Ionizadores: tipos, princípio de operação e características de uso

Contente
  1. O que é isso?
  2. Princípio da Operação
  3. Benefício e dano
  4. Visão geral da espécie
  5. Fabricantes
  6. Instruções de uso

O ionizador é um aparelho elétrico popular e amplamente utilizado na produção e na vida cotidiana. A alta popularidade do dispositivo se deve à sua capacidade de melhorar significativamente a qualidade da água e do ar e contribuir para a criação de um microclima favorável.

O que é isso?

O ionizador é apresentado na forma de um dispositivo especial que gera íons separando-os de átomos e moléculas. Uma vez no ar, essas partículas mudam sua composição e o tornam o mais próximo possível do mar ou da floresta.

O ar ionizado tem o efeito mais benéfico sobre o bem-estar de uma pessoa, melhora visivelmente o humor e alivia a fadiga. O mesmo se aplica à água: o líquido ionizado, entrando no estômago humano, tem um efeito positivo nos processos internos, melhora o apetite e aumenta a resistência do organismo às infecções.

O ionizador mais simples consiste nas seguintes partes:

  • um retificador que converte a corrente alternada em corrente de tensão contínua;
  • diodo ou sistema de controle iônico que define e mantém a corrente e a tensão necessárias;
  • um dispositivo emissor feito na forma de finas agulhas de metal, no qual um pulso é gerado, levando à liberação de elétrons;
  • um ventilador que sopra íons na área circundante e promove sua distribuição mais uniforme.

Além disso, muitos ionizadores de ar estão equipados com uma opção para remover poeira, poluição e pólen do ar, para os quais são equipados com filtros especiais. Esses dispositivos são freqüentemente chamados de purificadores de ar com função de ionização de ar. Já os ionizadores de água são equipados com sistema de filtragem multinível e lâmpadas ultravioleta que atuam como desinfetantes. Com a ajuda desses dispositivos, a água é quase completamente purificada de metais pesados, suspensões nocivas e produtos químicos.

A ionização em aparelhos de água é conseguida graças às placas de titânio e platina, pelas quais passa uma corrente elétrica. Isso leva à ocorrência de reações redox, que resultam na separação da água em meio ácido e alcalino. Como resultado, é possível obter uma substância que pode matar bactérias e ter um efeito curativo no corpo.

O escopo de aplicação dos ionizadores é bastante amplo. Eles são usados para melhorar a qualidade do ar em instalações residenciais e industriais, em que, sob a influência da ionização, atraem fumaça, bactérias, poeira e outras partículas finas para o eletrodo positivo. Como resultado, os sólidos listados assentam nas paredes e no teto, e o ar se torna limpo e fresco.

O uso regular do ionizador pode levar a um leve resfriamento da sala e sujeira rápida das paredes.

Quanto aos ionizadores de água, são ativamente usados ​​para limpar piscinas, obter água "viva" e "morta", lavar aquários e purificar efluentes industriais.

Princípio da Operação

Os ionizadores domésticos mais simples funcionam de acordo com o seguinte princípio: eles criam um fluxo de elétrons não ligados que, por sua vez, se combinam com as moléculas neutras de oxigênio nas massas de ar. O resultado de tal combinação é a ionização do último.

O processo se torna possível graças às hastes em forma de agulha que eletrificam o espaço ao seu redor e geram elétrons livres. As hastes são eletrificadas devido ao fornecimento de corrente contínua a elas, cuja presença é fornecida por um retificador. Uma vez livres, os elétrons atraem instantaneamente as moléculas de oxigênio e formam uma forte ligação com elas. Como resultado, íons carregados negativamente são formados, o que tem um efeito benéfico no corpo.

O esquema de operação dos ionizadores de água é ligeiramente diferente. Assim, a água que passa pelo dispositivo é primeiro limpa de impurezas prejudiciais e, em seguida, é enviada para as placas que estão sob corrente elétrica. Como resultado, ocorre o movimento dos íons alcalinos de magnésio, potássio e manganês para o eletrodo negativo, o que leva à saturação da água com essas substâncias.

Ao mesmo tempo, estão sendo criados antioxidantes - grupos com carga negativa que têm um efeito positivo na saúde humana. O resultado da reação contínua é a formação de água alcalina. Em contraste, substâncias ácidas como bromo, fósforo e cloro são atraídas para o eletrodo positivo, criando assim água ácida.

Além da separação em água "viva" e "morta", o ionizador muda radicalmente a estrutura do líquido. Isso é conseguido triturando aglomerados de água, numerando 12-16 moléculas, em associações menores, incluindo não mais do que 6 moléculas. Como resultado, as substâncias benéficas contidas na água penetram mais rapidamente nas células do corpo e são muito mais eficazes na remoção de toxinas.

Benefício e dano

Apesar de os primeiros ionizadores terem sido inventados há cerca de 100 anos, disputas sobre a adequação de seu uso continuam até hoje... Os defensores do dispositivo argumentam que, além de purificar o ar da poeira, fumaça do tabaco e impurezas prejudiciais, é capaz de destruir bactérias, reduzir a eletricidade estática, aumentar a resistência do corpo a doenças, aumentar o apetite, aliviar a sonolência diurna, ativar processos de pensamento, ajudam a reduzir a fadiga e a limpar o trato respiratório.

Os oponentes do uso de dispositivos argumentam que, com o funcionamento prolongado do ionizador, todas as partículas da sala ficam eletrificadas e se acomodam em forma de poeira no chão, paredes, teto, móveis e roupas. O acúmulo de grandes quantidades de poeira é especialmente perceptível diretamente perto do próprio ionizador, o que nos faz acreditar na autenticidade desta declaração.

Uma saída para esta situação pode ser a limpeza diária da sala, bem como ligar o ionizador por apenas um curto período de tempo. É melhor que as pessoas saiam da sala durante a operação do dispositivo.

Outro ponto negativo é a deterioração do bem-estar e da condição física dos presentes quando o aparelho é operado por muito tempo. Isso é explicado por um aumento na concentração de moléculas de ozônio formadas durante a operação do ionizador.

Além disso, a ionização do ar contribui para a rápida transmissão da infecção de um doente para um saudável, o que mais uma vez confirma a necessidade de sair da sala quando o aparelho é ligado. Também não é recomendável ligar o ionizador por muito tempo em uma sala seca, pois seu funcionamento pode levar a um aumento da eletricidade estática.

Assim, enquanto o único fato indiscutível dos benefícios dos ionizadores é uma melhoria na qualidade do ar e uma mudança na composição mineral da água. Em relação à melhoria da saúde, podemos dizer o seguinte: não foi comprovado até o momento um efeito terapêutico direto como resultado do impacto do dispositivo no corpo humano.

Visão geral da espécie

Ionizadores são classificados de acordo com vários critérios, o principal deles é a polaridade dos íons de ar gerados pelos dispositivos. Este critério distingue entre modelos unipolares e bipolares, cuja diferença está na carga dos íons.

  • Ionizadores unipolares são capazes de gerar íons de ar com carga extremamente negativa. Esses modelos são amplamente utilizados em salas com grande quantidade de equipamentos elétricos. Partículas com cargas negativas contrabalançam efetivamente o grande número de íons positivos que resultam da operação de vários equipamentos em um espaço fechado.
  • Ionizadores bipolares, ao contrário dos unipolares, eles são capazes de gerar íons com carga negativa e positiva. Esses dispositivos são adquiridos para uso doméstico e muitas vezes são instalados em quartos, onde a presença de íons de ambas as polaridades é importante. Os modelos bipolares também são adequados para instalação em escritórios e empresas, onde lidam de forma eficaz com a neutralização de partículas de poeira e refrescam o ar. A maioria dos aparelhos tem aparência moderna, é equipada com controle remoto e consome o mínimo de energia elétrica.

O próximo critério para a classificação de ionizadores é a maneira como as moléculas de oxigênio são ionizadas. Com base nisso, eles são subdivididos em modelos ultravioleta, hídrico, térmico, radioisótopo, corona, plasma e eletroefluvial.

  • Dispositivos ultravioleta trabalham com o princípio da radiação alfa, beta, gama e de raios-X, que é capaz de gerar íons. Esses modelos são usados ​​em instituições médicas para tratamento antibacteriano e purificação de água potável. Além disso, os ionizadores ultravioleta promovem um endurecimento mais rápido de vernizes, resinas e substâncias poliméricas, mas esse efeito não é baseado na ionização, mas na ação dos fótons que destroem as moléculas das substâncias irradiadas e levam ao efeito de destruição das camadas superficiais.

No entanto, deve-se ter em mente que, devido à formação de grande quantidade de ozônio e óxido de nitrogênio, os ionizadores ultravioleta destinam-se exclusivamente à atividade profissional, não sendo adequados para uso doméstico.

  • Ionizadores de água no decorrer do trabalho, emitem certa quantidade de ozônio que, ao colidir com as moléculas de água, contribui para o surgimento de poeira de água eletricamente carregada. O âmbito de utilização dos hidroionizadores é bastante específico e limita-se à produção de electroaerossóis medicamentosos com dispersão fina de preparações.
  • Ionizadores térmicos começam a agir devido ao aquecimento do fio, o que leva à formação de elétrons livres. Eles, por sua vez, anexam moléculas de oxigênio para formar íons de ar carregados negativamente.
  • Ionizadores de radioisótopos São utilizados em detectores de incêndio, nos quais, graças à ionização, os íons das partículas de absorção - fumaça, gases e aerossóis - são reconhecidos. Se presente, a condutividade do ar aumenta e o sensor emite um alarme sonoro.
  • Ionizadores corona trabalham com o princípio do raio e são capazes de criar descargas elétricas especialmente poderosas. Como resultado, um grande número de elétrons livres são formados, os quais, quando combinados com o oxigênio, geram um grande número de íons negativos. São os ionizadores corona bipolares que são recomendados para uso em instalações residenciais e atendem a todas as normas de higiene e segurança.
  • Ionizadores de plasma função devido à queima de álcool em um recipiente de metal por onde passa a corrente. O oxigênio liberado durante a combustão se combina com os elétrons gerados pela passagem da eletricidade pelo vaso, formando íons de ar negativos.
  • Ionizadores eletrofluviais equipado com agulhas afiadas sob alta tensão. Como resultado, um grande número de elétrons livres é gerado em suas pontas, que, combinando-se com as moléculas de oxigênio, formam aeroions com carga negativa.

Como exemplo de ionizadores deste tipo, podemos considerar o lustre Chizhevsky, que, sem quaisquer efeitos colaterais, como liberação de partículas radioativas, formação de ozônio ou hidroperóxidos, ioniza perfeitamente o ar da sala e o refresca levemente.

Outro critério de classificação é o escopo de uso dos dispositivos. Nesta base, distinguir modelos de ar e água.

Modelos de ar

Esses dispositivos são usados ​​para ionização do ar e são do tipo ativo e passivo. Os primeiros são equipados com um ventilador que dispersa os íons à força pela sala. Os segundos não possuem ventilador e funcionam silenciosamente, embora apresentem alta concentração de íons diretamente próximo ao próprio dispositivo, em outras partes da sala é notavelmente menor.

No local de instalação, os ionizadores de ar estão disponíveis para aplicações domésticas, industriais, médicas e automotivas. O primeiro e o segundo destinam-se ao uso em instalações industriais e residenciais, o terceiro tem uma especialização estreita e são usados ​​em instituições médicas, e os últimos são instalados no interior de automóveis e alimentados por um acendedor de cigarros.

Ao considerar os ionizadores de ar, não se pode deixar de citar modelos de geladeiras que podem matar microorganismos nocivos e remover odores desagradáveis ​​de peixes, carnes e alho. Os aparelhos de refrigeração são compactos e funcionam com baterias.

Ionizadores de água

Os dispositivos são projetados para a desinfecção de água potável e sua separação em ácido e alcalino. A última função é especialmente valiosa e é usada no tratamento de várias doenças.

Água alcalina é especialmente útil para humanos. Acredita-se que ele melhora a condição do sangue e remove os produtos de degradação do ácido láctico.

Os modelos mais avançados são capazes de enriquecer adicionalmente a água com íons de prata, após o que ela se torna adequada não só para beber, mas também para tratar instrumentos médicos e feridas não purulentas.

De acordo com o método de ionização, os dispositivos de água são divididos em dispositivos de fluxo e armazenamento. Os primeiros estão ligados à rede de abastecimento de água e funcionam com o líquido “em tempo real”. Estes últimos são um recipiente com uma tigela, na qual a água é despejada manualmente e utilizada somente no final do tempo de processamento.

Fabricantes

O mercado moderno oferece uma ampla gama de ionizadores de ar e água. Abaixo está uma visão geral dos modelos populares de fabricantes conhecidos, comentários positivos sobre os quais são mais comuns na Internet.

  • Polaris bem conhecido do consumidor russo. A empresa está localizada na China e fornece eletrodomésticos para vários países do mundo. Como exemplo, considere um purificador-ionizador de ar de mesa. Polaris PPA 0401i, capaz de funcionar em uma sala de até 30 m².

O modelo tem uma potência de 40 W, está equipado com temporizador e telecomando, e está equipado com filtros de carvão, ar e fotocatalíticos. O peso do aparelho é de 2,8 kg, o custo é de 1300 rublos, a garantia é de 1 ano.

  • Empresa russa Tion está envolvida na produção de purificadores, umidificadores e ionizadores de ar e se estabeleceu bem entre os consumidores. Por exemplo, considere o modelo Tion Clever, que é um purificador de ar com função de ionização. O consumo de energia do dispositivo é de 35 W, o nível de ruído não excede 40 dB, a área da sala de manutenção é de 20 m2.

O modelo está equipado com três filtros, incluindo um moderno filtro HEPA, ozoniza perfeitamente a divisão e está equipado com uma função de autodiagnóstico. Assim, o próprio aparelho avisará seus proprietários sobre a necessidade de manutenção regular com 30 dias de antecedência. O ionizador desinfeta o ar, destrói esporos de fungos e ácaros do pó e é indicado para uso por alérgicos. O aparelho pesa 12 kg e custa 4.990 rublos.

  • Fabricante chinês Xiaomi tem por objetivo a produção de produtos de qualidade, os quais se apresentam nos mais diversos mercados nacionais. Por exemplo, considere um ionizador de carro CleanFly Car Anion Air Purifier M1, que funciona de forma absolutamente silenciosa e remove poeira e odores estranhos do habitáculo. O aparelho é equipado com display digital, satura o ar com ânions e é equipado com sensores embutidos que medem não só a temperatura e a umidade, mas também a concentração de partículas nocivas no ar. O modelo possui bateria potente que garante 10 horas de funcionamento do aparelho com o motor desligado, e seu custo é de 7,3 mil rublos.
  • Empresa popular Vitek produz ionizadores de alta qualidade e baratos. Por exemplo, um umidificador ultrassônico com ionização de ar tem potência de 55 W, é equipado com controlador de velocidade e é capaz de atender salas de até 35 metros quadrados. O preço do modelo é 5.590 rublos.
  • Empresa sul-coreana Allsbon fabrica um grande número de ionizadores, incluindo aqueles projetados para tratamento de água. Então, um ionizador alcalino Allsbon Dion Blue possui cartucho com sete graus de purificação, regulador para ajuste do nível de acidez do pH, proteção contra picos de tensão e é capaz de operar em quatro modos. Isso permite que você dê água purificada com sua ajuda a crianças pequenas e use-a para fins medicinais. A produtividade do dispositivo é de 2 l / min., Potência - 230 W, peso - 5 kg, custo - 49.500 rublos.

Instruções de uso

Para que o dispositivo funcione por muito tempo e seu funcionamento seja útil e seguro, uma série de regras simples devem ser seguidas:

  • é impossível usar o ionizador constantemente, o aparelho deve ser ligado uma vez ao dia por 20-50 minutos;
  • você não deve se aproximar de um dispositivo em funcionamento a menos de um metro;
  • é proibido ligar o ionizador na presença de crianças menores de 1 mês;
  • a ativação do ionizador deve ser alternada com a limpeza úmida do ambiente;
  • fumar em uma sala com um ionizador funcionando é inaceitável;
  • não é recomendável usar o dispositivo em umidade acima de 80%.

Assim, com uso cuidadoso e cumprimento das regras de funcionamento, o ionizador pode se tornar um auxiliar indispensável que melhora o clima interno e aumenta a qualidade da água potável.

A seguir, assista ao vídeo com as recomendações do médico para ionizadores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário