Íris japonesa: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Descrição
  3. Desvantagens e vantagens
  4. Variedade varietal
  5. Como plantar?
  6. Como cuidar bem dele?
  7. Doenças e pragas
  8. Exemplos em paisagismo

Com o fim da primeira metade do verão, muitas flores têm tempo de desabrochar, o que torna os canteiros menos elegantes. Mas há flores que continuam a encantar os olhos com sua beleza até o outono. Entre eles está a íris japonesa, conhecida por suas formas graciosas e bizarras. No total, existem cerca de mil subespécies desta planta, e neste material vamos falar sobre as variedades mais famosas desta flor. Você também aprenderá sobre os meandros de plantar esta planta perene e sobre as características de cuidar dela.

Um pouco de historia

Existe uma lenda que fala lindamente sobre a aparência de íris graciosas e incomuns na Terra. Um dia, o arco-íris não desapareceu, como costuma acontecer, mas se estilhaçou em fragmentos coloridos. Caindo no chão, suas peças se transformaram em íris multicoloridas.

Na Terra do Sol Nascente, esta flor é tratada com o maior respeito. As festividades em grande escala dedicadas às íris são realizadas aqui. Um deles se chama Cebu no sekku, ou Festival dos Meninos, e é comemorado no dia 5 de maio. Nessa época, há um ritual de contemplação dessas flores nos jardins. Na língua japonesa, existe uma palavra separada para este processo - "hanami".

Como as folhas estreitas da íris parecem lâminas afiadas, os japoneses as associam com espadas de samurai. A propósito, na língua deste país, as palavras "íris" e "espírito militar" são escritas da mesma forma.

Segundo a lenda, se você fizer um colar de íris japonesas e colocá-lo, ele o salvará dos pecados e das doenças do corpo.

As raízes das flores são utilizadas pelos japoneses na produção de perfumes, bebidas alcoólicas requintadas e doces.

Descrição

Se você acredita que as íris surgiram de fragmentos de um arco-íris, então, na cidade japonesa de Savara, suas partículas caíram na água. O mais belo jardim aquático de íris está localizado aqui. Sabe-se que no Japão, os prados com essas flores às vezes são inundados com água, mas isso é permitido apenas durante o período de sua floração ativa... Apesar deste exemplo inspirador e pitoresco, não deves seguir esta tradição e tentar recriar o jardim aquático das íris no nosso clima. Normalmente, esses experimentos não trazem os resultados desejados, mas as flores podem apodrecer com o excesso de umidade.

Uma das principais características dessas flores é que elas só precisam ser regadas na hora do desabrochar. No resto do ano eles "cochilam" no chão e praticamente não precisam de rega.

Isso torna a íris japonesa uma convidada bem-vinda em chalés de verão, canteiros de flores na cidade e territórios adjacentes. Outra característica distintiva da planta são as flores grandes com um diâmetro de 14 a 25 centímetros, o que as torna perceptíveis contra o fundo de outros habitantes de canteiros de flores. Sua estrutura inclui 3 lobos externos, um perianto e pequenos lobos internos. As folhas desta planta perene são ainda mais impressionantes em tamanho - de 25 a 60 cm.

Tradicionalmente, essas flores crescem em prados pantanosos e bordas de países asiáticos, mas a palavra "japonês" está enraizada no nome. A flor permaneceu por muito tempo como planta exclusivamente oriental, mas quando foi levada para outros países, os criadores começaram a criar várias formas. Graças ao trabalho de tais especialistas, hoje podemos escolher entre a mais ampla gama de variedades de íris japonesas. Eles diferem na época de floração, resistência ao frio, formas e tons.Na Terra do Sol Nascente, essas flores são preferidas para serem plantadas em planícies, as íris gostam muito de solos úmidos e, nesta posição, a água pode estagnar por mais tempo.

Essas lindas plantas exóticas chegaram ao solo russo há mais de um século. O botânico Eluard Regel queria íris japonesas adequadas para o cultivo em climas temperados. Como resultado de tentativa e erro, foram obtidas várias variedades que podem criar raízes em nossas condições climáticas bastante adversas. Seu trabalho foi continuado pelo cientista Vasily Alferov, que recebeu os grupos populares até hoje.

Note que na pátria dessas flores se destaca a categoria Higo, que inclui 3 mil subespécies. Eles são cultivados em contêineres, então o Higo é usado tanto em plantações de jardim quanto em áreas internas. Eles podem diluir perfeitamente as flores da casa familiares aos olhos e adicionar cores brilhantes a uma estufa de ambiente.

Desvantagens e vantagens

Essas lindas flores têm seus prós e contras que os residentes de verão e os jardineiros precisam conhecer. As desvantagens incluem as seguintes qualidades:

  • resistência à geada fraca;
  • falta de aroma;
  • a vida das flores é de 3 a 5 dias.

    As vantagens indiscutíveis da flor são:

    • tolerância a muitas doenças;
    • flores grandes.

    Variedade varietal

    "Halo de cristal"

    Suas pétalas inferiores são grandes e redondas, são decoradas com uma borda clara e nervuras roxas, e as flores lilases superiores têm manchas brancas e um meio amarelo. Embora as flores sejam pequenas - apenas 15 cm de diâmetro - elas parecem muito impressionantes. Em uma haste de até 0,9 m de altura, amontoam-se 3 inflorescências. Parece vantajoso com íris e lírios brancos.

    Sonho de Eilins

    A flor roxa dupla tem setas amarelas com uma borda lilás. Existem de 9 a 12 pétalas. Eles têm uma superfície aveludada e uma textura ondulada.

    Kita no seiza

    As inflorescências lilases de 14 centímetros são decoradas com manchas amarelas na base das pétalas, e a borda entre a base verde e o pigmento brilhante da pétala tem uma transição muito acentuada. Existem 15 pétalas no total, elas são cobertas por graciosos veios brancos.

    "Rainha Rosa"

    Seus caules crescem até um metro, eles são cobertos por folhas estreitas e duras que emanam de um ponto. As flores lilases têm um tom rosado agradável. As faltas são decoradas com inclusões amarelas e listras roxas escuras. Uma opção de criação bem-sucedida seria o pré-desembarque em recipientes e, em seguida, imersão 7 cm no reservatório.

    A variedade é boa por sua resistência ao frio - tolera invernos com temperaturas de até -15 graus.

    "Variegata"

    Possui folhas variegadas, ou seja, folhas com uma cor mutante - são verdes com listras douradas claras. Os caules são adornados com grandes flores roxas profundas. O crescimento das hastes não é o mais alto - até 0,75 m.

    "Vasily Alferov"

    Recebeu o nome do criador que participou da criação de inúmeras variedades de íris japonesas, adequadas às condições climáticas do nosso país. A altura dos caules desta variedade chega a 1,1 m, e as próprias flores são bastante grandes - 20 cm de diâmetro. Esta é uma opção adequada para os amantes de íris grandes.

    Como plantar?

    Escolher o lugar certo para as flores é a chave para seu crescimento saudável e um florescimento exuberante. Eles adoram áreas ensolaradas, o ideal é que a área seja bem iluminada. Além disso, esses exóticos podem criar raízes em sombra parcial e, em locais muito escuros, é improvável que consigam florescer. Barras fracamente ácidas são bem adequadas para essas plantas perenes. Eles também amam a fertilização com composto, mas devido à intolerância ao potássio, as íris japonesas não crescem em terreno aberto com cal. Solos alcalinos não agradam a essas belezas caprichosas.

    Antes de mergulhar o caule no solo, as folhas e raízes são ligeiramente encurtadas. As ranhuras para flores devem ser colocadas em incrementos de 30-35 cm. Fure as hastes no solo até uma profundidade de 3-7 cm. Se você decidir dividir um arbusto já em crescimento, as hastes resultantes precisam ser afundadas no solo mais profundo do que eles cresceram antes.Depois que as plantas são plantadas, elas precisam ser regadas.

    Como cuidar bem dele?

    Apesar de as íris japonesas serem resistentes a muitas doenças e pragas, elas têm suas próprias fraquezas. Um deles é a necessidade de cuidados delicados.

    A maioria das flores desta espécie não gosta da geada, mas com o aparecimento dos primeiros raios da primavera, elas crescem rapidamente.

    Não reserve um bom material de cobertura para eles, para que a queda acidental de temperatura não os resfrie demais. A cobertura morta é melhor feita com cascas de pinhões, resíduos de coníferas ou casca de árvore esmagada.

    A terra amada pelas íris enche-se de água da chuva. A fim de criar uma "mini piscina" para eles durante a floração, os residentes de verão às vezes cercam seu local com protetores peculiares para que a água possa ser retida neles. Mas, em tal projeto, é necessário prever um sistema de drenagem para que não ocorra inundação.

    Doenças e pragas

    A íris japonesa raramente é vítima de pragas. Sua resistência a doenças infecciosas também é alta. Dentre as pragas, os tripes podem danificá-los e os inseticidas ajudam a eliminá-los. Após retirar as folhas secas, queime-as para se livrar dos ovos postos pelos insetos. Vale a pena cortar as folhas estragadas somente após o início do tempo frio, caso contrário este processo afetará negativamente a floração.

    Exemplos em paisagismo

    • O local de plantio das íris nas composições é determinado com base na altura máxima de uma determinada variedade. Aqueles que atingem a marca do metro ou mais são tradicionalmente plantados no fundo ou no plano médio das composições. Um excelente pano de fundo para essas íris é o zimbro, a thuja, a bérberis, a groselha, a groselha ou qualquer arbusto decíduo.
    • As "crianças" de 50-75 cm ficam lindas tanto no primeiro plano dos canteiros de flores como nas colinas alpinas e outra vegetação rasteira.
    • Quanto aos jardins de pedra, os espécimes roxos profundos e roxos complementarão com sucesso os paralelepípedos claros e as variedades claras - as mais escuras.
    • Um lago ou outro corpo de água emoldurado por íris ficará ainda mais pitoresco e as flores em sua margem parecerão confortáveis. O principal é que não há estagnação neste lugar.

    Aliás, os jardins de flores, onde as íris são plantadas como plantas principais, são chamados de iridários. Mas na maioria das vezes essas flores ainda estão ativamente combinadas com outras, de modo que o canteiro está sempre cheio de flores, e não apenas durante o florescimento das íris. Plantar como meio-fio também não é muito prático, já que o período de floração dessas flores não é tão longo.

    As íris japonesas lindas e grandes se tornarão uma decoração brilhante de uma casa de campo de verão ou área local. Essas plantas perenes amantes da luz têm muitas variedades, entre as quais você certamente pode escolher sua flor. Use nossas recomendações para plantar e cuidar das íris, e elas vão encantá-lo por muito tempo com sua beleza graciosa e formato incomum.

    Para obter informações sobre como plantar íris bulbosas de maneira adequada, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário