Variedades de íris siberianas: nomes e descrições

Contente
  1. Características da cultura
  2. Espectro de cores
  3. Variedade varietal
  4. Como escolher?

As variedades de íris siberianas são, sem dúvida, dignas de atenção. Eles se distinguem por uma variedade de tons e conteúdo despretensioso. Eles parecem mais eficazes em plantações em grupo e estão em perfeita harmonia com as composições vegetais da casa de verão.

Características da cultura

A principal descrição botânica da íris siberiana é erva perene com folhas verdes lineares e flores azul-violeta. Pertence ao grupo íris imberbe. Atinge uma altura de 65-115 cm. O comprimento das folhas é de 45-85 cm e a largura é de 4-5 cm. As flores são alongadas com um centro amarelo ou leitoso, com 4-7 cm de diâmetro.

As íris siberianas modernas são o resultado da seleção natural desta espécie e também são representadas por seus híbridos. Os ancestrais das variedades híbridas incluem:

  • Íris siberiana;
  • íris vermelho-sangue;
  • gado de íris.

As íris varietais têm uma estrutura comum com seus ancestrais, mas podem diferir significativamente em altura. Entre eles você pode encontrar exemplares de crescimento gigantesco e anão. Os tons das flores são muito diversos.

Adequado para cultivo em latitudes temperadas e regiões setentrionais, pois apresenta boa robustez invernal e tolera geadas sem problemas.

Espectro de cores

As íris siberianas se tornaram populares por sua aparência decorativa e grande variedade de cores. Os botões parecem ligeiramente mais escuros do que as inflorescências abertas. As pétalas são amarelas, brancas, azuis claras, azuis, roxas, violetas. E também tons de laranja, vermelho e acastanhado podem se entrelaçar neles. Geralmente há listras claras na base das pétalas inferiores.

Dependendo da quantidade de luz solar, as flores podem parecer diferentes de manhã, à tarde e à noite.

Variedade varietal

Muitos jardineiros sonham em adquirir tipos de íris elegantes e luxuosos. Em catálogos ou pacotes, seus nomes são marcados em latim com transliteração em russo. As variedades siberianas são chamadas de Iris sibirica.

Vários representantes desta planta são legitimamente considerados bonitos.

  • Pacote de alegria. Uma bela perene com flores duplas rosa-roxas exuberantes. Uma planta produz até 7-9 flores adjacentes umas às outras. Agrada com floração por um longo período, de abril a setembro. A altura da planta não excede 60 cm.

Para pousar, é desejável não um lugar aberto, mas sombra parcial.

  • Rei Azul... O arbusto herbáceo atinge 60 cm de altura, as flores são azuis escuras e a base do meio é azul claro. Floresce em junho. Pouco exigente para o solo, precisa de rega moderada.

Preferido para plantar em espreguiçadeiras ou à sombra parcial.

  • Manteiga e Açúcar. Arbusto amante da luz, atinge 80 cm de altura, formando-se no pedúnculo 4-6 flores brancas com nervuras verde-amareladas. O período de floração é de junho a julho.

Cresce melhor em solos argilosos.

  • Padrão duplo. Variedade alta e poderosa, pode crescer até 130 cm, as flores são grandes, com 14 cm de diâmetro, de cor amarelo-violeta. Os arbustos cativam com seu esplendor de junho a julho.

É pouco exigente para os solos, mas se plantada em local seco, durante o período de floração necessita de rega abundante.

  • Que audacioso... Atinge uma altura de 70 cm, a folhagem é verde brilhante, as flores são roxas brilhantes com uma base amarela. Necessita de plantio em zonas húmidas.

Longo período de floração - de junho a setembro.

  • Hubbard ("Hubbard"). Solos úmidos levemente ácidos e áreas ensolaradas ou levemente sombreadas são adequados para plantas perenes. Uma planta adulta atinge uma altura de 70-80 cm e agrada com a floração em junho. As pétalas são púrpura-violeta, amarelas na base e nervuras brancas são visíveis no meio.
  • Eu vejo estrelas. Planta amante da luz, cresce até 75 cm. As flores são azul-centáurea, venação branca no centro. Floresce em junho-julho.
  • Opala Imperial ("Opala Imperial"). Uma planta perene requintada e despretensiosa que pode crescer facilmente sem ser transplantada em um único lugar por 20 anos. A floração ocorre em junho-julho e fascina os olhos. As flores de cerejeira, de até 12 cm de diâmetro, apresentam um delicado tom rosa-lilás.

Recomenda-se pousar em uma área ensolarada.

  • Kabluey... Uma flor linda e exuberante vai decorar qualquer canto do jardim. A planta cresce 60 cm, a folhagem é muito densa, apresenta uma tonalidade verde escura. As inflorescências são grandes, saturadas de cor azul-violeta, o meio é branco ou laranja. Floresce por cerca de um mês, de meados de maio a meados de junho. Não exigente em sair.
  • Kaboom ("Kaboom"). Prefere locais bem iluminados onde não há vento. Os caules têm 75-80 cm de comprimento e as pétalas são onduladas, azul-violeta intercaladas com uma tonalidade framboesa. As flores são grandes, com circunferência de 14-15 cm. Floresce em junho.

Ama solo úmido próximo a corpos d'água.

  • Kita-No-Seiza ("Kita-no-seiza"). Um arbusto de floração abundante e amante da luz até 80 cm de altura. Os botões delicados podem transformar-se em grandes flores duplas com um centro amarelo lilás ou azul. O diâmetro das inflorescências é de 12 cm e floresce no início de julho.
  • Beije a garota... Esta espécie adora solos úmidos férteis, é exigente com o sol e prefere um espaço sem vento. Pode crescer até 70-80 cm e floresce no final de maio e início de julho. As flores são amarelas como o mel.
  • Concord Crush Uma planta poderosa com numerosas folhas de até 80-100 cm de altura, flores grandes, com diâmetro de 15 cm e tons que podem ser lilás, azul e azul. A floração ocorre em maio e junho.

A planta prefere solo úmido.

  • Lemon Veil ("Lemon Veil"). Arbusto herbáceo forte com flores brancas ou creme. As pétalas superiores têm listras amarelas. Floresce profusamente em junho e julho. Geralmente cresce até 85 cm. Sente-se bem ao sol e à sombra parcial.
  • Senhorita Apple ("Senhorita Apple"). A única de todas as variedades da Sibéria que possui um tom vermelho, manchas amarelas estão presentes na base das pétalas inferiores. Floresce em junho. O comprimento dos caules é de 85-100 cm. Exigente para regar, mas sem alagamento.

Parece mais eficaz em um plantio em grupo.

  • Moon Silk. Cresce bem em áreas abertas e todos os tipos de solo. Cresce até 70-75 cm e o período de floração é junho. As pétalas inferiores são amarelas douradas e as superiores são brancas. Vai bem com outras plantas que gostam de luz.
  • Pink Parfait. Uma planta refinada. As flores são grandes, com circunferência de 15 cm, ligeiramente retorcidas, aveludadas, lembrando uma rosa. Os botões são rosa lilás e, quando abertos na base, são notadas pétalas de um tom amarelo pálido. Floresce em junho. Um aroma doce é sentido. A altura do arbusto é de 85-95 cm.
  • Veludo amassado Arbusto baixo. Pode atingir os 50 cm, as folhas são pontiagudas, conservam o seu efeito decorativo até ao final da estação de crescimento. Os botões desabrocham em maio com flores azul-escuras com nervuras castanho-amareladas.
  • Ruffles Plus. Um jardim perene muito modesto. Ele cria raízes em qualquer solo. Gosto de regas frequentes, mas não abundantes, sem alagar o solo. Para a formação de um maior número de inflorescências, é melhor plantar em locais ensolarados do local. Não sujeito a doenças. O comprimento do caule é de 60-80 cm, as flores são roxas escuras, a base é amarela nas pétalas inferiores. O período de floração é de junho a julho.

Como escolher?

Você pode comprar íris siberianas no mercado, em floriculturas ou fazer um pedido em uma loja online. As duas primeiras opções são preferíveis para verificar pessoalmente sua apresentação. Essas variedades são vendidas como rizomas cortados. Ao comprar, é importante prestar atenção ao estado das cópias vendidas:

  • não há vestígios de podridão no corte;
  • as raízes devem ser firmes e úmidas;
  • pelo menos um broto está presente.

Se a compra for realizada bem antes do início da temporada de verão (fevereiro-março), então o material de plantio é melhor guardado em uma adega ou geladeira. É indesejável plantar em recipientes. O rizoma deve ser inspecionado de vez em quando e umedecido com água para evitar que resseque. É melhor plantar em terreno aberto na primavera.

O plantio de outono também é permitido, mas o plantio preliminar em uma estufa é desejável para que a planta cresça mais forte. E na primavera, desenterre e transplante para um lugar permanente.

Vale lembrar que o primeiro ano é muito difícil para a planta, pois o sistema radicular é fraco.

Com a escolha certa do local de plantio e cuidado fácil, as íris siberianas irão deliciar os jardineiros por muito tempo com seu charme e graça.

Você pode descobrir mais sobre as condições de cultivo da íris siberiana assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário