Rolos de pintura: variedades e características de uso

Rolos de pintura: variedades e características de uso
  1. Recursos do dispositivo
  2. Visualizações
  3. Qual escolher?
  4. Preparação da superfície
  5. Tingimento
  6. Cuidados com instrumentos

Reparar é uma atividade de longo prazo que requer uma preparação minuciosa, custos financeiros e de tempo, bem como a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos. A coloração é um dos truques mais comuns e eficazes para decorar superfícies. Uma enorme variedade de cores e tons, técnicas de aplicação e texturas dão muita fantasia para vagar. No entanto, por trás da aparente simplicidade dessa opção de acabamento, muitas nuances estão escondidas: que tinta escolher, como tratar adequadamente a superfície, como aplicar o esquema de cores para que a cor fique uniformemente, e estrias irritantes e lugares sem pintura não estragar a aparência geral do projeto e os nervos do aspirante a pintor.

Você pode usar uma variedade de ferramentas para pintar paredes, como pincéis, aerógrafo ou rolo.

Roller - o meio dourado entre eles... Possui um grande número de modificações e opções de rolos. A tinta garante quase perfeita, o consumo de tinta é moderado. Facilidade de uso, manutenção e custo otimizado criam uma combinação ideal de preço e qualidade. Além disso, com a ajuda deste dispositivo, você pode aplicar um padrão decorativo, desenho de estêncil e até adicionar textura.

Recursos do dispositivo

Um rolo de pintura é um dispositivo de desenho simples, composto por uma alça e uma moldura curva, sobre a qual são fixados cilindros de tinta com diferentes superfícies. O princípio de sua ação é a absorção de diversas substâncias quando o tambor é imerso nelas e a transferência desses compostos para a superfície a ser pintada.

Vantagens do rolo:

  • velocidade de processamento de superfície;
  • a qualidade do trabalho de aplicação da composição;
  • a capacidade de adicionar efeitos adicionais ao plano processado;
  • reduzir a quantidade de materiais consumidos;
  • grande programação.

O progresso não pára, e hoje você pode facilmente encontrar opções para esta ferramenta como um rolo para pintar cantos ou um rolo com cabo estendido para pintar tetos e fachadas altas. Atenção especial deve ser dada aos rolos com alimentação automática ou de pistão da substância corante. Esta ferramenta é ideal para grandes superfícies planas. É usado não só quando é necessário aplicar tinta, mas também para outras substâncias - adesivos, envernizamento, papel de parede líquido, primer. A escolha da modificação do rolo será quase inteiramente baseada nas características do fluido aplicado.

Ao trocar a substância, só é necessário trocar a superfície do rolo, e o rolo está pronto para ser usado novamente. Mas aqui é importante levar em conta que o casaco de rolo pode ser feito de vários materiais: pele, espuma de borracha, poliéster, poliacrílico, feltro, borracha, lã, náilon.

Para estudar todos os truques na hora de escolher um casaco de pele, é preciso levar em consideração as características dos diversos tipos de revestimentos, bem como as recomendações de seu uso.

Visualizações

Como existem muitos tipos de rolos na loja, vale a pena entender os critérios para sua seleção.

Vamos decidir sobre o princípio do rolo.

  • Submersível habitual.
  • Com sistema de abastecimento de tinta a pistão - sua alça vem com um reservatório que pode conter meio litro da substância de uma vez. A substância molha uniformemente a superfície rotativa do rolo.
  • Com fornecimento automático de tinta. O dispositivo paga por seu alto custo exclusivamente em um grande espaço.Caracteriza-se pela alta produtividade e economia de insumos, visto que se trata de um dispositivo com dispensador.

Existem dois princípios de seu trabalho:

  • a substância entra pela mangueira ao usar a bomba;
  • o rolo está localizado na cavidade, e já a partir dele a superfície de trabalho do tambor é umedecida.

Pela natureza do trabalho, os rolos são:

  • para o exterior (mais rígido e reforçado);
  • para trabalho interior (menor).

A ferramenta é diferenciada pelo tipo de revestimento do rolo:

  • Pele - uma ferramenta universal para pintar paredes. Economiza tinta, aplica camadas uniformemente, pinta bem superfícies irregulares e ásperas, é preciso no trabalho (há um mínimo de respingos). Eles podem ser feitos de pele natural ou análogos sintéticos (poliacril, poliamida), que também diferem no comprimento das vilosidades. Existe uma regra: quanto mais irregularidades, mais comprida é a pilha. Um "mas" - as vilosidades permanecem na superfície tratada.
  • Espuma - aplicável para um conjunto muito limitado de tintas e vernizes. Difere no custo mais baixo, mas de curta duração, desleixado (muitos respingos), mancha mal as irregularidades, inconveniente em grandes áreas. Não é recomendado pintar as paredes com eles - há muitas listras. Quanto maior for a densidade, mais durável será o rolo.
  • Veludo - usado para pintura, envernizamento. A coloração densa, no entanto, é uma ferramenta para profissionais. Trabalhar com ele é desleixado, caracterizado por uma grande quantidade de respingos. O consumo de substâncias é ligeiramente aumentado devido à absorção da superfície do rolo. O custo é relativamente baixo.
  • Fio ou trapo - podem ser usados ​​em trabalhos com qualquer tinta, são duráveis, mas borrifam muito material, por isso deve-se ter cuidado.
  • Flock e outros com uma superfície lisa - usado apenas para superfícies lisas e bem preparadas. Fortes e duráveis, têm baixo custo.

A pintura de parede pode ser realizada não apenas pintando, mas também aplicando um padrão ou textura com dispositivos de decoração com um padrão saliente em sua superfície.

Os rolos são subdivididos de acordo com a altura das vilosidades:

  • Pilha alta... Altura do cabelo 18-22 mm. Ideal para trabalhar superfícies de alvenaria, gesso, concreto.
  • Pilha média. Altura do cabelo 11-12 mm. Utilizado para trabalhar placas de gesso, superfícies de madeira, bem como concreto e gesso. Capaz de absorver bem a tinta. É possível realizar o trabalho em um ambiente de alta umidade.
  • Pilha curta... Altura do cabelo 5-6 mm. Utilizado para envernizar e tingir superfícies de madeira e metal. A tinta é usada com moderação.

Vale a pena escolher a largura certa do rolo. Eles vêm em três tamanhos.

  • Baixo. Tamanho - 8-10 cm, diâmetro - 10-15 mm. Adequado para processar pequenas áreas, locais de difícil acesso.
  • Média... Tamanho - 15-20 cm, diâmetro - até 20-90 mm. Conveniente ao processar superfícies de piso, parede e teto.
  • Grande... Tamanho - de 25 cm, diâmetro - de 80 mm. É caracterizada por fechos reforçados e materiais de bico aprimorados. Posicionada como ferramenta para profissionais.

Os rolos são diferenciados pela maneira como estão localizados na alça. Existem modelos com grampo de cabelo, substituível por um casaco de pele, quadro de absorção de choque.

Se em seus planos não houver trabalho de pintura de um grande número de metros quadrados, o desenho do rolo não terá importância - você pode levar qualquer um com segurança.

Qual escolher?

Se você começou um trabalho de pintura, é necessário escolher o certo não só tintas e vernizes, mas também um determinado tipo de luminárias. Ao escolher um rolo, você deve se familiarizar com as recomendações de fabricantes e vendedores sobre a otimização de uma ou outra opção. Os rolos mais vendidos para decoração de interiores são rolos de espuma.A espuma de borracha é um material absolutamente insensível a compostos agressivos, óleos e tintas alquídicas. A única coisa para a qual é ideal são tintas e adesivos à base de água, um primer.

Já para trabalhar com óleo, tinta látex e esmaltes, tintas de silicato e vernizes, os rolos de pele são perfeitamente adequados. Quanto menor o comprimento das vilosidades, mais lisa deve ser a superfície a ser tratada.

Além disso, para quem não tem medo de substâncias agressivas, os rolos de veludo universais são adequados. Eles podem ser usados ​​não apenas para tintas à base de água, mas também para tintas a óleo, alquídicas e de dois componentes. Para aplicar essas composições, pode-se usar bicos feitos de sintéticos, lã natural, fios com poliacrílico. Para adicionar textura, você deve levar uma ferramenta com revestimento de silicone, longa pêra ou almofada de borracha.

Outro fator importante na hora de escolher esta ferramenta é a qualidade do casaco de pele: o firmware deve ser uniforme, a presença de anéis de retenção é importante. O principal aspecto a se observar na hora de escolher um rolo é o acabamento. Não deve haver fios saindo do casaco de pele, a costura deve ser uniforme e também há anéis de retenção. Também vale a pena verificar as marcações do fabricante.

Preparação da superfície

Preparar uma superfície para pintar é um processo que geralmente consome mais tempo do que pintar em si, mas é muito importante. Vale a pena observar toda a tecnologia, sem excluir nenhuma etapa.

  • Remova o revestimento de superfície anterior. O descascamento de partes soltas da tinta velha irá deteriorar a aparência geral do trabalho e descascar a tinta já nova. A cal ou a tinta à base de água podem ser removidas sem muita dificuldade - umedeça a superfície a ser tratada abundantemente e, em seguida, passe com uma espátula. Remova os resíduos com um pano úmido. Tinta impermeável é caprichosa, você terá que trabalhar com uma escova de metal para removê-la.
  • A seguir, molhe a superfície e, depois de esperar um pouco, abra as janelas para uma corrente de ar. O revestimento deve descascar e pode ser removido com uma espátula. Outra forma: aplique cola ou pasta de papel de parede na tinta velha, cole jornais e deixe secar. Ao remover a camada de papel, você pode remover o revestimento anterior junto com ele. O terceiro método é a remoção com uma broca, mas uma enorme camada de poeira na superfície não pode ser evitada.
  • Aplique massa na superfície, se necessário. Ao remover a camada superior, você pode avaliar o estado da base da superfície de trabalho, verificar se há rachaduras, vazios e irregularidades que devem ser cobertos com massa.
  • Lixe bem todas as irregularidades com lixa. Há uma nuance com a massa de cola de óleo - ela descolora a tinta à base de água.
  • Prime com primer inicial e final. Para trabalhar em área residencial, você só pode usar um primer alquídico, acrílico e mineral, outros compostos são proibidos. A mistura alquídica é absolutamente contra-indicada para placas de gesso e superfícies de gesso.
  • Limpe a superfície de vestígios de poeira, sujeira, manchas de graxa. O método mais simples é a lavagem com composição água-sabão sem abrasivos. As superfícies rebocadas são verificadas quanto à possibilidade de escamação - se forem visíveis vestígios de giz ao mover a mão, vale a pena tratar novamente esta área com um primer universal.

O trabalho de preparação da superfície deve ser executado com cuidado para que a pintura seja aplicada de maneira mais eficiente e uniforme.

Tingimento

  • O procedimento para a execução do trabalho de pintura é estabelecido. Em primeiro lugar, o teto é pintado, depois as paredes e o chão.
  • A fita adesiva marca os limites da pintura.
  • Ao pintar o teto, deve-se começar aplicando uma borda de cerca de 5 centímetros sem ir até a parede. Se houver cornijas no teto, elas serão pintadas em segundo lugar. Ao pintar paredes, a borda é aplicada nos cantos, perto de janelas e portas. Uma seção da superfície de um desses locais é pintada verticalmente com uma largura de um metro.Em seguida, sobrepondo-o, pinte a área adjacente. Você precisa aplicar tinta na direção da luz.

Para eliminar listras e listras, você precisa seguir as regras básicas para pintar com rolo.

  • Não mergulhe o rolo completamente em um recipiente com tinta. Para colocar uniformemente a tinta no rolo, você precisa usar um palete especial de papelão ondulado, passando um rolo sobre ele. Isso reduzirá o consumo de material.
  • Pintam sem pressão, suavemente, repetindo as pinceladas já passadas, de cima para baixo, mas na diagonal.
  • Trabalhe lenta e suavemente para evitar respingos desnecessários.

Uma superfície ideal contém várias camadas de tinta, cada camada subsequente é aplicada somente depois que a área absorveu a camada anterior e está completamente seca. Assim que o rolo perder a uniformidade, ele é substituído.

Cuidados com instrumentos

Como qualquer instrumento, os rolos precisam de cuidados adequados, caso contrário, eles se tornarão descartáveis ​​e não poderão ser usados ​​no futuro. Depois de trabalhar com tintas e substâncias solúveis em água, basta enxaguar o revestimento do rolo com água, inserir a alça e lavá-la com um pano úmido. Se o trabalho foi realizado com líquidos mais agressivos, o rolo deve ser embebido em querosene ou solvente e depois lavado com água e sabão. Os rolos de espuma podem ser jogados fora. Para a secagem, os rolos são suspensos na estrutura ou colocados verticalmente na alça. Para evitar amassar os casacos de pele, eles são removidos para uma sala quente.

No próximo vídeo você verá uma demonstração de pintura a rolo usando a técnica "W".

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário