Trituradores de jardim: finalidade, tipos e modelos populares

Trituradores de jardim: finalidade, tipos e modelos populares
  1. Compromisso
  2. Visualizações
  3. Dispositivo e características técnicas
  4. Como escolher?
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Aqui está uma visão geral dos modelos mais populares.
  7. Regras operacionais
  8. Avaliações

A questão da eliminação de ramos velhos, bem como de copas e outros resíduos de jardim de origem vegetal, via de regra, é resolvida de forma muito simples - através da queima. No entanto, esta opção é muito duvidosa - os restos queimam por muito tempo, fumegam fortemente e não se queimam completamente. Os especialistas recomendam o uso de trituradores de jardim que transformam os resíduos em valiosas matérias-primas sem poluir o meio ambiente.

Compromisso

No campo ou em uma casa particular, e apenas no jardim, mais cedo ou mais tarde surge um momento em que se acumula uma grande quantidade de uma grande variedade de resíduos vegetais. A desordem do local começa desde a primavera, quando os galhos das árvores são cortados e os arbustos moldados. No verão, aparas de videira, ervas daninhas e brotos parasitas arrancados são acrescentados aos galhos, e no outono a situação não fica mais fácil - nessa época as copas são retiradas dos canteiros e toda a área é coberta com folhas caídas.

Todos os resíduos da planta são agrupados em pilhas. Eles não só estragam o visual do local, mas também se espalham por toda a área em qualquer vento forte ou chuva. Além disso, as pragas de jardim gostam de botar ovos nesses "cachos", que gostam muito de botar ovos, cujo crescimento e reprodução podem causar sérios danos às plantações no local.

É por isso que muitos jardineiros se perguntam a melhor forma de se livrar desse tipo de "bem". Normalmente, grandes ramos são serrados para lenha, e os restos de copas, folhas e ervas são enviados para a pilha de compostagem. Muitas pessoas empacotam o lixo em sacos e o levam para fora, mas isso exige muito tempo e esforço.

Por muitos anos, os proprietários de terras queimaram os resíduos das plantas em excesso; no entanto, esse método não pode ser considerado a solução ideal por uma série de razões.

  • Essas ações levantam sérias dúvidas sobre a segurança contra incêndios. Não é segredo que os restos fumegam por muito tempo, portanto, mesmo que pareça ao dono do local que tudo está queimado, depois de um tempo, a chama pode acender novamente, e isso muitas vezes se torna a causa de incêndios.
  • Em muitas cidades, especialmente se a casa ou lote estiver localizado dentro de uma área residencial, existem proibições estritas sobre a queima de resíduos vegetais. As violações de tais normas legais implicam em multas graves.
  • E, finalmente, queimar é um exercício um tanto inútil, porque qualquer planta se alimenta de minerais e vitaminas que recebe da terra. Acontece que, ao queimar resíduos vegetais, simplesmente destruímos produtos biológicos valiosos que podem ser usados ​​para enriquecer a terra e, consequentemente, aumentar a produtividade no local.

Todos esses problemas podem ser resolvidos de forma bastante simples. Para se livrar dos restos de plantas no local em questão de minutos e ao mesmo tempo obter uma fonte de minerais para suas plantações, você só precisa comprar uma trituradora de jardim. Graças a essa adaptação, todos os resíduos vegetais são convertidos em pequenas migalhas, que não são difíceis de eliminar.

Os resíduos fragmentados resultantes não obstruem as fossas de composto. Além disso, o processo de biodegradação neste caso ocorrerá muito mais rápido.Madeira triturada também pode ser usada bem - é freqüentemente usada como cobertura morta e aparas de madeira são usadas em vez de combustível. Bem, se você não precisa de nenhum composto ou aparas, pode simplesmente embalar todo o lixo resultante em sacos, colocar no porta-malas e levar para a lata de lixo mais próxima.

Visualizações

No mercado de equipamentos de jardinagem, existem duas opções de trituradores de jardim, eles diferem uns dos outros nas características da ferramenta de corte.

  • Trituradores de faca. Os resíduos são cortados com facas com lâminas afiadas. Essas unidades são ideais para o descarte de grama, folhas secas, galhos finos, bem como topos e outros detritos de plantas macios. No entanto, galhos grandes e duros podem simplesmente embotar a lâmina e, às vezes, até deformá-la e quebrá-la.
  • Trituradores de moagem. O design dessas unidades inclui engrenagens mais poderosas do que facas. Este dispositivo pode moer galhos crus e secos de até 4-6 cm de diâmetro, por isso é freqüentemente comprado para o processamento de galhos de árvores frutíferas, mas resíduos de plantas macios às vezes ficam presos em tal mecanismo e acabam em peças giratórias.

Segundo as estatísticas, as máquinas de jardinagem do tipo faca são mais procuradas, o seu volume de vendas é de 85% do total das vendas deste tipo de equipamento. Assim, a participação das unidades de moagem é de apenas 15%. Em geral, o princípio de funcionamento de ambas as unidades é semelhante ao funcionamento de um picador de carne, mas aqui, em vez de parafusos mecânicos, são instaladas peças de corte. Cada modificação tem seus próprios prós e contras. Portanto, as instalações de facas são consideradas versáteis e ideais para funcionar em um pequeno terreno de jardim, enquanto a fresa é mais durável, não quebra ou cega por muito tempo.

As unidades de faca são necessárias para:

  • moer folhas secas caídas;
  • picar espigas de milho, bosques e cerejas;
  • esmagar madeira de coníferas, bem como quaisquer outros galhos úmidos finos;
  • processamento de pequenas ervas daninhas.

A funcionalidade dos modelos com facas de fresagem e turbina é um pouco diferente, a tarefa desses dispositivos inclui:

  • trituração de madeira seca;
  • calibração de barras;
  • esmagamento de várias plantas artesanais;
  • moagem de vinhas fortes, ramos e ramos de colheitas de fruta.

Dispositivo e características técnicas

A indústria moderna oferece uma ampla gama de diversos tipos de retificadoras, que se diferenciam em suas dimensões, características técnicas e operacionais, porém, todas trabalham de acordo com o mesmo esquema. Qualquer trituradora tem um corpo sólido feito de metal ou polímeros, na maioria das vezes é montado em uma estrutura equipada com tração nas rodas. Isso torna muito mais fácil mover a unidade pela área do jardim.

O funcionamento eficaz de tais instalações deve-se à ação de um motor de tração ou de um motor elétrico, com um pouco menos de frequência - um motor de combustão interna a gasolina. Neste caso, o acionamento atua no mecanismo de corte por meio de uma tração elétrica. No topo do dispositivo, via de regra, é colocado um contêiner de carregamento, geralmente em forma de funil, para que os resíduos vegetais sejam encaminhados para a moagem de forma mais uniforme. A massa reciclada ou volta para o tanque receptor, ou, dependendo do modelo, vai para uma bolsa especial ou é simplesmente descarregada no solo. Algumas modificações nos trituradores de ramos são complementadas com espalhadores, para que os produtos processados ​​possam ser distribuídos uniformemente por toda a área cultivada.

Detenhamo-nos separadamente na estrutura da usina. Via de regra, as retalhadoras são equipadas com acionamento elétrico ou, como já mencionamos, com motores de combustão interna. Cada uma dessas variedades tem vantagens e desvantagens. O acionamento elétrico é geralmente instalado em unidades de pequeno porte com parâmetros de baixa ou média potência, inferior a 2,5 kW.Eles podem processar resíduos da colheita com moderação. Devido ao seu baixo peso, esses dispositivos podem mover-se facilmente pelo local até o local de trabalho principal, sem criar problemas para seus operadores.

No entanto, tais dispositivos estão ligados a uma rede AC, portanto, se for necessário processar uma grande área, você precisa usar um cabo muito longo, o que muitas vezes não é muito conveniente, e se não houver ponto de conexão, é completamente impossível. Além disso, por razões de segurança, existem algumas restrições operacionais devido às condições meteorológicas. As unidades com motor a gasolina não têm essa desvantagem, pois podem funcionar em qualquer clima, incluindo chuva, granizo e até neve. Além disso, podem ser usados ​​em locais onde não haja corrente elétrica. Deve-se observar que tais modelos podem realizar trabalhos bastante difíceis, por exemplo, triturar grandes resíduos de plantas, até mesmo troncos de pequenas árvores.

Como escolher?

Antes de comprar a trituradora de jardim certa para sua aplicação, há uma série de perguntas fundamentais a serem respondidas. E o primeiro deles será a seleção das capacidades técnicas desejadas da instalação. Se você planeja cortar galhos, uma unidade irá ajudá-lo, mas se a parte superior e as folhas forem completamente diferentes. Os trituradores são elétricos ou a gasolina.

  • Os primeiros pesam um pouco menos, funcionam quase silenciosamente e ao mesmo tempo não produzem exaustão prejudicial, entretanto, a mobilidade de tais dispositivos é significativamente limitada pelo tamanho do cabo e pela presença de conectividade. Sua potência varia de 2,5 a 4 kW, via de regra, são as modificações mais simples com um preço bastante democrático.
  • A unidade a gasolina é capaz de se deslocar para diferentes pontos, porém, é um pouco mais pesada, e a própria estrutura é bastante maciça, já que o motor é muito maior. O volume de combustível também deve ser adicionado ao peso do próprio dispositivo, para que você possa calcular o peso de toda a instalação de trabalho. Esses modelos são muito mais caros, embora sejam mais eficientes.

Além do tipo de motor, vale a pena focar na sua potência, normalmente o parâmetro médio é de 4 a 6 litros. com. É importante que todas as capacidades declaradas nas instruções sejam confirmadas pelas características de energia do equipamento. Se o fabricante promete moer galhos grossos e ao mesmo tempo mostra uma potência do motor de 3-4 litros. com., então, provavelmente, uma grande decepção o aguarda. Nesse caso, é melhor optar por produtos de outro fabricante mais honesto.

Opções adicionais também são importantes. De acordo com as avaliações dos usuários, uma opção muito útil é o reverso, graças ao qual você pode corrigir um ramo inserido incorretamente se ele começar a bloquear o eixo de trabalho. No entanto, isso facilita e acelera muito o processamento, e o preço desses dispositivos aumenta várias vezes ao mesmo tempo.

Um fator importante na escolha de um triturador é seu desempenho, que depende principalmente do tipo de lâmina de corte. Existem três modificações principais.

  • Com duas ou mais facas - os modelos mais primitivos estão equipados com um par de facas, podem processar relva e ramos secos, cujo diâmetro não ultrapassa 2 cm. Os desenhos mais complexos têm 4-6 lâminas, podem suportar as tarefas mais difíceis sem Quaisquer problemas. As modificações com facas são consideradas as mais baratas.
  • Com triturador - nesta concepção, a peça de corte assemelha-se a um parafuso de moedor de carne, mas está localizada na vertical e o número de voltas é menor. Esse triturador funciona muito mais rápido, lida bem com galhos recém-cortados e secos e galhos de até 4 cm de tamanho. Também pode ser usado para resíduos de grama, no entanto, os topos são muitas vezes enrolados em torno de um parafuso, então você deve limpar periodicamente isto. Este tipo de técnica é universal.
  • Com facas cilíndricas - tal instalação é popularmente chamada de "cortador multi-lâmina". No momento, produtos desse tipo são encontrados apenas na Bosch, outros fabricantes ainda não dominam a produção dessas unidades. Trituradores desse tipo moem com sucesso galhos secos e copas com grama, enquanto apenas cipós são enrolados em torno do dispositivo e, mesmo assim, apenas se as facas estiverem completamente cegas.

A facilidade de uso é outro fator de grande impacto nas decisões de compra. Existem alguns parâmetros que determinam o grau de conforto ao usar o triturador. Muitos não lhes atribuem importância, no entanto, fazem-se sentir no processo de utilização.

  • Preste atenção especial ao comprimento de instalação montado. Freqüentemente, a tomada, onde todos os restos são colocados, está localizada bem alta, e este é um parâmetro crítico para pessoas baixas.
  • É muito importante certificar-se de que as alças são confortáveis. Existem mecanismos em que a manivela de movimentação do triturador fica muito baixa, quase no chão. Mover um dispositivo tão pesado, inclinando-se fortemente, não é um prazer agradável.
  • Largura da roda. Quanto mais largas as rodas, mais fácil será mover a máquina pelo terreno. Nem sempre é possível transportá-lo por caminhos de jardim de concreto, geralmente ele tem que ser arrastado ao longo de solo arado ou corredores, então pneus largos aqui se tornam uma verdadeira salvação.
  • Certifique-se de que o sistema esteja equipado com uma proteção contra intempéries. Ao trabalhar com uma trituradora, não é incomum que chips voem para fora do soquete e causem danos ao operador. Se você tem um visor, pelo menos de um lado, você pode trabalhar em um modo mais ou menos seguro, embora os especialistas ainda recomendem o uso de óculos de proteção.
  • Massa - muitos ignoram este parâmetro e em vão. Se mulheres ou homens de físico esguio trabalharem com o equipamento, a exploração pode lhes causar muitos problemas.
  • Nível de ruído - 70-80 dB é considerado um parâmetro normal. Se o volume estiver mais alto, você precisará usar fones de ouvido especiais.

Todos esses detalhes podem parecer insignificantes à primeira vista, mas, no entanto, são de fundamental importância. O processamento geralmente leva mais de uma hora, e poucas pessoas gostam de passar esse tempo curvadas ou fazendo um grande esforço físico.

Avaliação das melhores modelos

Muitas empresas estão envolvidas na produção de trituradores de jardim, os produtos dos seguintes fabricantes são os mais procurados.

  • Bosch É uma marca que ganhou fama e reconhecimento por parte de consumidores em todo o mundo. Esses modelos são muito mais caros do que os produtos concorrentes, mas ao mesmo tempo sua vida útil é muito mais longa. Neste caso, a montagem de alta qualidade é complementada pela potência dos componentes básicos, graças aos quais o triturador é capaz de lidar com resíduos de plantas e ramos.
  • Elitech É uma marca sob a qual são produzidos vários instrumentos necessários à construção e à tecnologia agrícola. Vale ressaltar que a empresa busca reduzir ao máximo os preços de seus produtos, o que é especialmente perceptível em comparação com produtos de empresas concorrentes com parâmetros semelhantes.
  • Patriota É um fabricante americano especializado na fabricação de ferramentas e implementos agrícolas. A linha de sortimento contém modificações orçamentárias e especialmente outras poderosas, mesmo aquelas projetadas para moer cânhamo velho.
  • Ryobi É outra empresa conhecida que produz unidades bastante compactas para uso por mulheres e idosos.

Aqui está uma visão geral dos modelos mais populares.

Viking GE 250

Este modelo goza de um amor merecido entre os consumidores. Graças aos parâmetros ergonômicos e ao quadro da roda, esta unidade pode ser movida livremente sobre a área de pouso.O triturador é capaz de realizar seu trabalho de forma rápida e eficiente, sem gerar tensão na rede elétrica. O funil largo contribui para o máximo conforto de utilização, por isso mesmo os ramos ramificados podem ser atirados para o tanque sem os partir antes de serem cortados. O sistema é equipado com duas lâminas, além de facas adicionais, que estão localizadas em direções diferentes. Graças a isso, a máquina Viking é capaz de triturar detritos de vários tamanhos.

Iron Angel ES2500

Este triturador chama a atenção por sua relação custo-benefício. Fortes facas afiadas com igual eficiência lidam com a trituração de caules de girassol, cascas de árvores e galhos. Em apenas uma hora de operação, este dispositivo tritura até 200 kg de resíduos da colheita. A vantagem indiscutível é o silêncio da instalação. Estas unidades são compactas e não requerem muito espaço de armazenamento, além disso, o motor está totalmente protegido contra sobreaquecimento.

AL-KO Easy Crush MH 2800

Ao criar esta unidade, a fabricante focou na durabilidade da unidade - o corpo do produto é feito de plástico "indestrutível", e todas as principais partes internas são feitas de metal. A faca circular está equipada com duas lâminas afiadas, graças às quais o dispositivo pode debulhar ramos até 4,5 cm de tamanho, e com bastante rapidez. Se necessário, o funil pode ser aberto para obter acesso às peças de corte de trabalho. O motor é caracterizado pelo aumento de potência, a unidade possui um tanque especial para remoção de resíduos triturados.

Wolf-Garten SDL 2500

Este é um "burro de carga", ela não tem medo de quaisquer dificuldades. Esse triturador é ideal quando muitos detritos se acumulam na área semeada, o que requer um processamento rápido. Pode cortar facilmente ramos secos de até 4 cm, assim como troncos de milho e girassol.

Ikra Mogatec EGN 2500

Este é um dos amoladores de facas da mais alta qualidade fabricados na Alemanha. O dispositivo possui um motor bastante potente, ergonomia, tamanho compacto e alta taxa de reciclagem de resíduos. A faca é feita de aço da mais alta qualidade, afiada a laser em ambos os lados. Esses dispositivos podem cortar facilmente ramos de até 4 cm.

Worx WG430E

Se montanhas de grama cortada e folhas caídas se acumulam constantemente no território do local, então não há absolutamente nenhum ponto em comprar trituradores de grandes dimensões. Esse modelo será uma boa solução, pois esse agregado pode transformar todos os resíduos vegetais em pó em apenas alguns segundos. Potência de instalação - 1400 W, peso - 9 kg. O sistema é dotado de mecanismo de resfriamento, que também atua como proteção contra poeira e sujeira. A capacidade da planta é de 12 m3 por hora.

O top 10 também inclui modelos profissionais Huter ESH-2500, Patriot PT SE24, Sterwins, RedVerg RD GS240, Champion SH250, doméstico "Calibre ESI 2400N", bem como Elmos EHS 35 1500 watts.

Regras operacionais

Triturador de jardim - um dispositivo bastante simples e seguro, no entanto, existem algumas nuances que devem ser aprendidas antes de operar o equipamento.

  • É imperativo trabalhar com o destruidor de óculos ou máscara, usar luvas antiderrapantes apertadas nas mãos e um boné ou boné de beisebol na cabeça.
  • O lixo é empurrado para o dispositivo estritamente com uma trituradora e de forma alguma manualmente.
  • Certifique-se de que nenhum pedaço de metal, vidro, plástico ou pedra caia na caçamba.
  • Os galhos desfiam muito melhor se estiverem molhados.
  • Se você moer as raízes, primeiro deve limpá-las completamente do solo.
  • Se houver detritos presos no dispositivo, certifique-se de desligar o triturador antes de removê-lo.
  • A eficiência da trituradora de jardim e a duração da sua utilização dependem em grande medida da observância das regras de funcionamento do equipamento e armazenamento.Não há necessidade de deixar o aparelho ao ar livre, guarde-o em local seco, protegido da umidade e dos raios ultravioleta diretos.
  • A unidade deve ser limpa e inspecionada periodicamente.
  • Se a destruidora estiver avariada, não deve tentar repará-la sozinho, para isso é preferível recorrer aos serviços de centros de assistência especializados e oficinas de reparação.

Avaliações

Os proprietários de trituradores de jardim na maioria dos casos dão um feedback positivo: a unidade permite resolver efetivamente o problema de utilização de vários resíduos de plantas e, ao mesmo tempo, obter matérias-primas destinadas ao enriquecimento do solo. No entanto, é muito importante escolher o modelo certo que melhor corresponda às tarefas e recursos de operação. Por exemplo, de acordo com as avaliações dos proprietários:

  • helicóptero Bosch AXT MH lida perfeitamente com flores secas, mas com flores de corte você só precisa mexer por um longo tempo;
  • modelo Bosch AXT 25 TC ao salvar as configurações de fábrica, ele esmaga os galhos, no entanto, você mesmo pode alterar os parâmetros puxando o ajuste até que ele pare, e então o dispositivo irá lidar mesmo com videiras densas.

Os usuários fazem avaliações muito boas sobre os modelos Viking, que consideram verdadeiramente "onívoros", porque debulham quase tudo - tanto cipós quanto caules e copas, moem girassóis, milho, aparas de arbustos de framboesa e amora silvestre, bem como todos grama e folhas velhas.

Para obter informações sobre como escolher uma trituradora de jardim, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário