Características da reprodução de íris

Contente
  1. Formas básicas
  2. Cultivo de tecnologia a partir de sementes
  3. Como plantar dividindo um arbusto?
  4. Mais cuidados

Acredita-se que, para o cultivo de íris de jardim e silvestres, o método de separação dos rizomas é preferível, e para o cultivo de novas variedades, a semeadura. Ao escolher um método de propagação de plantas, você primeiro precisa entender como e para que propósito isso é feito.

Formas básicas

A íris de qualquer tipo é uma flor maravilhosa que pode se tornar a principal decoração do campo e no pátio de uma casa de campo. A reprodução e o cuidado com ela não podem ser considerados difíceis, portanto, mesmo um iniciante em jardinagem pode cultivar esta bela planta em seu site sem problemas. No momento, são conhecidas mais de 800 variedades de íris, embora existam apenas alguns tipos principais desta cultura:

  • raízes de plantas;
  • íris bulbosas, que são divididas em várias outras variedades.

As mais comuns são as formas de cultura de jardim, altas e médias: íris barbudas perenes, geralmente plantadas no jardim em fileiras e em canteiros de flores. Mas variedades em miniatura, por exemplo, japonesas ou azuis, também são populares. Apesar dessa diversidade, os métodos de melhoramento estão apenas parcialmente relacionados às características das plantas individuais.

  • O cultivo a partir de sementes é utilizado, via de regra, para a obtenção de novos híbridos. O cruzamento é realizado por especialistas que entendem como melhorar as características de uma flor a partir de sua genética natural. Se você tentar cultivar mudas a partir de sementes de íris sozinho, na ausência de conhecimentos importantes, poderá chegar a um resultado que está muito longe do que você deseja.
  • Existe um equívoco de que a reprodução da íris é possível através das raízes, mas as raízes e os rizomas são órgãos diferentes. O método vegetativo de divisão consiste no plantio de uma "escápula", que consiste em uma pequena parte do rizoma e um feixe encurtado de folhas basais. Com a ajuda do método vegetativo, você consegue o resultado mais rápido: uma planta com flor.

Cultivo de tecnologia a partir de sementes

Quase todas as variedades se reproduzem por sementes, com exceção das íris barbudas, que, devido à densa casca das sementes, podem não germinar. Porém, em casa, nem sempre é possível preservar as características varietais de uma determinada espécie. As floristas alertam que as sementes podem demorar muito para amadurecer. Eles se parecem com caixas, e muitas vezes se abrem, e conteúdos preciosos saem instantaneamente deles. Portanto, eles são colocados em uma bolsa de gaze, na qual irão amadurecer. A semeadura é realizada na primavera e no outono.

  • Na primavera, a estratificação artificial é realizada preliminarmente. As sementes em um pano úmido (gaze) são colocadas em um recipiente e colocadas na geladeira perto do freezer, onde devem permanecer por 30 dias. Neste caso, é necessário umedecer o tecido periodicamente.
  • No final de fevereiro ou no início de março efetua-se a semeadura, tendo preparado um substrato nutritivo e soltando-o bem. As sementes são plantadas em recipientes separados a uma profundidade de 2 cm, ou em taças de turfa, que são colocadas em local aquecido com luz difusa e deixadas até a germinação. Se o tempo estiver quente, plantas com várias folhas são plantadas em campo aberto em maio.

O plantio no outono envolve o endurecimento natural das mudas. As íris que crescem dessa maneira são mais resistentes a influências externas e doenças. A semeadura é realizada de meados de setembro à segunda década de outubro. É importante posicionar corretamente os brotos: deve-se observar uma distância de 10 cm entre as plantas vizinhas e entre as linhas.

Após o plantio, as íris são cobertas com uma "manta sintética para o inverno" que as protege do congelamento.

Como plantar dividindo um arbusto?

É mais fácil propagar a cultura pelo método vegetativo, aliás, desta forma pode conseguir a floração já no próximo ano. Para prevenir a degeneração das plantas maduras na idade de 4–5 anos e para manter sua capacidade de florescer, é aconselhável dividir as íris a cada 3 anos. Existem certos períodos durante a temporada para isso.

Você pode plantar flores na primavera e no verão, quando as pétalas já caíram, mas também é permitido fazê-lo no início do outono, enquanto os dias são quentes. O transplante em todos os casos apresenta algumas diferenças, que devem ser conhecidas por quem não se envolveu anteriormente na reprodução dessa cultura. Os jardineiros com experiência suficiente no cultivo e reprodução de íris são aconselhados a orientar as raízes da planta para o sul durante o plantio: isso contribuirá para o aquecimento ideal pelos raios solares e a formação de um grande número de botões jovens.

Na primavera

Primeiramente, a faca é desinfetada com uma solução de potássio manganês e, em seguida, o rizoma é dividido em partes. Para isso, as filmagens subterrâneas são feitas com 1 a 2 anos de idade. Devem ter botões e várias folhas: 5 ou 7 pedaços. A desinfecção do instrumento é realizada durante a divisão e, após o término do procedimento, o carvão amassado deve ser aplicado nos locais de corte ou lubrificado com permanganato de potássio.

As mudas deixadas no outono são tratadas com compostos que estimulam o crescimento das plantas. Isso é necessário para acelerar o desenvolvimento da raiz. Se os processos de raiz são excessivamente longos, eles são cuidadosamente podados e as partes podres devem ser removidas sem falhas. O desembarque é realizado da seguinte forma:

  • faça um pequeno buraco e despeje areia limpa nele;
  • o rizoma com as pontas das folhas cortadas é colocado horizontalmente no buraco;
  • polvilhe a terra de modo que o topo das raízes fique do lado de fora;
  • a próxima planta é colocada a 50 cm da já plantada;
  • após o plantio, a terra é abundantemente irrigada.

Verão

A época ideal para sentar e plantar é no meio do verão. Como regra, os dias mais quentes são observados em julho. Quando o solo está muito quente, o crescimento da cultura para, algumas plantas perdem as folhas, o desenvolvimento do sistema radicular e dos rebentos laterais é inibido. As íris devem florescer e, então, podem ser separadas.

  • Desenterre as plantas com um forcado para não danificar as raízes. Em seguida, separe as partes do rizoma com uma faca ou com as mãos limpas. Muitos jardineiros preferem simplesmente quebrar o rizoma: assim o material de plantio fica menos danificado.
  • As raízes jovens são embebidas em uma solução de permanganato de potássio por cerca de 2 horas e, em seguida, secas por pelo menos 4 horas.
  • Antes de plantar as plantas, é desejável que as secções cicatrizem, o que demora cerca de 6 a 7 dias. Depois disso, os processos radiculares devem ser encurtados, deixando um comprimento de 10 cm, e os topos das folhas são cortados, deixando 10-14 cm.
  • Os elos anuais podem ser divididos em 6 a 8 partes, o principal é que cada uma delas possui uma gema, que, no momento do plantio, deve ficar alinhada com a superfície do solo. Um maior número de estacas é formado a partir das gemas laterais.

No outono

Algumas variedades de íris são melhor divididas e replantadas no início de setembro, quando a planta retoma o crescimento e outros processos vitais. Isso é especialmente verdadeiro se o verão foi chuvoso e não muito quente. As íris plantadas no início do outono têm tempo suficiente para ganhar força e desenvolver o sistema radicular antes da geada que se aproxima, e então hibernam com sucesso. Tendo coberto as plantas no solo, é bem regado.

Depois de absorver a água, o solo deve ser solto e polvilhado com cobertura morta.

Nem todo mundo sabe, mas as íris também podem ser propagadas por brotos. Durante a floração, é necessário cortar o broto da planta-mãe com a captura de um pedaço de rizoma. Os rebentos jovens são plantados em local fresco, à sombra e constantemente pulverizados. O enraizamento ocorre muito rapidamente: literalmente em 2 semanas.Ao mesmo tempo, você não precisa se preocupar com o fato de que as características varietais não aparecerão.

Mais cuidados

Depois que a terra com as plantas plantadas for regada, a rega deve ser interrompida por 3 dias. No futuro, você precisará cuidar de plantas jovens.

  • A terra deve ser afrouxada para que uma crosta terrestre não se forme em sua superfície. Após o crescimento da raiz, a remoção de ervas daninhas e o afrouxamento não são necessários.
  • É importante remover regularmente as ervas daninhas do solo, protegendo o sistema radicular vulnerável da íris até que esteja totalmente formado. Eles fazem isso com as mãos com muito cuidado.
  • Você precisa fertilizar o solo 3 vezes por estação: no início da primavera, durante o período de floração e um mês após a queda das pétalas.
  • A rega é efectuada à medida que o terreno seca com moderação.
  • O controle de pragas é realizado por pulverização uma vez a cada 15 dias. Principalmente as íris podem ser afetadas por insetos, como tripes, que comem as folhas das flores.
  • Devido à rega excessiva, as raízes das íris apodrecem e, em seguida, devem ser removidas do solo e tratadas com um agente "Hom" especial e, em seguida, secas em condições naturais por meio dia.
  • No final do verão, é aconselhável pulverizar as plantas com sulfato de cobre (por 5 litros de 50 g do produto) para evitar o aparecimento de manchas escuras nas folhas.
  • Variedades de flores delicadas particularmente sensíveis precisam de um abrigo confiável para o inverno. Remova a proteção depois que a neve derreter.

Para obter mais informações sobre criação e cuidados subsequentes com íris, veja o vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário