Íris reticuladas: descrição, variedades, plantio e cuidados
As íris em rede são as favoritas dos jardineiros que preferem cultivar flores bulbosas perenes. São plantas estéticas perfeitas para decorar um pequeno jardim de flores. Para cultivar lindas flores no local, você precisa estudar mais detalhadamente as variedades de íris em malha e as características de cuidar delas.
Descrição
Outros nomes para as espécies são iridodictium ou reticulum. A cultura é uma pequena planta bulbosa que não atinge mais de 17 cm de altura.
O espécime é apreciado pelos jardineiros pela floração precoce - na primavera você pode ver botões coloridos bem bonitos com um diâmetro de 6-8 cm.
A cor das pétalas pode ser diferente dependendo da espéciehá até variedades com listras atraentes e manchas de pétalas.
E também caixas com sementes são formadas nos arbustos. É costume tirá-los no verão e plantar na hora. Assim que o calor do verão chegar, a planta para de florescer e sua parte aérea seca. A cultura não é particularmente exigente para cuidar, a planta forma 3-4 novos bulbos por ano. Externamente, o material de plantio tem comprimento de 3-4 cm e diâmetro de 1,5-2,5 cm, na superfície existe uma concha fibrosa reticular, que deu origem a esta espécie.
Variedades
Vamos considerar as variedades mais populares.
- "Harmonia". A cultivar possui bulbos grandes com escamas espessas que protegem contra o congelamento. Existem várias variedades que diferem umas das outras na cor das pétalas. As espécies de harmonia podem ter flores vermelhas, laranja, roxas, amarelas, brancas ou azuis. Opções de dois tons estão disponíveis.
- "Katharina Hodgkin". A variedade mais popular nos círculos de floristas. De diâmetro, suas flores chegam a 10 cm, e as pétalas são moldadas em um delicado tom de azul. E também os botões têm um aroma agradável. Esta variedade tolera solos alagados e é resistente às flutuações de temperatura. As flores podem ser cultivadas em uma área por 3-5 anos e, então, precisarão ser transplantadas.
- "Alida". Esta flor se distingue por delicadas pétalas azuis com manchas amarelas e brancas. Também é valorizado pela sua fácil e rápida reprodução no jardim.
- "I Catcher". Os botões desta variedade são decorados com uma base de creme claro, sendo visíveis riscas azuis nas pétalas superiores e linhas amarelas e manchas azul-escuras nas inferiores.
- Nota azul. Uma variedade muito estética com pétalas superiores azul-escuras e pétalas inferiores negras expressivas com manchas brancas e preto-azuladas.
- Paulina (Pauline). Uma das espécies mais bonitas com flores roxas. O diâmetro dos botões é de 9 cm, o pedúnculo atinge a altura de 25 cm, e as folhas distinguem-se por uma rica cor verde e uma forma alongada. Os bulbos são ovóides. Recomenda-se plantar a variedade não antes de meados de setembro - então ela florescerá na hora certa. Esta espécie pode ser cultivada sem transplante por até 5 anos.
- Purple Jam. O diâmetro das inflorescências na variedade apresentada pode ser de 15 cm, a cor das pétalas é lilás-violeta e as pétalas inferiores são pretas. A aparência do flash nas pétalas escuras é uma pincelada branca. Esta variedade é freqüentemente usada para arranjos de buquê.
- "Duende". É a menor variedade da variedade com rede. O pedúnculo não ultrapassa os 15 cm e a flor propriamente dita tem no máximo 8 cm, sendo a cor das pétalas púrpura com uma pincelada amarela.
- Fabiola. Essa variedade é uma novidade. Possui pétalas azuis com uma mancha branca bem cuidada.Pertence ao anão - não mais de 15 cm de altura, esta variedade é caracterizada por um aroma adocicado. Após a floração, as folhas estreitas podem atingir 40 cm de comprimento, mas no final da primavera, durante o período de dormência, elas desaparecem.
Como plantar?
As espécies reticuladas são geralmente plantadas em setembro ou início de outubro. Se o plantio for realizado na primavera, a floração não deve ser esperada antes de um ano depois. Em primeiro lugar, você deve escolher um local adequado. Um canteiro de flores aberto e bem iluminado é adequado para cultura. É melhor se for uma área elevada ou um local que exclui água estagnada. O excesso de umidade pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas ou putrefativas.
Escolha solo arenoso leve como solo. Desenterre-o com antecedência e solte-o. Se a composição do solo aumentou a acidez, então a adição de giz, cal ou cinza é permitida. O solo comum do jardim pode ser diluído com areia e turfa. A drenagem é realizada se necessário.
Preste atenção especial ao material de plantio. Essas cebolas devem ser saudáveis, intactas e sem sinais de danos. Antes do plantio, são embebidos por 40 minutos em um antifúngico ou solução de permanganato de potássio. Em seguida, as mudas são secas e aprofundadas no solo em 10 cm, o solo deve ser bem umedecido antes do plantio.
O espaçamento recomendado entre as amostras é de 3-5 cm.
Se o plantio for feito corretamente, as plantas jovens enraizarão no solo antes mesmo da primeira geada, na primavera o dono do terreno poderá admirar as encantadoras flores brilhantes e desfrutar de sua fragrância.
Como cuidar?
Vale a pena ouvir às seguintes recomendações para o cuidado da cultura apresentada:
- durante a formação do caule e dos botões, a cultura precisa de uma rega cuidadosa; ao mesmo tempo, é melhor dividir a água em porções e abastecer a planta com a umidade aos poucos, mas muito frequentemente - medidas assim reduzirão o risco de apodrecimento dos bulbos;
- assim que termina o período de floração e apareça o amarelecimento nas folhas, os bulbos precisam ser desenterrados e bem secados; este procedimento evitará o aparecimento de manchas de tinta; se houver manchas escuras nos bulbos, a amostra deve ser descartada, caso contrário, no replantio, infectará os bulbos adjacentes saudáveis;
- Recomenda-se que os espécimes sãos retirados sejam armazenados em local fresco e seco até o período de plantio; esta manipulação proporcionará descanso à planta, permitirá que ela cresça mais forte antes da estação; se você não desenterrar os bulbos após a floração, é mais provável que eles morram durante as chuvas de verão ou sejam esmagados;
- assim que chegar o calor da primavera, o abrigo de inverno pode ser removido e o local de plantio abundantemente umedecido.
Uso em paisagismo
É melhor não plantar a cultura em uma grande área devido ao seu florescimento precoce. Jardineiros usam variedades diferentes como composições de jardim, ao decorar slides alpinos e canteiros de flores. As íris líquidas podem ser plantadas em primeiro plano e também podem ser usadas como vasos de plantas. Ao traçar arranjos de flores em um canteiro de flores, deve-se orientar não só pelo gosto estético, mas também levar em consideração as preferências dos próprios representantes da flora. Por exemplo, íris amam solo com um ambiente neutro ou ligeiramente ácido, então seus "vizinhos" em potencial também deveriam amar esse solo. Os iridodictiums se dão bem com outras flores pequenas, por exemplo, açafrões ou scilli. E também é possível plantar próximo a plantas perenes decorativas com sistema radicular compacto.
Para obter informações sobre como plantar íris corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.