Como plantar íris?
As íris são plantas muito bonitas, frequentemente utilizadas para decorar jardins domésticos. Eles são perenes e pertencem à família Iris. Mas poucos podem dizer como plantar íris corretamente. No artigo, veremos mais de perto quando plantar, como preparar adequadamente o local para o plantio, que cuidados devem ser dispensados às plantas.
A hora certa
Para que as íris agradem os olhos com a floração por muito tempo, vale a pena saber em que época é melhor plantá-las. Muitos especialistas acreditam que o melhor plantio em campo aberto é no final do verão. Mas muitos jardineiros, por experiência própria, notam que as íris podem ser plantadas em terreno aberto, mesmo durante ou após a floração. Por exemplo, em junho.
Se considerarmos íris bulbosas (também são chamadas de xyphium), então As plantas podem ser transplantadas ainda no outono, pois nesse período a planta já termina de florir, preparando-se gradativamente para o inverno.
O plantio de íris na primavera não está excluído. A regra principal é um solo bem aquecido. Só então a planta poderá criar raízes, já que o sistema radicular das íris tem muito medo da hipotermia. Normalmente, na região de Moscou, o terreno já está pronto para o plantio em abril ou maio.
Para que as plantas floresçam mais rápido na primavera, elas devem ser plantadas no outono. No entanto, esta regra só é aceitável para áreas quentes. Nas regiões do Norte, o plantio no outono fará com que a planta não tenha tempo para enraizar adequadamente, pelo que simplesmente não sobreviverá ao inverno.
Nessas regiões, as íris podem ser plantadas exclusivamente na primavera ou no verão.
Seleção do local e preparação do solo
Inicialmente, você deve encontrar o local certo para plantar íris, pois isso afeta o florescimento da planta. Vale a pena dar preferência a locais abertos onde há muito sol, sendo necessária a proteção do vento. Caso não seja possível proteger o local de plantio das íris dos ventos, deve-se utilizar o auxílio de suportes, caso contrário os pedúnculos podem quebrar. Uma sombra clara também não interferirá na íris, pelo contrário, será útil para eles em um dia quente.
Importante! Muitos jardineiros notam que as íris ficam bem perto das macieiras.
Se o local de plantio da íris estiver completamente na sombra, as plantas podem parar de florescer e isso se refletirá em seu crescimento. As plantas jovens podem crescer e florescer, mas os adultos não sobreviverão.
Solo diferente é usado para o plantio, embora essas plantas prefiram solos argilosos e franco-arenosos, que têm uma reação neutra ou ligeiramente ácida. Em solo ácido, as plantas crescem bem, mas não florescem. Freqüentemente, as íris que crescem em solos com alta acidez adoecem com bacteriose. Portanto, a calagem da terra deve ser feita. Cinza de madeira ou giz moído podem ser usados para neutralizar a acidez. Para melhorar o solo pesado, adicione turfa, areia ou composto que esteja em pé por 3 a 5 anos.
A adição de matéria orgânica ou terra pesada ajuda a lidar com solos turfosos.
Deve ser lembrado que íris são propensas a morrer devido ao alagamento do solo, portanto, vale a pena abandonar o local onde o lençol freático passa nas proximidades. A exceção é a íris airovid (pântano). Para todas as outras espécies, vale a pena escolher áreas mais altas.Mas as íris toleram a inundação da primavera normalmente, mas é importante que a temperatura do ar não exceda +5 graus. Já a uma temperatura do ar de mais de 7 graus, o sistema radicular começa a sofrer, pois os nutrientes de reserva começam a fermentar, o que leva à morte da planta.
Basicamente, as íris são amantes da secura, mas deve-se entender que em certos momentos essas flores precisam de uma boa rega - plantio, formação de botões e posterior floração, formação ativa de folhas. A terra moderadamente fértil será a melhor escolha de solo. Mas o estrume fresco como fertilizante deve ser abandonado, pois isso pode levar a processos de putrefação. Uma boa solução seriam os locais onde o estrume era frequentemente aplicado, o que tornava o solo leve e quebradiço.
A preparação do local antes de plantar íris desempenha um papel importante. Primeiro, você precisa cavar a área para o plantio em uma pá de baioneta, enquanto remove as raízes que permanecem de ervas daninhas perenes (cardo, cardo de porca, grama de trigo e ralo). Se desejar e precisar, você pode alimentar o solo com composto ou esterco apodrecido enquanto escava... Antes do plantio da íris, a preparação do terreno deve ser feita com antecedência, o que permitirá futuramente fazer um furo com a profundidade necessária, e para isso a terra já deve se acomodar.
A escolha do material de plantio
Ao escolher íris como material de plantio, você deve prestar atenção às seguintes nuances:
- o tamanho do rizoma - raízes grandes garantem o rápido enxerto da planta em um novo local, rápido crescimento e floração precoce;
- vale a pena verificar as raízes em busca de sinais de doença;
- os botões vegetativos merecem atenção especial, mas o crescimento violento não deve estar presente;
- os rizomas podem ser secos, mas os ressecados devem ser descartados.
Se você compra íris para plantar no mercado, deve ter cuidado ao trocar as variedades. Somente a compra de um tubérculo com pedúnculo garante a compra da variedade desejada. Se já existem íris no local e a idade é de 5 anos, são bastante adequadas como fonte de material para o plantio. Para esses fins, a divisão do rizoma é usada.
Importante! A íris geralmente cresce em largura, enquanto o centro da planta fica vazio e começa a morrer. Para evitar isso, o plantio deve ser renovado a cada 5 anos.
Instruções passo a passo
Quando a hora certa é escolhida, o local para o plantio foi preparado e o material de plantio já foi comprado, pouco resta a fazer - plantar íris. Este processo inclui os seguintes recursos.
- A colocação de um botão de flor pode ser no verão. Com isso, já está se formando no início do período de inverno, portanto, com o início da primavera, poderá produzir flores.
- A maioria das íris tem medo do frio, enquanto o botão da flor pode morrer já a uma temperatura de -10 graus.
- A unidade de plantio da íris é uma escápula, leque, camadas. Seu comprimento é de 3 cm, seu diâmetro varia de 1 a 2 cm.
- O comprimento do sistema radicular deve ser de até 10 cm, mas as folhas devem ser removidas em cerca de um terço do comprimento total da planta.
Se você está planejando plantar íris na primavera ou no verão, deve prestar atenção às recomendações acima. O sistema radicular já tem raízes jovens, embora o próprio botão ainda não tenha começado a se formar. Após 2 semanas, o sistema radicular estará bastante desenvolvido. Quando um botão é formado, a planta tem um bom enraizamento.
Importante! Se você planeja plantar íris no outono, deve usar mudas com botões que já foram colocados. O diâmetro da muda é principalmente de 3 cm e o comprimento é de 6 cm.
Se as condições para o desenvolvimento forem criadas corretamente, a floração pode ser esperada já no próximo ano.
O plantio ao ar livre depende da localização correta do sistema radicular da íris. Para criar corretamente um buraco para pouso, você deve seguir as seguintes regras:
- a colocação correta das raízes durante o plantio tem um impacto direto em quão cedo a planta irá criar raízes;
- a cova deve ter a mesma profundidade do comprimento das raízes, mas localizada ao nível do solo previamente fertilizado;
- no fundo da fossa, é necessário formar um monte insignificante - é nele que deve ser colocado o sistema radicular;
- você deve primeiro pressionar a muda e, em seguida, cobri-la com uma camada de mistura de solo;
- o leque da folha da íris deve estar na direção vertical;
- o solo que servia para cobrir as raízes deveria ser socado um pouco;
- a íris precisa ser regada após o plantio, e outras regas devem ser feitas em cerca de 3-5 dias;
- o plantio em dia quente tem características próprias - a muda deve ser sombreada para que os raios solares não afetem o crescimento da íris.
Como cuidar?
A planta necessita de cuidados cuidadosos após o plantio, pois é nesta época que está bastante vulnerável a diversos fatores ambientais. O cuidado inclui as seguintes atividades:
- afrouxamento regular do solo;
- remoção de todas as ervas daninhas;
- proteção contra várias pragas e doenças;
- rega oportuna, especialmente em dias quentes;
- se as condições de cultivo se deterioram, significa que a planta precisa de alimentação sazonal;
- íris de um ano precisam ser cobertas com folhagem durante o inverno frio;
- plantas velhas não precisam de proteção;
- a fertilização é uma medida opcional, mas se a planta precisar, então três tipos de fertilizantes podem ser usados: geralmente, a fertilização é feita no início da primavera e na época em que os botões estão maduros, e esta última após a floração;
- durante a seca, as íris devem ser regadas apenas à noite, sendo necessário evitar que a água caia sobre as pétalas e flores;
- na segunda metade do verão, a rega deve ser reduzida em 2 vezes;
- se os caules das flores já estiverem desbotados, devem ser cortados o mais próximo possível da base.
Se você seguir todas as recomendações acima, as íris sempre irão encantar os olhos com sua aparência atraente. Atenção especial deve ser dada ao tratamento e prevenção de doenças, bem como ao controle de pragas. As íris não são muito suscetíveis a várias doenças, mas danos ao sistema radicular e às bases das folhas ainda são possíveis. Você deve tentar para que o solo não fique encharcado, caso contrário, as raízes podem sofrer.
Se, no entanto, as raízes começaram a apodrecer, vale a pena seguir o seguinte algoritmo de ações:
- desenterrar um arbusto de íris;
- limpe o sistema radicular - corte todas as partes podres;
- coloque a planta em uma solução especial;
- depois disso, o arbusto pode ser deixado em modo de arejamento por 12 horas.
Outra doença da íris é heterosporose. Essa doença geralmente ocorre na segunda metade do verão. Sua manifestação é a presença de manchas marrons nas folhas da planta. Deve-se ter em mente que a doença se espalha muito rapidamente. É por isso é necessário cortar todas as folhas infectadas e depois queimá-las. A planta deve ser tratada com sulfato de cobre, tomando 50 gramas do medicamento por 5 litros de água.
Se falamos sobre pragas, então o mais perigoso para a íris é o tripes do gladíolo. A princípio, você notará que as folhas perderam seu atrativo, e então aparecerá uma camada de cera.
Para se livrar dos tripes, você deve comprar produtos químicos especiais na farmácia.
A colher também é uma praga de íris bastante conhecida. Eles levam a planta à morte, pois as mariposas comem a base dos pedúnculos, depois do qual ficam amareladas e morrem. Os especialistas recomendam o uso de uma solução a 10% de karbofos para pulverizar íris. Basta realizar este procedimento 2 vezes, observando um intervalo, por semana.
As lesmas no país também são inimigas das íris. Uma excelente prevenção é arranjo de trapos molhados e folhas entre arbustos de íris. Como as íris ficam próximas umas das outras, as lesmas ficarão principalmente em trapos, só precisam ser removidas. Se considerarmos um método mais eficaz, então o uso de metaldeído granular é adequado. Normalmente, são necessários 30 gramas para processar 10 sq. metros de território. O processamento só pode ser realizado à noite e com tempo seco.
O que plantar próximo a um canteiro de flores?
As íris são usadas principalmente para decorar canteiros de flores no local, enquanto muitos esquemas são apresentados, cada um dos quais está em demanda. Se considerarmos íris em flor, você pode usar esquemas de cores diferentes. A combinação de íris de uma e duas cores parece muito elegante e impressionante, enquanto uma das tonalidades pode ser combinada com o tom das plantas monocromáticas.
Parece muito bonito lagoa forrada com íris. Além disso, as plantas têm uma atitude positiva em relação à umidade. As íris podem ser combinadas com outras flores. Eles ficam ótimos em vários conjuntos, mas há exceções.
Portanto, vale a pena seguir as seguintes recomendações:
- se as íris de tons semelhantes são plantadas, elas não parecem muito boas, portanto, ao plantar as sementes, deve-se prestar atenção às versões coloridas das plantas futuras;
- não é necessário plantar variedades com cores claras e claras juntas, uma vez que as últimas se perderão contra o fundo das primeiras;
- se as variantes de duas cores crescem juntas, mas de variedades diferentes, parecerá variegado e desarmônico;
- não plante íris de diferentes tons escuros lado a lado.
Seguindo essas regras simples, você pode ter certeza de que as íris são ideais para decorar canteiros de flores. Se você escolher o momento certo para as plantas com flores, esse canteiro pode encantar os olhos durante toda a temporada.
As íris devem ser combinadas em canteiros de flores com as seguintes plantas:
- tremoços e delfínios;
- lírios e papoulas.
Importante! Uma vez que o sistema radicular dessas plantas se desenvolve em diferentes níveis do solo, elas se sentem bem ao redor. Essa composição vai decorar o canteiro de flores, por isso é melhor colocá-lo no centro. E ao longo das bordas você pode organizar miosótis, malmequeres ou amores-perfeitos.
Não se esqueça das rosas, porque os verdes da íris cobrem perfeitamente os caules das rosas, proporcionando assim boas condições de cultivo. Se você planta íris em reservatórios artificiais, então um hosta, um maiô, vai caber na vizinhança, mas você também pode plantar qualquer planta que goste de umidade. Com a ajuda de íris, você pode criar composições incríveis e inesquecíveis.
Para informações sobre como plantar íris, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.