Como e como alimentar íris corretamente?
As íris podem ser chamadas de flores que são encontradas em todos os lugares. No entanto, isso não significa que eles não sejam absolutamente exigentes quanto à composição do solo. Além disso, qualquer jardineiro sabe que precisa de alimentação para uma floração exuberante. Vamos tentar descobrir de quais fertilizantes essas plantas gostam especialmente e como usá-los corretamente.
informações gerais
A íris é uma cultura perene. Essas flores também são chamadas de "galos", pois têm uma aparência muito brilhante e cativante.
A reprodução ocorre vegetativamente ou pela divisão dos bulbos.
A cobertura afeta muito a aparência da planta. Suas flores ficam mais brilhantes e magníficas. Portanto, será relevante para um florista traçar um esquema de fertilização preliminar.
Requisitos de solo
Depois que as íris são plantadas permanentemente, elas podem crescer lá por até 5 anos. Depois disso, o processo de murchamento começa. mas nutrição inadequada pode afetar o crescimento e a aparência... Portanto, a colocação deve ser planejada levando em consideração as nuances necessárias.
O solo para íris não deve ser ácido. Também é melhor se estiver solto.
As melhores opções são solos de areia, franco-arenoso ou argiloso. Porém, mesmo em outros casos, as íris desabrocham ativamente e encantam o olhar do jardineiro, se forem alimentadas a tempo e corretamente. Claro, esse procedimento também tem suas próprias sutilezas.
Fertilizantes
Fertilizantes para íris podem ser facilmente adquiridos em uma loja especializada. No entanto, isso não é necessário, porque no chalé de verão você pode encontrar muitos elementos úteis que são perfeitos como um enfeite para estas flores... Você também pode cozinhá-los em casa.
Freixo de madeira
A cinza é um nutriente orgânico que contém fósforo e potássio. É muito importante que o sistema radicular da flor se desenvolva normalmente. Além disso, contém muitos nutrientes. A presença de cinzas de madeira pode melhorar rapidamente as características do solo.
Composto
A principal tarefa deste revestimento de cobertura é melhorar a permeabilidade do solo ao ar.
O composto é bastante solto e representa todo um complexo de elementos úteis, incluindo húmus.
Jardineiros recomendam usar este fertilizante para íris, que tem 2-3 anos de idade.
Húmus
O húmus é uma das formas mais eficazes de nutrir o solo com nutrientes. Além disso, o efeito, neste caso, durará 2-3 anos. Uma composição que tenha refratado por pelo menos um ano e meio é a mais adequada. Certamente terá um efeito positivo.
Antes de fazer o curativo superior, ele deve ser diluído em água. Não é necessário infundir líquido.
Durante o procedimento, é necessário garantir que toda a mistura seja absorvida, caso contrário o solo ficará supersaturado.
Fertilizantes minerais
Este método é considerado o mais fácil. Adequado como um componente, contendo fósforo ou potássio e curativos complexos. Quanto à composição mineral, são muito bons para o crescimento e floração abundante das íris.
Condições de alimentação
Ao planejar um esquema de fertilização, você precisa saber que tipo de fertilizante a planta necessita em cada estágio de desenvolvimento. Por exemplo, em um momento, as íris requerem matéria orgânica, e em outro, complexos minerais... Portanto, eles são fertilizados dependendo de uma determinada época do ano.
Como se alimentar no início da primavera
Esta etapa é muito importante para saturar o solo com nutrientes. Durante este período, a parte vegetativa da planta desenvolve-se especialmente ativamente.
Para promover o crescimento ativo das íris, a primeira fertilização deve ser programada para o final de abril e início de março, quando a neve acaba de derreter. É necessário usar formulações contendo nitrogênio, potássio e fósforo, e o nitrogênio deve ser um pouco maior em volume, pois é ele que afeta o crescimento das hortaliças. Ela, por sua vez, ajuda os botões a se formarem e florescerem ativamente. Porém, neste caso, o principal é não exagerar. A sobrealimentação da cultura ameaça “engordar”, pelo que a flor pode morrer no inverno e reduzir significativamente o número de botões no verão.
A normalização do crescimento também é afetada pelo conteúdo de nutrientes no solo. Esse problema pode ser resolvido com a ajuda de complexos minerais.
Quando os botões começarem a se firmar, adicione o mínimo de nitrogênio possível ou pare de usá-lo completamente. Consequentemente, o conteúdo de potássio e fósforo aumenta. Isso geralmente acontece no final da primavera. Como resultado de tais manipulações, os botões ficarão maiores e começarão a se desenvolver mais ativamente.
Os jardineiros recomendam adicionar fósforo ao solo apenas quando houver tempo para aquecer adequadamente. Caso contrário, ele simplesmente não será absorvido e se fixará na superfície, o que, por sua vez, pode causar envenenamento por fósforo.
Como fertilizar antes da floração
As íris precisam ser alimentadas antes da floração. Durante a estação de crescimento, eles experimentam 2 ondas de crescimento. Portanto, não é surpreendente que a alimentação também precise ser aplicada duas vezes. O principal é calcular corretamente o tempo do procedimento, pois o resultado depende diretamente disso.
A primeira onda ocorre quando os botões se formam e o período de floração começa.
Geralmente cai no final de maio e dura as primeiras duas semanas de junho. Durante a brotação, a fertilização deve ser realizada com compostos de nitrogênio-potássio. Dependerá dela quão fortes e abundantes serão os botões.
Cobertura durante a floração
Enquanto a cultura está florescendo ativamente, não é necessário alimentá-la. As íris precisam de umidade, portanto, não se esqueça de regar regularmente. Afrouxar o solo também é muito útil. Não serão necessários cuidados mais sérios com as flores em um determinado período de tempo.
Se o verão for seco e quente, é necessário regar as flores de manhã e à noite.
Você pode remover folhas murchas e botões, o que ajudará a manter uma aparência atraente do canteiro de flores. Além disso, não devemos esquecer a proteção contra bactérias e pragas. Para isso, o solo deve ser polvilhado periodicamente com cinza de madeira. 2 colheres de sopa serão suficientes para uma flor.
Características da alimentação após a floração
Depois que as íris desbotam, elas ainda precisam de nutrientes adicionais para sobreviver bem ao inverno. Portanto, eles também devem ser alimentados no outono. Além disso, o processo de crescimento, formação de botões e floração ativa esgota muito a flor. O resultado pode ser visto na próxima temporada.
A fertilização da cultura é necessária quando as primeiras geadas ainda não chegaram. A melhor maneira de fazer isso é quando estiver suficientemente seco do lado de fora. O procedimento não está vinculado à rega, mas é melhor realizá-lo de manhã ou à noite. No final, é necessário soltar um pouco o solo - assim os elementos úteis irão rapidamente penetrar nas camadas mais profundas da terra.
A alimentação final é realizada 3-4 semanas após o final da floração. A cultura está dormente, após o que os botões são lançados e novas raízes começam a crescer.
Quanto aos fertilizantes, eles são aplicados no final do verão e início do outono. Você deve usar misturas de fósforo-potássio em proporções de 2: 3. O superfosfato com sal de potássio também será útil, eles são misturados 2: 1. Você também precisará adicionar alimentação orgânica. Todos os componentes são introduzidos no solo preparado, que já está umedecido e solto.
Os especialistas não recomendam o uso de esterco fresco como cobertura para íris. A partir dele, as raízes podem apodrecer ou adoecer com infecções fúngicas. É melhor usar húmus diluído em água na proporção de 1 quilograma por 10 litros.
Além disso, será útil para proteger contra pragas durante este período. A mistura bordalesa ou a solução de malatião ajudam. Você precisa pulverizar flores com esses compostos.
Regras para alimentação
Para não cometer erros, todo jardineiro deve se familiarizar com algumas regras de alimentação. Somente um procedimento realizado com competência pode garantir um bom resultado.
Como exatamente aplicar o fertilizante depende da composição usada em cada caso específico. Não existem recomendações universais. As misturas nutricionais podem ser usadas secas e líquidas.
Se forem feitos curativos secos, você deve prestar atenção ao sistema radicular.
Por exemplo, nas variedades barbadas fica muito próximo da superfície, por isso existe o risco de tocá-la, o que não beneficia a planta e pode levar à sua morte.
As formulações secas são geralmente preenchidas com água e a solução resultante é derramada sobre a flor. Antes do início do inverno, não use cobertura contendo amônia. Leva ao crescimento ativo da planta, por isso ela não tem tempo para "adormecer" e pode simplesmente morrer com o início da estação fria.
Como alimentar íris, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.