Ionizador de ar DIY: regras e métodos de fabricação
A presença de ar limpo em ambientes internos e externos é parte integrante de uma vida humana confortável. Em uma situação com poluição do ar na cidade, é difícil fazer algo em grande escala com o ar, enquanto melhorar a atmosfera da sala não será difícil. Nas lojas, você pode comprar purificadores, umidificadores e ionizadores de ar, que são projetados para criar as condições mais confortáveis para a vida e para o trabalho. Nem sempre há necessidade de comprar algo, você pode criar um ionizador de ar por conta própria.
Peculiaridades
O ar é o ambiente fundamental para a vida humana, e a qualidade e a duração da vida dependerão do estado do ar ambiente. As emissões das fábricas, resíduos industriais, um pequeno número de árvores e áreas verdes, tudo isso afeta a qualidade do ar e a quantidade de componentes úteis nele. Os mais benéficos para os humanos são os íons contaminados negativamente, necessários para uma vida plena.
Em uma cidade e em um apartamento, a quantidade necessária desses íons é reduzida em 15 vezes, o que pode causar sérios danos à saúde e muitas doenças. Em vista da difícil situação ambiental em muitos países, as pessoas devem cuidar de si mesmas, por todos os meios possíveis, limpando as massas de ar ao seu redor. A presença de um ionizador em casa ajuda muito a lidar com o problema, que está associado às suas principais propriedades:
- a capacidade de normalizar o trabalho do sistema cardiovascular;
- ajuda a pessoa a se manter ativa por mais tempo, retarda o processo de envelhecimento;
- tem um efeito benéfico sobre o funcionamento do sistema imunológico;
- bloqueia a ocorrência de muitas doenças infecciosas, bem como alergias;
- ajuda a dormir normalmente, elimina o problema da insônia;
- melhora a sensação de fome se houver problemas de apetite;
- tem um efeito benéfico no trabalho do cérebro, aumentando seu desempenho;
- é uma medida preventiva na luta contra o câncer;
- neutraliza a influência dos impulsos elétricos de eletrodomésticos em uma pessoa.
Graças à presença de um ionizador em casa, você pode se livrar de partículas de poeira, bactérias e vírus, bem como todos os tipos de alérgenos que afetam negativamente uma pessoa na sala. Esse dispositivo também será muito útil na presença de crianças ainda mais sensíveis e com sistema imunológico fraco. O ionizador deve ser usado somente a partir do crescimento do bebê, até um ano, o uso do ionizador é considerado indesejável.
Para que um ionizador de ar seja útil, é importante criar certas condições ambientais. Portanto, em uma sala muito suja e empoeirada, haverá muito pouco sentido em usá-lo. Uma característica importante do aparelho é a esfera de influência, que se estende a pessoas saudáveis e que não sofrem de doenças graves.
O uso de um ionizador é considerado impróprio quando uma pessoa tem tumores malignos ou a temperatura corporal está muito alta devido a uma doença.
Dispositivo de dispositivo
Em casa, tanto um dispositivo comprado quanto um dispositivo feito pelo próprio podem ser usados, mas o dispositivo e o princípio de operação serão semelhantes para eles. Para obter o benefício exclusivo do ionizador, você deve seguir estas regras de uso.
- Limpeza úmida de todas as superfícies, principalmente do piso, realizada diariamente.A consequência do funcionamento do ionizador é o assentamento de uma grande quantidade de poeira, que deve ser removida em tempo hábil, caso contrário não haverá efeito benéfico.
- Você pode usar o dispositivo no máximo 2 horas por dia, após o que ele deve ser desligado por um dia. É estritamente proibido ligar o ionizador o dia todo.
- Ao usar o dispositivo, a distância correta deve ser mantida, que não deve ser inferior a 1,5 metros.
Os benefícios de um ionizador de ar são óbvios, porque muitas pessoas se esforçam para tê-lo em casa. Para não gastar dinheiro extra, você mesmo pode fazer esse dispositivo. É considerada a lâmpada de sal mais segura, que é adequada para crianças e adultos e não tem um efeito negativo.
Se quiser fazer qualquer outro ionizador de ar com suas próprias mãos, você deve conhecer essas regras.
- Os detalhes do dispositivo devem ser selecionados corretamente, corresponder claramente ao diagrama e ser colocados em uma caixa de tamanho adequado. É importante colocar capacitores e diodos o mais distantes possível.
- Os eletrodos devem ser cobertos com parafina para evitar descarga corona.
- O dispositivo não deve emitir odores estranhos, isso será uma indicação de mau funcionamento ou problemas no design.
- Antes de testar o dispositivo em todo o apartamento, você precisa se certificar de que está funcionando corretamente.
Pensando em como criar um ionizador de ar com as próprias mãos, você deve se preparar bem para que o aparelho seja realmente útil, caso contrário será uma perda de tempo e dinheiro, e também traz riscos devido ao funcionamento incorreto do ionizador.
Autoprodução
Um ionizador de ar pode ser criado a partir de peças disponíveis em casa que estão ociosas ou em aparelhos domésticos que não funcionam. Pode haver muitas opções para a construção de um dispositivo, tudo depende da experiência do mestre e do tipo de ionizador. A opção mais simples requer os seguintes componentes:
- um pequeno recipiente de plástico, para o qual você pode pegar um ovo de "Kinder";
- 2 fios com diâmetro de 0,5 mm;
- um plugue de tipo ajustável;
- materiais isolantes;
- tesouras com as quais a instalação será realizada;
- a agulha com a qual os orifícios serão feitos.
No ovo por baixo do "Kinder" 2 furos são feitos com uma agulha na qual o fio será inserido. Em uma parte é necessário inserir um fio com partículas carregadas positivamente, na outra - com partículas carregadas negativamente. Os núcleos devem ser isolados e conectados juntos. A segunda parte do fio se conecta ao plugue.
Esse dispositivo deve ser colocado em uma caixa de tamanho apropriado e fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Você pode criar um ionizador de ar para um carro, que requer um transformador. Criar um dispositivo a partir de um transformador de linha será um pouco mais complicado, mas muitos podem fazer isso. O dispositivo pode ser usado em um computador antigo ou TV. Novos fios precisam ser enrolados no núcleo, que foi liberado do enrolamento antigo. Este processo deve ser feito de forma correta, pois consiste em várias etapas, enrolamento primário e secundário. O primário assume 14 voltas e o secundário 600.
Para que o projeto seja seguro, ele deve ser isolado com fita comum. Com o enrolamento secundário, é importante isolar a estrutura, usando fita adesiva a cada 100 voltas. O transformador finalizado deve ser conectado ao temporizador. O próximo passo será o projeto de um multiplicador de tensão, que requer KTs 106 diodos e capacitores com potência de até 10 kW e 3300 pF. Os eletrodos multiplicadores devem ser instalados a uma distância de 3 cm, após o que o dispositivo está pronto e pode ser conectado à rede.
O ionizador mais popular que pode ser feito em casa é o lustre Chizhevsky. O circuito deste dispositivo é simples.
- Um aro de alumínio de 1 m de diâmetro é a base do dispositivo.
- Fios de cobre com diâmetro de 1 mm, que são fixados na base.
- A distância entre os fios deve ser de cerca de 45 mm.
- A malha não deve ser esticada, é melhor que os fios caiam até 90 mm.
- Na intersecção dos fios de cobre, é necessário soldar agulhas de no máximo 5 cm de comprimento.É importante que as agulhas sejam o mais afiadas possível, pois uma carga negativa escoará através delas.
- Conecte 3 fios de cobre com um diâmetro de 1 mm à base a uma distância igual.
- A outra extremidade desses fios deve ser soldada na base.
- Conectar o gerador no ponto onde os fios de cobre são mantidos juntos.
Para garantir a operabilidade de tal lâmpada, é necessária uma tensão de mais de 25 kW e, para uma sala maior, cerca de 50 sq. m, a tensão deve ser de até 40 kW. A distância ideal do lustre até a pessoa deve ser de 1,5 metros. Ao desligar o dispositivo, não toque nele por um tempo, pois ele carrega uma carga residual.
Durante o funcionamento do dispositivo, não é necessário tocá-lo, pois uma pessoa pode ser atingida por uma descarga, o que prejudica a saúde.
Apesar de sua popularidade, o lustre Chizhevsky também tem seus pontos fracos, que são expressos na liberação de gases biologicamente ativos prejudiciais. Para resolver esse problema, decidiu-se montar um ionizador de ar bipolar diferente de seu antecessor. Tal dispositivo liberava não apenas aeroions úteis, mas também inúteis, o que não permitia um aumento do nível de tensão eletrostática na sala. Você pode fazer um ionizador usando:
- gerador;
- transformador de alta tensão;
- multiplicador de tensão;
- fonte de energia.
Para criar o aparelho corretamente, sem perder nada, vale a pena adquirir um conjunto completo de automontagem, que lembra um designer. O fabricante mais comum é o Master-Kit, que se estabeleceu como uma empresa confiável. Seus produtos e peças são de boa qualidade e baixo custo.
Não é muito difícil criar um ionizador de ar por conta própria, mas ainda é necessário ter os fundamentos gerais da engenharia de rádio, a capacidade de soldar e trabalhar com vários materiais. A maioria dos dispositivos opera com tensão e, portanto, é importante ter cuidado no trabalho para não receber um choque elétrico e não causar risco de incêndio.
Para obter informações sobre como fazer um ionizador de ar com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.