Para que serve um ionizador de ar?
Há muito se sabe que a limpeza de uma casa é garantia da saúde de seus habitantes. Todos sabem como lidar com os detritos visíveis, mas poucos prestam atenção às partículas finas de sujeira virtualmente invisível no ar. Em nossa era tecnogênica, esse problema tornou-se especialmente urgente - as pessoas passam a maior parte do dia trabalhando (e na maioria das vezes são locais apertados).
Uma das soluções mais fáceis e eficazes para a purificação do ar é a compra de um ionizador. Sobre a finalidade do ionizador de ar, como usá-lo, o que deve ser levado em consideração durante a operação e muito mais, leia este artigo.
O que é e como funciona?
Primeiro, vamos descobrir o que o ionizador faz. Está provado que um dos fatores para manter uma boa saúde é o ar puro saturado com os chamados íons de ar ou íons leves. Esses íons são formados quando os elétrons são separados de uma molécula ou átomo. A razão para este fenômeno pode ser a transferência de energia - radiação ou eletricidade atmosférica. Esse gás estimula as membranas mucosas do sistema respiratório a liberar substâncias biologicamente ativas que têm um efeito benéfico no corpo. As células de uma pessoa que inspira esse ar aumentam seu tônus e o corpo retarda o envelhecimento. Aumento da atividade física e mental.
O melhor de tudo é que a ionização do ar ocorre em áreas montanhosas e florestais, bem como em áreas costeiras. É por isso que é tão agradável respirar e viver ali. O nível de ionização é significativamente reduzido nas cidades e especialmente em salas com grande número de pessoas. Os purificadores iônicos são dispositivos em miniatura que são alimentados pela rede elétrica. Eletrodos agulha / fio estão localizados dentro dos dispositivos, criando um campo de alta tensão ao redor deles. Assim, os eletrodos se tornam uma fonte de elétrons. Partículas de ar que passam por este campo tornam-se íons com carga negativa. Em média, esse dispositivo é capaz de produzir vários bilhões de partículas carregadas por segundo.
Tipos de ionizadores
Em termos do tipo de partículas produzidas, existe Existem 2 tipos principais de tais dispositivos.
- Modelos bipolares. Esses modelos agora são bastante comuns. Eles produzem cargas negativas e positivas devido à ocorrência de uma descarga corona (descarga de alta tensão). O dispositivo cria partículas positivas ou negativas.
- Modelos unipolares. Esses ionizadores produzem apenas partículas carregadas negativamente. Esta é uma versão desatualizada de tais dispositivos, e agora o primeiro tipo é o preferido, pois alguns estudos têm mostrado que os modelos unipolares não são muito adequados para quartos e, principalmente, para casa. As partículas que eles produzem são destruídas sem entrar no corpo humano.
O ionizador, como design, também pode ser subdividido nessas variedades.
- Construídas em. Na maioria das vezes, o ionizador é embutido em secadores de cabelo. Esse dispositivo não seca os cabelos e praticamente não os prejudica. Além disso, os ionizadores são integrados a ventiladores, condicionadores de ar, umidificadores de ar e uma série de outros dispositivos e sistemas.
- Independente. Esses dispositivos geralmente são em miniatura. Eles podem ter designs diferentes e são alimentados por um ponto de energia comum. Acredita-se que tal dispositivo seja necessário em um apartamento.
O que levar em consideração ao comprar?
Eu gostaria de mencionar imediatamente que os umidificadores se tornaram muito populares recentemente.Uma parte significativa desses modelos é equipada com ionizadores de ar. Apesar dos benefícios óbvios, você não deve comprar tal dispositivo. É o umidificador capaz de criar um ambiente no qual organismos indesejáveis podem se multiplicar rapidamente. Mais tarde, esses organismos se espalham com segurança pela sala graças aos íons carregados.
Portanto, seria melhor comprar um sistema com purificação de ar embutida e também limpá-lo regularmente.
Vantagens e desvantagens
Claro que os benefícios este dispositivo tem muito mais do que contras.
- O ionizador reduz a quantidade de odores desagradáveis nos quartos. Isso é especialmente verdadeiro para a fumaça do tabaco.
- Com o design correto, o ionizador é capaz de livrar o ar de vários tipos de alérgenos, o que facilita muito a vida dos alérgicos.
- Praticamente sem ruído.
- O dispositivo é fácil de cuidar.
- Alto desempenho do ionizador com suas pequenas dimensões e baixo consumo de energia.
- A capacidade de regular o funcionamento do dispositivo.
Como qualquer dispositivo que causa impacto no meio ambiente, o ionizador também tem aspectos negativos.
- Infelizmente, não é incomum que um campo elétrico tenha um efeito negativo no corpo humano. Claro, para a maioria das pessoas é benéfico, mas também acontece que não. Se for difícil prever, então você definitivamente pode sentir. Se sua saúde piorar após ligar o ionizador, pare de usá-lo imediatamente.
- Cuidando do dispositivo. Como regra, geralmente é necessário enxaguar os filtros do ionizador em água corrente duas vezes por mês. Uma agenda lotada no trabalho nem sempre permite que você faça isso.
- Os íons negativos atrairão partículas de poeira; portanto, mais poeira cairá sobre os móveis localizados nas proximidades do dispositivo do que sobre outros detalhes internos.
Em conclusão, deve-se notar que qualquer ionizador só será benéfico se usado exclusivamente de acordo com as instruções.
Para obter informações sobre como escolher, como eles funcionam e como os ionizadores de ar diferem, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.