Tipos e variedades de íris

Contente
  1. Grupos principais
  2. Barbudo
  3. Sem barba
  4. Aryls e Arylbreds
  5. Híbridos
  6. Espécies
  7. Opções de cores
  8. Variedades populares
  9. As 15 variedades principais podem ter esta aparência.
  10. Variedades incomuns
  11. Como escolher?

As íris são plantas que podem decorar qualquer bouquet. Eles diluem perfeitamente as flores silvestres, tornam-se um destaque em um buquê de margaridas, complementam perfeitamente as tulipas e os crisântemos. Em um monobouquet, as íris também são elegantes e graciosas. Mas existem íris não apenas de diferentes tons (que muitos não conhecem), mas também de diferentes tipos. E muitas vezes os jardineiros novatos se interessam por essas flores, já que essa planta pode ser chamada de modesta e despretensiosa.

Grupos principais

A íris é uma planta perene que impressiona em sua forma e difere da massa geral de flores na aparência. Pode ser plantada em áreas abertas e ensolaradas. As plantas não são apenas agradáveis ​​externamente; encantados pelo seu aroma delicado associado a uma noite de verão. É por isso que as notas desta planta são fáceis de ver nas famosas composições de perfumes.

As íris também crescem na natureza: nos prados e nas estepes, mesmo em penhascos íngremes, você pode encontrá-las. Em condições de estufa, os especialistas criaram pelo menos 500 variedades diferentes de íris, que são adequadas para o cultivo de plantas em canteiros de jardim.

Convencionalmente, as variedades de íris são divididas em vários grupos:

  • barbudo;
  • subdimensionado;
  • bulboso;
  • Siberian;
  • Japonês;
  • pântano.

Em algumas outras classificações, fronteira, californiano, terry, alto e baixo, re-florescimento, gramíneo, xifóide, ayrovidny e outras espécies de plantas tornam-se nesta série.

Barbudo

Este é o tipo de planta mais popular. Distingue-se pelos cabelos finos nas pétalas inferiores.

A íris barbada inclui as seguintes variedades.

  • Cloud Ballet. Essas flores podem ser chamadas de delicadas e românticas, pois se distinguem pela orla ondulada original da pétala e por uma cor azul nobre, que clareia na base. O aroma desta variedade é semelhante ao de uma maçã polvilhada com caramelo fresco.
  • História árabe. E esta flor vai agradar a quem prefere tons de laranja e amarelo. A planta também possui um aroma delicado e motivos cítricos sutis.
  • Modo Depeshe. Esta variedade irá agradar não apenas aos fãs do grupo de culto, mas também àqueles que amam transições de cores inesperadas. Esta é a chamada cor quebrada, que se manifesta claramente nas íris da variedade descrita - um fundo amarelo claro intercalado com um padrão roxo delicadamente emergente, consistindo de linhas e traços.
  • De volta em preto. E essas íris são roxas escuras, ricas e profundas. Se você olhar para as flores à distância, elas parecem estar escuras. Parece perfeito em buquês mono ascéticos. Com essas flores e em um vestido de veludo preto rigoroso, você pode ir à estréia no teatro - a imagem será super elegante e estilosa.
  • Heritage Lace. Rendado, arejado, como uma flor criada para aquarela vai agradar a quem gosta de ternura e suavidade, suavidade e transições de cores claras.

E essas são apenas as variedades mais populares. Eles são exigentes, até mesmo um florista novato pode lidar com o cultivo de íris barbadas. As íris barbudas crescem até 80 cm.

Sem barba

    Este tipo de íris combina siberiana, japonesa, Louisiana, Califórnia e outros tipos. Algumas das mais reconhecidas nesta lista são as íris siberianas. Estas flores são muito bonitas e vistosas. Sua peculiaridade é que durante todo o período de floração, a folhagem da planta mantém uma rica cor verde.

    As flores sofisticadas foram apreciadas pelos jardineiros que perceberam uma elegância especial nas linhas estreitas, folhas arejadas, na própria silhueta do mato.

    A paleta de cores dessas íris também impressiona, e sua durabilidade se torna a escolha final. É mais fácil cuidar delas em um clima não mais confortável do que em outros tipos de íris. As flores dos "siberianos" são menores, mas este é um encanto especial. E há mais no mato: se já tem quatro anos, podem aparecer 4 dúzias de pedúnculos. Pétalas não muito grandes, aliás, toleram melhor o tempo ventoso e chuvoso, o que também se torna uma vantagem das íris siberianas.

    Vamos compará-los com uma flor japonesa. É um gigante no seu género - as suas folhas podem atingir 60 cm de altura. Cor - do amarelo pálido à esmeralda aristocrática. Durante o período de floração ativa, esta planta será um verdadeiro sucesso no jardim. Mas esta espécie é mais caprichosa: por exemplo, não é resistente à geada.

    Aryls e Arylbreds

    Na jardinagem doméstica, esse grupo de íris ainda não entrou no topo das plantas mais populares, mas isso é compreensível - elas são muito mais termofílicas do que, por exemplo, íris barbadas.

    Aril (A) - são íris de espécies do grupo oncociclo, bem como do grupo regélio. Arilbrédia (AB) - estes são híbridos entre os próprios Aryls e outras íris barbadas. Arils e muitos Arylbreds se distinguem pelo fato de que, após a floração, as plantas parecem hibernar, suas folhas secam completamente e, novamente, os verdes só aparecerão quando o calor diminuir. Relativamente falando, a flor começa sua segunda vida em agosto.

    Ainda é impossível dizer que Arils e Arylbreds são constantemente reabastecidos com novas variedades. A flor tem baixa fertilidade, alta dependência do calor, por isso ainda não são concorrentes de outros tipos de íris.

    Híbridos

    Devido à sua graciosidade e fragilidade, as íris são frequentemente chamadas de "orquídeas do norte". E para fixar tal característica para uma flor, os criadores estão trabalhando para melhorar a planta. As mais decorativas entre todas as íris são as barbadas e incluem todas as variedades de íris de jardim híbridas. No sortimento mundial, que inclui cerca de 80.000 itens, são as íris de jardim híbridas que compõem a maioria.

    Chifrudo, preto, rosa, pêssego, laranja ... A lista é infinita. Por exemplo, por muito tempo, criadores de todo o mundo tentaram criar uma íris vermelha inatingível. E uma vez uma recompensa impressionante foi atribuída pela criação de tal flor. Mas o licopeno - o pigmento necessário para tal cor, pode-se dizer, privou a íris com sua presença. Envolvido na criação de flores vermelhas e engenharia genética, mas até agora não houve nenhum sucesso sério nisso. Mas da maneira tradicional, o criador conseguiu trazer o que hoje é chamado de íris vermelhas - uma variedade rendada e brilhante. No entanto, a busca pela cor vermelha brilhante da "orquídea do norte" continua.

    Espécies

    Vale a pena mencionar aqui as íris do pântano, também chamadas de pseudo-aira. Seu nome explica que essas flores preferem solo úmido a solo seco. Em seu ambiente natural, essas plantas costumam ter uma cor amarela ou limão pálido. Normalmente, este tipo de íris é usado como decoração para um reservatório em um local.

    As íris bulbosas são uma escolha interessante. Eles vão decorar perfeitamente um canteiro de flores com açafrões e galanthuses, eles serão um excelente recheio de slides alpinos.

    Devido ao facto de os peritos terem conseguido criar várias variedades destas bolbosas, os jardineiros conseguiram "povoar" as íris nas suas parcelas, que se distinguem pela floração muito precoce.

    Opções de cores

    Se você descobriu em si mesmo o talento de um paisagista (ou se não o talento, então o desejo por ele), um excelente solo para a realização dessa função será o iridarium - um jardim de íris que pode ser criado no local. Consiste apenas nessas flores, mas se você combinar seus diferentes tipos e variedades, terá uma imagem viva incrivelmente bela. E se você lembrar que o nome da flor é traduzido como "arco-íris", a própria ideia do iridarium torna-se bastante lógica.

    Em que este jardim pode consistir.

    • Iris alemã refere-se à espécie barbuda, uma flor muito popular.A cor roxa e branca é considerada a versão clássica da íris. E o núcleo amarelo da flor adiciona o contraste necessário.
    • "Spuria". É também uma combinação de roxo e amarelo, mas mais nítido, mais brilhante. Em uma pétala aberta, apenas as bordas são roxas, em uma pétala fechada, quase toda a base.
    • "Dragão negro". O nome falado da planta agradará a tal flor não apenas para os amantes do gótico, mas também para aqueles que apreciam o monocromo na jardinagem e na floricultura.
    • "Supremo Sultão". Uma combinação brilhante de amarelo e vinho. As pétalas abaixadas são cor de vinho profundo, e o topo é laranja amarelado. O caule desta variedade pode crescer até 90 cm.
    • Palácio do Sultão. Variedade classificada como íris vermelha, embora com notas de bordô e marrom. As pétalas são ligeiramente onduladas ao longo da borda. O caule cresce até 1 m de altura.
    • Blaches. Esta íris germânica é uma combinação de azul claro e azul. Variedade pouco exigente e resistente ao gelo.
    • Castion rosa. Outro nome revelador. As flores da planta são rosa desbotado, as pétalas são ligeiramente duplas, a barba é rosa intenso.
    • "A rainha da neve". E aqui está a variedade mais importante, que indica a semelhança com uma orquídea. As pétalas da flor são brancas como a neve, os pecíolos são cor de limão, as folhas são estreitas e alongadas em um arco fino.

    E essas são apenas algumas variedades que criarão cores incríveis em sua área. Mas você pode organizar uma seleção mais cuidadosa alinhando as flores, se não pela altura e esplendor, então pela unidade dos requisitos para um crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos.

    Variedades populares

    É fácil se perder nos nomes das íris, pois são tantas. A variedade varietal permite que você escolha flores para praticamente qualquer local e diferentes condições climáticas.

    As 15 variedades principais podem ter esta aparência.

    • "Imortalidade". Às vezes chamada de flor real, ela pertence às íris brancas como a neve, re-florindo. As flores são realmente brancas, muito grandes, com um arrasto roxo nas bordas. Nos meses de maio e junho, ela floresce abundantemente, aí o arbusto vai dar cor no final de agosto e até a própria geada.
    • Ambroisie. Planta rosa-púrpura com floração tardia. O arbusto cresce até 85 cm, a flor chega a 17 cm de diâmetro, é uma planta grande e de textura densa, resistente ao inverno.
    • Sea Power. Esta é uma íris azul com uma barba branco-azulada, o pedúnculo cresce até quase 1 m. Uma bela flor com expressiva ondulação. Fica perfeito em buquês com flores amarelas (crisântemos, tulipas, ásteres).
    • Trem fantasma. Uma planta alta da espécie barbuda com uma cor maravilhosa - preto e roxo. Floresce por cerca de 2-3 semanas em maio-junho. Tem pétalas super onduladas e um aroma doce muito reconhecível. As flores são bonitas, grandes o suficiente, sustentam-se em pedúnculos delgados e fortes.
    • Decepção Ousada. É uma flor púrpura com um padrão branco e uma barba laranja. Foi criada em 2012, tem um tempo médio de floração e uma altura do arbusto de 89 cm.
    • Serenata roxa. Uma variedade roxa chique com floração meio tardia. É uma flor enorme, de formato impecável e com boa ondulação. Ideal tanto em mono buquês quanto em ricas composições compostas.
    • Princesa de outono. É uma planta perene bulbosa da cor das folhas caídas. Sua altura é pequena - até 60 cm, diâmetro - até 8 cm. Ela floresce de maio a junho. Possui pétalas de renda com um núcleo de fogo amarelo.
    • O Rei Leão. Uma excelente variedade para buquês de cores ricas. Possui pétalas estreitas e de formas interessantes, que contêm notas amarelas, bronze e acastanhadas. As pétalas inferiores são distinguidas por sombreamento denso. A íris cresce até 75 cm.
    • Berlin Tiger. Essa variedade também é frequentemente comparada às orquídeas - externamente, as plantas são muito semelhantes. Esta é uma flor de cor tigrada memorável, sombreado escuro e denso sobre fundo verde-amarelado. Suas pétalas não são largas. Esta íris não vai crescer muito.
    • "Juno". Definitivamente uma flor original.Possui um caule denso, as flores têm uma estrutura especial, são pintadas nos tons de branco, azul, amarelo e laranja. É uma pequena íris que não cresce mais do que 0,5 m.
    • Vibrante. Outro representante das íris amarelas. Possui uma cor expressiva monocromática com ondulação brilhante de pétalas ao longo das bordas. Planta alta com flores grandes, não degenera em vegetação.
    • "Vizir". Lindas flores altas, cor de pétalas - de framboesa a romã. As pétalas são onduladas ao longo da borda e um sulco laranja é visível nelas.
    • Valsa com champanhe. É um híbrido de dois tons com uma cor base de pêssego intercalada com veios de damasco. As pétalas são aveludadas ao toque.
    • "Supermodelo". Íris lavanda luxuosa com uma flor em forma de orquídea. Cheira muito bem, floresce apenas em julho, é considerado inverno resistente.
    • "Cambridge". A flor de bela beleza pertence a variedades altamente decorativas confiáveis. Possui pétalas de um azul celeste e uma base verde-amarelada. Ela cresce rapidamente e agrada com floração abundante.

    Esta lista contém variedades que provaram ser do melhor lado. Mas a lista pode ser complementada com pelo menos mais uma dúzia de variedades. Portanto, escolher íris não é tão fácil, é impossível abandonar um tipo em favor de outro - todos são deliciosos. Mas o círculo se estreita se o cultivador quiser cultivar variedades incomuns de íris.

    Variedades incomuns

    Essas cores incluem, por exemplo, crisografia. Esta não é a flor mais popular, está sendo cultivada na China. Essas plantas não podem se orgulhar de folhagem densa, seus arbustos não são os mais densos, soltos. Mas as flores têm pétalas estreitas muito graciosas. A variedade chamada "Noite Negra" ainda é inferior aos seus "irmãos" mais populares, mas muitos produtores já estão prestando atenção a uma flor tão incomum. Em quê, em quê e em extravagância ele não pode ser negado.

    A "Spuria" também é uma variedade rara nos canteiros de flores dos países pós-soviéticos, como a "Noite Negra". Na forma, as flores lembram orquídeas, as pétalas inferiores são visivelmente mais estreitas do que as da maioria das outras variedades desta planta. Cada flor vive no máximo uma semana, a própria planta floresce por várias semanas.

    Um representante incomum de uma grande família de íris é a variedade "Mãe Terra". As pétalas dessas plantas são lilases com um tom rosado, as inferiores são mais brilhantes. O amarelo é visível no centro das pétalas e na ranhura. Em um pedúnculo até 9 botões. Ela floresce no primeiro mês do verão, o caule cresce até 90 cm.

    Como escolher?

    As pessoas também chamam a íris de "galo" ou "íris", mas o nome nobre de íris é mais comum hoje.

    Essas flores são incrivelmente pitorescas: em muitas escolas de desenho, eles começam a estudar ilustração botânica com elas. E no site eles ficarão ainda mais bonitos.

    Os especialistas aconselham quem ainda não experimentou o plantio de íris, o seguinte.

    • Seja cético em relação às sementes vendidas em sachês de cores vivas. Sim, os nomes e imagens de flores neles obrigam você a comprá-los (pelo menos, eles sugerem essas idéias). Mas o conteúdo dos sacos e o que o vendedor descreveu na embalagem podem, para dizer o mínimo, ser diferentes. Quase todas as variedades à venda são trazidas da Holanda. Isso significa que o longo transporte já afetou a qualidade do material de plantio e sua taxa de sobrevivência.
    • Se você vir a inscrição "YE" na embalagem, isso significa que você tem uma nota remanescente à sua frente. Ou seja, a íris florescerá não só em junho, mas também no outono. Mas não se pode dizer que isso é um ponto positivo definitivo, porque, por exemplo, na Rússia central, a floração do outono está carregada com o fato de que a íris simplesmente não tem tempo para passar com calma pelo período de dormência planejado e não pode se preparar para o inverno. Existe o risco de a flor não sobreviver aos meses frios.
    • O principal critério de seleção são as variedades comprovadasadaptados ao clima atual. Comunique-se com outros produtores, compartilhe experiências, ouça seus conselhos.Não tenha medo de perguntar aos vendedores de íris sobre a variedade e os cuidados de que precisam. É conveniente e lucrativo solicitar material de plantio a criadores amadores, bem como a quem cultiva flores e sementes para venda. Você saberá que essas íris sobreviveram às dificuldades do transporte e que criarão raízes em seu clima.

    E, claro, não se desespere se o cultivo de flores de uma só vez não deu o resultado desejado. As íris começam a florescer abundantemente apenas no terceiro ano após o plantio. Mas vale a pena esperar e experimentar este visual elegante, multicolorido e aristocrático.

    Sobre o que são as variedades de íris e como cuidar delas, veja o próximo vídeo.

    1 comentário
    Natália 23.05.2021 12:40
    0

    Que variedade! Beleza indescritível!

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário