Íris siberiana: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedade varietal
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Desde o início da primavera, os canteiros de todos os jardineiros e residentes de verão começam a deslumbrar com uma grande variedade de tons. Cada proprietário de um terreno pessoal tenta cultivar as plantas mais brilhantes, bonitas e incomuns em seu jardim de flores, que, como todas as plantações verdes, precisam de cuidado e atenção.

O alto índice de empregos de muitos residentes de verão os faz plantar plantas simples e despretensiosas que requerem um mínimo de cuidado. Uma dessas flores é a íris siberiana. Mesmo os jardineiros novatos podem comprar uma planta bonita e brilhante, e a variedade de íris surpreenderá até mesmo os residentes de verão experientes.

Peculiaridades

Iris (iris) Siberian é uma planta perene de rizoma que pertence à família da íris, e sua descrição detalhada pode ser vista em todas as coleções botânicas. A pátria desta espécie é o Norte da Ásia, Europa Central e Oriental. A altura máxima da planta herbácea é 1 metro, mas alguns espécimes varietais crescem muito mais altos. O sistema radicular da íris é uma raiz central maciça, da qual se estendem finos brotos filamentosos. Na parte superior da raiz existe uma roseta de folhas, na qual se formam a parte aérea verde da flor e o caule da inflorescência.

As placas de folha têm formato semelhante a um cinto ou em forma de x, bem como uma pele dura e densa.

As íris têm uma ampla paleta de cores, que consiste nos seguintes tons:

  • Laranja;
  • azul;
  • amarelo;
  • Vermelho;
  • roxa;
  • Branco;
  • Marrom;
  • roxa.

A planta tem um aspecto espetacular e belo graças às inflorescências, que podem chegar a 8 cm, e às folhas longas e finas, que mantêm a atratividade e a cor viva durante todo o ciclo vegetativo. Em regiões com maior nutrição do solo, as íris podem crescer em um lugar por cerca de 20 anos., em todos os outros casos, o habitat da planta deve ser mudado a cada 5 anos.

Junto com altas propriedades estéticas, essa planta chama a atenção por suas propriedades medicinais.

As raízes da flor contêm óleos essenciais curativos, resinas, amido, flavonóides, taninos, muco, açúcar e são usados ​​para tratar as seguintes doenças:

  • dor de dente e dor de cabeça;
  • inflamação do trato respiratório superior;
  • doenças do sistema digestivo;
  • erupções cutâneas e feridas.

Nas redes de farmácias, você pode comprar dentifrícios, pós, cremes, adesivos medicinais e cosméticos com extrato de íris.

Variedade varietal

O longo e meticuloso trabalho dos criadores levou ao surgimento de um grande número de variedades de íris siberianas. Os floristas recomendam que os jardineiros novatos prestem atenção aos seguintes tipos.

  • "Alba" - uma flor branca como a neve, cujas pétalas são lilases. A altura de uma planta adulta pode chegar a 120 cm e a floração começa em meados do verão.
  • "Manteiga" - uma flor em que as pétalas inferiores são coloridas de amarelo e limão e as folhas superiores são brancas. A altura desta variedade raramente ultrapassa os 75 cm, sendo a abertura dos botões no início de julho.
  • "Big ben" - uma variedade com tonalidade roxa. O tamanho máximo da inflorescência é de 6 cm.
  • Paixão de concórdia - uma flor desgrenhada incomum, na qual uma inflorescência consiste em 15 pétalas. A tonalidade desta variedade é azul com veios roxos.Uma característica distintiva é a presença de floração repetida. O tamanho máximo do botão é de 14 cm.
  • "Rigamarole" - visão tardia, que tem uma superfície terry das pétalas. Uma inflorescência pode consistir em 20 folhas. O tom básico da flor é rosa com manchas lilases. Pétalas grandes e largas com bordas onduladas são coletadas em botões densos. Esta variedade é resistente a baixas temperaturas.
  • "Black Joker" - uma nova espécie com uma cor incomum. As pétalas externas são coloridas de marrom e com bordas douradas. A gama de cores do interior consiste em todos os tons de azul e lavanda. Esta variedade tem resistência máxima a todas as doenças conhecidas.
  • Rei azul É uma planta popular que possui um sistema radicular de ramificação curta. No pedúnculo cilíndrico existem cerca de 5 flores, as quais são pintadas de uma tonalidade violeta-azulada.
  • Harpswell Hepines - um representante precoce-tardio da íris, cujas pétalas são pintadas de branco e suas bases têm uma tonalidade amarela. Esta espécie distingue-se pela floração abundante e longa com a re-formação dos botões no outono. Todas as pétalas têm bordas onduladas e uma estrutura densa.
  • "Ruffled Plus" - uma flor lilás brilhante, cuja altura chega a 1 metro. As placas das folhas são verdes escuras e formam uma roseta densa. O período de floração é junho.
  • Cisne em vôo - uma flor branca como a neve, em que a base das pétalas é sempre amarela com nervuras verdes. A altura das plantas chega a 90 cm, e o comprimento de uma flor pode chegar a 14 cm, com floração sempre abundante. Uma característica distintiva é a presença de uma coloração azul-acinzentada das folhas, que mantêm o seu efeito decorativo até à primeira geada.

As seguintes variedades de íris não têm menos efeito decorativo:

  • "Cassandra";
  • Barcelona;
  • Rosa espumante;
  • "Ancorado";
  • Rainha do gelo;
  • Fancy Me Zis;
  • Borda prateada;
  • Golden Edge;
  • Paprikash;
  • Contraste em estilos;
  • Manteiga e Lama.

Todos os tipos acima têm uma paleta de cores brilhantes e únicas e tons ricos.

Como plantar?

Para se obter uma planta bonita que se delicie com uma floração abundante e riqueza de cores, é necessário não só escolher a variedade certa, mas também dar atenção especial ao plantio. É necessário plantar flores no início da primavera ou no final do outono. Os exemplares plantados em áreas ensolaradas com certeza irão deliciar-se com belas flores e cores brilhantes, ao contrário das flores que crescem à sombra. Eles crescem bem em todos os tipos de solo com boa drenagem. O nível ideal de acidez do solo é ligeiramente ácido.

Na primavera, antes do plantio em campo aberto, toda a área deve ser bem desenterrada e enriquecida com fertilizantes minerais e orgânicos. É necessário abaixar cuidadosamente a flor nas covas de plantio formadas, tentando não aprofundar o colo da raiz em mais de 5 cm.

A distância ideal entre as plantas é de 35 cm As flores plantadas devem ser regadas abundantemente e a área das raízes deve ser coberta com cobertura morta.

Para melhorar a estrutura do solo pesado, é melhor adicionar uma pequena quantidade de areia de rio nas covas de plantio. A cal ajudará a reduzir a acidez e a turfa pode aumentar sua porcentagem. Para obter plantas bonitas e saudáveis, os especialistas recomendam uma atenção especial ao estado do material de plantio. Sinais de mudas de qualidade:

  • estrutura densa;
  • falta de podridão;
  • a presença de um corte limpo sem vestígios de mofo e bolor;
  • ausência de danos mecânicos.

Se rizomas secos são usados ​​para o plantio, eles devem ser embebidos em água antes do aprofundamento. A melhor opção de compra são flores plantadas em recipientes especiais. Os especialistas recomendam a compra de todo o material de plantio em grandes viveiros, responsáveis ​​pela qualidade de seus produtos.

Como cuidar bem dele?

A íris siberiana pertence a plantas despretensiosas que requerem um mínimo de cuidado e atenção, mas apesar disso, antes de plantar, é necessário estudar cuidadosamente todas as características da implementação deste processo. Cuidar de uma baleia assassina consiste em dar água, alimentar e podar em tempo hábil. A íris pertence a plantas que amam a umidade, que são melhor plantadas perto de corpos d'água. Durante o período de seca, a flor deve ser regada regularmente e em abundância. O solo próximo à flor deve permanecer sempre moderadamente úmido. Devido ao sistema radicular desenvolvido, no qual a umidade se acumula, as plantas adultas precisam de menor intensidade de rega.

O processo de poda consiste na remoção oportuna das inflorescências com vagens de sementes após a floração. Se a semente não for removida, ela simplesmente cairá no chão e, na primavera, germinará com brotos fracos. No final do outono, é imperativo cortar toda a parte aérea. Se você não fizer esses trabalhos, na primavera, os rebentos não conseguirão romper a densa camada de folhas.

Para que a planta tenha um aspecto bonito e agrade com uma floração abundante, a partir do segundo ano deve ser alimentada regularmente com fertilizantes minerais e orgânicos. No início da primavera, é necessário enriquecer o solo com complexos minerais especiais e, em caso de chuva, deve-se fazer o curativo foliar. Após a formação dos botões, os jardineiros profissionais recomendam a reintrodução de nutrientes minerais e matéria orgânica.

Para criar as condições mais confortáveis ​​para o desenvolvimento do sistema radicular, toda a área com flores deve ser coberta com casca de árvore picada, agulhas de coníferas e serragem. Apesar de sua despretensão, as íris não toleram muito o transplante para um novo lugar, portanto, esta flor não deve ser mexida mais do que uma vez a cada 4 anos.

Em regiões de clima quente, o transplante de plantas pode ser realizado já no início do outono, mas em áreas de clima severo, esse evento deve ser adiado até a primavera.

Métodos de reprodução

A reprodução da íris siberiana ocorre pela divisão do rizoma-mãe em pequenos brotos. Após a retirada da planta do solo, é necessário cortar completamente toda a parte aérea verde. Se você ignorar esse evento, a nova planta após o transplante doerá por um longo tempo e as folhas verdes extrairão dela todos os sucos nutritivos e umidade. O rizoma materno deve ser dividido em partes com lâmina afiada, cada uma delas com pelo menos dois brotos.

Os especialistas recomendam polvilhar imediatamente o local do corte com carvão picado e secar um pouco à sombra. O material de plantio processado é cuidadosamente colocado nas covas e coberto com solo nutritivo, ao mesmo tempo em que compacta o solo.

Doenças e pragas

A íris tem um alto nível de resistência a muitas doenças virais e fúngicas, mas, apesar disso, a planta pode ser afetada pelas seguintes doenças.

  • A bacteriose é uma podridão mole do rizoma. As razões são a introdução de esterco fresco, alagamento, congelamento do sistema radicular, conteúdo excessivo de nitrogênio no solo e falta de fósforo e cálcio. Sinais - crescimento lento, presença de manchas marrons e pontas secas, queda da folhagem, aparência de odor pútrido. É impossível curar a planta. Para evitar a propagação da bacteriose, o arbusto doente deve ser desenterrado e queimado, e o solo e as ferramentas devem ser tratados com desinfetantes especiais.
  • Fusarium é uma doença fúngica que afeta o sistema radicular. Sinais - ressecamento da massa verde, aparecimento de manchas secas e amarelas nas folhas e flores, presença de flor cinza no rizoma. A planta infectada deve ser imediatamente desenterrada e destruída.
  • A podridão cinzenta é uma doença comum, o que leva ao apodrecimento das folhas e caules e ao aparecimento de crescimentos pretos nas raízes.Tratamento - retirada das partes danificadas e tratamento das plantações com fungicidas especiais.

A alimentação oportuna e a adesão ao sistema de irrigação ajudarão a prevenir o desenvolvimento das doenças acima. Ao plantar brotos, você deve monitorar cuidadosamente a qualidade do material de plantio e não usar brotos doentes e fracos.

Não apenas várias doenças, mas também pragas perigosas podem estragar a aparência de uma planta e levar à sua morte. Os biólogos recomendam prestar atenção aos seguintes tipos de insetos.

  • Lesmas - pragas perigosas que aparecem em solos úmidos e excessivamente úmidos e afetam não só as folhas, mas também toda a parte interna das raízes. Medidas de controle - escavação completa do local, processamento do solo com cinza de madeira. Para destruir lesmas, você pode usar uma decocção de pimenta e armadilhas especiais.
  • Pulgão - pequenas pragas que se agrupam em grandes colônias e se multiplicam rapidamente. Somente soluções contendo fosfamida, karbofos e carbonato de sódio ajudam a destruir os pulgões.
  • Thrips - pragas que provocam o aparecimento de manchas marrons nas folhas e raízes. Somente borrifar com karbofos ajudará a se livrar dos parasitas.
  • Nematóides - parasitas perigosos que podem sobreviver aos efeitos das baixas temperaturas. Manchas marrons aparecem na planta afetada, o que leva à subsequente morte de toda a área. Uma medida de controle é a remoção oportuna de ervas daninhas.
  • Bronzovik - um besouro que tem um tamanho de corpo de cerca de 2 cm. Com uma única detecção de um inseto, você pode coletar parasitas de forma independente, mas em caso de invasão em massa, é melhor tratar as plantações com produtos químicos especiais.

Parasitas de íris menos comuns são ursos, vermes e conchas, mas os jardineiros novatos precisam estudar cuidadosamente como lidar com essas pragas.

Se a planta não floresce há vários anos, é necessário realizar uma inspeção minuciosa não só da parte aérea, mas também da parte subterrânea. É melhor fazer isso no final do verão para ter tempo de tomar todas as medidas preventivas.

Uso em paisagismo

A íris siberiana é uma bela flor que pode ser tanto a planta principal do canteiro quanto parte de uma grande composição florida. Iris vai bem com todos os representantes de liliaceae, papoulas, hospedeiros e peônias. Pequenas ilhas de baleias iridescentes de diferentes variedades parecerão espetaculares e elegantes contra o fundo de um gramado verde exuberante. O mais importante é que a grama não interfira no crescimento das plantas.

Muitos paisagistas plantam esta planta nas margens de reservatórios artificiais.onde a umidade elevada e o solo contribuem para o crescimento ativo da íris. Os espaços verdes parecem harmoniosos em combinação com juncos de água.

Alguns jardineiros combinam com sucesso esta flor com erva-santo, sálvia medicinal, bergenia, samambaia e alfazema. A íris pode se tornar parte de grandes jardins ornamentais, escorregadores alpinos e adornos da área local.

Se o projeto envolver o plantio de íris no primeiro plano do canteiro de flores, é melhor escolher plantas com flores abertas e brilhantes., mas flores altas podem se tornar um belo fundo verde para várias variedades baixas. Muitos proprietários de áreas inclinadas plantaram baleias de irrigação bem ao lado da encosta. Essa técnica ajuda não só a roubar a área, mas também evita a destruição e queda do declive.

Para decorar um terreno pessoal e uma área de lazer, não é necessário comprar plantas importadas caras, que nem sempre criam raízes em um novo local e requerem cuidados e atenção especiais.

Os especialistas recomendam prestar atenção a plantas e flores simples que não só vão decorar o local, mas também exigem atenção mínima.

Para informações sobre como propagar adequadamente esta bela planta, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário