Íris brancas: variedades e cultivo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como plantar?
  4. Regras de cuidado
  5. Exemplos em paisagismo

As íris podem ser vistas em quase todos os canteiros de flores perto da casa. Tudo é atraente nelas - a forma da flor, o aroma e até o verde, que mantém seu aspecto fresco por muito tempo após a floração. Além da beleza, eles também têm significado cultural. Essas flores são mencionadas em várias obras literárias e são símbolos de honra e poder. A cor branca também tem seu próprio significado e é universal, razão pela qual essas íris são frequentemente usadas para decorar objetos arquitetônicos públicos ou parques. Tudo isso faz você admirar as íris e apreciar sua beleza.

Peculiaridades

As íris são plantas herbáceas perenes com um rizoma forte. As folhas crescem em feixe a partir da base e têm uma forma xifóide (menos frequentemente linear). Em um pedúnculo forte há uma flor grande e perfumada ou uma pequena inflorescência. A beleza das flores deve-se a uma estrutura especial: as pétalas externas são ligeiramente curvadas para baixo, enquanto as internas, ao contrário, são levantadas. As pétalas das flores se destacam por sua forma e cor bizarras. Além das íris brancas como a neve, você pode encontrar combinações incríveis de branco com amarelo, coral, azul e seus vários tons. Além disso, algumas espécies têm pêlos de barba coloridos que adicionam charme às flores. Essas flores extraordinárias são um tanto semelhantes às orquídeas.

Em condições naturais, as íris podem ser vistas em diferentes partes do mundo, existem variedades adaptadas a condições climáticas completamente diferentes - elas são encontradas tanto em colinas áridas quanto ao longo das margens de corpos d'água. A maioria dos híbridos é bastante despretensiosa e resistente ao inverno. Eles podem até ser cultivados em casa - em recipientes, proporcionando condições adequadas.

Variedades

Não é fácil entender a variedade de íris, portanto, antes de fazer a escolha final e comprar material de plantio, você deve se familiarizar com as características de uma determinada variedade. Eles podem variar no período de floração - do final da primavera até a segunda metade do verão. Além disso, na classificação mundial, pode-se encontrar uma divisão em rizoma e bulbosa, mas na comunidade russa, esta última não pertence a íris. Os rizomas, por sua vez, são divididos em barbudos e sem barba. Você pode encontrar variedades de anões, de médio e alto porte.

Íris com pétalas brancas puras são muito raras. As variedades mais comuns com inclusões coloridas. Além disso, muitos floricultores as valorizam justamente por isso e as consideram mais interessantes, porque qualquer sombra em um fundo branco parece especialmente brilhante. Os seguintes nomes de variedades podem ser citados como exemplos:

  • Imortalidade - uma variedade com flores delicadas e inclusões amarelo claro no meio;
  • "Bianca" - Íris germânica com flores brancas grandes e pedúnculo alto, bastante resistente;
  • Nordica - repetida premiada em exposições, a variedade distingue-se por flores fortemente onduladas com pétalas brancas e uma barba brilhante;
  • Senhoras brancas - íris japonesas brancas como a neve com bases amarelas ou verde-amarelas de pétalas abertas;
  • Círculo da rainha - uma variedade original de íris barbadas com uma borda ao longo da borda das pétalas da camada inferior (a cor pode variar do azul ao lilás).

Como plantar?

Primeiro você precisa decidir sobre o momento do plantio, já que essas flores podem ser plantadas em épocas diferentes. É claro que o outono é mais adequado para isso, pois antes do início do tempo frio a planta será capaz de criar raízes e suas chances de um inverno bem-sucedido aumentarão. Se o pouso não teve tempo de ser feito no outono, pode-se adiar para a primavera - abril ou maio, dependendo do clima da região. Para deixar as íris mais confortáveis, você precisa escolher um local - deve ser ensolarado, sem sombras.

Como as flores e o verde são bastante delicados, o futuro canteiro de flores deve ser protegido de ventos fortes.

Para o plantio, você pode usar material de plantio comprado e preparado por você. Em qualquer caso, primeiro, o rizoma deve ser embebido em permanganato de potássio, e neste momento você pode preparar um canteiro de flores. A área selecionada deve ser limpa, nivelada e bem escavada. Nesta fase, bom húmus e outros aditivos (por exemplo, com potássio e fósforo) devem ser adicionados ao solo. Com ajuda de areia ou turfa, você pode ajustar a densidade do solo, torná-lo mais leve.

Plantar íris é bastante simples, basta proceder da seguinte forma.

  • Poços ou buracos rasos são cavados. A areia é despejada no fundo na forma de um monte - proporcionará uma boa drenagem. Você pode prescindir da areia, formando uma elevação do solo, mas as íris não gostam de água estagnada, que, aliás, pode servir como um bom ambiente para o desenvolvimento de doenças.
  • Os rizomas preparados são colocados na areia, as raízes são esticadas. É melhor colocá-los horizontalmente.
  • Os rizomas de íris barbadas precisam apenas ser ligeiramente borrifados com terra para que sua parte superior permaneça livre. Os sem barba devem ser aprofundados um pouco mais.

Muitas pessoas pensam que, como as íris são perenes, não devem ser replantadas. No entanto, depois de dez anos, eles começarão a piorar ou a parar completamente. A questão é que seu o sistema radicular cresce muito densamente e as plantas não têm espaço e nutrientes suficientes para se desenvolver.

Além disso, o transplante oportuno (em média a cada cinco anos) permite avaliar o estado das íris e obter novo material de plantio.

Para transplantar íris, os seguintes procedimentos devem ser seguidos.

  • Espere pelo menos um mês depois que eles desaparecerem. Em seguida, retire as verduras, deixando um pequeno talo.
  • Retire a planta com um grande torrão de terra e pegue delicadamente com as mãos para não quebrar a raiz.
  • O rizoma deve ser examinado, raízes mortas e áreas danificadas devem ser removidas e divididas em elos.
  • Se as íris precisam ser plantadas agora, eles o fazem da maneira descrita acima. Se precisarem ser retirados para armazenamento, todos os elos precisam ser secados um pouco à sombra. As mudas são armazenadas em caixas ou sacos ventilados, que são colocadas em porão ou porão.

No plantio, deve-se observar a distância entre as mudas na cova. Dependendo da altura da futura planta, pode variar de 10 a 30 cm. Deve haver pelo menos 20 cm entre fileiras ou canteiros adjacentes. Para que o canteiro de flores fique bem organizado, todos os corredores devem ser iguais. Como essas flores podem se mover durante o processo de crescimento, os rizomas são dispostos com uma haste ao longo do buraco, e não transversalmente.

Regras de cuidado

Depois de plantar não se esqueça dos cuidados regulares.

  • Após o plantio de outono, o canteiro não precisa ser regado, mas é aconselhável cobri-lo com mulching. Esta camada é colocada na forma de um monte para melhor fluxo de água. Se um inverno rigoroso é esperado, nesse período ele é coberto com palha ou ramos de abeto. Na primavera, a remoção do isolamento e da cobertura morta ocorre em duas etapas.
  • Na primavera e no verão, as íris, como quaisquer flores, precisam ser regadas regularmente. Isso geralmente é feito de manhã ou à noite, direcionando o riacho para a raiz. Durante o período de brotação e floração, fertilizantes adicionais podem ser adicionados à água. Mesmo que o período de floração tenha acabado, a folhagem mantém a integridade do canteiro por muito tempo.
  • O plantio periódico é necessário para arrancar as ervas daninhas e soltar o solo entre as fileiras para melhorar as trocas de ar.
  • Notas altas podem ser amarradas. Para fazer isso, é melhor instalar as estacas imediatamente após o plantio - para que o sistema radicular definitivamente não seja danificado.
  • É melhor cortar flores para buquês em um ângulo oblíquo - dessa forma, o caule fica menos sujeito a apodrecer. Você não pode remover completamente todos os verdes - os caules e as folhas são necessários para o desenvolvimento do rizoma.
  • Se o tronco ou as folhas começarem a secar ou se surgirem manchas suspeitas, deve-se prestar atenção a isso. No início da doença, a planta ainda pode ser salva, por exemplo, tratando-a com fungicidas. Em casos extremos, as íris doentes terão de ser removidas das raízes para salvar o resto das flores.

Exemplos em paisagismo

As íris decoram tanto o território perto de casas particulares quanto lugares públicos - parques, praças. Para deixar a composição do canteiro de flores mais atraente, você pode usar as opções já comprovadas. As íris são frequentemente plantadas em cachos, alternando suas variedades em cor e altura. Desta forma, você pode organizar caminhos, sebes, designar áreas de jardim. Freqüentemente, as íris se tornam uma decoração de corpos d'água. Nesse caso, é importante não se esquecer de outros detalhes - pedras decorativas, escorregadores, cercas.

Normalmente, as íris altas são colocadas no centro. Variedades anãs ou quaisquer outras flores de altura adequada podem ser usadas como borda do canteiro de flores.

O esquema de cores da vegetação deve estar em harmonia. Para íris brancas, você pode escolher combinações pastel (com amarelo ou rosa), enfatizando a ternura dessas cores. Se o jardim se deleitar com uma profusão de cores, duas cores podem ser colocadas ao lado delas. Combinações contrastantes (por exemplo, branco e roxo) não parecem menos interessantes.

As íris ficam lindas sozinhas, mas sua beleza pode ser enfatizada favoravelmente por outra vegetação. As variedades brilhantes parecem especialmente impressionantes na companhia de flores menores. Outra aposta segura são arbustos como zimbro ou samambaia. Todas as flores ficarão brilhantes contra o fundo de uma densa vegetação. Para tornar o canteiro de flores elegante a qualquer momento, flores com diferentes períodos de floração podem ser plantadas nele. Ao colocar, você precisa levar em consideração sua vegetação. As íris são ideais nesse aspecto - ficam bem mesmo sem flores e podem disfarçar a folhagem indefinida dos vizinhos.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente da íris branca, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário