Trituradores de ramos de jardim: descrição, tipos e modelos populares
Um triturador de galhos para jardim é uma versão prática e conveniente da ferramenta que permite transformar a matéria-prima obtida pela poda de árvores e arbustos em fertilizantes úteis. Ele pode ser usado para resolver o problema de reciclagem desses resíduos sem muito esforço. Facas poderosas do dispositivo moem facilmente caules grossos de plantas herbáceas e cortes mais duros de galhos de árvores. Desta forma, mesmo grandes quantidades de matérias-primas podem ser processadas com segurança.
Peculiaridades
O triturador de madeira é uma excelente alternativa para o descarte de resíduos vegetais por meio de remoção, incineração e fossas de compostagem. Um dispositivo totalmente ecológico, seguro e funcional pode facilmente lidar com o processamento do volume necessário de ramos, sem criar problemas associados ao armazenamento do excesso de copa cortada. Seu nome é muitas vezes transformado em opções mais familiares para o ambiente de língua inglesa: picador, triturador de jardim. Mas a essência continua a mesma: a unidade transforma o crescimento de madeira e arbustos em resíduos finamente picados, que podem mais tarde ser usados para cobertura do solo.
Entre as características de tal unidade, os seguintes pontos são geralmente observados:
- a presença de corpo durável em metal ou polímero (opções combinadas são possíveis) - é preso ao chassi para maior estabilidade, além disso, pode ser utilizada uma distância entre eixos, o que proporciona facilidade de uso e transporte do triturador;
- a unidade motriz com tração elétrica ou a gasolina - a primeira é mais amiga do ambiente, mas necessita de ligação à rede; os modelos com motores de combustão interna são ideais para trabalhos autônomos de jardinagem em grandes áreas;
- usando mecanismos de corte para desempenho e eficiência ideais;
- a presença de um funil conveniente para alimentar as matérias-primas diretamente nas lâminas de moagem; geralmente possui uma estrutura em forma de funil que facilita o processo de movimentação dos ramos;
- uso no projeto de um receptor ou um acessório sob a bolsa, onde as matérias-primas cortadas são despejadas; além disso, os galhos picados podem ser jogados diretamente no solo.
Importante! O mecanismo da trituradora de jardim, fiavelmente protegido de influências externas, está localizado dentro do corpo, o que exclui seus danos acidentais, e também permite realizar o trabalho da forma mais segura para o operador.
Princípio da Operação
Uma vez que o triturador de ramos de jardim é organizado de forma bastante simples, o princípio de seu funcionamento também é bastante claro. Como parte da estrutura, há sempre um eixo para o qual a força do motor é transmitida diretamente ou por meio de uma correia / corrente. Girando, aciona os elementos de corte e garante a trituração dos ramos que passam pelo funil. Na verdade, ele funciona por analogia com um moedor de carne, liberando pó de madeira triturada na saída.
Âmbito de aplicação
Vale a pena usar uma trituradora de jardim se a incineração ou outra eliminação de resíduos vegetais for inconveniente. Grandes áreas com pomares, paisagismo complexo requerem poda sazonal regular de ramos, formação de copas. Aqui, os volumes de madeira reciclada podem ser bastante significativos. Trituradores de jardim permitem que você triture em pequenas lascas, criando condições para diversos fins.
- Eliminação subsequente. A poeira é facilmente coletada em sacos e removida. É conveniente transportar, coletar e armazenar.
- Compostagem. Lascas de madeira triturada apodrecem muito mais rápido, transformando-se em um fertilizante valioso e útil.
- Use como cobertura morta. A introdução da serragem triturada no solo permite torná-lo mais solto, enriquecendo-o com componentes biológicos valiosos.
- Pedido de gravetos. Os pellets para caldeiras são feitos desses chips. Ao acender o fogão, uma base de madeira leve e seca permite que a chama acenda mais rápido.
Em paisagismo e jardinagem, o uso de trituradores de galhos de jardim ajuda a simplificar o processo de descarte de matéria-prima que sobrou da poda de árvores e arbustos. Os modelos a gasolina que não requerem fonte de alimentação oferecem uma oportunidade para seu uso autônomo, mesmo em grandes áreas.
Variedades
Muitos estão interessados na questão de como escolher um moedor a gasolina e elétrico, se houver oportunidade de comprar alguma dessas opções. Via de regra, as soluções domésticas incluem modelos não muito poderosos que operam em rede. Unidades de acionamento elétrico consomem até 2,6 kW de energia, têm dimensões relativamente compactas e têm uma distância entre eixos para transporte pelo local. Uma característica distintiva de tais modelos é a manutenção mínima, facilidade de lançamento da estrutura em operação.
Ao contrário de uma unidade elétrica, os trituradores de gasolina não estão vinculados ao uso local. Eles são movidos por um tanque de gasolina, e o sistema é movido por um motor de combustão interna. Como a potência dos modelos desta série é bastante elevada, eles também lidam com o trabalho de forma mais eficiente. A unidade é capaz de moer troncos de pequenas árvores, galhos grossos, não tem restrições quanto ao tempo de operação. Mas os trituradores a gasolina têm características próprias.
Portanto, eles exigem manutenção regular. A mistura de combustível deve ser combinada em certas proporções e os plugues devem ser trocados regularmente. É geralmente aceito que a tecnologia ICE é usada principalmente em um ambiente profissional, uma vez que suas características permitem oferecer alto desempenho mesmo em baixas velocidades. Na vida cotidiana, esses modelos não são muito convenientes devido ao seu grande tamanho e complexidade de controle e ajuste.
O tipo de mecanismo de faca de uma trituradora de jardim é o segundo fator que determina sua funcionalidade. Existem três categorias mais populares.
- Faca. Neles, um disco atua como elemento de corte, em cujo desenho as facas de aço estão radialmente localizadas. Girando em alta velocidade, eles esmagam a matéria-prima em fragmentos. A simplicidade do design garante a acessibilidade dessas unidades. Via de regra, são equipados com motores elétricos, com afiação de alta qualidade, facas atendem a trituração de caules de arbustos, plantas herbáceas com caule de espessura de até 2,5 cm, mas tais dispositivos funcionam bem apenas enquanto a matéria-prima carregados neles são cortados recentemente.
- Moagem. Esses trituradores são perfeitos para uso em um ambiente profissional, capazes de processar até mesmo galhos de árvores grossos e secos como parte da poda de primavera. O cortador montado no eixo de trabalho tem um projeto do tipo engrenagem com dentes bem afiados na configuração desejada. O motor de combustão interna utilizado no kit fornece alimentação por meio de uma engrenagem de redução engrenada em baixas velocidades. Mas os modelos de fresagem não são muito adequados para processar galhos recém-cortados, porque muitas vezes eles entopem, "mastigando" e não proporcionando corte de madeira suficiente.
- Universal. Criados como uma espécie de modelos de moagem, esses trituradores possuem facas de remo que formam uma espécie de "cesto" que passa a massa de matéria-prima recém-cortada e seca por si mesma de forma bastante eficaz. Esta categoria de trituradores é a mais cara; um mecanismo de trituração do tipo parafuso pode ser incluído no pacote.
Importante! Não é muito correto comparar os modelos de fresamento e facas entre si, pois eles resolvem objetivos e tarefas diferentes. O primeiro está focado no uso independente por residentes de verão e jardineiros. Estes últimos foram desenvolvidos para profissionais da gestão florestal e de parques, tendo como principais vantagens a autonomia e a versatilidade de utilização.
Avaliação das melhores modelos
Ao classificar os melhores modelos de trituradores de ramos de jardim, é impossível prescindir de várias marcas.
- Bosch. Entre as versões mais famosas de trituradores de jardim, podemos citar a ferramenta de jardim Bosch AXT 250D com motor elétrico. A unidade suporta o puxamento automático de ramos para o compartimento de carga. O triturador modelo AXT 25TC apresenta um sistema de reciclagem de material aprimorado e um recipiente de coleta para materiais triturados. Outra opção - Bosch ATX Rapid 2000, equipado com compartimento para coleta de matéria-prima e capaz de moer até 80 kg de ramos por hora.
- "Patriota". Patriot PT SE24 é um dos modelos mais populares de trituradoras de jardim. A potência de 2,5 kW é suficiente para fornecer velocidades de lâmina de até 4500 rpm. O design é leve - apenas 14 kg, instalado em uma distância entre eixos, cria um mínimo de ruído. As desvantagens incluem um cabo curto, portanto, é necessário um cabo de extensão.
- Makita. A linha da marca é bastante ampla, mas entre as trituradoras elétricas de jardim destaca-se a opção UD2500. Manuseia galhos com diâmetro de até 45 mm, possui contêiner para materiais reciclados. O modelo é móvel, possui entre-eixos para movimentação no local.
- Viking. A gama da marca inclui modelos com motores a gasolina (GB) e elétricos (GE). Entre as soluções mais populares estão as opções com mecanismo cortador GE 35 L e GE 105. O segundo modelo é universal, possui receptor de grama e abertura de alimentação separada para ramos. As versões profissionais do GE 420 e GE 450 são bastante caras, mas têm câmaras separadas para gramíneas macias e duras.
- Campeão. Uma marca popular de ferramentas de jardim também produz trituradores de galhos. O modelo Champion SH250 com motor de 2,5 kW é capaz de cortar madeira de até 40 mm de espessura, distância entre eixos móvel, mecanismo de faca de corte disponível. O preço do orçamento é devido ao equipamento mínimo - não há coletor de grama no kit.
- Huter. O modelo ESH-2500 é considerado uma opção de orçamento doméstico. A baixa velocidade de rotação do eixo - apenas 4600 rpm - possibilita o corte de brotos de árvores de até 40 mm de espessura. Na presença de uma partida suave, proteção embutida contra possíveis sobrecargas.
Importante! Com base na rebarbadora Interskol, os artesãos costumam fazer análogos caseiros de trituradores industriais de jardim, adaptando o equipamento de construção para a manutenção do jardim.
Como escolher?
Considere o que procurar ao comprar uma trituradora de jardim. Em primeiro lugar, por pertencer a uma das categorias principais. Os modelos domésticos são equipados apenas com acionamento elétrico, são projetados para operação contínua de curto prazo e têm uma potência de até 1,5 kW. As opções semi-profissionais são equipadas com ferramentas de corte mais potentes.
A potência de um motor de combustão interna ou unidade de propulsão elétrica chega a 3 kW e permite que você mantenha uma operação contínua razoavelmente longa do equipamento. A versão profissional da trituradora de jardim é a mais potente e pesada. É instalado na sua própria distância entre eixos, equipado com um motor 5-9 kW (motor elétrico trifásico ou motor de combustão interna).Esses modelos podem lidar facilmente com o corte até mesmo de galhos grandes e grossos, e seu uso é focado em grandes silvicultura, jardins e fazendas de parques, e as atividades de serviços públicos urbanos.
Importante! A potência do equipamento afeta as dimensões do equipamento e seu custo. Mas não economize dinheiro se o trabalho no jardim for feito regularmente e em grandes volumes. Aqui é melhor comprar uma unidade mais potente que possa resistir à operação contínua contínua.
Principais características de desempenho
Ao escolher a trituradora de jardim certa, também é importante prestar atenção a várias características de desempenho que não estão relacionadas à potência da máquina.
- A dureza das facas. Quanto mais alto, mais difícil será o corte da aresta de corte. Existem opções com facas reversíveis - se as lâminas perderem o fio, bastará girar o disco para restaurar a eficácia. Ter equipamentos sobressalentes no kit também será uma grande vantagem.
- Níveis de ruído e vibração. Essas características são relevantes para modelos com motores de combustão interna. Aqui é melhor escolher modelos com redução de ruído, que permitem eliminar o desconforto durante o funcionamento contínuo de longo prazo do equipamento.
- Função de proteção de inicialização automática. Nos modelos com acionamento elétrico, esse momento é especialmente importante, pois após uma queda de energia de emergência, este momento pode desempenhar um papel fundamental na operação segura do equipamento.
- A presença de um reverso. Se um ramo ficar preso na unidade, o que não pode ser processado, a alimentação reversa ajudará a obter o efeito desejado e liberar a cavidade de trabalho para operação posterior.
- Ajustando a velocidade de rotação da faca ou cortador. Utilizado em modelos profissionais e semiprofissionais, permite resolver com eficácia os problemas relacionados com o processamento de tipos específicos de materiais vegetais.
- Presença de tremonha para coleta da massa triturada. É conveniente quando possui uma estrutura translúcida que permite controlar o processo de enchimento do recipiente. Em opções de orçamento, drives removíveis feitos de materiais poliméricos são usados ou matérias-primas moídas são simplesmente despejadas por um buraco de sino. Um palete ou outro recipiente para coleta de resíduos pode ser colocado sob ele.
- Tipo de dispositivo de carregamento e alimentação. A tremonha de recepção com empurrador é usada em modelos de faca, seu sino geralmente é direcionado para cima. Existem modelos com uma posição variável do elemento de alimentação.
Considerando todos esses fatores, você pode comprar a versão mais conveniente de uma trituradora de jardim para uso em uma casa de verão, melhoria de paisagens e utilitários.
Para obter informações sobre como escolher uma trituradora de jardim, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.