Batata doce ipomeia: características, variedades e seu cultivo

Contente
  1. Descrição da cultura
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Como cuidar?
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Anteriormente, a batata-doce ipomeia era cultivada como planta comestível e apenas recentemente os jardineiros começaram a cultivá-la para fins decorativos. Esta incrível planta com folhas de diferentes tons cria uma paisagem pitoresca na casa de verão.

Descrição da cultura

As raízes da batata-doce ipomeia podem ser comidas, mas hoje esta planta é cultivada para paisagismo interno e de jardim. Além disso, a planta geralmente decora varandas, galerias e terraços.

A planta pertence à família da trepadeira, sua terra natal é o México e as terras da parte central do continente americano - é lá que você pode ver quase dois terços de todas as variedades existentes desta flor.

As placas das folhas são lóbulos em forma de coração bem espaçados. O tamanho das placas foliares ronda os 15 cm, com uma característica marcante é a gama de cores, representada pelos tons mais interessantes de verde, roxo, escarlate e amarelo. Plantas de penas também são encontradas.

A batata-doce cresce até 30 cm, mas os cílios podem chegar a 2,5 metros, e o comprimento total chega a 5 metros. Ele floresce com lindas flores axilares, no entanto, algumas variedades cultivadas recentemente não produzem flores.

Nas latitudes ao sul, as plantas são usadas como cultura de cobertura do solo e decoram canteiros de flores - elas preferem áreas bem iluminadas e uma quantidade suficiente de ar.

Na Rússia, é cultivado principalmente como uma bota que adorna arcos, cercas, paredes e janelas. A batata-doce Ipomoea aprecia muito os paisagistas, pois permite esconder com sucesso quaisquer falhas no canteiro, já que esta flor cresce muito rapidamente e cobre o suporte em apenas algumas semanas.

Variedades

Entre as variedades e variedades populares de ipomeias frondosas decorativas, deve-se distinguir o seguinte:

  • Verde Ligth - loach decorativo com folhas verdes claras, visualmente lembrando 5 alongadas e pontiagudas nas pontas das lâminas;
  • Doce caroline bronze - outra planta com lâminas de cinco lâminas agudamente quebradas de tom bronze claro;
  • Doce caroline roxa - uma variedade com grandes folhas esculpidas de uma rica cor lilás-púrpura;
  • Doce coração vermelho - as placas de folha desta ipomeia lembram as de bordo, a cor tem uma tonalidade verde-púrpura e as folhas novas são bastante marrons.

Na maioria dos casos, a ipomeia é cultivada ao ar livre. Mas existem várias variedades adaptadas para a vida doméstica.

  • Kumara Ed. Esta planta tem folhas grandes e exuberantes, tubérculos ovais amarelos. Essa variedade requer calor e boa iluminação, portanto, precisa de iluminação adicional em casa.
  • Borgonha. É uma das primeiras espécies de ipomeias. Os tubérculos são de um vermelho vivo e as folhas grandes são verdes. As inflorescências têm um aroma agradável.

Roxa. Esta variedade é considerada precocemente. Está adaptado para ser guardado em apartamentos. As placas das folhas têm uma cor verde profunda, o arbusto é bastante poderoso e forte. A planta é caracterizada pela resistência à maioria das infecções - é por esta razão que alguns híbridos foram derivados em sua base, que podem ser condicionalmente divididos em várias categorias:

  • sobremesa - isto inclui variedades como Amish Red, bem como "Chestnut" e "Purple Korean";
  • vegetal - representado por uma série de variedades Beauregarde, California Gold e South Queen;
  • forragem - os mais procurados foram o “Buquê branco” e a variedade de ipomeias “brasileira”.

O grupo das sobremesas inclui a batata-doce, que tem um sabor agradável que lembra abóbora, banana e melão. Estas variedades são amplamente utilizadas na preparação de todo o tipo de sobremesas e conservas, bem como na vinificação.

Um grupo de variedades de vegetais pode facilmente substituir as batatas em qualquer prato, e as batatas-doces são cultivadas como forragem para os animais da fazenda.

Aterrissagem

A ipoméia interior requer um substrato permeável à água e ao ar. Ela é adequada para solo universal para plantações de interior, que é vendida em qualquer floricultura. Se desejar, você mesmo pode fazer uma mistura adequada de diferentes solos. Para fazer isso, você precisa pegar o solo comum do jardim, desinfetá-lo por meio da calcinação em uma panela e adicionar um pouco de húmus, bem como fertilizantes de potássio e fósforo. Se o solo normal for muito ácido, ele deve ser adicionalmente misturado com cinzas trituradas ou um pouco de cal adicionado.

A ipoméia adora terras exuberantes, mas é importante notar que mesmo se você plantá-la no solo mais comum, ela crescerá e dará flores, mas não com a abundância que gostaríamos.

Na maioria das vezes, a ipomeia é cultivada a partir de sementes. Este material de plantio mantém uma alta capacidade de germinação por cerca de 3-4 anos. As mudas devem passar por estratificação e permanecer em água morna por 24 horas - durante esse tempo, as sementes incharão. Se isso não acontecer, eles precisam ser perfurados com uma agulha e colocados na água por mais algumas horas.

As sementes podem ser plantadas em recipientes para germinação no final de fevereiro ou início de março para mudas, ou você pode plantá-las diretamente em terreno aberto. Neste último caso, o plantio deve ser realizado na segunda década de maio, quando a ameaça de retorno do frio já passou completamente, e uma temperatura elevada durante o dia e a noite será estabelecida.

As plantas são plantadas a uma distância de 20-25 cm umas das outras. É aconselhável fazer uma moldura de luz sobre o canteiro, que as futuras vinhas vão usar como suporte.

Como cuidar?

A ipoméia é uma planta bastante despretensiosa, mas para sua plena floração é necessário criar um habitat favorável.

A batata-doce prefere áreas bem iluminadas e sem vento, mas é indesejável cultivá-la à sombra - a planta, em busca de luz, começa a esticar, murchar e perder o efeito decorativo. O plantio é feito na primavera e no outono o próprio arbusto seca naturalmente.

Se uma variedade perene crescer e for necessário preservá-la no inverno, então pouco antes do início da geada, a parte superior dos cílios deve ser cortada, cuidadosamente desenterrada e transplantada para um vaso, depois levada para casa e deixada em um quarto aquecido. É muito importante neste momento, para que a ipoméia fique o mais próximo possível da janela - ela precisa de ar fresco. Ao mesmo tempo, as correntes de ar frio não devem ser permitidas - com uma diminuição significativa da temperatura na sala, a batata-doce perde as folhas.

Esta flor é considerada uma dádiva de Deus para os proprietários muito ocupados ou simplesmente esquecidos - ela não requer rega regular em tudo. Além disso, a ipomeia tem muito medo de alagamento - a irrigação frequente é necessária apenas nas primeiras semanas. Se a planta for plantada em uma varanda ou em campo aberto, ela será regada apenas em calor extremo, duas vezes por semana. Durante as chuvas, a rega é excluída.

Com a umidade excessiva, bolhas de um tom claro aparecem nas folhas da batata-doce - é assim que a planta reage ao excesso de água. Se esse sintoma for encontrado, a rega deve ser interrompida até que as bolhas desapareçam.

Quando mantido em casa, é preferível regar, em que a água é adicionada à panela - a própria planta absorverá a quantidade de umidade necessária.

A pulverização não é recomendada para ipomeias., mas uma vez a cada três meses, você precisa limpar as chapas com uma esponja macia umedecida em água decantada para limpá-los de poeira e sujeira.

Em baixas temperaturas, a planta morre rapidamente, então você só pode retirar o recipiente com uma flor do lado de fora depois que a temperatura noturna parar em cerca de 20 graus ou mais. Isso se aplica totalmente ao plantio em terreno aberto.

Reprodução

A batata-doce da ipomeia pode se reproduzir de duas maneiras: vegetativamente e por sementes.

A primeira opção envolve o cultivo com tubérculos e estacas. Nesse caso, os tubérculos devem ser desenterrados no outono, antes mesmo do início da geada.

Este processo deve ser feito com cuidado e armazenado em local fresco e escuro.

Normalmente, no mês de dezembro, aparecem rins. Em seguida, o tubérculo precisa ser movido para um substrato nutritivo - geralmente turfa é misturada com areia de rio. No entanto, o primer para flores regular também funcionará.

Quando as mudas aparecem, você pode dividir os tubérculos em 2 a 4 partes com uma faca afiada e plantar cada um em um recipiente separado para o cultivo. Com o início do calor, o material de plantio vai para os vasos.

Este método só é bom se a planta tiver desenvolvido tubérculos. Neste caso, até 15-20 mudas podem ser obtidas de cada arbusto. Mas o fato é que a maioria das variedades de tubérculos se desenvolve muito lentamente, portanto, no primeiro ano não é possível obter sementes de alta qualidade.

Ipomoea pode ser propagada por estacas, que podem ser obtidas a partir de tubérculos germinados. São lavados em água corrente para que saia todo o suco leitoso, secos ao ar livre por duas horas e encaminhados à água para enraizamento.

Você também pode obter mudas compradas. Neste caso, um caule de 10-15 cm é cortado, embora seja imperativo capturar vários nós de folhas.

O enraizamento é realizado em local aquecido e bem iluminado. Durante esse período, os brotos são esticados, então depois de um tempo são re-podados, estimulando o crescimento dos ramos laterais - essa já é uma muda que pode ser transplantada para campo aberto no início do verão.

Uma característica da ipomeia é uma formação bastante rápida do sistema radicular - você pode obter raízes maduras já no quinto dia, então não há necessidade de usar "Kornevin" e outras drogas de efeito semelhante.

Ipomoea pode ser propagada por sementes.... Mas este método é usado muito raramente - elas germinam por muito tempo, então você pode desfrutar de toda a beleza desta planta não antes da segunda metade do verão.

Doenças e pragas

A batata-doce da ipomeia pertence a plantas muito resistentes - raramente adoece e os insetos dificilmente a atacam.

No entanto, devido a cuidados inadequados ou infecção de flores vizinhas, ele pode pegar uma doença tão perigosa como a podridão da raiz.

Se isso acontecer, você deve retirar imediatamente a ipomeia do recipiente, limpar toda a terra das raízes e tubérculos, em seguida, cortá-la com uma faca na área afetada e tratar as partes restantes com sulfato de cobre ou Bordeaux mistura. A droga "Citoflavina" também tem boa eficiência.

Das pragas da ipomeia, é suscetível apenas aos ácaros, que são impossíveis de eliminar com remédios populares, como uma solução concentrada de sabão em pó ou tintura de tabaco. Apenas as preparações inseticidas químicas "Actellik", "Oberon" ou "Envidor" podem ajudar a planta.

Uso em paisagismo

Depois de plantar várias variedades de ipomeias em um canteiro de flores, você pode criar uma composição de cores muito brilhante e eficaz que irá decorar qualquer canteiro de jardim. A batata-doce da ipomeia cresce rapidamente, por isso encontrou sua aplicação em projetos de paisagismo como uma cultura de cobertura do solo - seus caules podem criar raízes nas pontas dos entrenós.Se desejar, você pode sempre levantar a batata-doce do chão e fixá-la em um suporte alto.

Cultivo ampel mais popular de ipomeia... Neste caso, é plantado em vasos decorativos suspensos e vasos de flores.

Para o cuidado, o enraizamento e o cultivo da batata doce ipomeia, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário