Glória da manhã: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Recursos benéficos
  3. Tipos e variedades
  4. Condições de cultivo
  5. Semeando sementes
  6. Plantar mudas em terreno aberto
  7. Como cuidar bem dele?
  8. Métodos de reprodução
  9. Doenças e pragas

A ipoméia é uma cultura que pertence à família da trepadeira. Existem cerca de 500 variedades: anuais, perenes, arbustos e árvores perenes. Muitos deles são escaladores e escaladores.

Peculiaridades

Enquanto essas plantas são cultivadas principalmente para belas flores, algumas variedades são cultivadas por sua folhagem. Por exemplo, a popular videira Blackie (ipomoea batatas blackie).

Visualmente, os brotos da planta se assemelham a uma videira. O caule pode atingir 8 metros, mas em média não ultrapassa três. As folhas têm formato de coração.

Flores em forma de funil (também chamadas de "gramofone"). O diâmetro da flor pode chegar a 15 cm, existem várias cores: azul, roxo, rosa, branco e outras. A floração vai de julho até a primeira geada.

As sementes são altamente tóxicas quando comidas. Por exemplo, a semente da variedade tricolor contém pequenas quantidades do alucinógeno LSD. Tem sido usado medicinalmente no tratamento de vários transtornos mentais.

A ipomeia é cultivada principalmente em canteiros de jardim e, com muito menos frequência, em ambientes fechados. Mas muitas vezes é plantado para decorar sacadas, galerias e entradas.

Recursos benéficos

Algumas partes da ipomeia são usadas por humanos. Por exemplo, ipomeia pes-caprae tem os seguintes usos:

  • o suco espremido da planta é usado na Malásia para tratar picadas de peixe;
  • as folhas são usadas na Indonésia para acelerar a cura de furúnculos;
  • o suco das folhas novas é fervido em óleo de coco e usado para tratar úlceras, e as sementes, junto com as nozes de areca, são ingeridas para dores abdominais e cólicas;
  • nas Filipinas, folhas fervidas são usadas para tratar reumatismo.

Os cientistas estão começando a considerar a batata-doce (I. batatas) não apenas como fonte de alimento.

Determinadas propriedades das folhas desta planta foram consideradas antimicrobianas. Esta foi uma descoberta de um estudo de 2007 do USDA.

O estudo foi conduzido para determinar o crescimento de bactérias que podem ser inibidas por folhas de batata-doce cultivadas.

Os resultados deste experimento levaram os pesquisadores a concluir que as folhas da batata-doce definitivamente contêm compostos antibacterianos resistentes a E. coli. Além disso, a taxa de crescimento do saphylococcus aureus (o tipo de bactéria responsável pelas infecções estafilocócicas) também foi significativamente reduzida por compostos químicos encontrados nas folhas da batata-doce.

Portanto, essas folhas têm um futuro promissor, evitando o crescimento de bactérias que causam intoxicações alimentares de alguns alimentos e pode até ajudar com certas infecções de pele.

A ipomeia perene pode crescer no inverno em um apartamento e até mesmo na rua. No entanto, é ainda mais adequado para as regiões do sul, uma vez que sua resistência ao gelo é bastante baixa.

É bem possível cultivar ipomeias em vasos. Eles são até bons para decorar um terraço ou varanda. Por esta:

  • escolha um vaso que seja largo o suficiente, com cerca de 30 cm de tamanho;
  • certifique-se de que há buracos no fundo da panela e coloque uma camada de pedrinhas de argila no fundo;
  • encha o pote com uma mistura de solo para plantas de flores;
  • água sem inundar a planta.

Mais detalhes sobre os recursos do cultivo - abaixo.

Tipos e variedades

Os melhores tipos de ipomeias.

  • "Serenata" É uma variedade muito vistosa com flores vermelhas brilhantes. Altura - até 3 metros. As flores têm cerca de 8 cm de diâmetro e florescem do final de julho a outubro.
  • Picota - a planta tem cerca de 2,5 metros de comprimento. As flores têm cerca de 10 cm de diâmetro. A cor é azul brilhante. As pétalas têm uma borda branca e fina. Ela floresce por muito tempo - desde o final de julho até a primeira geada.
  • "Via Láctea" - os brotos podem atingir 3 metros. As flores têm até 10 cm de diâmetro, de cor branca com pinceladas roxas nas pétalas. A variedade é muito delicada e elegante.
  • "Glória da manhã" São vinhas de crescimento rápido que produzem flores grandes e perfumadas. No entanto, essas belas plantas podem se tornar ervas daninhas felpudas agressivas se não forem controladas.
  • Flor da Lua É uma planta tropical americana. Alcança 6 m de comprimento. Possui flores tipo lanterna de até 10 cm de diâmetro, que se abrem na sombra.
  • "Céu azul" - tem grandes flores azuis. Eles estão localizados na haste na quantidade de 2-3 peças. Flores de até 10 cm de diâmetro.
  • "Céu" - a planta floresce todos os dias. Cuidado despretensioso. As flores são azul celeste.
  • "Luzes Ruby" - tem flores excepcionalmente brilhantes, até 3 cm de tamanho, desabrochando até o final do outono.
  • Rifas - plantas fortes e altas com lindas flores. Eles se elevam até 2 m. Portanto, eles são usados ​​para criar uma cerca ou tela de flores.
  • "Disco voador" - grandes flores em tons de azul, florescendo todos os dias.
  • "Scarlett O'Hara" - flores vermelhas. Grande "gramofone", agradável à vista.
  • "Mina Lobata" - Planta mexicana com flores em forma de espiga que se misturam em três cores: branco, laranja e vermelho.
  • "Beleza de Moscou" - uma planta com folhas trilobadas em forma de coração. Flores até 7 cm escarlate.

Além disso, as seguintes variedades de ipomeias são bastante populares: "Lady Hamilton", "Kikyo-zaki", ampelous, "Giselle", "Red Star", "Summer Joy" e outros.

Condições de cultivo

Como qualquer outra planta, a ipomeia tem suas próprias nuances no crescimento. Vamos conhecê-los.

A ipoméia adora a luz do sol. Portanto, as flores devem receber o máximo de luz solar direta possível, principalmente quando as mudas ainda são jovens. Mantenha as plantas de interior perto de uma janela voltada para o sul (ou uma janela voltada para o norte se você mora no hemisfério sul). A temperatura ideal do solo para germinação é em torno de + 20-30ºC.

Mantenha o solo úmido até que as folhas reais apareçam. Uma planta jovem pode não germinar ou morrer se o solo secar. A germinação dura de 5 a 21 dias (mas geralmente em uma semana). As mudas são menos vulneráveis ​​quando aparecem as primeiras folhas verdadeiras (as primeiras folhas que aparecem são chamadas de cotilédones e diferem marcadamente das reais).

Se você começou a plantar plantas dentro de casa, quando as mudas estiverem bem enraizadas e a última geada tiver passado, leve-as para fora. Tente manter o solo úmido durante este período de aclimatação.

Quando as mudas tiverem 15 cm de altura, coloque uma estaca ou treliça para levantar a videira. Como alternativa, plante as mudas em uma cesta suspensa, permitindo que as vinhas caiam em cascata ao longo da borda.

As plantas maduras são bastante tolerantes ao solo seco. Eles podem até mesmo não precisar de rega em climas úmidos ou frios. Em climas quentes, regue uma ou duas vezes por semana. A rega excessiva pode levar ao crescimento excessivo de hastes com poucas flores.

Dê às plantas maduras acesso a uma treliça ou pérgula para sombra... Ou deixe-os crescer em uma árvore morta ou poste. Eles não podem escalar superfícies planas, então pendure uma rede de plástico na parede se quiser que as trepadeiras cresçam ali.

Dê bastante espaço às suas vinhas, pois algumas variedades podem crescer até 5 m em uma temporada.

De vez em quando, verifique se há pragas na ipoméia. Problemas com insetos são incomuns, mas vale a pena verificar se há pulgões e outros insetos de vez em quando. Se ocorrer um problema, os pesticidas orgânicos são comumente usados. Normalmente, cada flor individual abre de manhã e morre no final do dia. Isso torna a ipomeia uma das plantas mais interessantes e bonitas para a decoração de jardins.

A temperatura do ar pode alterar a cor da flor durante o dia. Remova as videiras mortas no inverno. Ipomoea pode sobreviver a uma geada leve, mas na maioria dos casos eles morrem no início do inverno.

A planta, na maioria dos casos, se reproduz bem por conta própria. E você não precisa comprar sementes constantemente para a próxima temporada. No entanto, você pode descobrir que todo o jardim começa a crescer em vinhas.

Portanto, é melhor remover as vinhas mortas imediatamente. Novas sementes geralmente crescem em seu local original, mas você também pode colher sementes para plantar manualmente.

Não use muito fertilizante. Fertilize primeiro quando suas flores forem plantadas pela primeira vez. E então - não mais do que uma vez por mês. Se você reabastecer o solo com muita freqüência, estimulará o crescimento da folhagem em vez da floração.

Semeando sementes

Vamos falar sobre como preparar adequadamente o material da semente para o cultivo de ipomeias.

  • Compre sementes embaladas ipomeia ou frutos da colheita da planta.
  • É necessário plantar sementes após a última geada. Ao plantar ao ar livre, espere até que a última geada passe e o solo comece a aquecer. Se você quiser semear dentro de casa, pode começar 4-6 semanas antes do fim da geada. Dependendo das condições locais, pode ser plantado no final do verão se você tiver um inverno ameno. Se ficar mais frio em setembro, não deve fazer a semeadura. Se as sementes forem armazenadas no inverno, mantenha-as em um local seco e escuro.
  • Algumas sementes são muito difíceis de germinar sem primeiro prepará-las. Para aumentar as chances de sucesso, as sementes geralmente são cortadas com uma lima de unha ou embebidas durante a noite em água à temperatura ambiente. Mas se você tem muitas sementes, pode pular esta etapa e aceitar o fato de que nem todas as sementes germinarão. É verdade que alguns jardineiros afirmam que a imersão pode causar podridão ou infecção. Plantar em solo úmido (sem encharcamento) produzirá resultados semelhantes, mas com menos risco.
  • Algumas variedades não toleram bem o transplante devido ao seu sistema radicular delgado. Portanto, é melhor escolher um local permanente e sempre mantê-lo. Se você está semeando a planta dentro de casa, use um vaso de turfa que você pode enterrar em seu jardim se quiser levar a planta para fora. A ipoméia pode ser semeada com sucesso ao ar livre.
  • Prepare um solo com boa drenagem. A planta madura é muito tolerante às más condições do solo, mas as sementes precisam de um meio nutritivo bem drenado. Para fazer isso, misture 1 parte de perlite com 3 partes de solo ou 1 parte de areia com 2 partes de solo. Não misture areia com solo argiloso pesado. Não há necessidade de cultivá-los em um solo muito rico e fértil - isso pode levar a menos flores em algumas variedades, especialmente "Sky Blue" e outras variedades de ipomeias tricolor.
  • Plante cada semente em um buraco de 1,25 cm e cubra levemente com terra. Se você plantá-los diretamente no jardim, a escolha da distância depende do tamanho da variedade e da preferência pessoal. É uma boa ideia plantar as sementes com 5 cm de distância e depois expandir para 15-30 cm uma vez que as mudas tenham 7 a 8 cm de altura. Nessa altura, as mudas estão bem desenvolvidas e menos vulneráveis ​​a pragas.

Para plantar em um apartamento, você precisará do seguinte.

  • Prepare vasos ou floreiras para a varanda.
  • Como solo, você pode usar solo comprado com a adição de vermiculita. É necessária uma boa camada de drenagem.
  • É preciso preparar um local para a cultura.
  • As mudas são colocadas em recipientes. A distância deve ser de cerca de 20 cm.Eles também podem ser plantados em recipientes separados.
  • Como as plantas geralmente são cultivadas em uma varanda ou loggia, é importante protegê-las de correntes de ar ou vento. A luz solar direta também é indesejável.

Plantar mudas em terreno aberto

Ao ar livre (por exemplo, no país), as mudas ou sementes são plantadas em maio, quando o solo está aquecido e a ameaça de congelamento já passou.

A distância entre as plantas no momento do plantio deve ser não inferior a 20 cm. Ao plantar sementes, considere a distância necessária entre elas.

    Ao plantar sementes ao ar livre, considere as seguintes nuances.

    • O vento é perigoso para as plantações, pois pode quebrar caules e danificar as flores.
    • A planta não gosta do excesso de luz solar. Portanto, é melhor plantar ipomeia em sombra parcial.
    • O solo não deve ser muito fértil, pois a planta se desenvolverá fortemente em vegetação, e a floração não será tão intensa e abundante.
    • A ipomoea deve ser plantada perto de suportes - pode ser uma árvore, uma cerca, uma cerca ou espaçadores especiais na forma de redes ou arames esticados.
    • O enriquecimento do solo é realizado na primavera e no outono. No outono, você precisa aplicar fertilizantes minerais complexos, e na primavera - orgânicos.
    • A rega deve ser feita com moderação para não inundar o solo.

    Em geral, não há diferença particularmente significativa entre cuidados internos e externos.

    Como cuidar bem dele?

    Umidade e irrigação

    • A ipoméia precisa de rega regular, mas moderada. No verão a rega é feita todos os dias, mas é preciso ter certeza de que não haverá excesso de água na base.
    • No inverno, regar uma vez por semana ou menos é suficiente. Você só precisa ter certeza de que o solo não seca.
    • A ipoméia não precisa de muita umidade. No entanto, ela gosta de borrifar, o que pode ser feito até 2 vezes ao dia.

    Solo e fertilizantes

    A ipoméia prefere uma base solta e permeável. Você pode comprar primers prontos em uma loja especializada. Você pode adicionar a eles vermiculita e coco. Algumas espécies preferem substrato para cactos.

    Na fase de crescimento ativo da planta - ou seja, do início da primavera até o final do verão - a cobertura deve ser realizada até 3 vezes por semana. Você pode usar fertilizantes projetados para cactos ou plantações de flores.

    Cortando e agarrando

    No final da floração, recomenda-se a retirada das flores murchas. Em setembro, também é necessário cortar os brotos velhos e danificados. A poda também é realizada na primavera.

    A poda e o aparamento estimulam o crescimento de novos brotos, melhorando o aspecto da planta.

    Cuidado de mudas

    • Para mudas, recomenda-se comprar solo pronto para flores e preparar você mesmo o substrato, combinando componentes como turfa, areia e solo.
    • As mudas devem ser mantidas aquecidas com boa iluminação.

    Para que as sementes cresçam mais rápido, você precisa cobrir as plantações com filme plástico ou vidro para criar um efeito estufa.

    • Se o tempo mudar em uma direção indesejável, iluminação adicional é necessária.
    • A temperatura recomendada é de cerca de +22 graus Celsius.
    • Recomenda-se a instalação de hastes ao redor das mudas como suporte.
    • Na varanda, as safras são cultivadas nas mesmas condições que ao ar livre. É necessário dar suporte à planta para que os brotos não caiam ao chão.

    Coleta de sementes

    Depois que as flores desaparecerem, uma caixa marrom começará a se formar em seu lugar. Devemos dar tempo para secar e abrir. Isso vai acontecer em cerca de um mês. Recomenda-se então coletar as sementes e colocá-las em um saco de papel.

    Métodos de reprodução

    Geralmente, a ipomeia tem 4 métodos de reprodução. Vamos considerá-los brevemente.

    • Auto-semeadura. Ocorre uma descarga independente de sementes maduras, que hibernam no solo e eclodem na primavera.
    • A multiplicação acima mencionada por sementes, quando são coletados manualmente e na primavera, são plantados em um terreno pessoal.
    • Plantar mudas em casa e a posterior transferência de mudas para campo aberto.
    • Método de corte não tão comum quanto os anteriores.Adequado apenas para algumas variedades de ipomeia.

    Doenças e pragas

    Primeiro, considere as doenças às quais a ipoméia é suscetível.

    Infecção fúngica das folhas

    Sintomas:

    • manchas marrons nas folhas com anéis concêntricos que lembram um alvo;
    • geralmente as folhas velhas são afetadas, que podem estar rodeadas por um halo amarelo;
    • pequenos focos ovais cinza-escuros podem ser encontrados nos caules e pecíolos das folhas e às vezes nas próprias folhas;
    • as lesões do caule e da estaca são aumentadas e freqüentemente confluentes.

    A doença do pecíolo e da folha é muito mais prejudicial do que as manchas nas folhas causadas por Alternaria; A doença do pedúnculo e do pecíolo é uma doença grave da batata-doce na África Oriental.

    Tratamento: todos os resíduos da cultura da batata-doce devem ser destruídos imediatamente após a colheita. Plante apenas variedades resistentes ou tolerantes.

    Podridão negra

    Sintomas:

    • plantas atrofiadas e murchas;
    • amarelecimento;
    • folhas caídas;
    • manchas redondas marrom-pretas de podridão nos tubérculos.

    A podridão continua a se desenvolver nos tubérculos armazenados.

    Tratamento:

    • a semente deve ser semeada sem doenças;
    • não deve ser plantado em locais onde a planta foi cultivada nos 3-4 anos anteriores;
    • A semente deve ser tratada com um fungicida adequado antes do plantio.

    Raízes e caules apodrecendo

    Sintomas:

    • base da haste inchada e distorcida;
    • podridão escura profunda que se espalha profundamente no tubérculo e forma cavidades elípticas;
    • crescimento de mofo branco.

    A doença pode ser transmitida por sementes contaminadas.

    Tratamento:

    • a doença geralmente não é um problema se um bom saneamento for realizado;
    • para a semeadura, selecione apenas sementes sem doenças;
    • trate as raízes das sementes com um fungicida adequado antes de plantar.

    Podridão bacteriana mole

    Sintomas:

    • manchas marrons ou pretas nos caules e estacas que se expandem rapidamente e causam apodrecimento mole no caule;
    • o caule pode entrar em colapso, levando ao murchamento de várias videiras;
    • a planta inteira pode morrer;
    • as raízes podem formar manchas de podridão mole que são inicialmente incolores, mas eventualmente marrons.

    Os sintomas aparecem após o tempo quente.

    Tratamento:

    • evitar danos às raízes durante o armazenamento em todas as fases de crescimento;
    • plantar apenas sementes livres de doenças;
    • As vinhas para transplante devem ser podadas acima da superfície do solo.

    Murcha bacteriana

    Sintomas:

    • os novos rebentos murcham, as suas bases tornam-se aquosas e adquirem uma coloração amarelo-acastanhada ou castanha escura;
    • A infecção de plantas saudáveis ​​faz com que as partes inferiores do caule também se saturem de água e adquiram uma cor semelhante à dos brotos infectados;
    • listras marrom-amareladas podem se desenvolver dentro das raízes.

    Tratamento: para o plantio, apenas raízes livres de doenças devem ser usadas, e o plantio deve ser realizado apenas em locais livres de doenças.

    Folha e crosta do caule

    Sintomas:

    • pequenas manchas marrons nas folhas que se tornam corky na textura e fazem com que as veias encolham, o que, por sua vez, faz com que as folhas se enrolem
    • lesões do caule - são ligeiramente elevadas e têm um centro roxo ou marrom com bordas marrom-claras.

    Tratamento:

    • evite o uso de rega aérea;
    • use apenas material de plantio saudável;
    • o uso de fungicidas adequados pode ajudar a combater doenças.

    Ipomeia da varíola

    Sintomas:

    • fraco crescimento da planta;
    • formações redondas de cortiça castanho-escura nos tubérculos em forma de V na secção transversal;
    • tubérculos rachados e distorcidos que se assemelham a halteres;
    • raízes apodrecendo.

    Tratamento:

    • o método mais eficaz de combate a esta doença é o uso de variedades resistentes;
    • se tais variedades não estiverem disponíveis, o solo deve ser mantido em pH baixo, o que é desfavorável para o patógeno;
    • Fumigar o solo antes do plantio pode ser um método eficaz para reduzir a incidência de doenças.

    Agora vamos falar sobre quais pragas são mais perigosas para a ipomeia.

    Omphisa anastomosalis (bloodworm)

    Sintomas:

    • as larvas penetram no tronco em direção às raízes;
    • danos na área da copa levam ao murchamento, amarelecimento e morte das plantas;
    • buracos podem ser facilmente identificados pela presença de fezes na superfície do solo e buracos no caule.

    Tratamento:

    • mantenha o campo livre de ervas daninhas;
    • usar material de plantio testado quanto à ausência de ovos e larvas;
    • Use armadilhas de feromônio para controlar a presença de insetos.

    Phyllophaga ephilida (larva branca)

    As larvas brancas são larvas de escaravelhos, comumente chamados de escaravelhos de maio. As larvas são brancas e em forma de C. Geralmente se alimentam de solo, matéria orgânica e materiais vegetais.

    Sintomas:

    • os patógenos se alimentam de partes subterrâneas, incluindo o caule principal e as raízes;
    • eles também se alimentam de tubérculos fazendo túneis;
    • a planta infectada murcha e morre com o tempo.

    Tratamento:

    • a lavoura profunda no verão expõe a larva e a pupa presentes no solo;
    • fornecer drenagem adequada no solo para evitar o excesso de umidade;
    • o uso de reagentes de biocontrole (como as bactérias Bacillus popilliae e B. lentimorbus) mata as larvas.

    Para obter mais informações sobre como plantar e cuidar da ipomeia, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário