Íris farpada: variedades, plantio e cuidados
As íris são flores perenes e exigentes. Têm inflorescências incomuns, pétalas de cores vivas, folhas longas e retas. Aroma característico delicado, fresco e delicado. As pétalas da íris barbuda, divergindo para cima e para baixo, formam uma coroa e um colar com uma barba dupla, razão pela qual a flor recebeu este nome. No artigo, vamos considerar as variedades, as nuances do plantio e do cuidado com a íris barbuda.
Variedades
A íris barbada é uma cultura com uma raiz bem desenvolvida de 1,5-2 cm de espessura. No rizoma, espessamentos podem ser vistos ao longo dos anos de vida do mato. Em algumas variedades, o cheiro de engrossamento da raiz se assemelha a uma violeta. As folhas são brilhantes, com tonalidade acinzentada, planas e nítidas. O pedúnculo ramificado é reto, forma vários botões. Seis pétalas: três levantadas - estes são estandartes, e três abaixadas em um arco - essas são faltas.
A íris barbada recebeu esse nome devido ao acúmulo característico de pelos na base das pétalas, acumulados nas longas barbas. Em termos de número de variedades diferentes, é considerado o maior grupo.
Mais de 30 mil híbridos diferentes foram obtidos de 50 variedades diferentes de íris barbadas. As íris distinguem-se pela cor, altura do arbusto e período de floração.
No início da floração, existem:
- muito cedo - VE;
- cedo - E;
- médio - M;
- tarde - L;
- muito tarde - VL;
- floração longa - EML (remanescente).
Esta abreviatura no catálogo e na embalagem indica a época de floração.
As íris diferem no tamanho da flor:
- com pequenas flores;
- com médias;
- com grande;
- com o maior.
Íris farpadas na altura do pedúnculo são:
- anão miniatura 20 cm - MDB;
- anão padrão 20–40 cm - SDB;
- barbudo intermediário 40-70 cm - IB;
- meios-fios 40-70 cm - BB;
- miniatura de altura 40–70 cm - MTB;
- alto - TB.
A altura do pedúnculo é indicada na caixa com rizomas para plantio em letras latinas.
Por cor, eles são classificados de acordo com as variedades:
- Uma cor;
- dois tons;
- bicolor;
- com bordas;
- iridescente.
Existem íris cósmicas, decoradas tridimensionalmente com pétalas, onduladas - pétalas onduladas, rendadas - ondas ao longo da borda lembram rendas.
Nomes e descrições das melhores variedades de íris barbadas
"Kopatonic"
O período de floração vai de maio a junho e dura cerca de 2-3 semanas. Atinge 85 cm de altura, é uma variedade alta. Flores grandes de 10-15 cm de diâmetro são pintadas em tons de vermelho-rubi com uma borda avermelhada brilhante e barba amarelo-mostarda, as cores geralmente variam do laranja ao acastanhado. Forma flores de renda ondulada, 7–8 em um pedúnculo.
Esta variedade híbrida tem alta resistência ao inverno. A distância entre arbustos maduros deve ser 40-60 cm. As íris fortemente crescidas desta variedade param de florescer.
Lago do demônio
Esta íris alta atinge uma altura de 100 cm. Começa a florir em julho, tem uma coloração monocromática azul escura das pétalas. O caule pode ter até 4 ramos e 6–8 flores são formadas. O diâmetro de uma flor muito grande é de cerca de 11–18 cm. As pétalas são cobertas por leves ondulações onduladas. A cor da barba é azul, no centro é amarela.
"Wabash"
Esta é uma espécie de íris barbada com 70-90 cm de altura. As flores perfumadas são pintadas em dois tons: as superiores são brancas claras, as inferiores são roxas brilhantes com uma borda branca. A barba é amarelada. 8-9 flores são formadas em um arbusto em junho. É uma variedade resistente ao frio e ao inverno que não sucumbe a pragas e doenças.... As plantas velhas nem precisam ser cobertas para o inverno na faixa do meio, com exceção de um inverno sem neve.
Tolera bem sombras leves, mas deve ser protegido de ventos fortes. O solo antes do plantio requer preparação do sistema de drenagem, as íris "Wabash" não suportam um excesso de umidade. O solo para plantio é neutro ou ligeiramente ácido.
"Decadência"
Começa a florescer em junho. A altura das plantas adultas chega a 95 cm, as flores são grandes, bicolores, em leque com três pétalas caídas. Coroa amarela clara e pétalas inferiores de cereja borgonha com borda dourada ondulada. Barba curta cor de tangerina. Fotófilo, mas prefere sombra parcial clara ao meio-dia... Recomendado para ser plantado no local, onde o sol está cerca de 5 horas por dia. Tolera bem solos ácidos, argilosos, argilosos e arenosos.
Premier mundial
A floração começa em junho e continua em julho. Arbustos altos com pedúnculos de até 90 cm dão flores grandes de 13-15 cm, até 6 peças em cada planta. As pétalas superiores são azul-lilás e as inferiores são de um azul profundo com uma borda azul. Barba dourada escura. Floresce por várias semanas, espécimes individuais - de 1 a 5 dias. Prefere solos neutros: soltos, argilosos arenosos, ligeiramente húmus. A distância entre as plantas é de 30 cm.
Em climas quentes, a floração pode começar mais cedo do que o normal e não dura muito.
"Sultão Supremo"
A despretensiosa variedade tem um longo período de floração de junho a julho. Adora sol, ao abrigo dos ventos... Atinge 100 cm de altura e grandes flores de até 19 cm são pintadas em duas cores: uma parte superior laranja-açafrão é combinada com pétalas caindo em tons de mogno. A barba lembra as línguas de uma chama extinta. O arbusto dá 3-4 pedúnculos, desenvolvendo-se 8-9 botões em cada um. Possui um aroma doce característico.
Para sempre
Variedade híbrida. Floresce em junho-julho. No arbusto cresce um pedúnculo de 85–90 cm de altura com 5–6 flores. A parte superior é fúcsia, a inferior é rosa brilhante, esmaecendo em direção ao centro. Cavanhaque laranja e bordas nervuradas. O aroma é brilhante e perfumado. Adora áreas ensolaradas, mas tolera bem o sombreamento parcial. O solo é ligeiramente ácido, neutro e ligeiramente alcalino.
Sonho caribenho
Começa a florescer em maio. Atinge 90 cm de altura, flores azuis sólidas com tonalidade lilás, pétalas onduladas, com rendas claras, entre as quais há uma espessa barba branca. Possui um aroma característico de baunilha. Variedade resistente ao inverno. Prefere áreas iluminadas e protegidas do vento, solo fértil com drenagem.
Sucesso fou
Floresce em julho. A altura do pedúnculo chega a 90 cm. As flores grandes de tom rosa claro não têm medo da chuva e do sol forte. Uma barba coral pálida. Transfere uma leve sombra. Não difere na resistência ao gelo. Prefere solos ligeiramente ácidos, neutros e ligeiramente alcalinos.
Palácio do Sultão
Ela abre flores em maio e continua a florescer por duas semanas. Altura do caule - 55-60 cm Pétalas sólidas de um vermelho vivo formam uma cúpula, com incrustações mais escuras com uma leve ondulação ao longo da borda. Barba dourada e encaracolada e delicado aroma adocicado. Tamanho da flor até 15 cm. Variedade resistente ao inverno.
Como plantar?
Na primavera, as íris barbudas são plantadas em terreno aberto (mas é necessário que a terra já tenha secado após o degelo) ou no verão, de julho a agosto... Para o jardim frontal de íris, são selecionados locais ensolarados; para certas variedades, canteiros de flores com leve sombra por meio dia são adequados. À sombra, a planta tem poucas flores. A proteção contra o vento é necessária, pois os talos podem quebrar com rajadas fortes.
Recomenda-se preparar a área para as íris com antecedência. A cama é despejada mais alto. Ranhuras rasas são cavadas ao redor da área onde as íris crescerão - este sistema de drenagem simples impedirá a estagnação da água. As íris preferem solo neutro; solo ligeiramente ácido é adequado para certas variedades.
Os amantes dessas belas flores preparam o solo desta maneira:
- misturas de areia são adicionadas a densas e pesadas;
- areia e turfa são despejadas em argila e argila;
- ácido tornará a cal ou a cinza neutra.
A terra é cuidadosamente desenterrada, removendo ervas daninhas. A área onde as íris crescerão é regada com fungicida. Para proteção contra ervas daninhas, eles são tratados com herbicidas. O composto pode ser aplicado a 25 cm de profundidade no solo, mas não pode ser misturado ao solo. O estrume não é usado para alimentar íris.
Para plantar rizoma de íris deve ser bem formado, denso e livre de apodrecimento, com folhagem de no mínimo 15 cm... Rudimentos de ramos são visíveis com tubérculos verde-amarelados. As folhas centrais são densas e verdes, as folhas laterais são permitidas secas.
Raízes muito grandes vêm de um excesso de fertilização, as plantas delas são mais suscetíveis a doenças. Não é necessário plantar imediatamente a planta no jardim da frente, a secagem é útil para um arbusto jovem. Não armazene material de plantio em polietileno e em ambiente úmido.
É importante plantar íris corretamente... O buraco para o arbusto é feito raso, a terra seca é despejada com um montículo no meio e o rizoma é colocado, distribuindo cuidadosamente as raízes nas laterais. O rizoma espesso é coberto com areia nas laterais por 2 cm, e as raízes são cobertas com terra. A parte do meio com folhas permanece acima da superfície. Uma distância de aproximadamente 50 cm é mantida entre as espécies altas e 30 cm entre as espécies anãs.
Esquema de pouso:
- xadrez (a uma distância de 50 cm);
- em filas (entre os arbustos 40 cm);
- ao redor (a uma distância de 30 cm).
Como cuidar?
O transplante é feito após o final da floração, após uma ou duas semanas. Eles começam a transplantar íris barbudo em julho e até o final de agosto, nas regiões mais ao sul, as datas podem ser adiadas para meados de setembro. Posteriormente, a planta não terá tempo de criar raízes e não poderá hibernar. Os arbustos são transplantados e divididos até a primeira década de setembro. Na faixa do meio, não é recomendável atrasar o pouso.
Após o transplante, as íris são regadas, capinadas, soltas, alimentadas e podadas.
Cuidados básicos com íris.
- Rega... A íris barbuda não gosta do excesso de umidade no solo, pois o acumula nas raízes. Regar o solo completamente seco à noite, tentando não sujar as folhas e flores.
- Afrouxamento. As raízes das íris estão quase na superfície, então o solo é solto com cuidado com as mãos.
- Top curativo... Realizado 3 vezes por temporada. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são aplicados para estimular o crescimento das plantas. No verão, eles são alimentados com fertilizantes de amônio e fósforo. No outono - fósforo e potássio para se preparar para o inverno. Em solo fértil, a fertilização começa em um ou dois anos.
- Poda... Durante o período de floração, as flores secas são cortadas e os caules cortados, deixando 3 cm da raiz. A poda principal é realizada 3,5 semanas após o final da floração em agosto, se esta variedade florescer no final de setembro. A parte superior do arbusto é cortada com um cone a uma altura de 14–15 cm do solo e as raízes são borrifadas com solo seco.
- Preparando-se para o inverno... Em outubro, antes do início da primeira geada, as íris são cortadas, deixando apenas brotos e folhas verdes. Em seguida, cobrem-no com turfa, húmus ou folhas secas de pelo menos 20 cm de espessura.Antes da primeira neve, colocam-se por cima ramos secos de abetos ou pinheiros. Em março, os ramos do abeto são colhidos e a camada de turfa ao redor das raízes é removida.
Métodos de reprodução
A íris barbada só pode ser propagada pela divisão do rizoma; as plantas obtidas a partir das sementes não retêm suas propriedades decorativas. Deve ser lembrado que as plantas maduras são replantadas após 6 anos. Os arbustos crescem e ocupam todo o espaço ao redor, preenchendo as lacunas entre os canteiros e caminhos. É melhor desenterrar uma planta adulta e separar vários brotos mais jovens. Para o plantio, pegue os ramos que surgiram no verão - ramos de um ano do rizoma. Após a floração, as raízes da íris barbuda começam a crescer, o que significa que a planta transplantada criará raízes rapidamente. Três semanas após o aparecimento da última flor, a íris pode ser desenterrada e dividida.
Em arbustos de dois anos de idade, as partes subterrâneas crescem até 3,5 cm de largura e formam 5-7 folhas em forma de flecha. Após a hibernação, eles florescerão na próxima primavera. A desvantagem é que não toleram bem o inverno e depois de um ou dois anos param de florescer. Recomendado para o plantio de partes anuais desde o rizoma até 2,5 cm de espessura com 4 folhas. Na próxima primavera, essas íris não florescerão, mas em um ano elas se deliciarão com os primeiros botões.
Como dividir a raiz da íris.
- Escave o engrossamento da raiz.
- Divida com uma faca em pedaços de cerca de 2 cm de comprimento. As peças resultantes devem ter raízes saudáveis.
- São lavados e o local do corte é desinfetado com solução de permanganato de potássio (15 g por 10 litros de água), borrifada com cinza ou carvão.
- O delenka é seco e aprofundado na areia em 3 cm.
É impossível arrancar íris, então você pode cortar as folhas, e o rizoma ficará no chão.
Por que as íris barbudas são divididas:
- aos 3-4 anos, os arbustos têm um período de floração abundante, depois desaparecem;
- as partes jovens da raiz estão localizadas na superfície, onde podem congelar;
- o arbusto cresce fortemente em largura;
- velhos rebentos de raízes dentro da planta morrem;
- íris crescidas dificultam a remoção de ervas daninhas, fertilização e água.
A íris também é propagada pelos rins.
- A raiz é arrancada do solo.
- Lavado e seco.
- Recorte as partes em forma de cone com a ponta voltada para baixo, dentro do rizoma. Cada peça retém várias raízes de uma planta adulta.
- As fatias são polvilhadas com carvão ou cinza, secas antes do plantio.
- São plantadas em sulcos cavados a 5 cm, cobertos de terra ao meio com areia e turfa, e regados.
- Os rebentos enraizados que deram folhas serão transplantados para o jardim por mais um ano.
Doenças e pragas
A íris barbada não floresce por vários motivos, mas, provavelmente, os arbustos estão doentes. A doença mais perigosa é considerada podridão da raiz (bacteriose). Ele aparece em íris saudáveis em um verão úmido e frio ou após um inverno quente e úmido. Um sintoma desta doença é o amarelecimento e as folhas secas com tendência para o solo. A podridão aparece na base do arbusto com um odor pungente característico.
Tratamento: o rizoma é desenterrado, as áreas podres são cortadas em raiz limpa, borrifado com "Fundazol", seco ao ar livre e plantado em outro lugar. O rizoma é colocado superficialmente, ligeiramente polvilhado com terra seca, apenas raízes finas são bem cobertas.
A segunda doença perigosa é a mancha foliar. Aparece em tempo chuvoso. Pequenas manchas aparecem nas folhas, que eventualmente afetam todas as folhas, o que faz com que o arbusto seque. A planta não morre, mas não recebendo nutrientes suficientes, ela murcha e cresce mal. As íris doentes são tratadas com Quadris ou Fitosporin-M. Skroch - esta doença não pode ser curada. Se a folhagem das íris começar a ficar marrom, as bordas secarem, as raízes morrerem e o rizoma espesso endurecer e a planta secar, é recomendável desenterrar o arbusto doente e queimá-lo. A área onde o arbusto estava localizado é tratada com cal ou formalina.
Em plena floração, a íris barbada pode se desenvolver íris mosca e bronze, e em botões fechados - um besouro de veado. As pragas vivem apenas nas flores. Combatê-los se resume a coletar manualmente. No início da manhã, contornando o jardim da frente, eles removem as pragas e as destroem. A mosca da framboesa põe ovos nos botões das íris, de onde surgem as larvas, que destroem as flores não desabrochadas e o pedúnculo por dentro. O ramo inteiro da íris pode nunca florescer.
Uma forma eficaz é polvilhar os botões logo no início da sua formação com Decis.
Exemplos em paisagismo
Confira esta seleção de belos exemplos de uso de íris para decorar sua paisagem:
- jardins de íris são chamados de iridários;
- contra um fundo plano, é aconselhável plantar variedades bicolores e tricolores, por exemplo, "Decadence";
- espécies anãs são plantadas no jardim da frente pelas bordas e as mais altas no meio;
- íris únicas são usadas no projeto de jardins ornamentais e no sopé de jardins de pedras;
- ótimo para decorar caminhos no jardim e um pátio de paralelepípedos;
- plantadas em vasos de flores altos junto com plantas anuais que florescem de julho a setembro;
- os designers costumam usar íris em canteiros mistos com arbustos, coníferas e flores;
- composições com lírios, papoulas, tremoços.
Para saber o que os cultivadores novatos devem saber sobre íris barbadas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.