;
- nozes.
Você não pode viver sem ferramentas como:
- máquina de solda;
- martelo;
- Búlgaro;
- conjunto de chaves;
- furar;
- alicate.
Agora analisaremos passo a passo como será um bom picador usando peças cortantes de uma plaina elétrica.
- Primeiro, você pode soldar o canal à base, e depois fixar ali uma faca estática e um eixo de acionamento com facas de uma ferramenta elétrica (neste projeto, esta parte é uma das principais).
- Prenda a polia ao eixo com a unidade de corte. Isso é necessário para que o último possa ser acionado por torque.
- Em seguida, você deve soldar e instalar a lixeira.
- Agora você pode definir o próprio componente para moagem. Fixe-o na metade dianteira do trator de passeio. De antemão, as máquinas agrícolas podem ser colocadas sobre tijolos ou cânhamo para torná-las mais convenientes para o trabalho. Em seguida, você deve esticar a transmissão (correia) na polia.
Isso conclui a fabricação de uma trituradora de jardim com peças de uma plaina elétrica.
De uma broca
Muitos artesãos preferem uma furadeira ao fazer um triturador de jardim em vez de máquinas de lavar e aplainadoras elétricas. O princípio de operação de tal dispositivo será semelhante em muitos aspectos ao de um cortador de vegetais. Para fazer uma estrutura desse tipo, as seguintes etapas são necessárias.
- Pegue um banquinho velho. Faça um furo nele, seu diâmetro deve ser de 12 mm. No outro lado do banco, fixe a parte da carcaça com o rolamento.
- Coloque em um banquinho e prenda um balde de diâmetro adequado com parafusos auto-roscantes.
- Insira o rolamento no orifício. Um eixo com facas de aço instaladas ficará sobre ele. Mais perto da metade da extremidade do eixo na parte inferior do banco, prenda uma furadeira de modo duplo usando um mandril sem chave.
- Envie matérias-primas macias para o balde fixo e inicie a furadeira elétrica. Após a trituração meticulosa até a fração necessária, a cobertura morta deverá ser removida do contêiner. Observe que uma unidade com tal dispositivo será projetada apenas para uma pequena quantidade de lixo e detritos.
Atenção especial deve ser dada a todas as etapas de fabricação e afiação da faca. A nitidez deve ser unilateral. A base cinzelada deve ficar na parte inferior.
Para cortar relva acabada de cortar, é aconselhável usar uma faca em forma de diamante (as lâminas devem ser ligeiramente arredondadas). Graças a esse recurso, a grama será capaz de deslizar livremente ao longo da lâmina da faca sem se enrolar.
Operação de equipamentos caseiros
De tudo isso, podemos chegar à conclusão de que fazer uma trituradora de jardim com as próprias mãos é fácil e simples. Quase qualquer usuário pode lidar com isso. Porém, é importante não apenas saber montar esses equipamentos, mas também operá-los corretamente. Considere os meandros de usar um dispositivo caseiro.
- Você só deve começar a cortar galhos se estiver usando óculos de proteção ou máscara. Você precisará de um capacete e um par de sapatos altos. É aconselhável enviar os ramos para o carro com as mãos nuas ou com luvas, mas muito estreitos e bem ajustados às mãos.
- Não coloque as mãos abaixo da abertura da caçamba para carregar resíduos. Se necessário, será possível empurrar o lixo com mais um lote de varetas. É permitido o uso de um bastão especial para isso, que possui ramificações na extremidade.
- As dimensões do ramo que você envia para processamento não devem ser mais do que metade da distância centro a centro entre os eixos. Ao selecionar as partículas de madeira que você pretende descartar, é muito importante levar em consideração as facas utilizadas na técnica.
- Os especialistas recomendam a instalação de um dispositivo automático diferencial separado para esse equipamento. Esta parte protegerá o dispositivo de possível choque elétrico caso ocorram circunstâncias imprevistas.
- Tanto durante a montagem quanto durante a operação de um mecanismo artesanal, é muito importante respeitar as regras de segurança. Tome cuidado não apenas para proteger suas mãos, olhos e pés, mas também para garantir que todas as partes do triturador estejam presas com segurança.
- Ao trabalhar com uma trituradora caseira, certifique-se de que nenhuma inclusão, como pedras ou vidro, metal ou plástico entre na tremonha de recepção. Durante o armazenamento, esses elementos também não devem estar no recipiente. Eles podem danificar seriamente a estrutura do dispositivo.
- As plantas de haste dupla são mais eficazes na trituração de galhos úmidos. Se for necessário processar os elementos de rizomas densos, eles deverão ser completamente limpos de contaminação.
- Se a caixa estiver emperrada devido a inclusões de madeira presas nele, o dispositivo precisará ser desconectado da rede imediatamente. No futuro, é permitido remover resíduos presos apenas quando o dispositivo estiver desenergizado. Caso contrário, você está se colocando em sério perigo.
- Durante a operação do triturador (qualquer - tanto de marca como de fabricação caseira), é muito importante garantir que o cabo de alimentação do dispositivo não esteja na área de lançamento de resíduos triturados.
- Se você quiser que sua trituradora caseira dure o máximo possível, ela precisará ser bem limpa após cada trituração no local. Depois disso, o dispositivo não deve ser jogado ao ar livre. Aloque um galpão para ele ou equipe um dossel.
- Certifique-se de que as lâminas do aparelho estão sempre bem afiadas. Graças a este cuidado, será muito mais fácil e agradável utilizar o aparelho, não sendo aplicada uma grande carga aos seus componentes principais.
Somente observando todas as características de operação acima podemos falar sobre a durabilidade e resistência ao desgaste da retificadora, que você fez com suas próprias mãos. Claro, a qualidade de todos os componentes constituintes que você usa durante a fabricação também desempenha um papel importante. Trate este equipamento com cuidado e atenção. Não se esqueça de limpá-lo constantemente para que os resíduos triturados não se acumulem (em casos avançados, pode ser muito difícil removê-los). Além disso, você deve se lembrar de sua própria proteção ao trabalhar com esta técnica.
Em nenhuma circunstância comece a limpar ou consertar enquanto ele ainda estiver conectado.
Como fazer um picador caseiro com as próprias mãos, você aprenderá no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.