Rolos texturizados: variedades e usos
O acabamento de superfície texturizada é uma das maneiras de personalizar o design de interiores. É executado com ferramentas especiais de pintura - rolos texturizados e texturizados, com os quais você pode decorar as paredes com pinturas artísticas ou criar interessantes efeitos decorativos sobre elas.
A qualidade deste tipo de acabamento depende do cuidado com que a base foi preparada, da tecnologia de revestimento seguida e do próprio rolo escolhido corretamente. Considere as variedades de ferramentas de pintura em relevo e como usá-las.
Recursos do aplicativo
Existem duas maneiras de usar um rolo de decoração de superfície.
- No primeiro caso, é utilizado como ferramenta para estampar vários padrões: dos mais simples aos mais complexos de fantasia, como quando o papel de parede é colado, as telas são unidas para dar continuidade ao padrão. O rolo pode ser pressionado com diferentes forças, resultando em um relevo mais ou menos pronunciado.
- No segundo caso, usando um rolo áspero ou uma ferramenta com um casaco de pele estampado na parede, eles imitam a textura de vários materiais: tijolo, madeira, mármore ou pedra, e também fazem vidros - manchas borradas espetaculares.
Para criar uma decoração de parede de designer, você pode comprar um rolo decorativo pronto ou construa você mesmo. Para que você possa navegar melhor na variedade de ferramentas de pintura texturizada, vamos nos concentrar em suas variedades com mais detalhes.
Visualizações
O projeto de um rolo padrão inclui uma haste de suporte de metal com um cilindro e uma alça. As bases do cilindro podem ser de metal, plástico, borracha. Os espécimes estruturais com um padrão fornecem um cilindro giratório que coleta uma composição de corante, combinada com um bico de borracha, na superfície da qual um ornamento é esculpido para criar impressões. A principal diferença entre os rolos de pintura é o revestimento do cilindro.
Materiais (editar)
Vários materiais são usados para a fabricação de revestimentos para cilindros, dependendo do que possa ser:
- Borracha ou silicone com uma variedade de ranhuras e saliências de vários tamanhos, devido aos quais uma variedade de efeitos decorativos são criados que imitam alvenaria ou um relevo padronizado.
- Espuma, para quem é conveniente trabalhar com tintas à base de água e pintar pequenas áreas. Suas desvantagens incluem a má pintura de um plano irregular, a formação de respingos sob intensa pressão e fragilidade.
- Espuma - Este é um análogo barato de um rolo de borracha. A desvantagem da espuma é a suscetibilidade a tensões mecânicas, portanto, tal ferramenta precisará ser trocada repetidamente por uma nova durante a operação.
- Couro - com sua ajuda, você pode obter um efeito muito bonito que imita um revestimento de mármore. É melhor aplicar o gesso veneziano com rolo de couro natural, pois ele responde perfeitamente a esta tarefa.
- De madeira - uma vez que a madeira é um material ecológico, é aconselhável utilizar esses rolos para decorar viveiros. Eles permitem que você obtenha um belo ornamento convexo na superfície tratada com tinta.
- Plástico - ao utilizá-lo, a mistura decorativa cairá como deveria apenas sobre uma superfície absolutamente lisa, portanto, não se pode prescindir de uma preparação cuidadosa da base. Além disso, o plástico está sujeito a rachaduras devido ao uso prolongado.
- Fleecy (pele) - peles naturais e artificiais - poliacril e poliamida, com diferentes comprimentos de fibras, podem ser usados como cobertura. O grau de rugosidade e a profundidade das inclusões padronizadas na superfície tratada dependem do comprimento dos fios.
Faturas
Os rolos decorativos distinguem-se por uma variedade de estruturas, devido às quais os ornamentos finais são obtidos. O objetivo de algumas ferramentas é imitar a textura de materiais naturais, enquanto outras são simplesmente criar um padrão arbitrário.
De acordo com o método de aplicação, são eles:
- Produtos texturizados. Borracha dura ou macia é usada para sua fabricação. Quando uma superfície gessada úmida é enrolada com tal ferramenta, ela adquire um relevo. Usando rolos com padrões diferentes ou apenas um cilindro áspero, você pode obter a textura de uma ampla variedade de materiais, desde pele e madeira a tecidos e lascas de pedra e até mesmo fibra de bambu. Um casaco de pele proporciona o efeito de fibras multidirecionais, um rolo revestido de borracha permite simular uma pedra natural, onde um padrão especial em loop é cortado e, após a ferramenta esponjosa, permanecem vestígios de bolhas.
- Adaptações estruturais. Com a ajuda deles, um complexo ornamento repetitivo é aplicado ao gesso, para o qual um rolo com um estêncil se destina. Uma característica de uso é a aplicação de um acabamento em uma superfície já acabada, por exemplo, uma parede pintada ou gesso uniformemente. A decoração é iniciada quando o avião está completamente seco. O ornamento mais bonito é obtido se você usar um rolo encaracolado com um determinado padrão.
Efeitos
O acabamento decorativo da superfície oferece infinitas possibilidades de criatividade. Claro, a maneira mais fácil para esses fins é usar rolos de design texturizado prontos que se tornarão assistentes ideais para a criação de todos os tipos de efeitos decorativos complexos e muito bonitos:
- "Diagonal" é um padrão abstrato incomum de linhas oblíquas.
- "Manchas" são locais pitorescos com contornos arbitrários, que lembram gotas de líquido que se espalham.
- “Chuva” - apesar do nome dado pela presença de linhas caóticas e ramificações do padrão no cilindro, visualmente esse efeito se parece com um padrão floral bizarro.
- "Frosty Morning" é um ornamento original que lembra um padrão de geada que permanece no vidro no inverno em climas gélidos.
- "Strass" é um ornamento simétrico feito de grandes imitações de pedras preciosas dispostas em fileiras.
- "Blooming Meadow" é um ornamento floral de fantasia espetacular.
Não são obtidos efeitos menos bonitos ao usar rolos em combinação com outras ferramentas de acabamento decorativo. Por exemplo, para decorar a parede com um bonito padrão de bolinhas, um rolo padrão é usado junto com um estêncil - comprado ou feito de plástico fino.
Para criar um efeito de bambu, a base é coberta com uma espátula branca com uma mistura decorativa. Também é usado para formar um padrão de fundo. Até que a camada de base esteja seca, use uma espátula ou espátula para criar um padrão que imite os brotos de bambu. Em seguida, a parede é tratada com cera decorativa usando um rolo de pintura. E no final, os acentos pontilhados são colocados com verniz prateado decorativo para dar mais expressividade ao desenho.
Vidraças - manchas desfocadas de tons profundos, diferindo na saturação, são feitas pintando a parede com um esquema de cores básico e enrolando um padrão caótico com um pano seco ou úmido ou celofane.Para criar texturas originais, você pode usar uma esponja que ajuda a criar um enfeite com manchas suaves ou um pincel para salpicos espetaculares.
Um efeito interessante é obtido a partir de impressões arbitrárias na parede de suas próprias palmas.
Como escolher?
Uma variedade de ferramentas de pintura decorativa pode complicar a seleção dos rolos. Para evitar erros na compra, sugerimos usar as dicas dos mestres que se dedicam à decoração e acabamento há mais de um ano.
O que deveria ser feito:
- Verifique a qualidade da peça de trabalho do rolo e sua resistência à deformação. Para fazer isso, o casaco de pele deve ser amassado visivelmente e, em seguida, avaliar a condição. Amassados severos no casaco de pele são um motivo para recusar a compra de tal rolo.
- Ao escolher um rolo de pêlo comprido, é necessário inspecionar visualmente o casaco de pele para ver se há fibras soltas, que necessariamente ficarão grudadas na parede pintada, que parece pouco atraente.
- Certifique-se da confiabilidade do fecho - o suporte que atua como a base da ferramenta. Os fechos macios se deformam mais rapidamente, o que não apenas reduz a vida útil do rolo, mas também afeta negativamente a qualidade do acabamento.
Para a pintura de paredes, um produto com cabo curto padrão é bastante adequado, enquanto para o acabamento do teto vale a pena adquirir uma ferramenta com cabo telescópico especial.
O que procurar ao comprar:
- Rolo de borracha estrutural - neste caso é importante avaliar a qualidade da borracha e o desempenho do cilindro. Uma boa ferramenta tem um revestimento resiliente e um rolo não vibratório de fácil rotação. A solução ideal para criar o padrão perfeito é uma ferramenta que possui um cilindro de lubrificação e uma tremonha, que permite esticar todo o padrão sem a necessidade de interromper para saturar a demão com tinta;
- Uma ferramenta texturizada com um revestimento de espuma de borracha - aqui você precisa se certificar de que o revestimento esponjoso selecionado tem poros do diâmetro necessário para obter um efeito decorativo de bolhas ou crateras lunares;
- Rolo estampado em couro - por ser usado principalmente para trabalhar com gesso veneziano, tente considerar apenas os produtos para os quais a capa de couro é natural. É impossível fazer impressões sobre uma base gessada com dispositivos feitos de análogos sintéticos - uma vez, e eles são capazes de dissolver - dois;
- Rolo de pelo - aqui você precisa ser guiado pelo comprimento das vilosidades, variando de 0,2 cm a 2,5 cm.O efeito de forte "peludo" da parede é criado com um rolo de pêlo longo;
- Ferramenta estampada - o desenho de um carimbo figurado é de grande importância: os mais belos ornamentos são obtidos através da combinação de linhas finas e pontes presentes na estampa.
Um estêncil ou rolo de textura pode ser comprado ou feito à mão. O usual utensílio de pintura é fornecido com um pano caseiro, camurça, capa de papel ou esponja, fixando-o firmemente com fios. Este dispositivo é bom para aplicar ornamentos manchados caóticos.
Preparação da superfície
A pintura de paredes é o tipo de acabamento que todos podem dominar, o principal é preparar a superfície com alta qualidade. Se você descuidar do processamento preliminar das paredes, não poderá contar com a qualidade e durabilidade do acabamento.
Ordem de serviço:
- Remova revestimentos antigos, como papel de parede, da superfície.
- Alise irregularidades no gesso ou base de concreto com uma lixadeira.
- Prepare a parede e sele rachaduras, pias e lascas com uma mistura de gesso.
- Alise a base com massa de acabamento e lixe.
- Polvilhe a superfície com um aspirador de pó ou uma escova de ervas.
- Reprima o substrato para aumentar a aderência ao revestimento decorativo e reduzir o seu consumo.
Quando a parede estiver completamente seca, você pode começar a decorar.
Aplicação de tinta
Para muitos iniciantes que estão apenas entrando no mundo da reparação, usar um rolo de pintura, devido ao seu design básico, é tão fácil quanto descascar peras. No entanto, trabalhar com tintas e vernizes (materiais de pintura) requer alguns conhecimentos, sem os quais um acabamento ideal, infelizmente, é impossível.
Então, primeiro, os cantos são pintados com um pincel ou um rolo de ângulo. Os materiais de pintura são completamente misturados com um misturador de construção em baixa potência. Encha uma vala com tinta e role um rolo com movimentos para frente e para trás, de forma que a camada pegue corretamente a pintura. No final, uma ferramenta é realizada ao longo da base ondulada inclinada da cubeta para remover o excesso de composição de coloração e sua distribuição uniforme sobre a parte de trabalho do rolo - um casaco de pele.
Para determinar a área de cobertura da superfície de trabalho com a quantidade de tinta que o rolo absorveu por vez, é necessário estender a pintura ao longo da parede para obter um quadrado. Em sua mente, você precisa dividi-lo em várias tiras, concentrando-se na largura do casaco de pele. Suponha que estamos lidando com cinco listras.
Procedimento:
- Aplique um revestimento decorativo na parte superior do canto.
- A faixa nº 1 é ignorada: imediatamente, passando de baixo para cima, a faixa nº 2 é pintada.
- A faixa nº 3 é ignorada e a faixa nº 5 também é pintada de baixo para cima, depois a nº 4 e, em seguida, as faixas nº 1 e nº 2.
Este método de pintura contribui para a distribuição uniforme da composição colorida e facilita muito a pintura das paredes.
Em seguida, movendo-se com um rolo de cima para baixo, várias listras horizontais são desenhadas. Terminada a execução de cada tira, a ferramenta é necessariamente arrancada da base. Duas viagens garantirão que a praça fique perfeitamente pintada.
Agora, tudo o que resta é digitar a pintura e, guiado por esse esquema, aplicar mais tinta. A distribuição horizontal da composição de coloração implica a captura do quadrado anterior a uma distância igual à largura da parte de trabalho do rolo.
Procedimento para recartilhar um padrão com uma ferramenta de padrão:
- A bandeja precisa ser preenchida com tinta para impregnar a parte de espuma.
- Prenda a parte de borracha estrutural do rolo e role várias vezes sobre a base ondulada da bandeja para remover o excesso de material de pintura e evitar a formação de manchas.
- Pressionando o rolo na superfície de trabalho, eles começam a formar um padrão, estabelecendo um caminho padronizado de cima para baixo, alcançando as bordas da base a ser decorada.
Para criar a segunda faixa padronizada, a ferramenta é aplicada claramente à borda da primeira faixa para garantir uma distribuição uniforme do padrão.
Cuidado
Ferramentas de pintura - Pincéis e rolos duram mais se forem cuidados adequadamente. No final do trabalho com tintas de dispersão aquosa, enxágue o rolo bem o suficiente em água corrente para enxaguar as partículas da composição de cor do revestimento. Portanto, ele é retirado do casaco de pele e lavado, e uma esponja ou pano é usado para limpar o fecho e o cabo. Os pincéis lavados devem ser pendurados secos para evitar que as cerdas quebrem.
Para trabalhar com vários tipos de revestimentos decorativos, você deve cuidar de vários revestimentos removíveis. Esta solução permite reduzir o custo dos materiais e acabamentos de acordo com todas as normas.
Para obter informações sobre como aplicar tinta com rolo texturizado, veja este vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.