Quando replantar íris e como fazê-lo corretamente?
A íris é uma das poucas flores que podem ser vistas, provavelmente, em quase todos os canteiros. Devido à sua incrível e incomum beleza, aparência e aroma insuperável, ele conquistou um lugar de destaque em muitas dachas. Este artigo focará especificamente nas íris, popularmente chamadas de "galos", e também em como e quando devem ser transplantadas.
Peculiaridades
As íris são representantes marcantes da família da íris. Graças ao trabalho frutífero dos criadores, existem hoje mais de 750 espécies desta planta no mundo. Possui folhas eretas e flores grandes. A gama de cores é muito diversificada. Aqui estão alguns fatos importantes sobre esta flor.
- A íris pertence a plantas despretensiosas que não requerem cuidados especiais. Para que a flor sinta-se bem e cresça, basta regá-la regularmente, soltar a terra e tirar o mato.
- Iris não tem medo de geadas e, mesmo com tempo frio, sente-se muito bem ao ar livre. Mas não deve ter um alto nível de acidez.
- Esta flor é termofílica, crescerá mal em uma área sombreada e sua floração não será brilhante e saturada o suficiente.
- Iris adora água, mas com moderação. Muita umidade pode causar doenças.
- A planta precisa de alimentação. Você precisa "mimá-lo" com fertilizantes 3 vezes por ano. A primeira fertilização deve ser feita na primavera, quando a íris está começando a brotar do solo. Nesse caso, você pode usar um fertilizante mineral prontamente solúvel. É necessário alimentar pela segunda vez durante o período em que o botão começa a se formar. Mas a terceira fertilização ocorre durante a estação de crescimento da planta.
Para que serve o transplante?
Como qualquer outra planta, os "galos" devem ser transplantados. É claro que os cultivadores de flores iniciantes e inexperientes muitas vezes podem se perguntar por que um transplante é necessário, é possível que uma flor não possa crescer em um lugar durante todo o tempo. A necessidade de transplante está associada à atividade de crescimento do sistema radicular. Todos os anos, a íris tem uma nova raiz de até 12 centímetros de comprimento.
Então, por vários anos, se você não transplantar, o sistema radicular formará um "caroço" fechado, como resultado do qual não terá espaço suficiente para mais crescimento e ar. Tudo isso levará ao fato de que a planta, devido à sua fraqueza, muitas vezes adoece e acaba morrendo.
Por isso é muito importante o transplante de íris, de preferência todos os anos. Você só precisa separar as novas raízes que se formam e plantá-las em outro lugar.
A hora certa
Uma questão muito importante e urgente é o momento do transplante. Devemos escolher o momento certo para isso. Alguém afirma que a íris é despretensiosa, por isso pode ser transplantada em qualquer estação do ano. Mas jardineiros experientes e residentes de verão, que já cultivam "galos" e acompanham seu desenvolvimento há vários anos, têm uma opinião diferente. Eles estão confiantes de que o período ideal para o transplante é a primavera, é melhor fazer no final de maio.
Você também pode transplantar no verão. O mês ideal para este evento é junho. Essa manipulação também pode ser feita no outono, sendo melhor transplantar logo após a floração.
O transplante de íris com botões que estão em processo de floração é fortemente desencorajado.Antes do transplante, os botões devem ser cortados junto com metade das folhas.
Seleção de assento
Claro, o local escolhido é de grande importância para o correto crescimento e bela floração das íris. Na hora de decidir por ele, é preciso levar em consideração o tipo de planta, pois uma delas pode adorar um lugar claro e seco, enquanto a outra, ao contrário, prefere ficar na sombra. Ao replantar "galos" em terreno aberto de um lugar para outro, você precisa considerar:
- nível do lençol freático;
- acidez do solo;
- saturação do solo com oxigênio;
- a quantidade de luz solar que atingirá a planta.
Uma vez que o local foi determinado, ele precisa ser preparado para o plantio de íris cerca de 3 semanas antes do processo. O solo deve ser escavado, todas as ervas daninhas e pragas são removidas. O solo deve ser fertilizado, pode-se usar turfa e areia.
Se necessário, a cal vai ajudar a diminuir o nível de acidez, precisa de uma quantidade muito pequena, cinza de madeira e farinha de dolomita.
É aconselhável colocar fertilizantes no solo antes do transplante. O solo para íris pode ser fertilizado:
- "Kristalon";
- "Amofos";
- "Aquamarine";
- Azofoskom;
- "Kemir";
- "Sudarushka".
Esses suplementos minerais contêm uma quantidade suficiente de fósforo, potássio, magnésio, manganês, ferro, cobre. Se você seguir essas diretrizes para escolher um local de pouso, pode ter certeza de que isso será feito da maneira correta.
Como fazer o transplante?
Então, é hora de decidir sobre as regras básicas e falar sobre como cavar, dividir, se preparar para o transplante e plantar íris corretamente. Escolha um local para a transferência. Já falamos anteriormente sobre como determinar corretamente o futuro habitat da planta. Prepare o local e adicione todos os aditivos minerais e substâncias necessárias ao solo. Em seguida, você precisa preparar a própria planta para o transplante. O processo de preparação de um "galo" consiste em várias etapas.
- O primeiro passo é desenterrar completamente a planta que será transplantada. Isso pode ser feito com uma pá ou um forcado. Cave-o com cuidado para não danificar os tubérculos.
- O arbusto escavado deve ser dividido em partes aproximadamente iguais. A divisão dos rizomas é necessária para que cada uma das partes tenha a sua roseta com raízes já formada.
- Cada link individual deve ser bem enxaguado e o sistema radicular inspecionado para que esteja são e salvo. Se for encontrada uma parte danificada ou grande da raiz, ela deve ser removida - corte com uma faca.
- Em seguida, você deve lidar com as folhas. Eles são cortados em um ângulo de forma que o corte executado visualmente se assemelha a um leque.
- Depois disso, você precisa desinfetar. Para fazer isso, prepare uma solução de manganês com a adição de um medicamento especialmente formulado chamado "Maxim". Você pode comprar em qualquer loja especializada.
- Uma flor já preparada para o plantio pode ser colocada em campo aberto em um novo local.
Após todas as manipulações feitas, é necessário preparar os furos, cuja distância entre eles deve ser de pelo menos 45 centímetros um do outro. Essa distância é necessária para que o sistema radicular possa se desenvolver e crescer sem obstáculos. Você pode plantar a parte resultante da planta nos buracos acabados, mas não precisa enterrar profundamente os tubérculos no solo. Regue cada poço após o plantio. Como você pode ver, o processo de plantio é bastante simples e não leva muito tempo.
O dia que você planeja transplantar deve ser seco, quente e não chuvoso. Um dia chuvoso não é adequado devido ao fato de que a umidade pode se acumular próximo aos furos e afetar negativamente o processo de adaptação da planta em um novo local.
A escolha dos vizinhos para a íris também deve ser abordada com muita responsabilidade. O "petushki" pode ser plantado perto de cebolas, peônias e papoulas, magnólia e bétula, flox, alfazema, salgueiro e clematite.
Mais cuidados
Depois que a planta é transplantada, é necessário cuidar adequadamente dela. Siga estas diretrizes:
- íris transplantadas no outono raramente precisam ser regadas, apenas se não chove há muito tempo;
- na estação fria, não é necessário fertilizar o solo no habitat das íris, também não há necessidade de suplementos minerais no inverno;
- íris é uma planta resistente ao gelo que não teme uma queda brusca de temperatura, portanto, não precisa de isolamento;
- depois da hibernação, quando chega a estação quente, os "galos" precisam ser alimentados até florescer e, durante o período de floração, precisam ser regados com frequência.
Não se esqueça de inspecionar cuidadosamente a planta visualmente para se certificar de que não foi atacada por várias pragas e não adoeceu. As íris são mais suscetíveis a essas doenças:
- rhizoctonia;
- fusarium;
- podridão fusarium;
- botrytis;
- heterosporíase;
- mancha foliar;
- ferrugem.
Quanto às pragas, na maioria das vezes os "galos" são atacados por:
- pulgão;
- colher;
- tripes;
- Urso;
- verme;
- kivsyak;
- besouro, besouro;
- limo.
Para combater cada uma das pragas e doenças acima, existem métodos e medicamentos para prevenção e tratamento. Assim que você notar que outra vida hostil apareceu na planta, você não deve perder um minuto para ir a uma loja especial e comprar o medicamento necessário.
Se você processar a planta a tempo, provavelmente ela continuará a crescer e a se deliciar ainda mais.
Como transplantar íris corretamente, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.