Como podar íris após a floração?

Contente
  1. Para que serve a poda?
  2. A hora certa
  3. Instruções passo a passo
  4. Mais cuidados
  5. Opinião privada

A íris é uma planta perene com folhas longas e estreitas que produz uma floração exuberante e abundante. Uma flor perfumada e incomum desabrocha a cada primavera em canteiros e jardins frontais. Vale a pena considerar com mais detalhes como lidar com plantas murchas, se precisam ser cortadas, como e quando deve ser feito.

Vale lembrar que para um inverno favorável e uma floração abundante no verão, as íris devem ser cuidadas com atenção.

Para que serve a poda?

Íris de variedades diferentes começam a florir em épocas diferentes, a saber:

  • as primeiras variedades em março e abril (íris de retículo);
  • variedades posteriores em julho e agosto (íris de Kempfer).

Importante! O período de floração dura de uma semana a um mês (dependendo da variedade).

As íris desabrochando parecem ótimas, mas as pétalas murcham e secam. No lugar das inflorescências caídas, formam-se vagens de sementes. As sementes deles, caindo no solo, brotarão na próxima primavera. O amadurecimento das sementes e, em seguida, as plantas jovens que emergem delas retiram alimento e umidade das espécies ornamentais adultas. Em espécies híbridas, o crescimento excessivo de sementes caídas mostrará sinais de degeneração da variedade. A auto-semeadura descontrolada perturba a ordem no canteiro de flores e se torna um obstáculo irritante para cuidar e regar.

A poda oportuna de flores secas ajudará a dar flores abundantes e viçosas para a próxima estação, e as plantas adultas não desperdiçarão energia na formação de sementes. Brotos desbotados e não cortados causam doenças nas plantas: podridão, fungos e pragas podem aparecer ali.

Durante o período de floração, apenas as inflorescências secas são cortadas, tentando não danificar os botões. Quando o pedúnculo está completamente desbotado, é cortado com o caule, deixando cerca de 3 cm acima do solo.

Se você precisar obter sementes para semear, um pedúnculo com uma ou duas flores é mantido na planta mais forte. Depois que as sementes amadurecem na caixa, após 2 meses são cortadas e secas. As sementes são armazenadas em local seco e escuro. São semeadas no mesmo outono, pois as sementes do ano passado perdem a germinação. A própria planta é cortada apenas 3,5 semanas após a floração. Em algumas semanas, as íris recuperarão sua força e começarão a formar novas raízes. Isso geralmente acontece no final de agosto ou início de setembro.

A hora certa

Diferentes variedades começam e terminam a floração em épocas diferentes. A sua duração depende também da variedade, das condições climatéricas e da idade da planta. A floração mais abundante em íris ocorre no quarto ano de plantio. No momento do início da floração, eles são divididos em grupos, tais como:

  • as primeiras variedades florescem em maio;
  • floração meados do início no final de maio - início de junho;
  • em junho chega a vez das espécies de verão;
  • variedades tardias florescem em meados de julho.

Algumas variedades florescem duas vezes na mesma estação: na primavera e no outono. Eles são chamados de remontants. Todas as íris, depois de desbotadas, devem ser cortadas - isso melhora a aparência decorativa da planta. Durante o verão, as íris são podadas várias vezes. Durante o período de floração na primavera e verão, as pétalas desbotadas podem ser removidas imediatamente junto com o caroço, tomando cuidado para não danificar o resto das flores e botões. Isso é feito cerca de duas vezes por semana.

Após o término da floração, os caules onde as inflorescências estavam localizadas são cortados. As folhas secas e danificadas são removidas durante todo o período de crescimento e floração das íris. A poda completa da planta é realizada apenas no outono. Antes do transplante ou reprodução, as folhas longas são cortadas, deixando um arbusto de 17 cm de altura. Isso é feito para preservar a água e os nutrientes nas raízes e também para que a planta possa enraizar com mais eficácia após o transplante. A parte superior da folha é removida 4 dias antes do próprio transplante, mas apenas 14 dias após a última flor murchar. Isso é feito à noite, quando o sol já está baixo.

Quando as sementes amadurecem, o que começa depois que as flores murcham, corte todos os botões secos, deixando 1-2. Caixas com sementes são formadas a partir dos ovários. Portanto, apenas íris de espécies são recomendadas para propagação. As variedades híbridas não retêm as propriedades da planta-mãe.

No início do outono, as íris param de florescer. Nesse período, flores e caules são cortados, se isso não for feito, a planta começará a apodrecer. As folhas podem ser deixadas até o final do outono, até ficarem amarelas. Poda-os em outubro, quando caem no chão. Os brotos verdes não são removidos, eles vão nutrir as raízes da planta e ajudar a suportar melhor o inverno.

A última poda das íris é feita para o inverno antes da primeira geada após o fim das chuvas no outono.

Instruções passo a passo

Vamos considerar com mais detalhes, como podar adequadamente as íris após a floração:

  1. flores murchas devem ser cortadas com tesouras afiadas 4,5 cm com haste; cortar os botões murchados junto com o pedúnculo, pois as sementes ali amadurecem;
  2. flores e botões estão tentando não danificar;
  3. após a floração, os pedúnculos com haste são removidos, caso contrário a planta pode começar a apodrecer ou as pragas podem se instalar ali; corte com tesoura afiada a 3 cm da raiz.

O Iridarium - um jardim frontal com íris - deve ser verificado duas vezes por semana para remover flores murchas que estragam a aparência decorativa geral. É mais seguro fazer isso em um dia seco e ensolarado para evitar o apodrecimento dos cortes. Não é recomendável cortar as folhas das íris em flor, bem como após o final da floração. Apenas os secos, amarelados ou danificados são removidos. Esses brotos são removidos durante toda a temporada, de abril a outubro.

Os floristas aconselham não cortar os brotos verdes das íris até o final do outono, para que a planta acumule melhor nutrientes e vitaminas para o inverno.

No final da safra, a folhagem é cortada - esta é uma profilaxia obrigatória contra pragas e fungos. Os insetos deixam ovos na superfície das folhas. As partes cortadas das folhas são queimadas.

A poda no outono tem a seguinte sequência:

  1. o topo é cortado com um cone a uma altura de 14-15 cm do solo;
  2. as peças cortadas são destruídas;
  3. polvilhe as raízes com terra seca;
  4. a planta para o inverno está fechada.

Em uma zona climática quente, as folhas da íris de rizoma não precisam ser cortadas para o inverno, apenas as folhas amarelas, secas e danificadas são removidas. Em um inverno quente, essas plantas são borrifadas nas raízes com solo, para um inverno frio e com pouca neve, uma camada de húmus e turfa de cerca de 20 cm é colocada. A safra de bulbos é podada completamente e fechada antes do início do inverno. No clima rigoroso das regiões frias, eles são desenterrados e desinfetados em uma solução fraca de permanganato de potássio ou fungicida. Em seguida, são secos por cerca de um mês a uma temperatura de + 25 ° C e armazenados em local seco e fresco de 0 a +4 graus antes do plantio.

Mais cuidados

Corte as íris secas após a floração - para refinar a aparência decorativa do jardim da frente, exclua a possibilidade de auto-semeadura e promova a floração abundante. Você deve cuidar das íris da seguinte maneira:

  1. cortar;
  2. alimentado com composto;
  3. são tratados para doenças;
  4. a rega não é recomendada.

Um mês depois de as íris terem terminado de florescer, elas são alimentadas com fertilizantes de potássio e fósforo (1 colher de sopa por 1 arbusto). A cobertura é aplicada 12 dias antes da poda ou duas semanas depois. Fertilizantes orgânicos não são usados ​​neste momento. As íris externas não requerem irrigação frequente. Após um período de floração, forma-se matéria seca no rizoma das plantas e, com o excesso de umidade, o rizoma pode começar a apodrecer.

O solo ao redor do arbusto é solto em 2 cm de profundidade, as ervas daninhas são removidas, se houver. As raízes da planta estão localizadas próximas à superfície e essas operações devem ser realizadas com cuidado. A segunda poda das íris é a última etapa na preparação das plantas para o inverno. É feito para florescer abundantemente no próximo verão. Na segunda metade do outono, a folhagem vai secar, pode ser cortada. Apenas a folhagem saudável é aparada com um leque ou cone, a folhagem seca é removida completamente.

Em outubro, antes do início da geada, as íris são alimentadas com sulfato de potássio ou fertilizante Osennee. No outono seco, as íris não podem ser regadas mais do que 2 vezes. Após o fim das chuvas de outono (início de novembro), as folhas e a parte superior do rizoma são tratadas com fungicidas.

Antes do inverno, a cobertura é feita com fertilizantes superfosfatados.

Para que um jardim frontal com íris aguente bem o inverno, vale a pena seguir os seguintes passos:

  1. cortar as folhas secas e amareladas;
  2. cobrir com turfa ou solo seco (cobertura morta) com uma camada de pelo menos 20 cm;
  3. ramos de abeto seco (abeto, pinheiro), folhagem ou agrotêxtil são colocados no topo;
  4. é imperativo cobrir plantações bulbosas e plantas transplantadas este ano;
  5. em março, os ramos do abeto são colhidos e a camada de turfa é removida das raízes.

Opinião privada

Alguns jardineiros são contra cobrir as íris com uma camada espessa de palha para o inverno, pois acreditam que as íris podem apodrecer embaixo dela. Eles também recomendam que se você cubra as íris, então por 2-3 cm: com turfa, húmus, agulhas de pinheiro, mas não com um filme. Para proteger contra o alagamento na primavera (este é considerado o mais prejudicial para os rizomas), eles são fechados no outono com ardósia ou material de cobertura. Pedaços de ardósia ou material de cobertura são colocados em uma lateral de tábuas ou tijolos previamente preparados ao longo do perímetro do jardim.

Isso é feito para que o excesso de umidade após o derretimento da neve não cause o apodrecimento dos bulbos e rizomas.

Para podar íris após a floração, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário