As sutilezas de plantar íris na primavera em terreno aberto
Com o início dos dias quentes de primavera, começa uma época árdua e trabalhosa para jardineiros e residentes de verão. No final da primavera, todas as plantas no jardim ou no local estão, em sua maioria, ganhando cor. No entanto, entre elas encontram-se flores que se deliciam com cores e aromas precoces e luminosos. Uma dessas plantas é a íris.
Eles florescem do final de maio a meados de julho. Estas são plantas despretensiosas e não caprichosas. Eles têm uma grande paleta de tons - do preto ao branco.
Variedades adequadas
Cada uma das variedades de íris é linda e única à sua maneira e até tem seu próprio cheiro. Existem dois tipos dessas plantas adequadas para o plantio em campo aberto: rizoma e bulbosa.
As variedades de rizomas requerem manutenção mínima e toleram facilmente as mudanças climáticas. Apesar de serem fotófilas, nas regiões do sul da Rússia, essas plantas florescem profusamente à sombra das árvores. Um ponto importante no cuidado deles é a capina periódica e o afrouxamento do solo ao seu redor. Mas como as raízes das flores são rasas no solo, eles o fazem com cuidado. As variedades mais populares desta espécie são as íris barbudas e siberianas.
As variedades bulbosas de íris são as mais exigentes nas condições de solo e clima. Essas variedades são desenterradas antes do inverno e deixadas para armazenamento. A melhor época para isso é final de setembro ou início de outubro, até o início das chuvas de outono. As íris bulbosas mais comuns são as variedades holandesas.
Existem várias variedades dessas flores que são adequadas para o plantio em campo aberto. Todos eles se enraízam bem e florescem ricamente em canteiros de jardins ou canteiros de flores.
- Íris farpada e germânica. Essas duas variedades são algumas das mais populares entre os jardineiros. Elas são plantadas em campo aberto no meio do verão, para que na próxima primavera tenham tempo de se acalmar e o inverno bem. São regadas apenas no tempo seco, no final do verão, as folhas velhas são retiradas e bem tapadas para o inverno. A íris barbada é alimentada três vezes por ano. Um complexo de fertilizantes minerais é usado como cobertura, mas húmus ou composto também são adequados para isso.
- Atrofiado. Os representantes dessas variedades são classificados como variedades de íris barbadas. Essas plantas têm apenas 40 cm de altura. Eles são plantados principalmente em áreas ensolaradas, e também são alimentados três vezes por ano.
- Íris siberianas. Os representantes dessas variedades são as mais resistentes ao frio, elas são cultivadas até mesmo nas regiões do norte do país. Ao contrário de outras variedades de raízes, podem ser plantadas no solo até 7 cm de profundidade, bastando fertilizar duas vezes por ano - na primavera, quando a neve já está quase derretida, e no período em que as plantas vão ganhando cor.
- Íris da rede. Eles pertencem às variedades bulbosas. Eles precisam de rega moderada, mas durante o período de floração, o solo deve estar sempre úmido. Eles são plantados em terreno aberto no início do outono.
- Holandês. Ao contrário das variedades de malha, eles não precisam de irrigação constante. Basta hidratá-las apenas durante um longo período de seca, caso contrário as plantas adoecem e podem morrer. As plantas são plantadas no solo no final do verão. Depois que as flores murcharam, seus bulbos devem ser desenterrados e armazenados até o próximo ano.
- Pântano. Na maioria das vezes, eles são plantados perto de corpos d'água. Essas variedades precisam de umidade abundante, mesmo as áreas inundadas são adequadas para elas.As plantas toleram bem a geada, mas precisam ser protegidas do vento, especialmente durante o período de floração. Como outras variedades, a íris do pântano precisa ser alimentada três vezes ao dia, especialmente antes do inverno.
Datas de desembarque
As regras gerais para o plantio de íris no solo são bastante simples. As plantas podem ser plantadas em terreno aberto depois que as flores murcharem, caso contrário, não terão tempo de ganhar força para o inverno. Se as geadas prematuras forem frequentes na sua região, é melhor fazê-lo na primavera. As raízes das flores jovens são instáveis ao frio, podem congelar antes do inverno. É aconselhável plantar íris antes da hora do almoço e em dias calmos.
A época ideal para o plantio de variedades bulbosas é de abril a maio. É mais provável que as íris floresçam no próximo ano após serem plantadas em terreno aberto.
As variedades de rizomas podem tolerar geadas. Via de regra, começam a ser plantados em campo aberto desde meados do verão até o início do outono. Eles se sentem bem no inverno, mas a planta deve ter tempo para formar um arbusto. As raízes das flores jovens não são resistentes ao frio e podem congelar antes do inverno.
Seleção do local e preparação do solo
Antes de escolher variedades e plantar íris, deve-se primeiro preparar o solo e o local para o plantio. As íris geralmente são cultivadas em canteiros de flores separados, ao longo de cercas ou ao redor de árvores. O principal é escolher um local específico e não espalhar por todo o site. Deve ser lembrado que essas são plantas termofílicas e um lugar ao sol é bem adequado para elas.
As íris possuem características próprias e é aconselhável levá-las em consideração antes do plantio.
- Em um lugar, as íris podem crescer por mais de 10 anos, mas durante esse tempo o solo sob elas pode se tornar escasso e pobre. Para evitar isso, eles são transplantados para um novo local a cada 3 anos.
- Estas flores têm um sistema radicular fortemente desenvolvido, podem crescer em largura, deslocando tudo ao seu redor, ou crescer fortemente umas sobre as outras.
- As velhas raízes das plantas morrem. Se você não corrigir e não guiá-los, o meio do arbusto pode ficar descoberto.
O solo para as íris é preparado cerca de um mês antes do plantio. O canteiro de flores é cuidadosamente removido e desenterrado. Faça isso para evitar a germinação de ervas daninhas. O solo será mais adequado para flores se o húmus for derramado no canteiro de flores a uma taxa de 2 baldes por 1 quadrado. m. Em seguida, você precisa espalhar uniformemente sobre a mesma área 2-3 copos de cinzas e um copo de superfosfato. No final, coloque um balde de areia no canteiro, cave tudo bem e despeje bem com água.
O canteiro de flores em si deve ser feito acima do nível do solo. Sua altura pode ser de 10-15 cm do nível do solo. No final, deve ser recoberto com outra camada de areia para que a água não fique estagnada. Depois disso, o canteiro de flores deve ser derramado abundantemente com água e, depois de um tempo, as ervas daninhas germinadas devem ser arrancadas.
Outra opção: pode-se cobrir o canteiro com um filme, regar conforme a necessidade e deixar até que as plantas estejam plantadas no solo.
Como plantar?
Antes de plantar flores em terreno aberto, deve-se preparar os buracos com antecedência. A distância entre eles depende da variedade. As variedades altas são plantadas a uma distância de 40 cm umas das outras. Para variedades de altura média, o espaçamento entre plantas deve ser de 20 cm, e variedades subdimensionadas podem ser plantadas a uma distância de 15 cm entre si.
As íris bulbosas podem ser plantadas no início da primavera, quando a temperatura do solo não é inferior a 10 graus. Caso contrário, os bulbos demoram muito para germinar ou podem até congelar.
Em um canteiro preparado, onde o solo já está misturado com areia e fertilizantes, são feitos buracos de 10 cm de profundidade. Se outras flores cresceram neste local antes das íris, então os buracos precisam ser regados com uma solução de permanganato de potássio.
Os bulbos são plantados com 15 a 40 cm de distância. Não plante muito fundo. A seguir, cobrindo os bulbos com terra, socam-nos um pouco e regam bem com regador e repetem a rega após 3 dias. Posteriormente, as flores são irrigadas conforme necessário.
Se você tiver bulbos pequenos, as íris não florescerão até o próximo ano, mesmo se você fizer isso direito.
Se você não seguir as regras de plantio de variedades de rizoma, as flores podem não criar raízes e morrer. Os buracos para essas variedades são cavados pelo tamanho da raiz, um pequeno monte é formado no fundo do buraco. A planta é colocada com uma raiz central nesta colina, e os rizomas laterais são distribuídos para os lados. Em seguida, as raízes devem ser removidas com água e cobertas com terra. O solo ao redor da muda é socado com as mãos. Em seguida, é finalmente regado com água morna.
Durante o plantio de tais variedades, você precisa garantir que o rim central não esteja subterrâneo, ele não precisa ser enterrado.
Mais cuidados
Para que as íris floresçam por muito tempo, elas precisam ser fornecidas com os cuidados adequados. Existem várias diretrizes que permitirão que suas flores ganhem um ponto de apoio, floresçam abundantemente e sobrevivam ao frio.
Um dos pontos principais no cuidado com as flores plantadas é sua alimentação constante. Durante a temporada, as plantas precisam ser fertilizadas 3-4 vezes. A primeira vez que as plantas são fertilizadas é na primavera, quando os abrigos são retirados após o inverno. Para a primeira alimentação, é necessário diluir os fertilizantes de fósforo-nitrogênio na proporção de 1 para 3. Em seguida, após três semanas, desprenda as flores com fertilizantes de potássio-nitrogênio, que são diluídos na proporção de 1 para 1. As flores são fertilizados pela terceira vez após terem desaparecido completamente. Para fazer isso, dilua o fósforo, o nitrogênio e o potássio em uma proporção de 3: 3: 1. A quarta alimentação é necessária para que as íris floresçam na próxima temporada. É realizado da mesma forma que o terceiro. É aconselhável regar as plantas à noite, evitando molhar as próprias flores.
Além de fertilizar e regar, também é necessário cortar os botões de flores que já murcharam. É melhor cortar o corte mais próximo da base, tomando cuidado para não danificar o caule e as folhas da planta.
E por último: para proteger as mudas de pragas e doenças, são borrifadas periodicamente com cinza de madeira ao longo do ano. Isso é especialmente importante na primavera, depois que a neve derreteu. No outono, antes de cobri-los para o inverno, você deve repetir o procedimento.
Todos os seus esforços não serão em vão, e de maio a julho, as íris vão decorar seu site com uma rica paleta de cores.
Como plantar íris na primavera, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.