Íris alemã: variedades, plantio e cuidado
As plantações de flores que são cultivadas em jardins frontais e em canteiros de flores da cidade são apresentadas em uma grande variedade. Dentre elas, vale destacar a íris alemã, que se destaca por seu amplo sortimento varietal e apelo visual.
Descrição
Germânico tem vários nomes. Por exemplo, no círculo dos jardineiros, a íris germânica às vezes é chamada de raiz de violeta, a íris. A flor pertence à família Iris e é cultivada em todo o mundo. A planta tem um sistema radicular rasteiro bastante desenvolvido e com pouca ramificação, enquanto o caule se destaca pelo seu poder, cresce reto sem ramos, pode atingir a altura de 1 m. A massa verde da íris destaca-se pela sua estrutura plana, possui um xifóide forma e pontas pontiagudas. As folhas são de coloração cinza-esverdeada, enquanto a concentração de massa verde ocorre abaixo do próprio pedúnculo, por isso a cultura possui um leque atraente no caule de cor contrastante com a da flor.
As próprias flores são formadas no final do caule: em um pedúnculo alto bifurcado. As flores de íris são bissexuais - como regra, cerca de 10 flores podem florescer em uma planta. Cada flor de íris retém seu frescor por 5 a 7 dias, após os quais uma nova floresce em seu lugar. A fase de floração ativa ocorre em maio e junho. A íris alemã desenvolve frutos, que são representados por uma pequena caixa alongada.
Variedades
Hoje, os jardineiros cultivam muitas variedades diferentes de íris alemã. Entre eles, vários tipos são populares.
"Dragão Negro"
As flores são apresentadas em três cores, de modo que a íris pode florescer com inflorescências de carvão, tons de azul e roxo. Apesar da relação dessas variações de cores com as cores escuras, essa cultura brilha atraentemente ao sol, tornando-se um adorno de qualquer jardim. Os rebentos alongam-se para cima em 80-90 cm, enquanto o diâmetro dos botões da íris varia entre 10-15 cm. Além das características anteriores, a variedade destaca-se pela presença de um aroma único na fase de floração.
Essa cultura é para jardineiros sofisticados, o que chama a atenção com uma cor invulgarmente exótica e bela de botões negros. Esse recurso está em boa harmonia com a massa verde esmeralda. Em um rebento, via de regra, são formados cerca de 8-9 botões, as pétalas das flores têm uma borda ondulada, o que aumenta muito sua atratividade decorativa.
Palácio do Sultão
A flor destaca-se pela coloração rosa-avermelhada das pétalas, que juntas formam uma cúpula espetacular, enquanto as pétalas externas têm uma borda ondulada, imitando uma barba atraente. As flores também exalam um perfume sutil e atraente durante a fase de floração. A cultura floresce em maio, a fase de floração dura de 14 a 16 dias. A altura do caule atinge 50-60 cm.
Sia Double
As flores desta variedade chegam a atingir 15 cm de diâmetro, enquanto o caule em si pode atingir 1 m de altura. A variedade de uma cultura de floração pertence às variedades resistentes ao inverno, é despretensiosa no cuidado, portanto, é capaz de florescer mesmo na sombra parcial do jardim. Floresce com inflorescências azuis, decoradas com uma barba azul clara.
Windsor Rose
As flores desta variedade são distinguidas por alguma semelhança externa com lilases.As próprias pétalas são notáveis por uma tonalidade escarlate lavanda, elas também são decoradas com uma barba cor de tangerina. Os rebentos da flor atingem uma altura de 80-85 cm, o diâmetro das flores varia entre 12-16 cm.
"Branco listrado roxo"
As cores da cultura destacam-se pela ternura, assim como algumas semelhanças entre os pedúnculos e a orquídea. A cor das pétalas da flor é lilás pálido, são permitidos pequenos traços na cor de sombras saturadas. A variedade atinge uma altura de 80-90 cm, porém o diâmetro das flores não se destaca pelos seus indicadores impressionantes, pois fica em torno de 5-8 cm.
Colheita de laranja
É uma cultura ardente e multiflorada que goza de uma popularidade merecida devido à sua coloração cativante. A variedade se destaca entre as demais variedades de íris nos maiores tamanhos, já que o caule da planta pode chegar a 120 cm de altura, flores soltas se desenvolvem em suas pontas.
Pelas características estruturais, costuma ser plantada em conjunto com outras espécies do grupo, porém, em termos de vizinhança, essa variedade demonstra alguma seletividade, que deve ser levada em consideração no processo de decoração dos canteiros.
Guerreiro apache
Uma variedade de íris ornamental que floresce com inflorescências douradas, sombreadas com manchas marrom-avermelhadas. As inflorescências não ultrapassam os 9 cm de diâmetro, porém, pela sua cor, é uma cultura que goza de merecida popularidade. A altura da haste da íris atinge 100-150 cm.
Além das variedades acima de íris alemã, as seguintes culturas de jardim igualmente atraentes são cultivadas com sucesso pelos jardineiros:
- "Bakwit";
- Beverly Siles;
- Bluebird Vine;
- "Chefe de guerra";
- Windree Sky;
- "Imortalidade";
- Bolo De Queijo De Abóbora;
- Pink Horizon;
- Red Singer;
- Cimarron Strip;
- Sia Double;
- "Venda de Poucos Doo";
- Honky Tonk Blues;
- Para sempre;
- "Yakvina Blue".
Como plantar?
O plantio da germânica é realizado em campo aberto no início da primavera, mas as safras desse tipo também podem ser enraizadas com sucesso durante todo o verão, até o outono. O plantio geralmente é feito depois que a planta terminar de florescer ou antes de começar. Iris german também requer certas medidas preparatórias antes de enraizar no jardim. Em primeiro lugar, você deve escolher o local mais adequado para o cultivo de flores. O site deve atender aos seguintes requisitos:
- para a maioria das variedades, é importante que o canteiro de flores esteja suficientemente iluminado;
- todas as variedades devem ser protegidas de forma confiável contra rajadas de vento para que seu caule, notável por sua altura impressionante, não se quebre;
- não deve haver estagnação da água no solo, inclusive é desejável que a água subterrânea não se encontre perto da superfície da terra;
- é melhor que o solo tenha uma boa aeração - você precisa cuidar com antecedência de uma drenagem de alta qualidade;
- o solo do jardim da frente com íris deve ser o mais nutritivo possível, com alto teor de minerais.
Independentemente da época de plantio escolhida, a área para a íris deve ser preparada com antecedência - é melhor fazer isso na primavera. É por esta razão que o composto e outros adubos de cobertura úteis para uma cultura de floração devem primeiro ser introduzidos no solo.
Os suplementos de potássio e fósforo devem ser uma prioridade. Também é melhor tratar o solo com fungicidas, que eliminarão a probabilidade de danos ao sistema radicular por vírus patogênicos.
O algoritmo de desembarque é semelhante ao descrito abaixo.
- Imediatamente antes do enraizamento da flor no solo, o material de plantio selecionado deve ser tratado com qualquer estimulante de crescimento. Para as plantas que serão plantadas em campo aberto na primavera, tal evento é obrigatório.
- A próxima etapa é encurtar o comprimento do sistema radicular, bem como remover áreas murchas, secas ou podres. A poda deve ser feita com tesoura pré-descontaminada ou faca afiada.
- Então você precisa preparar o solo do jardim para o plantio.Para isso, no solo, é necessário fazer um buraco de 20-25 cm de profundidade.
- O processo de enraizamento em si envolve a colocação da íris no meio da cova, após o que o rizoma é borrifado com terra, uma pequena quantidade de areia do rio deve ser despejada em cima.
- Ao enraizar várias plantas, deve-se deixar uma distância entre elas, que não deve ser inferior a 50 cm.
- A fase final do plantio da íris será a rega. A primeira umidificação no novo local deve ser abundante, porém, a estagnação de líquidos deve ser evitada.
A flor é capaz de se desenvolver e florescer ativamente em um lugar no jardim por 5 a 7 anos, no entanto, as variedades híbridas são recomendadas para serem transplantadas uma vez a cada 3 a 4 anos. O transplante é realizado por analogia com o esquema de pouso descrito acima.
Antes de mudar o local de crescimento, o sistema radicular deve ser mantido por 10-15 minutos em permanganato de potássio. Durante este período, a reprodução pode ser feita por divisão.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de uma cultura se resume a realizar algumas atividades.
Rega
Uma vez que a íris cresce bastante ativamente, ela precisará de muito líquido para o desenvolvimento adequado e a floração oportuna. Isso é especialmente verdadeiro no período de adaptação, que dura várias semanas após o enraizamento. Em solo franco ou arenoso, recomenda-se umedecer a íris todas as noites; durante o dia, a umidade do solo evapora várias vezes mais rápido, o que afeta negativamente o desenvolvimento da flor. Após cada introdução de umidade, é necessário afrouxar o solo.
Top curativo
A introdução de fertilizantes deve ser regular. Pela primeira vez, esse procedimento é realizado no início da primavera. Por esta é necessário regar o solo com cobertura à base de superfosfato e sulfeto de potássio... É melhor fazer isso durante o verão - você precisa fazer pelo menos três desses curativos. Na fase de crescimento ativo da folhagem, pode-se utilizar nitrogênio, além de suplementação alimentar à base de fósforo e potássio.
Cuidados pós-floração
Quando os pedúnculos murcham, eles devem ser removidos sem falha. Isso deve ser feito com tesouras de jardim processadas.
Preparação para o inverno
Variedades resistentes à geada podem passar o inverno no solo, mas seu sistema radicular precisa de abrigo adicional, que pode protegê-lo do congelamento. Para isso, o jardineiro precisa cobrir o solo ao redor da íris.
Ramos de abeto, agulhas, serradura ou outros materiais adequados podem ser usados como material de cobertura.
Métodos de reprodução
Mesmo um jardineiro novato será capaz de propagar a íris alemã. Uma nova planta pode ser obtida de várias maneiras.
Reprodução de sementes
Este método será produtivo apenas para espécies silvestres de culturas com flores, uma vez que as variedades híbridas nesta versão podem perder suas características únicas. Para obter uma nova flor, você precisa coletar ou comprar material de semente, semeá-lo no solo no outono. Durante o inverno, o material de plantio sofrerá estratificação natural, fazendo com que as sementes mais resistentes brotem com a chegada do calor.
Se você planeja plantar o material na primavera, antes de aprofundar as sementes no solo, você precisará endurecer artificialmente o material de plantio. Para isso, utiliza-se areia, na qual as sementes são armazenadas na geladeira por 1 a 2 meses, após o que são semeadas a céu aberto.
Dividindo o mato
Esta é a opção de maior sucesso, garantindo uma nova safra de floração em um curto espaço de tempo. A principal característica positiva deste método é a capacidade de preservar todas as características varietais da planta, incluindo colheitas híbridas.
Para dividir a cultura-mãe, ela deve ser regada abundantemente, depois removida do solo, removida do rizoma dos restos da terra. Uma parte com sistema radicular e um punhado de folhas atuará como um material de plantio completo.Após a divisão, o local do corte em todas as culturas é tratado com uma solução de permanganato de potássio, as plantas são secas, a folhagem e o rizoma são encurtados em um quarto.
A nova cultura será adequada para o plantio imediatamente, mas será enraizada com sucesso em duas semanas.
Doenças e pragas
A íris é caracterizada por lesões por algumas doenças.
- Podridão da raiz. Esta é a doença mais perigosa, resultando na decomposição do rizoma. Aos primeiros sinais de murchamento, a planta deve ser retirada do solo, retirada das áreas afetadas, tratada com fungicida e desinfetada também o solo.
- Heterosporia. Os sinais do desenvolvimento de tal doença são manchas marrons na massa verde. Quando eles aparecem, o jardineiro precisa remover as áreas afetadas, realizar o tratamento preventivo da flor com sulfato de cobre.
Entre as pragas de insetos que representam um perigo para a íris, vale a pena observar os tripes e lesmas.
- Thrips. Se uma praga for encontrada em uma flor, é necessário borrifar a cultura com um fungicida.
- Lesmas. Essas pragas podem atacar a flor durante o período de fortes chuvas. Geralmente são retirados manualmente, complementando as medidas com o tratamento da íris com superfosfato, que deve ser injetado diretamente no solo.
Exemplos em paisagismo
- Muitos jardineiros preferem plantar íris em um jardim de pedra, complementando a composição com pequenas plantações vizinhas de flores, que podem ser cravos anões ou centáureas de tons contrastantes.
- Em canteiros de flores, as íris estão em perfeita harmonia com lírios, margaridas ou campânulas. Ao mesmo tempo, as composições podem ter linhas geométricas estritas ou ter a forma de um plantio caótico de safras, que não parecerá menos atraente.
- Os iridários podem ser dispostos ao longo de caminhos rochosos no jardim ou em uma área de recreação pública. As flores não só vão decorar o projeto da paisagem, mas também exalam um aroma agradável.
No próximo vídeo, você encontrará um workshop passo a passo sobre o transplante de íris.
O comentário foi enviado com sucesso.