Ipomoea roxa: variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Condições de detenção
  4. Plantar e criar
  5. Como cuidar?
  6. Doenças e pragas

Com a ajuda desta bela planta, você pode decorar não só terrenos pessoais, mas também varandas ou galerias em apartamentos. A ipomoea praticamente não requer cuidados especiais, mas cresce com bastante rapidez. Ao longo da temporada, ela consegue deliciar seus donos com cores vivas.

Peculiaridades

Ipomoea roxo pertence à família da trepadeira, que possui mais de 430 espécies. Na natureza, você pode encontrar uma variedade de plantas, que podem ser arbustivas, herbáceas e em forma de cipó. Entre elas, vale destacar mais de 20 espécies que são utilizadas pelos jardineiros em casa.

Em casa, ou seja, na América do Sul ou Central, a ipomeia cresce quase em toda parte. Trata-se de uma trepadeira perene com rebentos bastante longos que podem atingir os sete metros de altura no verão. Porém, em nosso país esta bela planta é considerada anual.

Essa planta, entre outras coisas, é venenosa, por isso as crianças precisam ter mais cuidado com ela.

Muitos chamam essa flor de brilho da manhã ou madrugador. Esse nome foi dado porque as flores de ipomoea desabrocham apenas pela manhã, com os primeiros raios do sol, e a partir do meio-dia vão desaparecendo gradativamente.

Além dos longos caules, a ipomeia tem folhas bastante bonitas, que em sua forma se assemelham a corações com flechas. Eles têm uma vantagem em sua superfície. Nas axilas das folhas nas pernas grandes, você pode ver belas flores em forma de funil, que muitas vezes são comparadas a um gramofone. Em diâmetro, chegam a sete centímetros. Depende muito do tipo de planta.

A cor da ipomeia é bastante variada - do rosa pálido ao roxo escuro. Por dentro, a flor tem uma mancha branca de qualquer maneira. A floração começa no início do verão e termina apenas quando ocorre geada. No lugar da flor, uma pequena caixa é formada com várias sementes grandes. Se não forem coletados, podem ser semeados por conta própria e, no ano seguinte, com o início da primavera - germinam.

Variedades

Hoje, entre as muitas espécies desta planta, vale a pena destacar a mais popular, por exemplo, "Knowlian's Black" ou uma mistura de cores "Paradise Stars".

  • Knowlian's Black. Esta variedade distingue-se pela abundância de flores. Os rebentos podem crescer até dois metros e meio. Cada um deles tem flores roxas profundas com um centro rosa. À distância, eles parecem pretos.
  • "Star Waltz". A altura dos rebentos desta variedade de ipomeias chega a três metros. Nelas é colocado um grande número de flores grandes com cores diferentes. Pode ser cultivada tanto ao ar livre como em varandas ou alpendres.
  • "Paradise Stars". Esta planta distingue-se pelos longos rebentos com mais de três metros de comprimento. Neles há flores grandes e únicas de cores diferentes e diferentes em duplicidade. O diâmetro da flor chega a 8 centímetros. Esta ipomeia floresce desde o início do verão até às primeiras geadas.

Condições de detenção

Esta planta tem o hábito de abrir com o nascer do sol e fechar à noite. Portanto, deve ser plantada em locais onde haja muita luz, para que possa se deliciar com sua floração pelo maior tempo possível.

Além disso, tendo uma planta plantada em sombra parcial, suas flores perderão imediatamente o brilho e seu número poderá diminuir ligeiramente.O melhor é plantar ipomoea no lado sul, onde há muita luz.

Tal planta adora calor mais do que frio. Por exemplo, com a menor geada, a ipomeia morrerá imediatamente. Portanto, com o início do tempo frio, ele deve ser removido, ou pode ser transplantado para uma sala onde a temperatura estará acima de cinco graus. E com o início da primavera, o Ipomoea pode ser usado para mudas.

Plantar e criar

Ipomoea pode ser propagada de diferentes maneiras - com a ajuda de sementes e estacas. A segunda opção raramente é usada. Para realizar a reprodução desta forma, é necessário cortar estacas de até 18 centímetros de comprimento. Eles devem ter dois entrenós. Depois disso, é preciso retirar todas as folhas do fundo e colocar em um recipiente com água. Em literalmente três ou quatro dias, as raízes aparecerão. Em seguida, eles podem ser transplantados diretamente para o solo. Após duas semanas, as mudas jovens enraizarão completamente.

No entanto, a propagação com sementes é considerada a opção mais fácil. Eles são colhidos no outono e depois secos. Eles podem ser armazenados por três anos. Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas por 24 horas. Depois disso, podem ser semeados em vasos separados, vários pedaços de cada vez. A profundidade não deve exceder três centímetros. O solo deve ser ligeiramente umedecido. De cima, o recipiente com a planta pode ser coberto com papel alumínio ou vidro e, em seguida, colocado em um local aquecido.

Todos os dias, o filme deve ser aberto por alguns minutos para ir ao ar.

Os primeiros tiros devem aparecer em apenas duas semanas. Quando três ou quatro folhas aparecem, você pode mergulhar as mudas jovens em terreno aberto ou em um vaso de flores um pouco maior. No primeiro caso, a ipomeia não é plantada com mais de 25 centímetros de espessura. Além disso, quando crescer até 18 centímetros, você pode instalar suportes.

Outra opção de reprodução da ipomeia é o plantio direto em campo aberto. Como na versão anterior, devem ser mergulhados em água. É necessário semeá-los quando a terra estiver bem aquecida. Quando o crescimento dos brotos é igual a 15 centímetros, é necessário beliscar o topo. Assim, a ipomeia pode dar muitos tiros colaterais.

Como cuidar?

Os cuidados da ipoméia incluem várias etapas. Cada um deles tem sua própria importância.

Solo e fertilizantes

Se a planta for cultivada em vasos de flores, o solo pode ser comprado em qualquer floricultura. Quando a ipomeia é plantada diretamente no solo, a terra deve ser nutritiva e rica em nitrogênio, e também ter uma leve acidez.

Além do mais, é imprescindível aplicar uma certa quantidade de fertilizante. Eles devem ser trazidos imediatamente antes do desembarque em campo aberto. Para começar, deve ser alimentado com nitrogênio, mas em quantidades muito pequenas. Em seguida, potássio e fósforo, eles devem ser espalhados diretamente sob o arbusto.

Rega

A ipoméia se sentirá muito melhor em um ambiente úmido do que em um seco.

A rega desta planta deve ser moderada para que suas raízes não apodreçam. No entanto, em uma estação muito quente, a planta também pode morrer. Portanto, é necessário garantir que a terra esteja sempre suficientemente úmida. Portanto, quando a planta não recebe a umidade adequada, principalmente no verão, pode-se borrifar com spray convencional. Isso deve ser feito com muito cuidado para que a umidade não entre nos botões ou nas flores.

Além disso, durante o período de crescimento, quando a ipomeia começa a acumular sua massa verde, a rega deve ser um pouco mais frequente e mais frequente. E quando a planta começa a florir, a rega deve ser reduzida gradativamente. Para que a terra não seque, você pode cobri-la com cobertura morta.

No outono, a rega deve ser reduzida. Deve ser feito somente quando necessário, quando as folhas "travarem".

Doenças e pragas

Doenças da ipomeia são bastante comuns, já que a flor é bastante fraca. Portanto, é especialmente necessário garantir que todas as regras de cuidado sejam observadas. No entanto, em alguns casos, a planta pode ficar doente.

  • Podridão mole. Nesse caso, o talo da ipomeia é afetado. A única maneira de sair dessa situação é remover completamente a planta do canteiro. Além disso, deve ser arrancado junto com as raízes e, em seguida, certifique-se de queimá-lo.
  • Ferrugem branca. A planta fica imediatamente coberta de manchas redondas, que, entre outras coisas, têm uma flor. Neste caso, é imperativo tratar a planta com Fitosporin.
  • Antracnose. Esta doença, via de regra, surge devido a regas inadequadas ou chuvas muito longas. Nesse caso, o fungo se desenvolve rapidamente. Não é tão difícil vê-lo. Pequenos pontos aparecem na planta, que são de cor marrom. Após um certo período, aumentam significativamente de tamanho. Por isso, as folhas morrem completamente. Nesse caso, você deve primeiro se livrar deles e, em seguida, tratar não apenas a planta, mas também o solo próximo a ela com um fungicida.
  • Caule ou podridão da raiz. Se a ipomeia infectar-se com essa doença, a planta deve ser completamente removida e depois queimada para que a infecção não se espalhe.
  • Podridão negra. Em uma planta com essa doença, aparecem manchas pretas. Ao mesmo tempo, uma pasta rosa é liberada deles. Para eliminá-lo, é necessário tratar toda a planta com preparações especiais.

Mas as pragas desta planta não são nada assustadoras, uma vez que é venenosa. A única coisa a ter cuidado é o aparecimento de pulgões ou ácaros. Você pode se livrar deles com a ajuda de produtos químicos especiais ou pode tentar usar alguns remédios populares. No entanto, seu uso só é possível nos estágios iniciais.

O processamento é feito com uma infusão de alho ou com uma solução de sabão simples.

Resumindo, podemos dizer que esta planta incomum pode ser cultivada mesmo por uma pessoa inexperiente. O principal é seguir todas as regras para cuidar dela, e também aprender a decorar sua casa ou chalé de verão com esta flor cacheada.

Veja abaixo as características do cultivo de ipomeias.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário