Ionizador de ar: descrição, benefícios e malefícios, regras de uso
Todo mundo sabe que a qualidade do ar interno não é a melhor hoje. A maioria dos utensílios domésticos, assim como os materiais de acabamento, geralmente contém componentes nocivos que são lançados no meio ambiente. De vez em quando, as pessoas começam a notar que aparecem odores desagradáveis, que nem mesmo uma limpeza de alta qualidade ajuda a eliminar. Um ionizador ajudará a melhorar o ar no apartamento.
O que é e para que serve?
O ar que uma pessoa respira deve conter partículas com carga positiva e negativa chamadas de aeroions. Devido à presença de um grande número destes últimos, uma pessoa pode respirar com facilidade sem reclamar de mal-estar. No ambiente natural, os íons de ar são emitidos pelas plantas, mas em condições urbanizadas não há ninguém para fazer isso. Para isso, foi criado um dispositivo especial denominado ionizador.
Um ionizador de ar é um dispositivo climático útil que ajuda a limpar o ar de poluentes. Depois de usar o purificador de ar, cria-se uma impressão de frescor e um ambiente confortável, assim como as impurezas da fumaça, bactérias e microorganismos são eliminadas. Este equipamento especial passa as massas de ar através de si mesmo, enquanto as aquece ou resfria, saturando-as com íons carregados negativamente. Graças a tudo isso, o ar se torna saudável e limpo. Atualmente, muitos modelos de condicionadores de ar são equipados com purificadores de ar.
Pessoas que desejam respirar regularmente o mar, compram ionizadores de ar da montanha.
Dispositivo e princípio de operação
O ionizador funciona graças aos 2 elétrons localizados em seu interior, um salto de alta tensão ocorre entre os últimos. Esse esquema possibilita o surgimento de uma carga corona, na qual partículas com carga negativa entram nas massas de ar, onde se misturam ao oxigênio. Como resultado dessa ação, devido aos elétrons adicionais, íons de ar negativos são formados, o que tem um efeito positivo no corpo humano. As partes principais do filtro de ar incluem um retificador de corrente, bem como um elemento que permite a conversão de corrente alternada em corrente contínua. Mecanismos adicionais que fazem parte dos ionizadores:
- um diodo ou lâmpada ultravioleta que permite identificar o estado de operação;
- um ventilador que cria um "vento iônico";
- filtros que retêm impurezas prejudiciais, poluição, por exemplo, fumaça, poluição, poeira.
O princípio de operação de um purificador de ar tem as seguintes etapas:
- sucção de massas de ar nas quais poeira e fumaça estão presentes;
- processamento de ar por campos de eletricidade;
- carga positiva de pequenas partículas;
- passando-os por um filtro com carga negativa;
- o processo de ionização de moléculas de oxigênio;
- jogando elementos negativos para o ar e enchendo-o de frescor e pureza.
Os purificadores de ar modernos podem funcionar com os seguintes princípios.
- Hidroionização... Nesse caso, as partículas de O2 carregadas negativamente são formadas durante a transição do estado líquido para o gasoso, enquanto a molécula de água se decompõe em hidroíons carregados positiva e negativamente.
- Ionização colisional. Um íon de ar carregado negativamente é formado pela colisão de uma molécula neutra de oxigênio e outras partículas.
- Fotoionização, que se baseia na colisão de um átomo com carga neutra e um fóton de luz.
- Ionização térmica. Os íons de ar negativos são formados durante muitas colisões de partículas elementares no processo de movimento. Este procedimento ocorre sob a influência de altas temperaturas.
Ionizadores de ar que são produzidos atualmente podem ter um dos vários tipos de filtro em seu design.
- Eletrostática. É apresentado na forma de uma estrutura metálica com carga positiva e negativa. São acessórios duráveis que não precisam ser substituídos. Para que o filtro funcione corretamente, ele deve ser enxaguado com água corrente.
- Filtro Nera. O dispositivo tem a capacidade de limpar qualitativamente o ar de alérgenos, partículas em suspensão. É reconhecido como um dos mais eficazes e seguros. No entanto, deve-se ter em mente que o filtro Nera deve ser substituído a cada 3-6 meses.
- Carbônico. O filtro é capaz de eliminar odores desagradáveis, bem como reter grandes partículas suspensas. Este dispositivo é capaz de capturar mal as partículas de luz. O filtro deve ser substituído a cada 3-9 meses.
- Fotocatalítico. O filtro é caracterizado por alta eficiência e alto custo. A purificação do ar, neste caso, ocorre sob a influência da radiação ultravioleta. Eles mudam a cada 2-5 anos.
- Reticulado. O filtro se parece com uma rede fina que remove partículas grandes, como lã e areia, do ar.
Este dispositivo é considerado ineficaz, não necessita ser trocado, porém, necessita de enxágue constante com água corrente.
Beneficiar
O fato de o uso de um ionizador de ar beneficiar o corpo humano é indiscutível. Esta opinião foi confirmada em vários estudos. As principais propriedades úteis do filtro de ar:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- melhorar o funcionamento do sistema circulatório;
- estimulação do apetite;
- aumentando o funcionamento do cérebro;
- maior eficiência;
- retardar o processo de envelhecimento do corpo;
- normalização do trabalho dos órgãos respiratórios internos de uma pessoa;
- prevenção de doenças oncológicas;
- efeito antialérgico;
- reduzindo os efeitos nocivos dos gadgets.
Os pais de crianças costumam se perguntar sobre a purificação do ar em ambientes fechados. Para limitar os efeitos nocivos do transporte e as emissões de eletrodomésticos, materiais, vale a pena comprar um ionizador de ar. A criança se sente bem com um nível de umidade de 50-70%. Pode ser muito difícil conseguir isso sem um purificador de ar, mas antes de instalar o equipamento em uma sala com uma criança pequena, vale a pena consultar um médico. Para uma criança, um ionizador é capaz de resolver os seguintes problemas:
- remover partículas do ar que causam alergias;
- parar o declínio da imunidade.
Durante a gravidez, as mulheres são suscetíveis a várias infecções que podem se esconder no meio ambiente. Nesta posição, é muito importante que os representantes da bela metade da humanidade respirem um ar saturado de oxigênio. O ionizador, neste caso, executa as seguintes funções:
- aumenta a ingestão de 0² no corpo;
- aumenta as funções de proteção do corpo;
- tem um efeito benéfico no sistema nervoso, reduz a fadiga e as dores de cabeça.
Os especialistas concluíram que, ao usar um purificador de ar, a pele fica saturada de oxigênio, enquanto sua síndrome de dor é reduzida. Ele ajuda a se livrar de doenças de pele, erupções cutâneas, psoríase. Além de tudo isso, o purificador de ar acelera o crescimento do cabelo, o que é adequado para pessoas que sofrem de queda de cabelo e calvície.
Ferir
Junto com muitos aspectos positivos da influência do ionizador de ar, existem também os negativos. Há informações sobre os perigos do uso de um purificador de ar.Como o dispositivo carrega todas as partículas de ar sem exceção, poeira e bactérias podem se tornar um problema significativo. Elementos nocivos com a carga resultante têm a capacidade de se espalhar pela sala, se acomodando em suas superfícies, em particular, no próprio dispositivo. Esse fator se torna a causa do desenvolvimento de certas doenças.
Porém, não se desespere, pois existe um método para eliminar esse momento negativo no funcionamento do ionizador, e é bastante simples. A fim de evitar a propagação de partículas de poeira e microorganismos pela sala, vale a pena fazer uma limpeza úmida do dispositivo para não permitir que partículas de poeira permaneçam no topo.
Por esse motivo, os especialistas não recomendam ligar o ionizador quando houver pessoas na sala, especialmente se a sala estiver muito suja e empoeirada.
O princípio acima pode causar a propagação de infecções que são transmitidas por gotículas transportadas pelo ar. Conseqüentemente, se uma pessoa doente estiver presente na casa, então, provavelmente, o restante dos presentes também ficará doente, porque com a ajuda de um purificador de ar, as bactérias se espalharão rapidamente por toda a sala. Em alguns modelos de ionizador existe um precipitador eletrostático, que permite operar na presença de uma pessoa na sala. Esses modelos são mais caros, mas mais eficazes e seguros do que outros.
Outro alerta, que está associado ao funcionamento do ionizador, é o risco de contrair câncer. O dispositivo em si não causa o desenvolvimento ou a ocorrência desta doença, mas as pessoas que já estão doentes não devem usá-lo. O motivo da proibição é que os íons de ar são capazes de acelerar o metabolismo, ao mesmo tempo que nutrem os tecidos. Conseqüentemente, as células malignas crescerão em uma taxa elevada.
Entre outras coisas, um metabolismo acelerado leva a um aumento da temperatura do corpo humano, conforme evidenciado pela opinião de médicos. São conhecidos casos de intolerância pessoal ao ionizador por parte do organismo. Não é recomendado instalar o dispositivo nas seguintes situações:
- a presença na sala de bebês que ainda não completaram um ano;
- asma brônquica na fase aguda;
- período após a cirurgia;
- distúrbios circulatórios no cérebro;
- com artrite reumatóide, pneumonia, eczema nos órgãos respiratórios.
Variedades
Como qualquer outro tipo de tecnologia, o ionizador pode ser de vários tipos. De uma grande variedade, você pode escolher as versões para parede e piso. De acordo com os tipos de íons que produz, o dispositivo é dividido nesses tipos.
- Bipolar, que emite 2 tipos de íons benéficos.
- Unipolar, que emite partículas com carga extremamente positiva ou negativa. Este tipo de unidade possui em seu design um temporizador, que evita a formação de uma quantidade excessiva de íons igualmente carregados que podem causar danos a uma pessoa.
De acordo com a natureza do fluxo de ar, o ozonizador doméstico pode ser o seguinte.
- Ativo, quando o fluxo útil de íons de ar é direcionado com a ajuda de um ventilador em funcionamento. O inconveniente desta unidade pode ser devido ao seu ruído.
- Passivo que funciona sem ventilador.
Modelos populares
A escolha dos ionizadores de ar deve ser tratada com atenção especial. Hoje, entre a grande variedade, destacam-se os melhores modelos.
- "Efeito íon" Ele é usado para criar uma atmosfera agradável e arejada em uma sala de estar ou escritório. O ionizador é capaz de fornecer a porcentagem ideal de íons de ar carregados negativamente, o que é típico dos melhores resorts de mar e montanha. Este aparelho possui uma luminária econômica embutida que ilumina suavemente o ambiente. O campo elétrico "Efeito iônico" tem a capacidade de eliminar partículas de poeira, poluição e micróbios do ar.
- "Floco de neve" é considerado um dos filtros de ar esféricos mais eficientes.Cada uma das agulhas de ionização é caracterizada por uma direção da bola para dentro. Ao usar o dispositivo, lesões e danos são praticamente excluídos. O ionizador é recomendado para uso no tratamento e prevenção de doenças do aparelho respiratório, sistema circulatório e cérebro.
É frequentemente utilizado para instalação em instalações residenciais, industriais e de saúde. Nota-se o efeito positivo do uso do lustre no tratamento de doenças brônquicas, pulmonares e de fenômenos dolorosos.
- "Super Plus Eco-S". Este dispositivo pode limpar as massas de ar do apartamento, removendo delas pólen de vegetação, esporos de fungos, elementos vitais de animais e ácaros, bem como poeira, fumaça e partículas de metal pesado. Este dispositivo compacto é capaz de saturar o ar com limpeza, tornando-o revigorante. O “Super Plus Eco-S” caracteriza-se pela facilidade de uso, bem como pela presença de vários modos e pela ausência da necessidade de consumíveis.
- Xiaomi SmartMi Air System combina design moderno e funcionalidade. Este ionizador cabe perfeitamente em qualquer estilo de interior. Este modelo de purificador de ar se distingue pelo baixo nível de ruído e bom desempenho. O dispositivo pode ser usado para salas de grandes dimensões, bem como em salas pequenas. O "Xiaomi SmartMi Air System" está adaptado para funcionar sem parar ao longo do dia. Filtragem e purificação altamente eficientes de massas de ar são fornecidas por um sistema de filtragem de três estágios.
- "Super-Plus BIO". Um dispositivo moderno para purificar o ar de uma sala, baseado em um método eletrostático de aceleração de partículas que são carregadas. Com a ajuda do dispositivo, massas de ar são injetadas com a criação de um vento iônico. O ar então flui através de filtros de metal magnetizados. O resultado do trabalho do ionizador é limpar o ar da sala e remover poeira, fumaça, lã e outros poluentes. O aparelho opera em diversos modos, para que o usuário controle a intensidade de seu funcionamento.
- Polaris. Este umidificador ultrassônico pode funcionar em uma área de cerca de 30 m2. O dispositivo pode funcionar sem interrupção por 10 horas, enquanto é regulado por interruptores mecânicos. As vantagens desse tipo de tecnologia incluem pequenas dimensões, design moderno, baixo ruído e baixo custo. Entre as deficiências, pode-se destacar a insuficiente potência para uma grande área da sala, a falta de fixação da parte superior com líquido.
- "Efluvião" É uma marca de ionizadores que são capazes de criar ar no ambiente, o que é ideal para a vida humana normal. A sua utilização ajuda a normalizar o metabolismo, a tensão arterial, a reduzir o cansaço e a tornar mais resistentes as forças de resistência do organismo às infecções. Dependendo do modelo do dispositivo, o ar é purificado dos poluentes em 10-20 minutos.
- Altai É um dispositivo que combina ozonização e ionização. O dispositivo é caracterizado pela facilidade de uso, parada automática de ozonização, potência e longa vida útil.
- Vitek É um umidificador ultrassônico que possui função de ionização. É caracterizada pela presença de um desligamento automático, há uma iluminação noturna e um painel de controle de toque. Os íons carregados negativamente emitidos pelo dispositivo podem ter um efeito benéfico na saúde humana e eliminar odores desagradáveis.
- Atmos Life. Este ionizador remove poeira, fumaça de tabaco e vírus do ar. O dispositivo é capaz de desinfetar o ar. O ionizador é compacto, leve e fácil de instalar. Ao mesmo tempo, o Atmos Life funciona silenciosamente e consome pouca energia. O equipamento contém funções importantes como aromatização, ozonização e ionização.
Como escolher?
Para escolher um bom ionizador potente para um apartamento, em casa, deve-se seguir as recomendações de especialistas. O primeiro passo é decidir o propósito da compra. Para manter o frescor e a pureza do ar, melhorar a condição física e o desempenho dos órgãos, pode-se dar preferência a um purificador de ar simples que produza um volume mínimo de ozônio e é projetado para um ambiente pequeno.
Os alérgicos e asmáticos devem comprar lâmpadas de sal para si, que funcionam com suavidade especial e não emitem ozônio. Caso seja necessário instalar um ionizador em sala de fumantes, deve-se dar preferência a um aparelho com filtro eletrostático embutido que emita ozônio.
Somente esse equipamento pode eliminar o odor do tabaco, e não precisa mudar os filtros.
Se a sala estiver muito empoeirada, vale a pena usar purificadores de ar equipados com filtros Nera. Esses dispositivos são melhores do que outros no combate às partículas de poeira, enquanto emitem uma pequena quantidade de ozônio. Ao escolher um ionizador, você deve prestar atenção ao seu nível de ruído. Os aparelhos com ventilador embutido são considerados barulhentos, mas emitem um pouco de ozônio. Dispositivos sem ventilador, por outro lado, operam silenciosamente, enquanto emitem muito ozônio. Além disso, antes de comprar este tipo de equipamento, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:
- a concentração de íons emitidos pelo dispositivo - a quantidade ideal é considerada de 400 a 500 unidades por centímetro cúbico;
- dimensões da sala em que o ionizador será instalado;
- quantidade permitida de ozônio emitida;
- o tempo de operação em que o ar da sala se torna limpo e fresco;
- a presença de contadores, sensores, indicadores, um painel de controle no dispositivo, com a ajuda do qual será mais fácil controlar o ionizador.
Manual do usuário
Os proprietários de ionizadores devem lembrar que eles devem ser usados somente de acordo com as instruções de uso. Equipamentos deste tipo não substituem a ventilação total das salas, vale a pena ligar o filtro de ar apenas com as janelas fechadas. A melhor opção seria operar o ionizador por 30 minutos em uma sala vazia. Você precisa colocar o purificador de ar em um local conveniente, não perto de uma pessoa, a uma distância de 100 a 300 centímetros.
Quando o aparelho estiver ligado, não fume, pois um grande número de compostos nocivos entrará nos pulmões.
Visão geral da revisão
Muitas pessoas já se tornaram donas de ionizadores de ar. De acordo com o feedback dos usuários deste dispositivo, pode-se concluir que o dispositivo limpa ativamente o ar do ambiente e elimina odores desagradáveis. Ele também tem um grande efeito na saúde humana, facilita a respiração e elimina a congestão nasal.
Um ionizador doméstico é um aparelho moderno que, além de grandes benefícios, pode causar danos a uma pessoa. Para tal, vale a pena considerar cuidadosamente a escolha do dispositivo que mais se adequa ao uso na sala. Ao adquirir o ionizador certo, você pode contar com a melhoria do clima interno e com o bem-estar de seus habitantes.
Como escolher um ionizador de ar, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.